Efeito Fade

03 janeiro 2020

Resenha #103 - Ainda Sou Eu

Título do Livro: Ainda Sou Eu (Still Me)
Autora: Jojo Moyes
Trilogia: Como Eu Era Antes de Você #3
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse:
Lou Clark sabe muitas coisas...
Sabe quantos quilômetros separam sua casa em Nova York e a casa do namorado, em Londres. Sabe que seu novo chefe é um homem bom, mas não imagina que a esposa dele guarda um importante segredo.
Muito menos que sua vida está prestes a virar de novo de cabeça para baixo.
Porque Lou vai conhecer Josh, e ele a fará lembrar de outro homem que marcou sua vida.




Olá literários e pessoas apaixonados por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

FELIZ ANO NOVO PARA VOCÊS 🎇🎉🎇
Novo ano aqui no Ler, porém com uma resenha de uma trilogia que comecei a falar no ano passado e que foi uma overdose literalmente da autora Jojo Moyes 😥

"Eu estava entorpecida, com a cabeça zumbindo de perguntas - Há quanto tempo? Até que ponto? Por quê?"

Ainda Sou Eu (Still Me) é o terceiro livro da trilogia "Como Eu Era Antes de Você" (que ainda eu não me conformo que é trilogia), escrito pela autora Jojo Moyes e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. A regra dessa resenha é a seguinte: se você não leu nenhum dos dois livros e não quer spoilers, pare de ler essa resenha AGORA pois fatos tanto do primeiro quanto do segundo irão influenciar nesse terceiro e não tem como não comentar 😶 Porém, se você pretende continuar é por sua conta em risco 😬

"A mulher que estava voltando para casa era uma Louisa Clark diferente. Foi isso que Sam me disse, e decidi acreditar."

Após os acontecimentos do segundo livro, Louisa Clark está indo para Nova York onde irá trabalhar para uma família que Nathan recomendou e será uma experiência de um ano longe de todos que conhece, incluindo seu namorado Sam.

"- Bem-vinda a Nova York, baixinha! Pelo visto você não perdeu sua noção de estilo."

Louisa vai trabalhar para uma família de mérito em Nova York, os Gopnik. No entanto, o Sr. Gopnik se casou novamente e enfrenta muitos problemas por sua nova esposa, Agnes, não ser aceita na sociedade que faz parte e nem pela sua família. O motivo de Louisa ser contratada é como assistente pessoal de Agnes, porém o que ela nota é que a esposa de seu novo patrão precisa na verdade de uma amiga que possa confiar e que a faça se sentir menos solitária.

"Agnes, você é cerca de cem vezes mais bonita que qualquer outra mulher aqui. É linda. E o vestido é incrível. Então seja um grande dane-se para os outros."

No entanto enquanto seu trabalho está correndo muito bem (pelo menos é o que parece), Lou vem enfrentando a crise de um namoro a distância e que se torna muito mais complicado quando aparece uma colega de trabalho na vida de seu namorado Sam, e um rapaz na sua vida que lembra alguém muito importante de seu passado.

"Eis o que acontece com o ciúme. Não é bonito de ver. E sua parte racional sabe o motivo."

Eis o que acontece, eu ainda sou uma pessoa que bate na tecla dizendo que não era necessário que a autora tivesse continuado uma história de Como Eu Era Antes de Você. Para mim como leitora o primeiro livro já estava bom como estava, entendo que as pessoas fiquem se perguntando o que acontece com determinados personagens mas o primeiro livro já era PERFEITO e eu acho que essas continuações só vieram pra responder coisas que não precisava.

"- Você disse... que ninguém mais me magoaria. Você disse isso."

Porém, eu gostei mais desse terceiro livro do que do segundo livro da trilogia. No segundo livro eu senti que a Lou perdeu a sua essência que ela tinha descobrido com o Will, era como se eu não conhecesse a personagem por qual eu tinha me apaixonado no primeiro livro e já nesse terceiro a essência da Lou está ali de certa forma. A Louisa Clark desse livro descobre novas coisas sobre ela mesma nesse período que está em Nova York, e ao mesmo tempo nós temos vislumbres do que ela trouxe do primeiro livro.

"Há tantas versões de nós mesmos que podemos escolher ser."

O Will ainda é parte importante da vida da Louisa, gostei que dessa vez a forma como a autora colocou a essência dele na vida da protagonista não foi algo simplesmente enfiado para engolir e aceitar como no segundo, mas foi cartas de um período que ele estava em Nova York e que ele mandava para a Sra. Traynor e que ela resolveu dividir com a Lou então você tem o Will um pouquinho ainda ali.

"Reli aquela primeira carta inúmeras vezes, e quando me acostumei à estranheza de ouvir sua voz, senti uma identificação inesperada com ele, um recém-chegado à cidade."

Uma das coisas que acho que a autora trabalhou bem nesse livro foi o fato de temos uma visão do que poderia ter sido o Will se ele tivesse conhecido a Lou antes do acidente, e bem pessoal sinto muito informar mas realmente o Will seria um babaca se tivesse conhecido nossa Lou antes.

"- Boa noite - disse uma voz ao meu ouvido.
Ergui os olhos e cambaleei para trás. Will Traynor estava de pé ao meu lado."

Acerca da diagramação do livro, Ainda Sou Eu segue o padrão tanto da capa ao menos brasileira produzida pela Editora Intrínseca do primeiro e do segundo livro, e eu não encontrei nenhum erro que eu me lembre no conteúdo do mesmo.

"Por que você precisa fingir ser alguém que obviamente não é?"

Na resenha de Depois de Você eu disse que leria Ainda Sou Eu para ver se minha opinião acerca da trilogia mudava, bem como vocês viram eu ainda acho desnecessária as continuações mas terminei esse livro com uma certa saudadezinha da Lou que conheci durante essa overdose de Jojo Moyes.

RESENHAS ANTERIORES DA TRILOGIA "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ"


8 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Eu sou uma romântica incurável, mas ainda não consegui ler Como eu era antes de você - apesar de já saber tudo o que acontece -, acredita? Hahaha. Adorei tua resenha, essa trilogia parece ser incrível - ao menos o primeiro livro -, então preciso ler logo.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Antonia!
    Eu não li nenhum livro dessa trilogia, mas assisti a adaptação e adoro. No entanto, minha mãe leu o primeiro e ela ama a história. E como você, ela também acha que não precisava de continuação. Mesmo assim, ela deu uma chance para o segundo livro, porém ela não gostou de nada e por causa disso, nem quer chegar perto desse terceiro volume.
    É uma pena que hoje em dia parece que todo livro precisa de continuação. Tanto as editoras, como muitos leitores não aceitam que a história terminou ali e ai resulta em casos como esse, em que os dois volumes seguintes eram totalmente desnecessário e ainda caiu de qualidade. Uma pena.
    Adorei a sua resenha sincera.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/melhores-leituras-de-2019.html

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Já li alguns livros da Jojo Moyes e ameeeei demais! Na verdade, alguns deles até se tornaram favoritos!
    Ainda não li COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ e, apesar de ser uma amante de romances, não tenho mais vontade de ler, pois, já peguei spoiller de tooodo o livro! Consequentemente, também não tenho interesse em ler os livros que dão sequência...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu não consigo gostar de nada que a Jojo escreve, porque acho enfadonho e durmo muitas vezes durante a leitura. Minha irmã tem uma coleção considerável de livros dela e acho que vou tentar mais uma vez, mas não esse ou o primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Antonia!
    Já me falaram que realmente as continuações do primeiro livro são desnecessárias, tanto que nem me animei pra ler. Não sei se um dia lerei.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Eu li os dois primeiros livros desta trilogia e enquanto o primeiro é um dos meus livros favoritos da vida, o segundo é um dos que eu mais detesto. Não pretendo ler o terceiro, mas gostei da resenha

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Eu adoro o primeiro livro e o segundo realmente era meio desnecessário... no entanto, depois do segundo, este terceiro acabou se fazendo necessário né? rs Eu amei demais esse terceiro livro! Curti muito saber sobre quem a Lou se tornou, a forma como ela descobriu a verdadeira vocação e a força que ela tinha. Gostei muito de ver os problemas pelos quais ela passou e ter visto também que a Jojo não facilitou para ela. rs Enfim! Eu amo esse terceiro livro e fico feliz de ver que gostou mais do que o segundo! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu só li o primeiro livro e na época eu amei demais, depois de algum tempo e comecei a ver as coisas por outro ângulo, mas ainda acho a história linda. Quero ler os outros dois, espero não me decepcionar e não achar desnecessários :(

    ResponderExcluir