Efeito Fade

06 março 2019

[Documentário] The Hunting Ground

Nome: The Hunting Ground
Gênero: Documentário
Distribuição: The Weinstein Company
Lançamento: 23 de Janeiro de 2015
Duração: 103 Minutos
Sinopse: 
Documentário sobre os inúmeros casos de estupro nos campus universitários americanos, explorando os problemas com as administrações dessas instituições, que se preocupam mais encobrir os fatos do que resolvê-los. Com depoimentos de vítimas, um retrato de como as pessoas que sofrem esse tipo de violência lutam por justiça e educação, apesar da frequente retaliação e assédio com as quais são obrigadas a conviver.




Olá literários e pessoas que gostam de um bom documentário!!!
Tudo bem com vocês??

Estamos numa semana em que o blog estará voltado para temas mais fortes e que são de fato necessários a se falar. Pensando nisso apesar de ter filmes maravilhosos com temas fortes e muito bons, eu não conseguir optar por um filme em si. Por isso eu resolvi me focar num documentário (obra artística não-ficticia e que retrata algo real) que desde que eu conheci é o que mais recomendo a todo mundo que é: The Hunting Ground 💻


The Hunting Ground que numa tradução livre seria Território de Caça é um documentário dirigido por Kirby Dick (Este Filme Ainda Não Foi Classificado) e produzido por Amy Ziering (A Guerra Invisível), lançado no dia 23 de Janeiro de 2015 no Festival Sundance de Cinema mas que é distribuído pelo estúdio de cinema The Weinstein Company. O documentário tem enfoco principalmente nos depoimentos das estudantes: Andrea Lynn Pino e Annie E. Clark antigas estudantes da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.


The Hunting Ground inicia mostrando a felicidade de várias estudantes ao verem que foram aprovadas e conseguiram adentrar na universidade que queriam, são filmagens caseiras de familiares quando os mesmos junto com as estudantes recebem a notícia de aprovação e a felicidade é geral e emocionante. Temos imagens dos alunos chegando na universidade e os discursos de boas vindas de diretores e corpo docente dessas universidades. E então passamos para os depoimentos da Andrea e da Annie que acabam se conhecendo por conta da violência que ambas sofreram dentro do campus de sua universidade.


O documentário vai girando em torno dos depoimentos da Andrea e da Annie, mas também de outros estudantes americanos e também traz depoimentos de professores, diretores e parte administrativa que compõem um campus. The Hunting Ground se divide da seguintes maneira: a entrada dos alunos dentro do campus, a violência sofrida muitas vezes em festas ou jogos do campus, o não apoio das universidades aos estudantes acerca da violência sofrida e de denúncias feitas, pesquisas dos casos de violência ocorridas em universidades e a luta para chamar atenção acerca desses fatos e ser feito algo sobre isso.


Porém apesar da simplificação que eu esteja dando aqui dentro, o documentário mostra que apesar das lutas e da repercussão que os atos dos estudantes tenham feito durante o período, a universidade ou o campus em que se encontram tentam de todas as formas possíveis encobrir aquele ato de violência. No início do documentário The Hunting Ground fica até explícito numa das falas de acolhida o que se é pensado quando algo acontece dentro do campus: "O que acontece na faculdade, fica na faculdade".


É difícil ouvir alguns relatos e acho que uma das coisas que ficou na minha mente foi quando a própria Andrea fala que é difícil ser colocada numa categoria que é a de vítima. E apesar do documentário mostrar mais acontecimentos com mulheres, também temos casos com homens mostradas dentro do mesmo. Porém sempre com aquela pontada de que a universidade encobre o que aconteceu, dar suporte ao agressor mas a vítima que se dane contanto que não manche a reputação da universidade.


Para quem não se lembra The Hunting Ground concorreu ao Oscar de 2016 por melhor canção original com"Til It Happens To You", interpretada pela cantora Lady Gaga e não levou o mesmo (o que é algo que me indigna até hoje). A performance no Oscar foi uma das mais emocionantes e comentadas do ano, a letra e o clipe da música são muito fortes super recomendo assistir o mesmo e ver a letra, e é uma das músicas que não posso ouvir que estou chorando que nem um bebê.


