Efeito Fade

23 janeiro 2019

[Filme/Jogo] Black Mirror - Bandersnatch

Nome: Black Mirror - Bandersnatch
Gênero: Ficção Científica
Distribuição: Netflix
Lançamento: 28 de Dezembro de 2018
Duração: 90 Minutos
Sinopse:
1984. Um jovem programador (Fion Whitehead) começa a questionar a realidade enquanto adapta um romance de fantasia em um jogo. Uma história alucinante com múltiplos finais.







Olá literários e fãs de Black Mirror!!!
Tudo bem com vocês??

Há quase um mês Black Mirror - Bandersnatch vem explondido algumas mentes acerca de seus finais e as escolhas que levam a ele, inúmeras pessoas tem refeito os caminhos disponibilizados para ver se a plataforma de streaming Netflix irá acrescentar mais algum final, ou se são só os "cinco" disponíveis mesmo.


Black Mirror - Bandersnatch é um filme/jogo do gênero ficção científica, dirigido por David Slade mesmo diretor de "Eclipse" terceiro filme da saga Crepúsculo e do quinto episódio da 4ª temporada de "Black Mirro". Lançado aqui no Brasil em 28 de Dezembro de 2018 pela plataforma de streaming Netflix, o filme/jogo promete ao espectador uma interatividade ainda não proporcionada nos filmes que andamos nos deparando. O filme/jogo tem como elenco: Fionn Whitehead (Dunkirk) como Stefan, Craig Parkinson (Line Of Duty) como Peter Butler mas exatamente como pai do protagonista Stefan, Alice Lowe (Eternal Beauty) como Dra. Haynes, Asim Chaudhry (Hoff The Record) como Mohan Tucker e Will Poulter (Maze Runner: A Cura Mortal) como Colin Ritman.


Black Mirror - Bandersnatch vai trazer a história de Stefan (Fionn Whitehead), um jovem programador que está tentando desenvolver um jogo para Tuckersoft, uma empresa dirigida por Mohan Tucker (Asim Chaudhry) e que tem um dos maiores programadores de todos os tempos Colin Ritman (Will Poulter). O jogo que Stefan tenta desenvolver intitula-se de Bandersnatch e é inspirado num livro/jogo do escritor Jerome F. Davis. Ao decorrer da história Stefan vai achando que suas ações não são escolhas suas e começa a pensar que não está no controle e que outra pessoa o está controlando.


Bem o enredo do filme/jogo é praticamente isso, acho que todo mundo ou boa parte das pessoas já deve ter se deparado com algo acerca de Black Mirror - Bandersnatch pois a questão do filme/jogo proporcionar ao espectador o poder da escolha nas ações do personagem fez com que inúmeras pessoas quisessem saber e assistir/jogar esse filme/jogo. Então de certa forma o personagem no final das contas está certo em pensar que ele não está no controle, pois quem controla suas ações é a gente tanto acerca de um simples café da manhã até se ele mata ou não alguém.


Eu sinceramente gostaria de saber quem foi a pessoa que conseguiu gastar apenas 90 minutos assistindo/jogando Black Mirror - Bandersnatch?? Porque, eu e meus amigos já assistimos/jogamos esse filme/jogo duas vezes e a duração sempre gira entorno de 2 horas ou 3 horas. Acerca da interatividade que o filme/jogo promete: Sim, quem faz as escolhas é o espectador. Porém as escolhas são encobridas pela plataforma de streaming, pois se você não faz uma escolha que a Netflix quer que você faça tenha certeza que você irá retornar para aquele ponto inúmeras e inúmeras vezes. Resumindo a situação: a escolha das ações não é do personagem, não é nossa e sim da Netflix.


ALERTA DE SPOILER:

A Netflix revelou que existem cinco finais para o filme/jogo, eu e os amigos encontramos dois tirando aqueles que são finais mas que não são considerados pois não aparece os créditos finais. Os finais de Black Mirror - Bandersnatch considerados pela Netflix são: Stefan (Fionn Whitehead) é preso, ele descobre que está sendo controlado por nós pela Netflix (que eu digo que é hilário essa cena) e fica louco ou descobre que está num set de filmagem do filme/jogo, tem também o fato da história do autor do livro/jogo que ele está se inspirando pra criar o jogo se repetir, e tem o final da morte. Eu e os meus amigos conseguimos o final dele ser preso e dele morrer, mas como chegamos até aí?? Não sabemos, pois tentamos repetir algumas coisas e não funcionou, e os finais foram mudados.

Tem um final secreto que é mais uma cena pós-crédito, na qual Stefan estará no ônibus e ouvirá uma fita que o som será tipo de um modem de internet e que gera um QR Code. Essa cena pós-crédito, eu e meus amigos conseguimos na segunda vez que assistimos/jogamos.


A questão da interatividade existe e não existe, pois você tem que fazer as escolhas que a Netflix quer. Mas apesar dessa confusão toda que o filme/jogo faz, eu parabenizo a equipe pois fico imaginando o trabalho que deve ter sido gravar todas essas cenas que vemos e que não vemos do filme/jogo. Ah! Um detalhe as pessoas andam especulando sobre o personagem sobre o personagem do Will Poulter saber o que está acontecendo, pois ele repete algumas coisas relacionadas a vida dentro do filme/jogo.

Eu recomendo para quem quer uma distração. Não sei dizer se o filme/jogo é muito Black Mirror, pois eu não assisto a série. Eu assistir/joguei pois todos os meus amigos e eu estávamos curiosos acerca de Black Mirror - Bandersnatch  e pra quem quer saber minha opinião o filme/jogo é uma boa distração.

Trailer


11 comentários :

  1. Tá como assim é a Netflix que escolhe o final? AHSUAHSAUHSAU Primeiro ponto que não entendi é que tipo se tem tantos finais como eu vou assistir todos? Pelo que entendi você não clica em nada para mudar o final ou ver outro.
    Véi eu nem assistir esse filme e to num nó sem condições na minha cabeça HAUSHAUSHAUS
    Acho que vou ter que assistir a série para então

    ResponderExcluir
  2. Sou assinante da Netflix, mas confesso que até hoje não dei uma chance a Black Mirror. Vi várias propagandas sobre esse filme, só que nunca parei para saber do que se tratava. Achei a proposta muito legal!! Uma pena, porém, que a interatividade não seja lá tão interativa assim.... Não li a parte com spoilers porque quero ver o filme! =D

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa para assistir esse filme, achei incrível essa interatividade do expectador, mesmo que você fale que não seja tão escolha da gente, afinal.
    Não li os spoilers pois pretendo assistir em breve!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti esse filme, acredita? Estou esperando passar um pouco o hype ahahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ver e quando tinha que voltar e tal já comecei a desistir porque vi que ia demorar demais e eu não ia perder o tempo fazendo isso, já que podia assistir mais coisas. Acho criativo, mas não enrolando demais.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    A Netflix sempre inovando, já passei várias vezes por esse filme/jogo, mas até o momento não me interessei, mas agora lendo sua resenha parece ser interessante a trama, uma mistura de realidade e virtual quero assistir. Parabéns pela resenha estou curiosa sobre os finais deferentes e o enredo, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já vi sobre esse Black Mirror, mas não tive oportunidade ainda de assistir.
    Parece ser bem eletrizante, no estilo com jogos mentais e bem perspicazes que eu gosto.
    Vou anotar a dica para não esquecer e assistir assim que tiver um tempinho.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha.
    Eu não vi ainda, mas a Juliana colunista lá do blog já e até fez uma resenha sobre ele.
    Menina, 2/3 horas? Caramba! Hahahahah, eu não aguentaria tanto tempo assim não.
    Vou ver se assisto esse fim de semana, adorei a ideia de brincar com os finais.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu acho que devo viver numa bolha, pois não estava sabendo desse filme. Achei a proposta interativa muito legal, mas acho que iria me irritar muito essa questão de ter que acabar seguindo as escolhas que a Netflix quer. Além disso, como nunca tive muita paciência com a série Black Mirror, acho que não iria curtir muito.
    Porém, para quem gosta da série ou quer assistir só pelo entretenimento e a interatividade, acho que deve ser uma experiência legal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Bem, eu preciso terminar a quarta temporada da série antes de me aventurar nesse filme. Achei a sacada interessante dessa interacao com o espectador
    .me lembra mto.jogos de RPG de antigamente.



    Bjs, Valéria.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu até gosto da série Black Mirror, tem episódios super bem feitos e inteligentes, mas o filme não curti muito, são tantas escolhas que você pode fazer que chega a cansar, sem contar que deixa o filme extremamente longo.
    Abraço!

    ResponderExcluir