Efeito Fade

04 março 2019

Resenha #74 - A (R)Evolução das Mulheres

Título do Livro: A (R)Evolução das Mulheres (The Female Of The Species)
Autora: Mindy McGinnis
Editora: Plataforma21
Páginas: 344
Skoob | Americanas | Saraiva | Amazon | Submarino
Sinopse:
Três anos se passaram desde o assassinato da irmã mais velha de Alex Craft. Mas, como é de costume, a culpa sempre recai sobre a vítima e o assassino segue sua vida em liberdade. 
Alex é uma menina forte e quer vingar sua irmã. Por isso, ela resolve atacar qualquer predador sexual que cruzar seu caminho e colocar a boca no mundo, usando a linguagem que conhece melhor: a linguagem da violência.
Mas o que aconteceu na noite do assassinato chama a atenção de Jack Fisher, o cara invejado por todos: atleta perfeito, que desfila de braço dado com a garota mais cobiçada. Ele deseja conhecer Alex profundamente. E, numa cidade pequena, onde todo mundo se conhece, esse repentino interesse vai desencadear uma série de crimes bárbaros.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Essa semana está sendo uma mistura de carnaval para uns e para outros vai ser aquela semana em que se ganha rosas por um dia que na verdade é um dia de luta, então para essa semana o blog Ler é Literário irá trazer livros com temáticas mais fortes e que pode ser para alguns um gatilho... Então já informando se você tem problemas com livros que falam sobre estupro, violência infantil ou alguma das violências tratadas aqui já digo que esse livro não é para você.

"Dores físicas a gente pode aplacar, se proteger delas, tratar. As dores que vêm de lá de dentro a gente tenta expulsar [...]"

Foto: Ler é Literário
A (R)Evolução das Mulheres (The Female Of The Species) é um livro escrito por Mindy McGinnis mesma autora do livro "Uma Loucura Discreta" e lançado aqui no Brasil pela Editora Plataforma21. A história é narrada pela perspectiva de três personagens, sendo estes: Alex, Efepê (FP) ou Claire e Jack.

"Aquela era a Claire em seu estado natural, sem levar em conta as expectativas dos outros."

Alex é a irmã mais nova da Anna, a mesma Anna que foi estuprada; esquartejada e enterrada numa floresta a três anos atrás. Seu estuprador foi solto, após não haver provas suficientes contra o mesmo mas quem disse que justiça só pode ser aquela decidida por um júri?? E eis que temos Alex na qual não precisa de provas para fazer sua própria justiça.

"Então me viro e conto quem sou.
É assim que eu mato uma pessoa.
E não me sinto mal por isso."

Claire ou como é chamada Efepê, recebeu esse apelido por ser a Filha do Pastor. No início do livro ela é a garota que acaba por ser traída pelo namorado e que está adentrando para ajudar num abrigo de animais tendo como companheira, Alex.

"- Eu sou a Alex - diz ela.
- Eu sei, claro. Sim, óbvio que sei - digo, as palavras se embaralhando umas nas outras."

Jack é o garoto popular da escola com um futuro brilhante na carreira de jogador de futebol. Ele têm um caso com sua amiga de infância Branley que é a garota popular de sua escola e que todos os garotos gostariam de está, porém não é pela mesma que sente-se atraído já que sua atenção se volta para outra garota que tem um QI incrível e que é marcada por algo completamente diferente, Alex.

"Naquele momento, eu a vi, quando ela se abaixou para tocar os dedos sujos de terra da irmã, como uma criança que tenta desenterrar um brinquedo que ficou atolado na caixa de areia. E, desde então, não consegui mais deixar de vê-la."

A trama do livro se entrelaça por conta da Alex, nota-se isso por conta dos outros dois personagens que um é apaixonado pela mesma e a outra é companheira de trabalho e torna-se amiga da mesma. Mas cada um desses personagens tem um efeito direto na mente da personagem, pois a gente inicia o livro sabendo que a Alex fez justiça com as próprias mãos e matou o estuprador da sua irmã Anna. E ela é marcada por ser a irmã mais nova da menina que foi estuprada e morta não se é esquecido isso no livro em momento algum, e isso faz com que a mesma veja o ser humano apenas como um predador e essa perspectiva só muda até certo ponto quando a mesma conhece a Claire e o Jack.

"Ele é solitário. Então, quando paro pela primeira vez, quase me sinto mal quando seu rosto se ilumina. Quase. Porque, logo depois daquele sorriso puro, de ser humano que anseia pela companhia de outro ser humano, seus olhos baixam pela minha regata, onde meus peitos sobem e descem enquanto recupero o fôlego. E não somos mais dois seres humanos.
Somos macho e fêmea."

Não vou defender a Alex aqui, mas também não vou julgá-la afinal eu não sei o que eu faria se estivesse no lugar da personagem e considero que muitas pessoas que chegaram ou que irão ler esse livro também não saberiam bem o que fazer. E também não vou me debulhar muito acerca de seu enredo, porque tenho um certo receio de dar spoilers.

"Mas as pessoas têm segundas chances. Têm o benefício da dúvida."

Os personagens do livro são jovens que estão saindo do Ensino Médio e se preparando para uma faculdade, mas que têm aquela perspectiva de série americana: festas, sexo, bebida, drogas e etc. E é nesse cenário que a história vai se construindo e sendo um tapa na cara, pois temos assuntos como: estupro, feminicídio, violência infantil, entre outros. E são assuntos que marcam pessoas e que às vezes vemos uma notícia, torna-se um assunto de uma semana mas que depois é abafado e infelizmente esquecido.

"A pessoa atrás do volante é seu amigo. A pessoa que tocou em você é o primo da sua melhor amiga, trabalha com o seu pai, é alguém em que todo mundo confia, e ninguém vai acreditar em você. Mas eu vou acreditar em você."

Foto: Ler é Literário
Acerca da edição do livro as páginas são amareladas, a fonte para mim tá okay dar para se ler, cada capítulo que se inicia é narrado por um dos personagens já aqui citados e cada capítulo que inicia-se tem no canto uma mancha de sangue. A capa brasileira de A (R)Evolução das Mulheres é diferente da sua versão original e eu admito que prefiro a feita pela Editora Plataforma21 que traz a porta de um banheiro e que está pichada com aqueles xingamentos que vemos muito nas portas, e que eu vi muito no meu Ensino Médio mas a capa original traz um contexto com a questão do animal e que casa também com o livro.


"É mais fácil gostar de bichos do que de gente, e há um motivo para isso."

A (R)Evolução das Mulheres é um livro com uma trama pesada e real. Meu exemplar está marcado com muitos quotes, mas são quotes que são tapas na cara tanto minha quanto acho que de todos porque infelizmente por mais que a gente não queira tomamos certas atitudes que não percebemos e deixamos de lado.

"Mas 'meninos são assim mesmo', é nossa expressão preferida e que serve de desculpa para tanta coisa, ao passo que para falar do gênero oposto, só dizemos 'mulheres', com um tom de desdém e acompanhado de um revirar de olhos."

Eu comprei o livro por conta de um bate-papo acerca do mesmo no canal do Victor Almeida, Geek Freak e que você pode está conferindo clicando aqui mas que já informo que contém spoilers. Eu acabei comprando o livro com altas expectativas e talvez esse tenha sido meu erro, pois apesar de eu sangrar muito por dentro com o que tava sendo abordado eu terminei sem saber ao certo sobre como considerar ele e até hoje não sei mesmo falando acerca do mesmo, então talvez por isso minha classificação para ele tenha sido apenas como bom.

"Violência gera violência [...]"

A (R)Evolução das Mulheres é um livro mais uma vez com seus gatilhos, então se você passou por algo desse tipo ou conhece alguém que passou e não consegue ler algo desse gênero que trata sobre esses assuntos deixa o livro de lado e pensa na sua saúde mental e o que vai lhe fazer bem. Caso queira conversar tem o e-mail aqui do blog pode entrar em contato, não precisa se identificar às vezes conversar com um estranho faz bem. Mas converse com pessoas que você confie, que fazem bem para você e procure ajuda de um profissional porque sempre é bom. E para aqueles que se interessaram pelo livro é uma leitura mais que necessária e que deve ser conhecida e discutida por mais gente.

Ah! Antes de encerrar a resenha tá rolando sorteio acerca do livro "O Cavaleiro Verde" e você pode está participando é só clicar aqui 👈

18 comentários :

  1. Nossa!! Que histôria dura de ler.. Só na resenha fiquei com nó na gsrganta enorme..
    Eu não se iria ler.. Tive um problema terrivel de assédio e perseguição uma vez. Tive que fazer BO do rapaz e ler um livro desses seria muito complicado pra mim..como tu disse, uma trama pesada e real..

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas adorei a premissa, apesar de ter ficado impressionada com Alex e do cenário em que a história é construído não é dos meus preferidos, os assuntos abordados cobrem essas ressalvas. Então deixo a sugestão anotada, quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isa
    Não sou fã desse tipo de livro, afinal, essas temáticas pesadas costumam nos deixar desconfortáveis e mal. Mas eu confesso que adorei os quotes e fiquei curiosas sobre os temas abordados no livro.
    Não sei se irei ler em breve, mas com certeza anotarei para a posteridade.

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonia!
    Eu adorei a capa do livro, mas sei lá, o título me passou a impressão de que seria uma história diferente da que foi comentada por você. Fiquei bem surpresa! Os temas mais pesados da história me incomodam um pouco, mas isso depende da forma como são abordados, pois acredito que se forem tratados com seriedade, são válidos. Fiquei em dúvida sobre o que eu pensaria da atitude da Alex, mas acho que vou mesmo ter que ler para saber! Ótima dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É um livro que compraria fácil pela capa. Já coloquei nos meus desejados do Skoob. Parabéns pela iniciativa de se oferecer para conversar. Essa empatia tá tão rara ultimamente. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Pela capa, eu imaginei algo bem diferente do que realmente se trata o livro. Não sei se é um livro que eu chego a ler, porque, mesmo que não tenha passado por nada como as violências retratadas, graças a Deus, ainda acreidto que vou ficar muito afetada pela leitura. Obrigada pela resenha sincera e pela preocupação com o próximo.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu amei essa capa, e quero ler desde que lançou. Gostei do que é retratado, e acho que deve ser uma leitura muito importante e delicada.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Essa leitura deve ser bem fluída com um enredo emocionante e surpreendente. Fiquei bem curioso para saber da história na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei bastante da sua resenha. Esse tipo de trama é o tipo que me deixa intrigada e envolvida. Mesmo não tendo nota máxima, acredito que seja um suspense com bom potencial.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu gosto de livros que abordem temas ligados às dificuldades enfrentadas especialmente pelas mulheres na nossa sociedade. Talvez essa seja, pela sua resenha, uma leitura que eu vá gostar, mesmo tendo cenas e temas pesados.

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha ficou maravilhosa e só através dela já é possível perceber o quanto o livro é forte. E os quotes selecionados são de atingir algo dentro de nós. :(

    Costumo fazer este tipo de leitura, por mais que depois fique muito angustiada. Mas é bom ter estes choques de realidade, para mantermos os pés no chão, para olharmos além da nossa vida.

    Não sei o que pensar da Alex. Não a condeno por ter feito justiça com as próprias mãos, mas tenho medo do que ela pode vir a fazer com outras pessoas, que nada tiveram a ver com o que aconteceu com sua irmã. Tenho medo que este ódio que ela sente se volte contra pessoas inocentes e isso seria inaceitável. :( Espero que ela não se perca no rancor, mas sim que lute pelos seus direitos e das outras mulheres, sem derramar o sangue de ninguém mais.

    É bem possível que eu venha a ler o livro um dia.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro a uns 2 anos, e tava com tantas expectativas... Mas infelizmente elas não foram supridas... Acho que a autora tinha um tema muito bom a ser esplorado, porem não soube como fazer isso... infelizmente não foi nada do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Eu tenho muita vontade de ler este livro justamente por causa do GF e confesso que só não li ainda porque minhas expectativas estão altas e por tudo o que li por aí, sei que vou acabar me decepcionando com a leitura se iniciá-la. Achei a temática super interessante, bem como a forma como é abordada, sob a perspectiva de três personagens, no entanto, a impressão que tenho é que vai faltar algo no final, sabe? rs Enfim! Adorei a resenha e a sinceridade ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Antonia!
    Eu tenho esse livro em casa e enquanto estava preparando o desafio do ano, pensei seriamente ele colocá-lo, mas acabei escolhendo outros livros.
    Queria conseguir lê-lo ainda esse ano, mas não sei se vou conseguir. Mas estou ansiosa pela leitura.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, lembro de ver muitos comentários sobre ele e que as opiniões foram muito divididas. Confesso que ele não despertou minha curiosidade, especialmente porque parece ser uma leitura muito pesada. De qualquer forma, deu para perceber que, apesar de não ter atendido completamente às suas expectativas, o livro te trouxe reflexões e lições, e eu adorei ler sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie!!

    Nossa, não conhecia esse livro, mas achei a capa extremamente interessante e acima de tudo o seu conteudo essencial de diferentes formas. Infelizmente, não posso ler essa obra, seu ultimo paragrafo foi extremamente essencial para criar essa minha opinião

    beijos

    ResponderExcluir
  17. A história apresentada pela sua resenha me despertou curiosidade em querer saber mais. Ainda não conhecia o livro, mas os temas abordados me chamaram a atenção apesar de não serem tão fáceis de se ler. Vou deixar anotado na minha lista. Parabéns pela resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    nossa que história, fiquei aqui mega curiosa para saber mais sobre essa história, eu tinha visto esse livro assim que saiu, mas não dei muita ideia, e agora lendo a sua resenha fiquei mega curiosa com esses personagens e esses acontecimentos, já quero conferir. Esse ano estou procurando leituras bem diferentes. ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir