Efeito Fade

11 maio 2016

Resenha #13 - Orgulho e Preconceito e Zumbis

Título do Livro: Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies)
Autor: Seth Grahame-Smith
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Skoob | Americanas | Saraiva | Amazon | Submarino
Sinopse:
No romance clássico, Jane Austen iniciava a saga das casadouras irmãs Bennet com o aviso: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa." Agora, porém, a história é outra...
No tranquilo vilarejo de Meryton, nossa heroína, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. Ela conseguirá superar os preconceitos sociais dos grandes aristocratas ingleses, tão ciosos e orgulhosos de seus privilégios?
Grahame-Smith transfigura as famosas passagens do texto de Jane Austen em uma deliciosa comédia de costumes. Além dos embates civilizados e repletos de cortesia entre o casal de protagonistas, inclui batalhas violentas, em confrontos cheios de sangue e ossos quebrados. Conjugando amor, emoção e lutas de espada com canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e Preconceito e Zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em uma história sangrenta que você não vai conseguir parar de ler.

Oliterários e pessoas apaixonadas por livros!!!
Tudo bem com vocês??

Hoje eu resolvi trazer uma resenha para vocês de um livro que resolvi me aventurar, tentar dar uma chance por causa do filme lançado em fevereiro dele e na qual eu vi trailers e gostei :) Porém, sempre fui muito receosa de ler.

Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies) é uma releitura do clássico livro Orgulho e Preconceito da autora Jane Austen, escrito pelo autor Seth Grahame-Smith e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. O livro ganhou uma adaptação cinematográfica de mesmo nome nesse ano, no dia 25 de Fevereiro de 2016.


O livro nos traz a história já conhecida por Austen, sobre as irmãs Bennet e a forma que sua mãe a Sra. Bennet quer lhes arranjar um casamento favorável e ao ver dela essa oportunidade fica explícita com o surgimento de um cavalheiro distinto chamado Sr. Bingley. Porém, nessa releitura do clássico as irmãs Bennet não são simples damas da sociedade e sim agora são guerreiras responsáveis por proteger Hertfodshire em nome de Sua Majestade já que a cidade foi infestada pelas "hordas de satã" (é assim que são chamados os zumbis em boa parte do livro) e também são guardiãs dos segredos de Shaolim, já que foram mandadas por seu pai Sr. Bennet para receber o treinamento na China.

"O Sr. Bennet dedicava sua própria existência a manter as filhas vivas. A Sra. Bennet, a lhes conseguir casamento."

Juro que enquanto estava lendo o livro fiquei imaginando: "Quem imaginaria Elizabeth Bennet sendo uma guerreira durona, fazendo uso de uma Katana?"
Bem se formos colocar por um lado a Elizabeth poderia até ser capaz disso, pois ela realmente é bem desafiadora no clássico de Austen e vai contra todos os princípios que a sociedade quer lhe impôr. Mas nesse clássico você ver uma Elizabeth mais durona que encontra em suas lutas uma forma de mostrar que as mulheres não são apenas boas para casar e cuidar de suas casas e de seus filhos. Ela se mostra uma guerreira determinada, sanguinária e capaz de matar qualquer zumbi que apareça a sua frente.

"De um canto do salão, o Sr. Darcy observava Elizabeth e suas irmãs abrindo caminho, enquanto decapitavam um zumbi depois do outro, sem se deterem."

O Sr. Darcy continua aquele homem orgulhoso e com sua essência um tanto mais bruta do que no clássico que conhecemos, porém ele se mostra um guerreiro muito ágil e capaz de manejar uma espada e até mesmo uma arma. 

"O Sr. Darcy era o homem mais orgulhoso e mais desagradável do mundo."

Porém um aviso: "Sr. Darcy feri o orgulho de uma mulher treinada nos segredos Shaolim, é o mesmo que pedir por ser decapitado por ela!" O.O

"[...] e eu poderia perdoá-lo por seu orgulho sem dificuldade se ele não tivesse mortificado o meu. Ouso dizer que teria cortado sua garganta se os não mencionáveis não me tivessem desviado a atenção."

O livro mantém a essência contada por Austen, muitas vezes quem estiver lendo vai achar que está lendo o próprio clássico da autora só que quando menos esperar irar se deparar com zumbis querendo comer seu cérebro e tendo uma luta pra lá de sangrenta.


Os zumbis no livro  apesar de pensarmos que eles estarão ali boa parte do enredo, eles aparecem pouco menos do que a gente espera e são aqueles clássicos que conhecemos: comedores de cérebro, aqui eles são um tanto rápidos, com as roupas todas rasgadas, mortos-vivos que voltam a vida após serem infectados porém são sinistros. Teve uma cena do livro que me arrepiei todinha e fiquei pensando: "Se isso acontecesse, eu morreria antes de um zumbi comer meu cérebro!"


"Uma zumbi há muito morta saiu cambaleando do meio das árvores, suas roupas modestas um tanto esfarrapada. Seu cabelo desgrenhado puxado para trás, tão apertado que começava a rasgar a pele de suas testa. Em seus braços, algo extraordinariamente raro e que as irmãs jamais haviam visto e desejariam jamais ver - um bebê não mencionável."

Os outros personagens da trama aparecem como no enredo criado por Austen, com o mesmo nível de aparição da autora. Posso dizer que Lady Catherine continua sendo a criatura mais orgulhosa que conheço e mais insuportável personagem criada por Austen, porém o autor Seth conseguiu piorá-la com essa superioridade de uma mulher que conseguiu matar muitos zumbis.

" 'Lady Catherine, a Grande'  fora um desapontamento em todos os sentidos para ela."

O livro ainda continua a tratar do assunto: "Orgulho X Preconceito". Afinal, Elizabeth e Darcy continuam a serem aqueles personagens que se detestam de primeiro momento, que se tratam com hostilidade e que desafiam um ao outro sem pensar. Porém, o autor Seth teve que por seu dedinho na ferida dos protagonistas e colocar uma luta que ninguém imaginaria ocorrer :O

O romance de Austen se constrói no livro, porém Elizabeth continua com suas convicções e dúvidas pois uma guerreira Shaolim que possui sua Katana não deve se apaixonar.

"De todas as armas que já manipulara, aquela sobre a qual menos tinha controle era o amor; e de todas as armas do mundo, o amor era a mais perigosa."

Orgulho e Preconceito e Zumbis continuará a lhe deixar apaixonado por Darcy e Elizabeth, é um livro que mantém os padrões de Austen muitas vezes você irá se encontrar achando que está lendo o clássico da autora, só que aparecerá zumbis em um determinado momento. Você se surpreenderá vendo as irmãs Bennet como guerreiras e posso dizer isso porque uma das minhas maiores surpresas foi ver a Jane, que é a mais doce das irmãs matando zumbis.

O livro está impecável, com gravuras simplesmente incríveis das cenas consideradas principais no livro. É um livro que não fui com expectativas para ler, já que se tratava de uma releitura de um livro que eu amo porém acabou me divertindo, me distraindo e me introduzindo num enredo que não leio que é zumbis. Além, de eu ter saído um pouquinho da minha zona de conforto e ter lido algo que pra mim foi um desafio até que agradável.

É um livro que eu recomendo para aqueles que tem curiosidade de ler, para as pessoas que gostam de zumbis mas não conhecem o enredo de Austen e podem acabar gostando e depois procurando o clássico escrito por ela, para aqueles que como eu nunca leram um livro com zumbis no meio mas querem ler, para os fãs do autor Seth e claro de Jane Austen e para aqueles que querem se divertir, se distrair e sair de uma ressaca literária esse é um bom livro para esses momentos.

"Jane Austen não é para qualquer um. Nem zumbis. Mas misture os dois e a única questão é: por que ninguém pensou nisso antes?"

E só para título de curiosidade Seth Grahame-Smith é autor do livro "Abraham Licoln - Caçador de Vampiros" que também ganhou uma adaptação cinematográfica em 2012.

Bem pessoal e é isso por hoje, espero que tenham gostado da resenha e até uma próxima o/

15 comentários :

  1. Eu amei o filme e fiquei super curiosa para ler o livro depois que assisti. Achei também que a Elizabeth tem todo porte para ser uma caçadora de zumbis! O Darcy deve estar ainda mais magnifico na leitura do livro como está no filme. Vou conferir. Amei seus quotes!
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Quando eu li esse livro lembro de soltar muitas gargalhadas e adorei a forma como o autor recriou a história. Ficou magnífica. O filme é igualmente excelente. Fico feliz que você também tenha gostado da história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ainda não li esse livro, mas adoro Orgulho e Preconceito e Zumbis também. Então imagino ter os dois na mesma obra.
    Também não assisti ao filme, mas fiquei super curiosa depois da sua resenha. Vou tentar ler o mais breve possível e assistir ao filme também.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não assisti nenhum dos dois, mas eles já estão na lista do meu projeto "365 filmes por Ano". Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li Orgulho e Preconceito mas morro de curiosidade. eu amo tudo que tenha zumbis, não amo os zumbis (claro) mas a temática e estou super curiosa para ler esse livro. Também quero muito ver o filme, eu vi o trailer e fiquei louca com ele

    ResponderExcluir
  6. Então eu (Lana) nunca tive muita curiosidade sobre Orgulho e Preconceito, romance de época não é o meu forte e o romance entre Elizabeth e Sr. Darcy sempre me pareceu chatinho, mas eu preciso ler realmente para ter uma conclusão exata. Contudo essa mistura com Zumbis parece deixar o livro mais agitado, e isso é bom!
    Gostei da Resenha!

    Beijos,
    Curiosa Metamorfose

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas sempre leio resenha dele, por isso tenho certa vontade em lê-lo, mas ainda não sei se seria o tipo delivro que prenderia a minha atenção.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Eu acho mtooo doido esse livro Orgulho e Preconceito e Zumbis.
    Vi que ia sair filme e depois que soube do livro.
    Amei a ideia da Elizabeth Bennet ser uma guerreira!!! Estou louca pra ler e assistir o filme, parece ser mto bons.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Olá flor, não sei porquê, mas não tenho nenhuma vontade de ler essa obra, e olha que eu adoro histórias de zumbis e o romance 'Orgulho e Preconceito', mas achei essa ideia de juntar as duas coisas um pouco forçada...e olha que ganhou até adaptação, kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu sempre vi esse livro e pensei: mas gente! kkkk
    Eu leria sim! Adoro clássicos e ador zumbis então acho que pra mim casa bem kkk porém pretendo ver o filme primeiro!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. haha

    eu achava que era só o filme que tinha!!!

    nunca li o original, porém adoro tudo o que trás zumbis....

    gostei...vou atras dele!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. confesso que não tinha interesse nenhum pelo filme e nem sabia que tinha um livro, fiquei um pouquinho interessada depois dessa resenha ;)

    ResponderExcluir
  13. Oie
    muito legal sua resenha, eu já assisti Orgulho e preconceito mas nunca li, já essa versão não li nem assisti ainda mas estou bem curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Eu ainda não li o clássico desse livro, li uma fanfic e gostei bastante. Não gosto de zumbi e não consigo ver esses personagens nesse estilo. Legal que você gostou e trouxe para os leitores do blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu li Orgulho e preconceito, um dos meus livro preferidos, e vi o filme. Mas essa versão zumbi eu ainda não vi nem li, embora já tenha ouvido muito falar. Achei a ideia da adaptação bem criativa, e não tem como não despertar a curiosidade, né?

    Tatiana

    ResponderExcluir