Efeito Fade

30 julho 2020

Resenha #127 - Ano Hana (Volume 03)

Título do Mangá: Ano Hana (Ano Hi Mita no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai)
Autora: Mari Okada
Ilustração: Mitsu Izumi
Trilogia: Ano Hana - Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia #3
Editora: JBC
Páginas: 248
Sinopse:
Os Super Peace Busters vão à casa da família Honma para pedirem autorização para a queima dos fogos em homenagem à Menma. No entanto, eles são recepcionados com um triste e duro desabafo da mãe da menina que não consegue aguentar ver os cinco amigos se divertindo às custas da filha. Será que os Busters continuarão com o projeto de lançamento do "foguete"? Ou melhor, será que esse é mesmo o desejo da pequena Menma?! Confira neste emocionante volume final de Ano Hana!



Olá literários e lágrimas que não param de cair!!!
Tudo bem com vocês??

Bem eu li o terceiro volume desse mangá em Maio, porém acabei ficando desestruturada e precisando de muitos lencinhos, fora que tive que raciocinar para saber como estaria meu estado emocional para consegui escrever uma resenha decente para vocês acerca do último volume de Ano Hana 😔 Novamente, eu aviso que essa resenha conterá SPOILERS de acontecimentos anteriores dos outros dois volumes e caso você não queira saber muito do enredo além do principal rola para o fim da resenha e clica no link do primeiro volume para você está dando uma conferida 👍

Ano Hana (Ano Hi Mita no Namae o Bokutashi wa Mada Shiranai) mangá japonês que contém três volumes intitulados de "Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia", escrito por Mari Okada e com ilustrações de Mitsu Izumi e lançado aqui no Brasil pela Editora JBC (esse também contém volume físico ainda, diferente do primeiro volume que só tem em e-book). Esse é o terceiro volume de três mangás, ou seja, aqui a gente está dizendo adeus para os personagens, para o enredo e toda a trama está se fechando e continuando a lhe destruir aos pouquinhos se não cada vez mais.

Foto: Ler é Literário
Nesse terceiro volume de Ano Hana, os "Super Peaces Busters" estão tentando realizar o que eles acham que é o desejo de sua amiga já falecida Meiko (Menma). Como no primeiro volume é deixado claro, Menma voltou para realizar um desejo e precisa da ajuda de seus amigos para isso porém como ela não lembrava o que era o desejo, eles buscam tentar saber o que poderia ser e acabam que foi no volume anterior encontrando pistas de que o desejo tenha haver com o lançamento de um foguete que era para a mãe do Jintan.

No entanto, para lançar o foguete eles precisam da aprovação do responsável da empresa de foguetes e a família responsável por essa empresa é a família da Menma. Então os "Super Peaces Busters" vão até a casa da amiga falecida tentar conversar com a mãe da garota, mas eles acabam descobrindo que a mesma os culpa pela morte da filha e isso acaba afetando o grupo de amigos novamente que volta a se distanciar.

Porém, Jintan não quer desistir de tentar realizar o desejo da amiga e mesmo achando que não terá mais ajuda de seus companheiros resolve continuar tentando. No entanto, o que ele não espera é que todos agora querem realizar o desejo da Menma, pois ao mesmo que eles se sentem culpados pela morte da amiga eles também voltaram a ser os "Super Peaces Busters" novamente.

Foto: Ler é Literário
Bem, isso é o que eu posso dizer sem entregar muito do enredo desse mangá e é estranho que toda vez que eu volto para Ano Hana seja por meio de anime ou mangá, eu tenho a mesma sensação de saudade e vazio. O anime me marcou muito e é irônico que nesse ano que tenha acontecido tanta coisa na minha vida, eu resolvi dar uma chance para o mangá.

Claro que Ano Hana tem seus gatilhos, principalmente com o assunto perda em relação a alguém muito próximo e se você tá passando por uma situação assim ou já passou e ainda não superou é uma recomendação minha que você não leia e nem assista o anime. Mas diferente do segundo volume, o terceiro mangá de Ano Hana é mais uma forma de você se perdoar em relação aquilo que você se sente culpado, é uma forma de você ver que você não está sozinho e que existem pessoas do seu lado, é saber que você pode ter uma segunda chance de fazer ou falar aquilo que você guardou e que você tem que aproveitar ela, mas também é um volume de adeus.

Uma coisa que eu gostei em relação ao mangá é que tem cenas extras, ou melhor dizendo há mais que no anime. Em Ano Hana a gente se depara com algumas cenas que não estavam no anime e que chegam realmente a fazer sentindo, e que explicam algumas coisas. Como também tem cenas no anime que não estão no mangá, então acho que ambos são complementares de certa forma.

Foto: Ler é Literário
Eu finalizei essa trilogia desse mangá de uma história que realmente me marca e as sensações ainda são as mesmas independente da fase que eu estou, mas foi a minha primeira experiência com mangá e eu gostei muito de ter escolhido Ano Hana para começar. Como já disse a experiência de ler mangá é de trás para frente e você ler da direita para a esquerda, e ele não é colorido que nem as HQs pois ele é impresso em preto e branco.

Nesse volume três de Ano Hana, eu chorei muito e realmente tive que passar um tempo para escrever a resenha para vocês. É uma história com um enredo tão lindo que não tem como eu não recomendar e simplesmente ficar sem palavras para o que é Ano Hana. Cada personagem é especial de uma forma para mim, cada um deles me ensinou uma coisa, claro que tem os que eu gosto e os que eu não gosto e simplesmente se vocês tiverem a oportunidade de ler, leiam porque é um mangá que vale muito a pena.

RESENHAS ANTERIORES


7 comentários :

  1. oi, tudo bem?

    mangás e sua capacidade de emocionar os leitores, não é? haha. sempre que leio alguma resenha sobre um mangá, na maior parte são de histórias emocionantes.

    abraços!
    acampamento da leitura

    ResponderExcluir
  2. Oii, como vai? Por não ser uma leitora de mangás não sabia que eles tinham toda essa emoção, espero muito que eu consiga ler algum mangá para conhecer mais sobre esse tipo de literatura ♥️

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Confesso para voce que não sou muito leitora de mangá, nunca me prendeu! Mas ultimamente ando vendo tantas dicas que me sinto puxada pra esse meio, preciso começar a ler!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonia!
    Eu não tenho certeza, mas acho que lembro de ter lido a sua resenha sobre o primeiro volume e de você ter comentando o quão triste é essa história. Não pretendo lê-los, então não vi problema em receber spoilers e achei bem importante o mangá passar essas mensagens que precisamos estar conversando com alguém, e que el algum momento, temos que seguir em frente.
    Ótima resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/07/resenha-torre.html

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser fã de mangá, confesso que acho incrível a forma como ele tem o poder de tocar bem fundo no coração do leitor e abordar sobre tantos temas. Com certeza é uma dica super válida para quem ama esse gênero.

    ResponderExcluir
  6. Oi Isa!
    Adoro ler mangás, as impressões e sentimentos transbordam nos olhares das figuras e me sinto como estivesse vivendo as emoções juntos, adorei sua resenha ainda mais com os sentimentos que passou, vou ler o primeiro e dar sequência. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Esse mangá é muito lindo! Lembro também de quando li me emocionei demais e foi uma história que me trouxe grandes lições. Anohana é um dos meus mangás favoritos, e ver essa resenha me deixou com vontade de reler. Adorei saber a sua opinião sobre, e as fotos estão lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir