Efeito Fade

30 setembro 2019

Resenha #92 - Corte de Espinhos e Rosas

Título do Livro: Corte de Espinhos e Rosas (A Court Of Thorns and Roses)
Autora: Sarah J. Maas
Trilogia: Corte de Espinhos e Rosas #1
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Sinopse:
Depois de anos sendo escravizados pelos feéricos, os humanos enfim se rebelaram; mas a liberdade tem seu preço e, em meio a batalhas épicas, um Tratado é forjado para selar a paz e determinar os espólios de guerra. Uma muralha mágica então separa as espécies. Do lado feérico, mistério; do humano, apenas medo, desconfiança e dificuldade.
Num mundo sem futuro ou esperança, Feyre, filha caçula de um mercador humano falido, se torna caçadora para sustentar a família. Dura como as flechas que carrega, letal como sua pontaria, ela abandona as fantasias de garota pela árdua vida nas florestas ao redor de sua aldeia.
Sua única alegria é observar as cores e sonhar em capturá-las. Mas, na floresta coberta de neve, tudo é branco e árido; como o ódio pelos feéricos que carrega no coração; como as telas que não pode comprar ou colorir. Até que um enorme lobo cruza seu caminho... Sem hesitar, Feyre dispara... uma flecha. Um ato de rebelião.
Após matar o lobo, uma criatura bestial surge, exigindo uma reparação. Arrastada para além do muro, para uma terra mágica e traiçoeira - que ela só conhecia por meio de lendas -, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, Grão-Senhor da Corte Primaveril. Um feérico com um segredo, escondido sob uma máscara.
À medida que ela aprende mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade a uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas, e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.
O bosque está silencioso, e a única coisa que a menina escondida nas sombras consegue pensar naquele frio infernal é que precisa de comida, necessita levar comida para casa. Por mais que saiba que se suas irmãs quisessem poderiam ajudar, se seu pai fizesse um pouco mais de força também, mas não continuavam estáticos, e ela... ela caçava e tentava manter a casa de pé e todos vivos, a mais nova, a única que fazia alguma coisa. Ela fizera uma promessa, e ia cumpri-la.

Não ia matar aquele lobo por maldade, mas por necessidade, era questão de sobrevivência, um dos dois ia se alimentar naquele dia, e seria ela e sua família. O que transformou sua vida para sempre foi um puro instinto de sobrevivência. Agora ela ia precisar sobreviver para além das muralhas, como castigo por ter matado o lobo feérico, pelo tratado, pela alimentação de sua família por aquela semana, Feyre precisaria sobreviver a um mundo desconhecido, ao lado daquela besta estranha que viera lhe buscar, viera reclamar por sua vida.

Ela ouvira 500 anos de lendas em seus 16 anos de vida ,sobre como era depois da muralha, as atrocidades, as famílias que apareciam mortas... Ouvindo os horrores de quando humanos eram escravos de senhores feéricos vis e maldosos. Aquela raça, aos quais se ouviam horrores, deveria ser o seu novo lar, ou seu pesadelo.

Mal sabia a jovem que o que lhe esperava do outro lado da muralha era mais surpreendente que qualquer dor, tortura ou morte que ela imaginou. O que aconteceria com seu coração mudaria sua vida, sua essência, seu destino para sempre. Não só a sua, mas a de todos em Prynthian.

Corte de Espinhos e Rosas é o primeiro livro da nova trilogia da aclamada autora Sarah J. Maas (O Trono de Vidro). Narrado em primeira pessoa, te leva a conhecer o mundo dos feéricos e a jornada da jovem Feyre, e tudo que virá como consequência da morte do lobo Andras. Uma narrativa cheia de surpresas vai conquistar com seus dilemas, dualidades e paixão.

Se eu amei a Corte? Foi um dos livros que mais me arrebataram nos últimos anos! Sou uma inegável fangirl agora (acho que dá pra perceber pela minha resenha né?). Devorando os próximos livros uma atrás do outro. Com essa capa de encher os olhos, Corte de Espinhos e Rosas encheu meu coração, e mesmo sendo linda não faz jus as belezas de reinos descritas no livro, a corte primaveril é simplesmente perfeita. Fazia muitos anos que uma criação de mundo me prendia e me levava assim, me deixava abobalhada pensando e sonhando.

Começarei falando do que mais me encantou que foi a ambientação. Sou uma fã incontestável de fantasia, leio aos montes, mas esta incrível criação de um mundo novo a anos eu não via. E um mundo tão belo, tão cheio de cores e incrivelmente bem descrito, a criação de Prynthian e suas cortes. Feyre gosta de pintar, e tem um talento nato para isso, E as descrições das paisagens e dos acontecimentos... São de tirar o fôlego. Muito material para ser bem explorado este livro tem. 

Um mundo onde Humanos e criaturas de nomes Feéricos (me lembravam fadas) dividem um mundo, separados por uma muralha. Por conta da já citada visão de artista da protagonista, se tem descrições belíssimas de tudo ao seu redor. E mesmo quando tudo da errado, ainda podemos ter visões incríveis do mundo que rodeia ela.

Os personagens são muito bem construídos e apaixonantes. Feyre é uma menina lutadora, uma sobrevivente, uma personagem tão real, com sentimentos tão humanos, que as vezes tenho vontade de entrar no livro e abraçar ela. Tamlin é um lord, me deixou apaixonada, acabei o livro pedindo um pra mim, mas meio desconfiada do que viria depois. Lucien é um personagem cativante, que me deixou curiosa para saber sobre sua história.  Aramantha é aquela vilã que você ama odiar, ela é ruim, até os ossos e não disfarça, em nenhum momento. As evoluções destes e outros personagens são INCRÍVEIS, me deixando ansiosa por cada página para acompanhá-los.


A narração em primeira pessoa é a beleza do livro, ver tudo pelos olhos da Feyre. Tira o fôlego, assusta e anima. Tive medo, agonia... A parte de sob a montanha é simplesmente fantástica! Uma narrativa altamente envolvente. A jornada dela é realmente épica, e o enredo não deixa a desejar. para min que adoro livros com uma novidade a cada página... Esse livro trás um enredo impecável, e com um gancho enorme para continuação.

Diagramação e capa lindas, mas a minha edição (O box de colecionador da Saraiva) veio com alguns erros de português. Não sei se correria na revisão... 

A única forma plausível de terminar esta resenha é panfletando. Então LEIAM CORTE DE ESPINHOS E ROSAS  e apaixonem-se por esse mundo tão incrível como eu me apaixonei.


42 comentários :

  1. Este livro é maravilhoso, está marcada pra sempre na minha alma ❤❤❤
    Eu ameeei a resenha !!! Tão inspiradora e detalhada, só me deixou com vontade de reler os livros!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das melhores recomendações que eu recebi!
      Já não bastava a gente ser amiga, tu tinha que fazer eu me apaixonar pelo mesmo livro que você!
      Tinhamu

      Excluir
  2. Menina, eu já ao contrário de você não sou fã de livros de fantasia, eles me cansam bastante, sou disléxica e ás vezes a falta de compreensão com livros de fantasia me perco um pouco.
    Já me deparei com muitos leitores que tem uma visão positiva da série.
    A autora cuidou muito com a construção dos personagens e também o novo Mundo que eles habitam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito apaixonada por fantasia, desde que me lembro.
      Mas outra colaboradora aqui do blog, a Letícia, também não gosta muito de fantasia não... mas se apaixonou completamente por ACOTAR.
      Sou suspeita? Sim, mas super recomendo dar uma chance :)

      Excluir
  3. Olá...
    Ainda não li esse livro, mas, sempre vejo tantas pessoas comentando sobre ele que resolvi colocá-lo na minha lista de desejados. Gostei de seus comentários a respeito do livro e fiquei curiosa sobre como seria minha experiencia com o livro... Já quero ler!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você ame ACOTAR tanto quanto eu amei... Essa trilogia trás assuntos tão importantes! Vou falar sobre eles nas próximas resenhas...
      Espero que quando ler possa vir aqui falar o que achou!

      Excluir
  4. Oi Natália.
    Antes de tudo eu só quero dizer que eu amei as imagens ao longo da resenha. Ficou muito interativo e acho que caiu super bem.
    Bom, eu nunca li o livro, mas conheço a história e a autora, que é super aclamada pelos leitores de fantasia e alguns amigos. Mas sabe como é, quando tem algo em alta assim eu prefiro deixar a leitura pra depois, por medo de me decepcionar. Mas fico feliz que a leitura tenha sido tão boa pra você, me parece que virou um favorito, né?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ainda bem que vocês gostaram das imagens, pretendo usar bastante! rsrs
      Sobre livros de Hype, eu te entendo perfeitamente. Faço isso com muitos livros, deixo pra ler bem depois. Li a corte por indicação de uma das minhas melhores amigas, e realmente não me arrependi. ACOTAR entrou na minha lista de livros favoritos sim!
      Espero que quando ler, possa vir comentar aqui o que achou!

      Excluir
  5. Eu também me apaixonei perdidamente por este livro! E olha que nem sou tão fã de fantasia! Devorei o livro, fascinada com o cenário, com as cores, com a luz, com as flores... Enfim... Eu amava tudo, cada descrição me deixava mais louca para mergulhar naquele mundo, mesmo com todos os seus perigos.

    Amo a Feyre, o Lucien e, claro, o Tamlin! Por esse motivo ainda não tive coragem de ler o segundo livro. Já sei que a autora vai provocar uma baita mudança e desconstruir tudo o que foi construído no primeiro volume. Então, estou meio receosa de ler o próximo livro, não quero me decepcionar.

    P.S.: Odeio o Rhys tanto quanto odeio a Amarantha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trago bad News... provavelmente você vai querer ver o Tamlin morto quando ler o segundo livro rs... Vou lançar a resenha do segundo livro em breve e eu juro q to tentando não dar spoiler nela pq tá dificl... é eita atrás de eita. O segundo livro é o melhor da trilogia. Terminei o primeiro livro sem acreditar no que minhas amigas diziam... e bem... Eu so quero que el coma o pão que o diabo amassou hj em dia.

      Espero que quando ler o segundo possa comentar comigo o que achou, e se ainda ama o Tamlin!

      Excluir
  6. Eu definitivamente AMO esse livro
    Não sou fã número 1 de fantasias, mas essa é perfeita
    O livro é bem grande né, mas não dá vontade de terminar nunca
    Meu personagem preferido é o Rhys com certeza hahaha
    Seria pedir muito uma adaptação para as telas???

    Beijos
    Preguiça literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa que morre de medo de adaptações? Prazer, eu...
      Mas EU SOU TÃO APAIXONADA QUE PROVAVELMENTE SERIA A PRIMEIRA ASSISTIR... e a reclamar se desse errado também.
      Completamente apaixonada pela corte aqui!

      Excluir
  7. oii tudo bem ?
    como eu amo essa serie <3
    acho que sou apaixonada por tudo que essa mulher escreve e posso dizer que a cada livro que passa a historia me surpreende mais e mais posso dizer que voce vai amar muito mais o segundo
    e sobre o Tamlin prepara coração .... so isso que vou dizer :)
    espero que voce leia os outros em breve:)
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Eu já liiiiii
    Comi essa trilogia em uma semana (não é a toa que meu apelido é traça). E eu só penso nas piores torturas pro maldito d Tamlin, tudo que ele passou é pouco pro que ele fez!
    Já faço parte do fã clube "Não da pra odiar o Rhys!"

    ResponderExcluir
  9. Deixei essa trilogia para ser lida ano que vem e não espero a hora de começar,ela parece ser incrível, com um enredo magnífico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece o mais rápido possivel para comentar com a gente o que achou!

      Excluir
  10. Ainda não li, mas agora fiquei com muita vontade de ler... parabéns pela resenha linda!

    ResponderExcluir
  11. Menina eu li ano passado e simplesmente ameeeiiii todos os três livros (principalmente o segundo, vale ressaltar) e sua resenha se parece muito com o sentimento que eu tive ao ler pela primeira vez, pq não seria eu se tivesse lido só uma. Gostei muito da resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo reler futuramente... daqui uns dois anos para sentir aquela saudade gostosa.

      Excluir
  12. Tenho vontade de começar a ler essa série, mas ainda estou lendo a outra série da autora. Mas sua resenha só me deixou mais curiosa ainda com toda a história. Espero começar a ler em breve.

    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super vale a pena a leitura! Estou pretendendo começar outra serie dela também.

      Excluir
  13. Eu amei esse livro, o começo achei um pouco enrolado mas logo depois pegou o ritmo. Ele abre a trilogia e não é só um livro de fantasia, tem romance, aventura. Eu já li os 3 livros dessa série e o próximo eh melhor ainda q esse ❤️. Pretendo ler todos novamente pq vale muito a pena e são lindos.
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente todas do blog pretendemos reler também essa maravilha de livro!

      Excluir
  14. Gostei muito desse livro !! "Também tenhos meus personagens preferidos " e estou querendo reler novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui todas temos um apego muito forte por algum personagem desta trilogia.

      Excluir
  15. Que resenha bem escrita! Como é bom ler algo escrito com tanto carinho e dedicação. Gosto de quando é possível sentir a paixão de quam está falando do livro. Para ser franca ainda não li o livro, estou com o box em casa e uma lista de leitura enorme e toda atrasada. No entanto depois de ler essa resenha a vontade de iniciar a leitura cresceu ainda mais. Agora definitivamente a trilogia vai "pular" sua vez na fila de espera. Estou ansiosa para me apaixonar por esse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Amo falar de livros, e livros que me apaixono então... Pode colocar no topo da sua lista, não vai se arrepender.

      Excluir
  16. MDS! Eu quero conhecer esses seres feericos!!! A maior das leituras fantásticas tem um gostinho de quero mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Pode ler e vai se apaixonar e com certeza não irá se arrepender.

      Excluir
  17. Oi Natalia, eu assumo que depois de ler a sua resenha eu tenha ficado interessado em ler o livro, mas não prometo gostar pois eu assumo que sou fresca com certas coisas. Irei ler e depois converso contigo sobre! Ótima resenha #julyanne

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Adorei a resenha! Essa trilogia é uma que tenho vontade de ler há anos mas nunca cheguei a começar. Fazia tempo que eu não lia uma resenha tão empolgada que me dava vontade de começar a leitura imediatamente! Vou passar para o topo da minha lista!

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo falar sobre livros! Pode passar na frete! garanto que não vai se decepcionar.

      Excluir
  19. Hello!!!
    Paralisei com essa resenha de tão incrível e instigante que é... Eu não conhecia este livro, mas após ler esta resenha, estou apaixonada pelo livro. Amo esse universo da magia... Feyre já está se tornando uma das minhas personagens favoritas com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, quando a gente fala do que ama tudo fica mais legal. Que bom que esta gostando do livro! Passa aqui depois para falar suas impressões!

      Excluir
  20. Meu coração pertence completamente a essa série de livros, muitíssimo obrigado por ter insistido para que eu lesse. Estou no 2° agora e não sei exatamente com muita certeza quem será o Illyriano do meu coração, Rhysie talvez ganhe, mas os outros também tem pedaços do meu heart.
    Da eterna painter,
    Ana (e 286 personas)

    ResponderExcluir