The Hunting Ground é um documentário de linguagem simples, de fácil acesso e que está muito próximo da nossa realidade. Os depoimentos são emocionantes e ver o que a Andrea e a Annie fizeram e fazem até hoje é incrível. Conheci o documentário em 2016 através da apresentação do Oscar, mas só tive acesso ao mesmo no final de 2017 pela plataforma de streaming da Netflix não sei se ainda permanece na mesma porém se ainda estiver já digo para assistirem. E não pense por se tratar de um documentário americano que isso não acontece em nossas universidades, pois acontece sim só que também são casos abafados e que necessitam se dar mais uma atenção.

Trailer




Ah! Só mais um informe está rolando sorteio acerca do livro "O Cavaleiro Verde" e você pode está participando é só clicar aqui 👈

10 comentários :

  1. Oi Isa
    Sua dica está anotada. Não costumo assistir documentários, mas irei assistir esse.
    Também já procurei ouvir a música da Lady Gaga, e devo dizer que também me derramei em lágrimas, tanto vendo a apresentação dela no Oscar quanto assistindo ao clipe.

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  2. Gente, fiquei arrepiada.
    E sbae o que me revolta nisso. Séries e filmes americanos relatam tais violências como se isso fosse parte das Universidades. Já cansei de assistir seriados onde as estudantes sofrem de abusos.
    Vou procurar assistir, fiquei interessada!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por essa dica.
    Esse é um tema muito importante, que precisa ser discutido.
    Vou procurar pelo documentário!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti na época do lançamento e caramba, foi intenso, revoltante e nem por um minuto eu gostaria de estar na pele destas meninas. Gostaria que ele fosse mais visto, masi divulgado e que a partir disso, as coisas melhorassem.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Você realmente me deixou louca para assistir este documentário, embora eu esteja evitando assistir coisas do tipo. Mas a situação que é mostrada nele é bem semelhante aos casos abordados em Lei e Ordem - Unidade de Vítimas Especiais (que é uma série de investigação criminal). Esta série diversas vezes trouxe através da ficção os casos de estudantes violentadas nas universidades e a tentativa dessas universidades em "abafar" os casos. São episódios chocantes, muito dolorosos. Recomendo que você assista!

    Casos assim nos mostram que não é só no Brasil que a vítima é vista como culpada enquanto os agressores são exaltados. O mundo está doente, os valores estão distorcidos. É inadmissível que algo assim ainda seja tão comum: o desrespeito com as vítimas, a tentativa de responsabilizá-las. Isto tem que parar!

    ResponderExcluir
  6. Olá, é muito triste essa postura das universidades de abafarem os casos e não tomarem iniciativas para impedir que coisas do tipo voltem a acontecer. Gostei de saber da existência do documentário pelo seu (ótimo) post, vou procurar pra assistir.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse documentário, mas já deu pra perceber o quanto esse tipo de abuso é comum. Triste isso. Gostei da abordagem e acho necessário trazer esses casos a tona para alertar cada vez mais a população e prevenir que mais pessoas sejam afetada, apesar de achar que isso está bem longe de acontecer.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    Confesso que não costumo assistir documentários, justamente por utilizar tanto os filmes como os livros como uma fuga da realidade, por isso, evito ao maximo. Amei a sua resenha, ela aguçou minha vontade de conhecer o filme e acompanhar de perto essa critica tão importante.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Meu Deus, preciso assistir pra ontem esse documentário. Precisamos de algo assim para esfregar certas coisas na cara da sociedade. O que me deixa indignada é como um documentário desse não tem uma visibilidade maior. Fiquei muito interessada e com toda certeza irei assistir.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    se eu te disser que nunca ouvi falar sobre, acredita?
    E ainda que concorreu a um.oscar, com a Lady Gaga. Inacreditável que estava tao desligado. Adorei sua apresentação e vou ver o documentário logo logo.

    ResponderExcluir