Efeito Fade

07 julho 2016

Resenha #18 - Batman: A Piada Mortal

Título da HQ: Batman: A Piada Mortal - Edição Especial de Luxo (Batman: The Killing Joke)
Autor: Alan Moore & Brian Bolland
Editora: Panini
Páginas: 82
Sinopse:
Um dia ruim.
É apenas isso que separa um homem são da loucura. Pelo menos segundo o Coringa, um dos maiores e mais conhecidos - se não o maior e mais conhecido - vilão do mundo dos quadrinhos. E ele quer provar o seu ponto de vista enlouquecendo ninguém menos que o principal aliado de seu maior inimigo: o comissário Gordon. Cabe ao Cavaleiro das Trevas impedir.
O genial roteirista Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) e o artista Brian Bolland (Camelot 3000) mergulharam na mente do Palhaço Psicótico e presentearam os fãs da nona arte com uma das melhores histórias já escritas sobre a origem do Coringa, analisando de forma definitiva com  Cavaleiro das Trevas e Gotham.
Brian Bolland é o astro da edição. Além de escrever o posfácio e nos presentear com uma aventura de oito páginas e esboços, o artista britânico fez questão de recolorir toda a história - que antes tinha cores de John Higgins - trazendo uma nova dimensão à obra e recriando completamente a atmosfera de HQ. Esta edição de luxo traz a integra de Batman. A Piada Mortal e ainda republica, como extra, a primeira história do coringa. 
Olá literários, pessoas apaixonadas por livros e fãs de HQs!!!
Tudo bem com vocês??

Bem, eu sei que estou sumida e como eu disse tive uns probleminhas pessoais e por isso não pude está presente nos últimos dias. Porém, vamos voltar a ativa e claro trazer coisas maravilhosas para vocês ;)

Quem me conhece sabe que eu tenho uma paixão enorme pelo Batman, mas principalmente por um dos seus maiores vilões que é o Coringa *-* Recentemente um amigo meu comprou várias HQs (HQ = Histórias em Quadrinhos) sobre o Homem Morcego e eu meio que surtei, pois fiquei doida para que ele me emprestasse uma delas. Quando ele pediu pra eu escolher uma, eu logo de cara tive que escolher A Piada Mortal pois além de ser uma HQ do Batman traz a suposta "origem" do meu vilão preferido.

Foto: Ler é Literário
Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke) é uma HQ, escrita pelo roteirista Alan Moore e o artista Brian Bolland e lançado pela Editora Panini.

A HQ traz uma das várias teorias sobre a origem de um dos maiores vilões do Batman e nos mostra que antes do Coringa ser esse: maníaco, assassino, psicopata, etc. ele era um homem comum que tentava ganhar a vida como humorista mas não fazia tanto sucesso e com isso ele resolve participar de um assalto a fábrica de baralhos para que assim pudesse dar uma vida melhor para sua esposa e seu filho que está para nascer. Mas um dia antes do assalto acontece um acidente e sua família acaba morrendo, porém o Coringa não pode voltar mais atrás sobre o assalto e ele acaba tendo que participar pois já estava tudo planejado.

Foto: Ler é Literário
Com isso, é mostrado que o assalto acaba não dando certo e enquanto o Coringa é perseguido pelo Batman ele acaba pulando no reservatório de água de Gotham mas na água há uma substância que acaba fazendo com que assim surja, então o Coringa que conhecemos.

Vale ressaltar que durante toda a HQ não é citado o nome do Coringa, então a gente não sabe como ele se chamava antes de tudo isso que aconteceu com ele.

Além disso, pra quem acha que na HQ só vai trazer a teoria de uma das várias formas que surgiu o Coringa, se engana! Pois ela é dividida em dois períodos de tempo, esse que mostra como o Coringa teria surgido que são em flashbacks e o outro que já é atualmente que é o Batman visitando o Asilo Arkham e descobrindo que o Coringa fugiu de lá mais uma vez, porém o que ninguém sabe é que ele está armando um plano para provar a teoria de que uma pessoa enlouquece ao passar por um dia ruim.

Foto: Ler é Literário
O Coringa é um dos personagens mais antigos da história do Batman, ele já completou 75 anos de existência e só para título de curiosidade os criadores do personagem só queriam que ele fosse uma aparição rápida de uma das histórias em quadrinhos sobre as aventuras do Homem Morcego. Porém, os editores das histórias gostaram tanto do personagem que pediram que ele fosse mantido :) Nessa Edição Especial de Luxo, somos premiados com a primeira história em que o Coringa aparece e podemos ver a diferença do personagem de antigamente para o dos dias de hoje.

Além disso, tenho que dizer que essa edição está maravilhosa foi um cuidado maravilhoso que a Panini teve em trazer algo tão bem estruturado e que os fãs do Homem Morcego irão amar. Eu posso dizer que estou para sequestrar essa HQ do meu amigo rsrsrs

Foto: Ler é Literário
Eu adorei ver alguns dos rabiscos feitos pelo artista Brian Bolland e achei incrível descobri o segredo profissional sobre a capa de A Piada Mortal.

Batman: A Piada Mortal é uma HQ para aqueles fãs do Homem Morcego se deliciarem em relação ao mundo dos quadrinhos, com um final surpreendente na qual você irá procurar as teorias para entende-lo pois adianto de hora o final é algo que você terá que compreender ou perturbar os autores para saber o que se passava na mente deles.

Ah! Só para título de conhecimento Batman: A Piada Mortal irá ter sua adaptação animada e a Warner Bros. Animation já divulgou trailer sobre ela.


16 comentários :

  1. Que maneiro!! Eu ainda não conhecia mas achei a edição linda, a capa está maravilhosa e as ilustrações estão muito bonitas. Gostei de conhecer e saber um pouco sobre o que posso encontrar dentro das páginas. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Nossa, que fotos lindas! Parabéns! ☺

    Olha, faz tanto tempo que não leio HQ. Me deu uma certa saudade agora, eu gostava tanto...

    Sua resenha está ótima!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi linda,

    Sou gamada nos HQ do Homem Morcego e Homem-de-Ferro, mas confesso que tenho uma queda pelo Coringa que sempre foi o vilão que mais gostei nas histórias de heróis e que sorte que os produtores gostaram tanto dele que fizeram que sua vida se prolongasse até hoje.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. oie
    Que edição linda. Adoro Batman e para mim o Coringa é um dos melhores vilões da DC.
    Otima resenha, e muito bem ilustrada com fotos.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa HG, mas leria só para saber a origem do personagem Coringa.
    Achei essa edição de luxo linda :D.
    Espero adquiri-la em breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muita sinistra essa HQ, eu era adolescente quando li e me lembro até hoje da sensação, arrepiante! O Batman tem muitas histórias boa, com o Curinga estão as melhores, e olha que essa nem é a mais sombria - só é a mais popular, quem quer ver outras sombrias e arrepiantes, eu recomendo o Asilo Arkham, do Grant Morrison. Esse sem dúvida é o quadrinho mais sombrio que eu já li. E o final...

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma das melhores HQs que já li. Também sou fascinado pelo Batman e acho o coringa um dos melhores vilões já criados.
    Com sua resenha descobri que preciso comprar a edição de luxo.
    Obs: Não vejo a hora dessa animação ser lançada.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Mesmo eu não sendo tão ligada nesse mundo, adoro ler um quadrinho. E esse está lindo demais!!! Também vou querer ler essa animação, com certeza ficará incrível!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Nossa que edição diva,as ilustrações estão perfeitas. Confesso que não tenho costume de ler HQ, mas sempre tive curiosidade de conhecer melhor a vida dos heróis/vilões.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Oie!!
    Que demais... e que ilustrações divinas!!!
    Eu adoro os super heróis sejam eles da Marvel ou da DC, mas infelizmente eu não tenho o costume de ler HQ's...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    As suas fotos estão lindas e as ilustrações estão perfeitas. <3
    Apesar de amar super heróis eu nunca tive a chance de ler uma HQ, mas tenho muita vontade. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu não conhecia essa edição, mas ela está maravilhosa, perfeita!!! As ilustrações um show à parte e já fiquei querendo para o meu filho que ama esses super heróis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Isadora! Tudo bem? Vim hoje conhecer o seu blog!! Já te curti e segui!
    Que bárbara essa edição, está muito bem feita! E eu nem imaginava a origem desse personagem, valeu pela dica!!

    Isa, aproveito para falar do meu blog! Nele, eu faço resenhas literárias http://spaziodilibri.blogspot.com.br/2016/06/o-principe-dos-canalhas.html e, atualmente, estou divulgando o lançamento do meu primeiro livro http://spaziodilibri.blogspot.com.br/2016/07/coracoes-adoradores.html

    Se puder dar uma passada lá, curtir, comentar, seguir, agradeço muito!

    Um grande abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Adorei essa edição do HQ, que fala dos maiores vilões da história Coringa, sua vida antes de depois de ser o Arqui-inimigo do Batman.
    O que seria O Batman sem O Coringa?
    Obrigada pela dica!
    Muitos Livros e Sucesso!

    booksmagiclove.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou muito leitora de HQs, mas com certeza eu daria uma chance para o Batman. Adoro o Batman.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    O Coringa é um dos vilões mais aclamados das HQ's. Eu nunca fui muito ligada em histórias assim, mas sempre tive curiosidade em saber como surgiu esse personagem,achei a história bem interessante.
    As ilustrações estão maravilhosas. Fiquei encantada com elas.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir