Efeito Fade

08 março 2019

Resenha #75 - Mulheres

Título do Livro: Mulheres - Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade
Autora: Carol Rossetti
Editora: Sextante
Páginas: 160
Skoob | Americanas | Saraiva | Amazon | Submarino
Sinopse:
Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas. atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Olá literários e mulheres lindas, maravilhosas e simplesmente incríveis aqui do Ler!!!
Tudo bem com vocês??

Hoje é dia de luta e para esse dia claro que tínhamos que trazer um livro com uma temática importante e necessário ser conhecido por todos vocês 💪

"Acho importante incluirmos as pequenas coisas, aquelas que nem sempre levamos a sério na nossa rotina, mas que incomodam, e, no final, são parte de uma questão muito maior [...]"

Mulheres - Retrato de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade é um livro escrito e ilustrado pela design gráfica Carol Rossetti e lançado pela Editora Sextante. O livro traz ilustrações de mulheres desenhadas pela Carol de diversas maneiras e que fizeram sucesso pelo mundo afora.

Foto: Ler é Literário
O livro não tem uma história em si e sim são ilustrações com mulheres de todos os tipos ilustradas pela autora e que mostram um pouquinho sobre cada uma dessas mulheres. É uma forma de cada mulher se sentir representada, acolhida por ser quem é e nada mais ou nada menos que isso.

A ideia da Carol não era criar um livro, mas suas ilustrações alcançaram inúmeras pessoas que começaram a se identificar e compartilhar essas imagens retratadas pela autora, e acabou que seu trabalho viralizou e o que era apenas um passatempo se tornou o projeto Mulheres - Retrato de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade que podemos hoje ter em mãos.

Foto: Ler é Literário
O livro é divido em seis partes, sendo estas: Corpo, Moda, Identidade, Escolhas, Amores e Valentes. Cada um desses capítulos a autora explica o seu significado e recheia a gente com ilustrações referentes ao capítulo em si.

"Todos travamos batalhas internas e enfrentamos desafios diariamente, e é importante respeitarmos o fato de que há muito mais no outro do que o que enxergamos em um primeiro momento."

A autora traz uma abordagem feminista no livro, pois a mesma é e ela explica qual vertente ela segue logo na introdução e como ela luta dentro do feminismo. Para quem não sabe existe várias vertentes dentro do feminismo e a autora faz parte do feminismo interseccional (a mesma que a minha).

"Existem várias vertentes dentro do feminismo e tantas formas de lutar contra a opressão que a palavra se tornou muito abrangente."

Foto: Ler é Literário
Acho que não preciso falar acerca das ilustrações, pois a Carol fez um trabalho brilhante e eu simplesmente tenho um livro marcado com inúmeras imagens na qual me identifiquei com cada uma dessas mulheres retratadas pela mesma. Porém, vale ressaltar que apenas cinco dessas ilustrações são de "personagens reais" as outras são personagens criadas pela própria Carol.

Mulheres - Retrato de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade é um livro que é um presente para toda mulher, na qual temos várias protagonistas que nos representa e que são as heroínas que sempre desejamos ver e ler.

Ah! Não esqueçam que está rolando sorteio do livro "O Cavaleiro Verde" é só clicar aqui e participar 😉

6 comentários :

  1. Oi Isa
    Que bacana o livro. Acho que tinha visto ele por aí, mas não procurei saber mais sobre ele. Pelo jeito, ele vale super a pena ter na estante.
    Vou anotar a dica e adicioná-lo na minha lista da Amazon. Uma hora acabo comprando. Quero ver com qual das mulheres retratas irei me identificar mais :D

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é encantador. É um lindo e cheio de amor.. Tenho ele e alguns cards chegaram juntos na época.
    Com toda certeza as ilustrações da Carol inspiraram muitas mulheres

    ResponderExcluir
  3. Oi!!

    Tudo bem?

    Então, eu vi as ilustrações embora não tenha adquirido a obra. Não deu para manusear todas as páginas da obra, mas como fujo do padrão de "corpo" imposto pela sociedade me identifiquei muito com as poucas, porém profundas, ilustrações que vi. E esta na minha lista para adquirir.


    PS: Preciso estudar essas vertentes dentro do feminismo, pois não entendo essas "classificações"

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu sigo a página da autora nas redes sociais e já cansei de compartilhar muitas ilustrações e reflexões que ela sabiamente consegue fazer e atingir bem o ponto necessário. Saber que ela é admirada no mundo inteiro e que suas obras ganharam um livro somente pra si é maravilhoso e gratificante, pois quanto mais podermos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de igualdade e justiça, e liberdade. Amei!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Que diagramação maravilhosa!!! Fiquei encantada com as fotos do seu exemplar e já quero te rum na minha estante. Além desse luxo, tenho certeza que a leitura é extremamente relevante.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia esse livro da Sextante e fiquei maravilhada não só com o tema, mas a edição demonstra um cuidado que deixa a gente com vontade de ter na estante.
    Obrigada pela dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir