Efeito Fade

07 outubro 2019

Resenha #93 - Como Eu Era Antes de Você

Título do Livro: Como Eu Era Antes de Você (Me Before You)
Autora: Jojo Moyes
Trilogia: Como Eu Era Antes de Você #1
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Skoob | Americanas | Saraiva | Amazon | Submarino
Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.


Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Como deu pra perceber aqui no blog estamos começando uma programação especial e tudo isso se dar por conta do aniversário de 4 anos e por isso resolvemos trazer inúmeros conteúdos diversos exclusivamente para vocês 😊 E hoje como não podia ser diferente, vamos falar de um livro que trouxe uma das histórias mais emocionantes nos últimos tempos e que tem uma adaptação maravilhosa 💓

"Ele sorriu, como se estivesse se divertindo comigo. Pode parecer um pouco triste, mas os sorrisos de Will eram tão raros que fiquei meio orgulhosa de provocar um."

Como Eu Era Antes de Você (Me Before You) é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome (que para mim não precisava ser trilogia só esse livro mesmo, mas deixo a explicação do por quê para as próximas resenhas), escrito pela autora Jojo Moyes e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.

"Mas abriu os olhos e encarou diretamente os meus."

O enredo do livro gira em torno de dois personagens, totalmente diferentes e que acabam se conhecendo em meio a bagunça que a vida de cada um acaba pregando um no outro.

"[...] ninguém não olharia para mim duas vezes. Uma garota comum, levando uma vida comum. Para mim, estava ótimo desse jeito."

Louisa Clark é uma jovem com seus 26 anos de idade que mora numa cidadezinha envolta dum castelo e que trabalha num local em que se serve chá. Um dia quando está trabalhando normalmente como sempre faz, seu chefe acaba lhe informando que irá fechar o estabelecimento e que Lou está demitida por conta disso.

"Todo tipo de pessoa frequentava aquele lugar e a maioria partilhava algumas palavras comigo, fazendo piadas e comentários por cima das canecas de chá fumegantes."

Lou fica sem saber o que irá fazer, pois passou a vida toda trabalhando com chá e servindo as pessoas. Além disso, sua família só consegue falar que a mesma precisa encontrar um novo emprego pois tem que ajudar nas despesas de casa. Porém, não é tão simples assim para Louisa achar um emprego já que ela não tem talento para muita coisa e mesmo com a ajuda da agência de emprego, Lou consegue apenas algo que é apenas temporário e que tem prazo de seis meses.

"Talvez eu fosse chata. Talvez eu fosse a pessoa menos capacitada do mundo [...]."

Will Traynor era um homem bem sucedido e que adorava viver a vida intensamente, porém um acidente de moto acaba o deixando tetraplégico. Com isso, Will torna-se uma pessoa amarga precisando de cuidados e que as pessoas fiquem de olho nele para que não possa fazer nada que coloque sua vida em risco.

"Às vezes, parecia até um alívio para ele que houvesse alguém preparado para tratá-o mal, contradizê-lo ou alertá-lo para o fato de que estava sendo desagradável."

E é para a família de Will que Lou vai trabalhar, porém ela é contratada para ser acompanhante de Will e tentar animá-lo novamente. Trabalhar para os Traynor acaba por se tornar uma tarefa um tanto difícil, já que Will passou a tratar todos a sua volta de forma bruta. O que o encontro de duas pessoas tão diferentes pode acarretar na vida de cada uma??

"- Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita ajuda [...]"

Apesar de Como Eu Era Antes de Você ser um livro daqueles que já virou modinha e praticamente todos a sua volta já sabem do que se trata sua história, tanto por já terem ouvido falar sobre o mesmo inúmeras vezes ou por conta de sua adaptação, ainda assim é importante deixar a resenha o mais neutra possível por conta daqueles que ainda não leram/viram e esperam se surpreender com o mesmo.

"Eles levavam o olhar vazio de alguém que está sempre alguns passos afastado do mundo a seu redor."

O livro traz muitas questões a serem debatidas e algumas delas acabam por ser polêmicas, principalmente na época que o livro foi lançado uma questão que foi muito debatida foi a que envolve o personagem Will. E realmente acho que a pessoa que está lendo e julga, primeiramente teria que parar e se fazer a seguinte pergunta: E se fosse comigo??

"Deitei-me na cama e pensei em Will. Pensei em sua raiva e em sua tristeza."

Apesar de já ter lido o livro duas vezes, reler a história de Will e Louisa pra mim continua sendo emocionante. O enredo continua a me arrancar lágrimas a cada virar de cenas, suspirar em outras e querer ainda que outras coisas acontecessem mesmo já sabendo qual o final de tudo isso. Jojo Moyes tem uma escrita muito gostosa, que não cansa e que prende o leitor que quando você ver já terminou.

"Eu tinha de preencher os pequenos retângulos brancos do calendário com um monte de coisas que pudessem causar felicidade, alegria, satisfação ou prazer."

Meu livro é ainda a primeira versão de Como Eu Era Antes de Você, mas eu acho belíssima a capa que o livro recebeu pela Editora Intrínseca e é vendida atualmente na qual temos os atores que interpretaram os personagens no filme e que me fizeram dar cara aos mesmos que amo tanto. Porém, a primeira capa é uma fofura só com cores preto, branco e rosa.

"- Sabe, você não se veste como alguém daqui. Sempre aguardo ansioso a próxima combinação maluca de roupas com que vai aparecer."

Como Eu Era Antes de Você é como eu chamo em particular de "A Culpa é das Estrelas" só que da Jojo Moyes e que deveria ter permanecido como livro único, pois é uma história maravilhosa que em um livro já marca sua alma de uma forma jamais esquecida 😊


E não se esqueça que está havendo o Sorteio de Aniversário do blog Ler é Literário e você pode levar pra casa um Kit Jojo Moyes ou um Kit Corte de Espinhos e Rosas é só clicar aqui 👈

12 comentários :

  1. Baaaita obra!!��������������

    ResponderExcluir
  2. Confesso que conheci essa obra primeiramente através do filme, e me emocionei bastante com a história, é uma pena q a autora tenha estragado tudo o que foi construído com uma continuação obviamente desnecessária :/

    ResponderExcluir
  3. Conheço a história através do filme, ainda não tive contato com a continuação. Fiquei intrigada.
    Adorei a resenha.
    🥰🥰

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu não julgo o Will por sua escolha, em seu lugar eu provavelmente teria os mesmos pensamentos.
    Esse é um livro arrebatador, Jojo Moyes dilacerou o meu coração e mostrou que nem sempre temos um final feliz.

    ResponderExcluir
  5. Este é um livro que também mexeu muito comigo quando li. Foi impossível julgar e condenar o Will, justamente porque sempre me coloco no lugar dos personagens, me perguntando o que faria no lugar deles. E a verdade é que eu provavelmente faria a mesma coisa. Temos o direito de viver ou morrer dignamente. Os outros não podem decidir por nós coisas tão importantes e penso que o que o Will precisou viajar para fazer deveria ser legalizado em todos os países.

    Também penso que o livro poderia ser um só, pois é muito completo e emocionante. Mas eu li o segundo e amei, apesar de não termos mais todos os personagens que amamos. Ainda não li o terceiro, mas já tenho aqui e está na minha lista de próximas leituras.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Isa!
    Como você mesmo comentou o livro é lindo a história maravilhosa, mas com um final não muito aceitável pela escolha de Will, assim aos meus olhos gostaria que ele voltasse a andar, mas a realidade é outra, o sofrimento é constante até a chegada de Lou que com sua falta de experiencia em muitas coisas, sua vivacidade em querer agrada-lo mesmo não sabendo como e sua espontaneidade em faze-lo rir é o que comove. Sua resenha me fez querer ler de novo, estou aqui coçando as mão de vontade de pega-lo, obrigado por me fazer relembrar dessa experiencia com essa leitura que foi emocionante. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, já li esse livro há alguns anos e gostei de poder relembrar um pouco da história pela sua resenha, é mesmo um livro bem emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Não aguento tanta emoção em um só livro.. Meu coraçãozinho não aguenta desse jeito... Ameeeei a resenha... Uma história que cativa quem a ler. Vale muito a pena adentrar nessa história. Chorei horrores com ela e até hoje não me recuperei.

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos meus livros favoritos da vida. Amo demais ente enredo, amo demais o amadurecimento da protagonista e como um apessoa normal que sou, morri de chorar ao final do livro porque é pesado demais aguentar essa perda. Não li as sequencias e acho que isso deixou o primeiro livro mais valioso para mim... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Agora fiquei com vontade de ler pra ver se concordo com tua opinião (a de que devia ter parado em um livro só, ao invés de ser uma trilogia).

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    não sei se foi toda a Hype em torno do livro, ou se foi qualquer outra coisa, mas acho que de ver tanto o livro em vários lugares acabei perdendo a vontade de ler, mesmo assim, fico feliz que vc tenha gostado
    bjo

    ResponderExcluir