Efeito Fade

25 outubro 2019

Resenha #98 - Corte de Asas e Ruína

Título do Livro: Corte de Asas e Ruína (A Court Of Wings and Ruin)
Autora: Sarah J. Mass
Trilogia: Corte de Espinhos e Rosas #3
Editora: Galera Record
Páginas: 686
Sinopse:
O terceiro volume da série best-seller Corte de Espinhos e Rosas, da mesma autora da saga Trono de Vidro em “Corte de Asas e Ruína" a guerra se aproxima, um conflito que promete devastar Prythian. Em meio à Corte Primaveril, num perigoso jogo de intrigas e mentiras, a Grã-Senhora da Corte Noturna esconde seu laço de parceria e sua verdadeira lealdade. Tamlin está fazendo acordos com o invasor, Jurian recuperou suas forças e as rainhas humanas prometem se alinhar aos desejos de Hybern em troca de imortalidade. Enquanto isso Feyre e seus amigos precisam aprender em quais Grãos-Senhores confiar, e procurar aliados nos mais improváveis lugares. Porém, a Quebradora da Maldição ainda tem uma ou duas cartas na manga antes que sua ilha queime.

ALERTA SE VOCÊ NÃO LEU CORTE DE NÉVOA E FÚRIA AINDA POR FAVOR, NÃO LEIA A RESENHA A NÃO SER QUE QUEIRA ALGUNS SPOILERS...
(Os spoilers contidos nesta resenha não estragam a experiência da leitura do primeiro livro, mas se você não gosta de forma nenhuma, não leia).

Que o caldeirão os abençoe!

Feyre sabe exatamente o que a espera agora... Guerra! Mas antes disso ela precisa fazer com que paguem pelo que fizeram a suas irmãs. O corpo e a alma dela clamam por vingança e ela está no lugar certo para realizar seu desejo. Mesmo longe do seu parceiro ela vai fazer tudo q for preciso para  ter isso e de quebra ajudar seus amigos na batalha iminente.

Chegou o momento de lutar contra Hybern, proteger seu povo, sua família e os humanos. E com toda certeza não será fácil... Tudo corre contra a vitória, e assim situações desesperadas pedem medidas desesperadas. Tão desesperadas que ela mesma precisará de muito mais força do que teve atá agora pra suportar.

Em meio a sangue, gritos e lágrimas ela precisa ajudar as irmãs com os novos traumas e a nova vida. Treinar e se tornar mais forte a cada dia para ter a mínima chance no campo, unir as cortes e tentar de alguma forma reunir um exército, impedir Hybern e toda a maldade que é o rastro deste maldito rei... E, com toda a força, impedir que o homem de sua vida dê tudo de si, sozinho, novamente. 

Sua motivação não é mais se salvar, ou seu amado, mas salvar dois mundos! Isso pode custar mais do que Feyre espera. Mas todos estão dispostos a guerrear para salvarem seu lar. Acompanhada do Círculo Íntimo ela enfrentará a maior batalha da sua vida. Esta na hora da batalha, e todos entrarão em ação, inclusive alianças inesperadas. Muitas máscaras vão cair, mas nada dar a certeza da vitória.

Corte de Asas e Ruína é o final extasiante da trilogia "Corte de Espinhos e Rosas" da autora Sarah J. Maas. Mais uma vez ela nos deixa sem fôlego com sua narrativa rápida, envolvente e cheia de reviravoltas, nos leva a acompanhar a tentativa dos personagens favoritos (de todo leitor da corte) para salvar tudo que ainda lhes resta. Uma épica batalha, feéricos e humanos lutando juntos para conseguir ter uma chance mínima com a ameaça que, cada vez mais perto, mostra que provavelmente tudo estará perdido.

Vamos lá... Achei um final digno sim, mas muito corrido. Acredito que minhas frases favoritas desta trilogia saíram desse livro. Completamente apaixonada pela evolução absurda dos personagens. O enredo uma novidade a cada página torna a leitura frenética. Mas, o final acabou sendo corrido. Queria uma guerra mais detalhada, com realmente algo significativo. O final, não todo já que ainda me surpreendeu muito, foi levemente previsível. (Meu Cassian na guerra para vocês contemplarem ao lado).

Ainda temos a ambientação de encher os olhos. As cortes visitadas neste livro são de uma beleza absurda. Adoro as descrições deste livro que me fazem realmente viajar e visualizar todos os detalhes do cenário. Devastadoramente lindas, cada vez eu fui querendo mais e mais delas, mas vou precisar esperar pelo livro das cortes. Neste livro vemos todos os Grão Senhores reunidos e eu só sabia tremer e sorrir abobalhadamente por ver eles na mesma sala. 

A evolução absurda dos personagens merece ser citada aqui várias e várias vezes porque é incrivelmente linda. Azriel merece o mundo todinho. Netsha sim é a rainha, as rainhas humanas nadinha. Amren é a Letícia aqui do blog, nunca existiu uma personagem tão amiga minha quanto Amren que é a Leticía. Rhys ainda revela mais coisas e mostra também seus piores lados. Como sempre os personagens não são perfeitos fazendo com que a gente se apegue cada vez mais e sofra com eles também.


O enredo é surpreendente. Mas eu preciso concordar com a opinião de quase todo o fandom: o segundo livro é o melhor da trilogia. Não deixa de ser incrível e trazer cenas surpreendentes, mas como eu disse, para mim faltou mais páginas. Este desfecho com certeza necessitava ser um livro em duas partes sim! A guerra precisava ser mais trabalhada, foi tão rápida... As surpresas não pararam por um só instante então isso salvou o enredo. 

A narração é perfeita do início ao fim. Me deixou sem fôlego, apaixonada, desesperada... Senti tanta coisa lendo esse livro que é difícil de colocar em linhas. Continuamos vendo as coisas pelos olhos da Feyre o que torna tudo mais bonito. 

Esperando Corte de Gelo e Estrelas para finalizar este arco. Minha paixão por essa saga não vai acabar nunca. Está entre as minhas favoritas sim, e não consigo parar de pesquisar imagens e tudo o mais sobre estes livros incríveis. Vou terminar esta resenha mais uma vez dizendo LEIAM A CORTE!


RESENHAS ANTERIORES DA TRILOGIA "CORTE DE ESPINHOS E ROSAS"


7 comentários :

  1. LEIAM A CORTE ! amei o final da resenha! Espero ansiosamente a resenha da corte de gelo e estrelas, q apesar de ser pequeno é uma ótima forma de matar a saldade dos personagens e ainda abre questionamentos futuros! Mal vejo a hora ❤

    ResponderExcluir
  2. Ooi,
    Eu tive que pular a resenha por causa do aviso de spoilers!! Ainda não li essa série e tenho muita vontade mesmo! É um livro que está na minha listinha faz tempo e eu não quero saber muita coisa sobre para não acabar me decepcionando. Assim que ler o primeiro livro, volto aqui para saber sua opinião sobre o segundo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália.
    Eu li o primeiro livro dessa série e gostei muito! O problema é que perdi o embalo e agora estou atrasada na leitura. Já tenho os livros aqui e todo mundo fala tão bem que preciso ler logo!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li a trilogia, mas ela é uma das mais recomendadas pelos leitores do meu blog e já está em minha lista de 2020!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Li apenas o primeiro livro desta série e não funcionou pra mim. Sempre ouvi que melhora no segundo livro, mas não quis pagar pra ver.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, pelo seu post me parece que esse último volume é bem eletrizante, pena que ficou essa sensação de ser corrido. Amei conferir suas considerações sobre ele, preciso dar um jeito de ler a série logo.

    ResponderExcluir
  7. A corte é simplesmente tudo pra mim. A forma que a Sarah desenvolve os personagens (como você citou) e as relações uns com os outros é simplesmente unica. Stan talent, stan cassian.

    ResponderExcluir