Efeito Fade

27 janeiro 2020

Resenha #109 - Ano Hana (Volume 01)

Título do Mangá: Ano Hana (Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai)
Autora: Mari Okada
Ilustração: Mitsu Izumi
Trilogia: Ano Hana - Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia #1
Editora: JBC
Páginas: 216
Skoob | Amazon
Sinopse:
Quando era criança, Jinta Yadomi criou com seus amigos o grupo "Super Peace Busters", do qual era o líder e chamado de "Jintan".
Até que uma tragédia assola o grupo - a morte de uma das integrantes, Menma. O incidente leva ao desmembramento do grupo e, ao longo dos anos, os amigos acabam se afastando por completo. Só que, um dia, sem mais nem menos, Menma, que deveria estar morta, surge no quarto de Jintan! Será uma sósia...? Uma fantasma...? Qual a razão do "retorno" da garota?!


Olá literários e pessoas com ciscos nos olhos!!!
Tudo bem com vocês??

Bem, eu devo ser masoquista porque resolvi começar a ler o mangá que inspirou o anime que ao mesmo tempo me fez voltar a assistir animes também me dilacerou de uma forma que até hoje não voltei ao normal e esse primeiro volume já fez meu coração ficar aos cacos 💔

Ano Hana (Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai) é o primeiro volume do mangá japonês que contém três volumes com o mesmo nome e contém o acréscimo do subtítulo "Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia", escrito por Mari Okada e ilustrado por Mitsu Izumi. E que foi lançado aqui no Brasil pela JBC (Sim lançado, pois atualmente o primeiro volume só encontra-se para compras em formato de e-book por isso fica meu apelo para editora voltar a lançar o primeiro volume em formato físico).

Foto: Ler é Literário
Em Ano Hana, Jintan é um adolescente que se tornou recluso em seu quarto com jogos de videogames e não frequenta mais a escola (crianças não sigam esse exemplo), porém um dia que está em seu quarto ele começa a ouvir uma voz muito familiar mas que há muito tempo tinha se extinguido, no entanto quando ele percebe ele está vendo Meiko.

Meiko ou Menma como também era conhecida, morreu num incidente quando criança e mesmo sabendo disso não sabe explicar o por quê de ter aparecido apenas agora?? E por quê não em sua forma de criança, mas como uma adolescente??

Jintan no início não acredita que aquela é a Meiko que ele conheceu na sua infância, ele acha que o que ele está vendo é apenas uma alucinação criada pela sua mente. No entanto, Menma pode ter aparecido na verdade como uma forma dele se desculpar com ela no passado porém essa "alucinação" que apareceu diz que talvez ela tenha aparecido para realizar um desejo e que precisa da ajuda de todos os seus amigos da infância.

Foto: Ler é Literário
Bem esse é o arco na qual o primeiro volume do mangá gira, a gente tem uma apresentação meio que de início dos personagens. Claro que sempre tendo como protagonistas o Jintan e a Menma, mas eles se esbarram com os outros personagens que irão compor a obra e que irão construir a história.

Não tem como não se apegar a Menma, pois ela é super fofa e ela continua com muitas das características da infância dela. E a gente ver que a morte dela causou um certo impacto, pelo menos nesse primeiro volume temos alguns personagens que sentem a morte dela.

Essa é minha primeira resenha de mangá, então no caso de ter ficado confusa me perdoem mas apesar de eu saber o que vai acontecer por conta do anime eu tenho que focar no enredo que está nesse primeiro volume. Escolhi Ano Hana por ser algo que marcou minha vida, principalmente na adolescência e como eu queria trazer pra vocês a minha experiência com mangá eu achei que seria bacana trazer algo relacionado a algo que marcou.

Foto: Ler é Literário
A experiência de ler mangá é parecida com a de uma HQ, porém temos uma certa diferença: no mangá a gente ler de trás para frente, no caso do digital isso não acontece mas o físico é assim e você ler da direita para a esquerda de cima para baixo, além disso o mangá é todo em preto e branco.

A história é muito gostosa e tem um cisco no meu olho que não quer sair, mas ele vai sair em um momento e eu recomendo que vocês tenham lenços ao ler Ano Hana. O mangá em formato digital está belíssimo, queria realmente o físico pois tenho os outros dois só não tenho esse mas fazer o quê?? As ilustrações de Mitsu Izumi são maravilhosas e eu lembro de cada detalhe do anime quando vejo, realmente a produtora do anime foi certeira nos traços e eu simplesmente já estou morrendo com um cisco no olho novamente. Não notei nenhum erro de revisão em relação ao texto, então não tenho muito que comentar.

Ano Hana volume um é um mangá maravilhoso e que para quem gosta de algo não tão pesado (está certo saber que sua protagonista está morta e que ela está ali é forte de certa forma), mas fofo é uma ótima forma de iniciar ou continuar a lendo mangás. O que posso retirar desse primeiro volume é que não podemos deixar de dizer o que podemos dizer hoje, porque amanhã pode ser um pouco tarde para fazer isso. O final desse primeiro volume irá fazer você querer pegar logo o segundo para saber o que vai acontecer, mas isso fica para uma próxima resenha aqui 🙊

8 comentários :

  1. Oie, vou te dizer uma coisa, quando fazia técnico em estilismo comprava muito mangá para estudar as formas, mas nunca lia.. E agora achei um que condiz com o que gosto, ele é leve, uma história gostosa de adolescentes, até anima a gente♥ vou tentar ler

    ResponderExcluir
  2. Preciso confessar umas coisas: eu nunca li um mangá na vida. Eu também não gosto de começar a ler "coisas" que sei que me deixarão mal ou dilacerada. Mas, eu achei muito bom seu post, a forma como nos conta a história e principalmente suas fotos. Ficaram lindas!!!

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Recebo muita recomendação da Amazon sobre esse mangá e ainda não tinha dado devida atenção, mas gostei dos traços e do enredo. Só fiquei triste que não tem o primeiro volume em físico, mas verei se tem na Estande Virtual.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Nunca li nenhum mangá na minha vida (até as HQ'S estão sendo experiências novas para mim rs), mas este me deixou super curiosa. Já quero saber o porque da Meiko aparecer só agora e como ela vai impactar a vida do personagem. Adoro histórias que emocionam, então acho que vai ser uma boa pedida para mim! Dica anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive experiência com mangás, ano passado comecei com HQs e Grafic Novels, esse ano irei inserir esse novo estilo de leitura e tenho excelentes impressões que irei gostar. Espero ler um em breve, quem sabe não seja este, já que chamou demais minha atenção.

    ResponderExcluir
  6. AH, adoro mangás! O último que li foi Fullmetal, eu tenho outro aqui completo que mal li, é o Maid-sama! rsrs Faz tempo que não leio nada no estilo.
    Adorei sua resenha, já tinha visto esse mangá, mas achei que seria bobinho demais, por isso nem procurei ler nada sobre ele. Que engano meu, a história parece ótima!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu não consigo ler Mangás, tenho algum bloqueio ou problema na cabeça, sei lá. Mas assisti esse anime, parei por preguiça de procurar na internet e domingo agora descobri que tem na Netflix, então vou concluir, pois amei a história mesmo sentindo uma certa melancolia. Essa é a primeira resenha de mangá que eu leio e achei bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu gosto de ler mangás e isso foi algo que descobri em 2019, mas até não li dezenas ou centenas. Eu não conhecia esse e gostei da sua dica, parabéns pela resenha..ficou muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir