Efeito Fade

24 janeiro 2018

Resenha #38 - Adágios

Título do Livro: Adágios
Autor: José Vieira
Editora: Chiado
Páginas: 100

Sinopse:
Viver é sentir constantemente que estamos numa roda viva. Que os outros são espelhos de experiências para nós. São ciclos que se perpetuam no tempo. As personagens vão se alterando. As cores do firmamento modificam a cada estação. No entanto a essência é a mesma. Viver! Caminhar! Cair! Levantar! E recomeçar tudo de novo! Adágios é um livro de vidas. De mulheres. De luta. Um dia foram elas... Amanhã seremos nós.





Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

No ano passado recebi a honra de receber em minha casa um livro de contos que estava sendo lançado e que me foi cedido para que eu pudesse fazer minhas considerações sobre as histórias que ali estavam sendo narradas, demorei um tantinho para falar sobre ele e peço desculpas pela demora mas aqui está minha opinião.

"[...] você vai aprender que a felicidade não está no que temos."

Adágios livro escrito pelo autor José Vieira que é o pseudônimo na verdade da autora Teresa Vieira, lançado pela Editora Chiado traz vários contos que irão narrar histórias de mulheres fortes e que superam fatos em cada dia de suas vidas.

"[...] a vida é cheia de momentos bons e maus."

Pra quem como eu não sabe o que significa a palavra Adágios?? Ela é na verdade, segundo o dicionário um tipo de provérbio ou ditado popular com uma mensagem de teor moral.

"A vida ensina-nos cada coisa."

Adágios é um livro que traz cinco contos, sendo estes: O Milagre de Adelaide, A Tristeza de Josefina, As Lágrimas de Guilhermina, As Vivências de Eva e O Triste Fado de Graça. Todos estes como deu para perceber pelos títulos tem como protagonistas mulheres e irão se focar na história de cada uma delas que passaram por inúmeras dificuldades ao longo das narrativas que são contadas e superam a sua maneira cada uma das situações.

"Só ela saberia aguentar a pior das tormentas sem quebrar."

O livro nos traz narrativas que demonstram situações que poderiam ocorrer nas nossas vidas, ou de pessoas próximas e faz uma crítica em relação a essas situações, como: a maldade dos comentários que podem prejudicar muitas pessoas, a superação de uma perda que pode nos abalar muito, o desespero em relação a algo que nos pega de surpresa e que nos faz questionar inúmeras de nossas crenças, as atitudes covardes e hipócritas, a luta para evitar que algo ruim aconteça aquele que nós amamos, entre muitas outras coisas que podem ser vistas dentro desse pequeno livrinho.

"Tinha consciência ainda que havia que saborear cada momento, independentemente do seu gosto..."

Além disso, ele faz uma certa ressalva que eu considerei mais como uma crítica de o quanto a mulher ainda é vista como inferior ao homem. São pequenas frases que a autora coloca em Adágios que acaba se tornando uma certa crítica a como a mulher ainda é submissa e dependente muitas vezes do sexo masculino.

"Os homens mandam e nós obedecemos sem nunca protestar."

Uma coisa que fiquei me perguntando foi por quê a autora decidiu em utilizar de um pseudônimo masculino?? Pois, me remeteu muito a aquelas autoras clássicas que para lançar seus livros tinham que utilizar de pseudônimos masculinos então fica minha dúvida no ar por essa utilização do nome José Vieira.

"É como lhe digo, entender as pessoas deixa-nos loucos."

Adágios é um livro curto com apenas 100 páginas que é gostoso de se ler para sair daquela ressaca literária e que trará histórias que fará você refletir e pensar sobre determinados fatos narrados. É um livro que traz histórias um tanto tristes, mas que irão influenciar você de certa forma.

"[...] o pouco feito com amor é demasiado para quem recebe."

Eu acho que essa é a primeira resenha que faço bem pequena mas estou tentando falar o mínimo possível, pois o livro é curtinho mesmo e não quero dar spoilers sobre alguma das histórias que vão fazer você terminar pensando nelas e vendo algo que talvez você já tenha ouvido falar, o próprio título Adágios me fez pensar no seu significado.

14 comentários :

  1. Tenho minha predileção por contos, ainda mais quando podemos notar a essência deles através dos quotes que nos trouxe. Realmente é um livro para curar ressaca e na minha opinião para se ter na cabeceira. Acho bem difícil resenhar um livro de contos, por mais que ele nos agrade muito, só lendo para saber o que se passa. Particularmente adorei a sua e quero ler o livro, seja do José ou da Teresa.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, não sou muito a favor de livros de contos, apesar de que tenho me jogado um pouco nesta experiência, porque dependendo do que se lê se aprende muita coisa. Acho legal os livros da Chiado porque tem muita coisa diferente principalmente em autores.

    ResponderExcluir
  3. Olá gosto de contos mais fiquei chateada co messa posição da autora de se lançar com nome masculino, odiei sério, hoje em dia não se faz necessário esse tipo de coisa e não gosto de ler nada machista.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A premissa e os contos parecem ser bem interessantes e seus quotes dão um charme a mais para entendermos um pouquinho mais do trabalho do autor.
    Não é um tipo de leitura que eu realize com frequência por isso não me chama atenção suficiente para querer embarcar na leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oiii,

    Não sou a maior fã de contos porque sempre fico esperando um pouco mais da história e acaba não tendo rs. Achei a temática interessante, mas não sei se leria ele por agora. Fique curiosa para saber pq a autora usa pseudônimo rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O bom de livros de contos é que vc pode ler um conto hoje e outro daqui a uma semana que está tudo bem! rsrs
    Faz tempo que não leio contos, inclusive, é a primeira vez que leio a respeito da obra. Me interessei bastante, parece ser daqueles livros que vc pode contar para ler antes de dormir.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Não conhecia esse livro, mas adorei a história! Bem diferente de tudo o que já li.
    Adoro livros com personagens fortes. Principalmente mulheres.
    Gostei das suas impressões e os quotes que você selecionou são maravilhosos!
    Anotei a dica para ler assim que possível!
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura muito interessante. Muitas vezes não nos damos conta de coisas que acontecem no dia a dia e que são nocivas e reforçam um modo de pensar arcaico.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei ele bem interessante. Adoro livro de contos e fiquei ainda mais interessada ao saber que todos envolvem mulheres. Gosto de conhecer livros que são bons para ler depois de uma ressaca literária. É sempre bom ter essas cartas na manga quando precisar ler algo leve. Gostei muito da dica e pretendo ler sem dúvida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu amo livros de contos, pois geralmente a leitura é rápida e fluída. Eu achei muito interessante esse livro, por trazer os problemas das mulheres de uma certa forma em que possamos nos enxergar ali. Muito legal, apesar da sua nota, dica anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros de contos, e quando vem com críticas sociais, como esse aparenta ter, aí é que me interesso mesmo.
    Também não entendi muito bem o motivo de uma mulher, que vai escrever sobre mulheres decidiu publicar o livro com um pseudonimo masculino.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom? Eu não conhecia o livro e quando você falou que ele falava sobre mulheres fortes, meu coração deu até um pulo. Mas, no decorrer da resenha, que, por sinal, foi ótima, fui percebendo que talvez eu não vá gostar. Não estou descartando porque livro nenhum é descartável, mas acho que, no momento, passo a dica.

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Isa
    Esse parece ser um daqueles livros que não devemos julgar pela capa. Olhando para ela, não consigo ver nenhum atrativo para querer saber mais sobre o seu conteúdo, mas pelo que você contou na resenha, ele é, sim, um livro bem interessante.

    Gostei da proposta do livro de trazer histórias que nos fazem refletir e ainda mais por trazer sempre como personagem principal a mulher, e debater sobre a sua posição na sociedade.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  14. Oi, Isadora!
    Seu blog é muito lindo!! Amei as músicas. ^^
    Nunca ouvi falar desse livro, mas gostei da proposta dos contos. Adoro quando leio livro que retratam a mulher de modo forte ou de modo a superar obstáculos.
    Beijão!
    https://www.instagram.com/juntodoslivros/
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir