Efeito Fade

21 outubro 2019

Resenha #97 - Depois de Você

Título do Livro: Depois de Você (After You)
Autora: Jojo Moyes
Trilogia: Como Eu Era Antes de Você #2
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Skoob | Americanas | Saraiva | Amazon | Submarino
Sinopse:
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Estamos num mês especial aqui no blog e a programação está girando em torno da trilogia de livros que vocês podem está levando pra casa. Na verdade, ao menos alguns dos livros dessas trilogias que estão sendo resenhadas é que estão no meio 😉 Porém, hoje eu vim falar do segundo livro dessa trilogia que até hoje eu fico dizendo que não devia ter dito continuação, mas já que a autora fez então vamos falar sobre 😐

"E, então, o que acha disso, Clark?"

Depois de Você (After You) é o segundo livro da trilogia "Como Eu Era Antes de Você", escrito pela autora Jojo Moyes e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Então se você não leu o primeiro livro e não quer pegar spoilers acerca do mesmo, já sabe o que fazer 😁

"Pelo visto, não sou muito boa em cuidar das coisas."

Louisa Clark está de luto, é isso que está pairando sobre sua cabeça a praticamente um ano. Após a morte de Will, Lou não consegue seguir a vida que tinha falado para ele: ela não está cursando moda, não está conhecendo novos lugares, ela se afastou da família... Resumindo Louisa Clark não está vivendo "bem" (se é que ela está vivendo).

"- Dezoito meses. Dezoito meses inteiros. Até quando vai ser assim? - pergunto na escuridão. E pronto, posso senti-la fervendo de novo: aquela raiva inesperada. Dou dois passos olhando para os meus pés. - Porque isso não parece vida. Não parece nada."

Apesar de ter passado seis meses em Paris e agora morando em um apartamento de Londres, Lou sabe que essa não era a vida que Will tinha planejado para ela. Afinal, dizer para viver "bem" não incluia trabalhar num bar em meio a um aeroporto e passar as noites praticamente em claro bebendo.

"- Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?"

Porém durante uma noite em que retorna do trabalho, Lou sobe até o terraço do seu apartamento bêbada e começa a andar pelo parapeito do mesmo. Enquanto está pensando, ela acaba ouvindo uma voz que faz com que ela se desequilibre e caia do prédio (E fim, ela morre e reecontra o Will no outro lado. SQN!!!).

"Em estado de choque, meus pés escorregam no parapeito e de repente meu peso pende para o lado errado. Meu coração dá um pulo, uma fração de segundo, antes do meu corpo acompanhá-lo. E então, como um pesadelo, fico leve, no abismo do ar noturno, minhas pernas se debatendo acima da cabeça enquanto ouço um grito agudo que talvez seja meu..."

Louisa acaba sendo resgatada e para se recuperar acaba voltando para casa de sua família, porém para seus familiares tudo indica que ela se jogou do terraço de seu apartamento tentando se matar por conta do que houve com Will. Apesar de Lou dizer que ouviu uma voz e isso a fez se desequilibrar e cair, seus familiares acham que foi fruto da imaginação dela e que o que ela realmente tentou fazer foi se suicidar.

"- Então você está falando que realmente foi um acidente - diz ele.
Paro de comer. Culpados, os dois desviam os olhos um do outro.
- O quê? Vocês... acham que eu pulei?"

Depois de um tempo Lou volta para Londres com a condição de frequentar um grupo de apoio de luto, lá ela conhece Sam o médico que resgatou ela quando caiu e que parece a compreender. No entanto, uma visita inesperada bate a sua porta e está relacionada a Will Traynor.

"Sobressaltei-me com o barulho da campainha. Ninguém nunca a tocara [...]"

Como Lou irá reagir a isso?? Será mesmo que ela tentou se suicidar após a morte de Will?? Como você pode seguir em frente após a perda de alguém que você amou?? São inúmeras perguntas que rondam a mente de Louisa Clark e até mesmo do próprio leitor que só podem ser respondidas ao decorrer da obra.

"Quanto tempo acha que a gente leva para superar a morte de alguém? Quer dizer, alguém que a gente realmente amou."

Eu ainda sou das pessoas que continua batendo na tecla e dizendo que uma continuação de Como Eu Era Antes de Você é desnecessária. Entendo a questão de querer saber o que acontece com os personagens após o final de um livro, mas para mim o primeiro livro tinha um enredo já tão fechado que me lembrava um A Culpa é das Estrelas em que não se precisa explicar o que acontece após o fim. E eu vi o enredo desse livro, mas como uma "desculpa" para se tentar construir uma história que não precisava.

"A gente acha que só vai ter que lidar com o acontecimento catastrófico e transformador, que inclui flashbacks, noites em claro, repassar toda hora os fatos na cabeça se perguntando se fez o certo, se disse o que deveria, se poderia ter mudado as coisas caso tivesse agido de forma um pouco diferente."

Não me levem a mal. Não é como se Depois de Você fosse um livro ruim, é um livro bom com seu enredo e com uma diagramação de capa que faz jus ao primeiro livro mas... A impressão que eu tenho é que a Jojo Moyes viu que o primeiro livro fez sucesso e resolveu escrever esse segundo. Então assim se você quer uma continuação e saber o que acontece, leia o livro sem julgamento nenhum porém... Eu não sei o que dizer, além de que vou ler o terceiro e ver se minha opinião muda acerca dessas continuações.

RESENHAS ANTERIORES DA TRILOGIA "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ"



Ah! E ainda dar tempo de participar do nosso Sorteio de Aniversário e ganhar um Kit Jojo Moyes ou um Kit Corte de Espinhos e Rosas é só clicar aqui e ir participar 😉

7 comentários :

  1. Olá!

    Eu também achei desnecessária a continuação, mas eu deixei de comparar a Lou de antes e a Lou de depois, e me desapeguei do Will por dois minutos e consegui ver beleza na leitura e toda a narrativa de luto etc... Mas o ponto alto foi a mãe da protagonista, dizer que amei é pouco. Ainda não decidi se lerei o terceiro (já é de mais para mim) mas fico no aguardo da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quereendo muito conhecer tanto o primeiro como o segundo!só escuto falar bem!!

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    AMO demais a escrita da Jojo Moyes, ela tem uma capacidade gigantesca de me emocionar e de tirar meu chão, ainda não li esse livro, mas, já está na lista de futuras leituras! Porém, vou ficar atenta ás suas ressalvas...
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Esse livro me deixou tão p da vida que desisti das obras da Jojo, nossa ela tirou toda a essência da minha Lou, era como se eu tivesse lendo a história de outra personagem :(

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? O único livro da autora que conheço é Como eu era antes de você. Aliás, gostei bastante da história apesar daquele final. Sempre achei que ela acabaria a história de outra forma. Achei um pouco triste e confesso que sempre choro assistindo o filme. Tenho curiosidade em ler os outros livros mas não tanto quanto esse primeiro não sei porquê. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu li o primeiro livro e depois peguei esse segundo para ler, li menos da metade e acabei não continuando a leitura, não que eu não estivesse gostando, mas também acho que a história da Lou já tinha dado o que tinha que dar.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu tenho a mesma impressão que você, acho que a autora deixou-se crescer por conta do sucesso de seu primeiro livro e acabou estragando tudo.
    Também acho que essa continuação foi extremamente desnecessária, e olha que ainda tem um terceiro livro, hein...

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir