Efeito Fade

28 abril 2016

[Filme] Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Nome: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City Of Bone)
Gênero: Fantasia
Distribuição: Sony Pictures Entertainment
Lançamento: 21 de Agosto de 2013
Duração: 130 minutos
Sinopse:
Quando sua mãe é atacada e levada de casa em New York por alguma criatura, uma aparentemente adolescente comum, Clary Fray descobre coisas sobre seu passado e linhagem durante sua busca para salvá-la. E isso muda toda sua vida.








Olá literários, pessoas apaixonadas por filmes e principalmente fãs da série Os Instrumentos Mortais!!!
Tudo bem com vocês?? Ontem era para eu ter postado aqui para você, mas ocorreu um imprevisto e acabou que tive que adiar essa publicação para hoje.

Então hoje eu vim falar de um filme, que eu conheci muito antes de ler o livro na qual o filme foi baseado e que depois de reler o livro resolvi reassisti e mudei completamente minha primeira opinião sobre ele.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City Of Bones) é um filme de fantasia distribuído pela Sony Pictures Entertainment, baseado na obra de mesmo nome da autora Cassandra Clare e lançado nos Estaddos Unidos no dia 21 de Agosto de 2013. O filme é dirigido por Harald  Zwart (Karatê Kid) e tem em seu elenco atores como: Lilly Collins (Simplesmente Acontece), Jamie Campbell Bower (Lua Nova e Amanhecer Part. 2) e Robert Sheehan (The Messenger).

O filme traz a história de Clarissa Fray, ou Clary uma garota "comum" que acaba por presenciar um assassinato de uma "pessoa" e com isso acaba descobrindo que só ela consegue ver os "assassinos" e ninguém mais. Porém, no outro dia um dos "assassinos" que ela viu na outra noite Jace, acaba por lhe explicar que o que ela achava ser um ser-humano era na verdade um demônio e que ele é um Caçador de Sombras e que o mundo que ela achava conhecer tem muito mais do que ela podia imaginar. 

Quando a mãe de Clary é sequestrada por Valentim, ela acaba descobrindo que sua mãe guardava um grande segredo e que ela também tem sangue de Caçadores de Sombras em suas veias. Com isso, Clary acaba por tentar descobrir o que mais sua mãe havia lhe escondido ao mesmo tempo que tenta resgatá-la junto com seu amigo Simon, Jace e os outros Caçadores de Sombras (Isabelle e Alec) das mãos de Valentim.

Bem pessoal, e é praticamente esse o contexto do filme Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos. Quem já leu meus comentários sobre algum filme aqui no blog, sabe que eu me estendo explicando a história e no final digo: se me agradou ou não o filme? Porém pessoal, quando um filme é baseado num livro ocorre duas situações que são analisadas pela aqueles que já conhecem o livro, que é: o filme ocorreu deslizes mas foi fiel ao livro, ou o filme foi uma droga e não chegou nem metade do que realmente é o livro. E posso dizer pessoal que o filme de Cidade dos Ossos está na segunda situação citada.

Eu não vou mentir pessoal, antes de eu conhecer a série escrita pela autora Cassandra Clare eu tinha gostado do filme. Por quê?? Porque para mim há 2 anos atrás por mais que o livro fizesse sucesso, eu não quis ler por ser modinha e acabei assistindo o filme por conta que dois amigos meus estavam com muita vontade de ver a adaptação, e naquele momento eu tinha achado a coisa mais maravilhosa. Depois disso, passou um bom tempo ganhei o primeiro livro da série e depois acabei pedindo para uma amiga o segundo livro, nisso tudo acabei gostando da história que se era contada e resolvi conhecer mais sobre o mundo de The Mortal Instruments. Porém, eu não lembrava mais como era a adaptação e ficou por isso mesmo. Quando me disseram que não ia ter as continuações do filme, eu fui uma das pessoas que ficou um pouquinho triste mas não fiz muita definição. 

Acontece que esse ano pessoal, acabou sendo lançado a série Shadowhunters baseado também nos livros da Cassandra e como eu comecei a acompanhar a série e me apaixonei por ela, resolvi então reler o primeiro livro e com isso reassistir o filme. E admito gente que se arrependimento matasse, eu já estava morta!

O que acontece pessoal, eu sei que a série não ia ser fiel aos livros a própria autora informou aos fãs. Então, eu não fui com tanta expectativa para série e mesmo assim eu gostei. Mas quem assistiu filme sabe que ele era para seguir a essência do que seria o livro e se teve 10% disso foi muito.

Para aqueles que nunca assistiram o filme, eu vou dizer o que realmente chegou a me incomodar quando eu reassisti o filme e aqueles que já assistiram e conhecem a série podem me dizer se concordam comigo.

Uma das coisas que me incomodou enquanto eu assistia o filme foi a forma que tentaram retratar a protagonista do livro e do filme que é a Clary. Por quê?? Quem conhece a história dos livros sabe que a Clary no primeiro livro ela é uma Caçadora de Sombras que foi criada no mundo humano sem saber o que era realmente e quando descobre ela começa a tentar se adaptar, porém ela não é uma heroína logo de cara pois ela tem muitas dúvidas, tem muitos medos e ela ainda está aprendendo sobre o Mundo das Sombras. Porém no filme a impressão que me deu foi que tentaram fazer logo de cara com que a Clary fosse uma heroína que descobre que ela tem sangue de caçadora e aceita como se fosse a coisa mais natural do universo. 

Além disso, quem leu o livro sabe que tanto pra gente quanto para personagem é jogada muita informação e a gente junto com ela tenta digerir tudo aquilo que está sendo jogado. Só que no filme as informações que iam sendo descobertas, deu a impressão de que não eram NADA e ficou que as informações não passavam de só uma coisa que precisava ter no filme mais não tinha importância.

Outra coisa o livro é muito focado nas ações e no filme isso ocorre, porém quem conhece a série sabe que no primeiro livro há muitos demônios, há os renegados e há os seres do submundo. No filme se tem 25% dessas criaturas é muito também.

Eu não gostei muito do elenco que foi escolhido! Normalmente quando você está lendo um livro de alta qualidade como são os livros da Cassandra, você acaba imaginando personagens maravilhosos e o elenco não ficou lá essas coisas. Porém, eu não vou criticar o elenco pois alguns atores tive a impressão que tentaram realmente trazer a essência do personagem que estavam interpretando e pra mim um desses atores que tentou ser o mais fiel possível com o personagem que estava interpretando, foi o ator: Jamie Campbell que interpretou o Jace. Pois, quando ele falou a frase: "Infelizmente, o meu único e verdadeiro amor continua sendo eu mesmo." eu só pude dizer que ele era o Jace mesmo. Além disso, por mais que a cena final não tenha no livro eu gosto do que ele acaba dizendo para a Clary: "Você tem um dom incrível e precisamos de você. Eu preciso... [...] Lembra quando eu disse que eu nunca tinha visto um anjo? Pois é, eu menti."

O filme ele realmente tem seus pontos fracos e são muitos, porém alguns atores selecionados para o elenco realmente tentaram trazer a essência dos seus personagens interpretados. O filme não tem cenas que a gente possa dizer que é fiel ao livro, mas ao menos uma eles tentaram fazer fiel e pra mim foi a única cena que eu possa dizer que tentou capturar algo do livro, Essa cena é a do beijo entre o Jace e a Clary.

A estufa tava linda, a trilha sonora por trás desse beijo deu um toque especial para essa cena que é a música "Heart By Heart" da cantora Demi Lovato mas se bem que tem duas músicas muito lindas nesse filme que é essa e a da Colbie Caillat, "When The Darkness Comes" e até a parte em que eles se encaminham para perto do quarto da Clary e o Simon ver os dois juntos, você percebe que o filme tentou ser fiel ao menos nessa parte.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos é um filme para aqueles que querem ver uma adaptação da série de livros The Mortal Instruments, mas com uma certeza que não será fiel. Eu recomendaria o filme para aqueles que não leram os livros e querem pensar na possibilidade de começar a ler, porém após começar a se apaixonar pela série de livros eu diria para esquecer o filme pois realmente é só para bater a vontade de começar a ler.

E realmente por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado da minha "pequena" crítica sobre o filme e para aqueles que ainda querem se arriscar há assistir o filme deixo logo abaixo alguns trailers lançados sobre o filme para vocês conferirem.

Trailer 01:


Trailer 02:


14 comentários :

  1. Oie,
    não li os livros e nem assisti o filme e nem a série. Porque não sou super mega fã de fantasia.
    Sou bem imparcial com adaptações, acredito que as pessoas julgam demais, reclamam demais, então eu não sei o que falar sobre seus comentários do filme...
    Mas mo que notei depois que saiu a série é que preferem o elenco da série a do filme. O que já é interessante pois esteticamente a protagonista é bem diferente hehehehe
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não acho o filme de todo ruim, assim, tem partes que me incomodaram bastante como a fisionomia dos personagens, principalmente o Jace. Não curti a fisionomia dele, imaginava um tanto diferente. E nem se fala na Clary né, hahahah.
    A série é boa também, adorei <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Ahh, eu amo esse filme, apesar de saber que possui suas diferenças com o livro. Na verdade, gostei bastante das atuações. Acho que já devo ter assistido umas 3 vezes, e não me canso. Claro que há coisas que eu me irritei bastante, mas acabei relevando, porque sei que o filme nunca vai ser igual ao livro. Então, tenho a cabeça bem aberta quanto a isso.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi... Esse filme não faz muito meu estilo..
    sou uma amante de comédias romanticas. kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Eu tenho o primeiro livro aqui, mas nunca consegui terminar. Porém, quando assisti ao filme, eu achei bacana e algumas coisas me chamaram a atenção. Como eu não li o livro, não posso fazer minha comparação, mas muitas pessoas também reclamaram que não estava lá fiel ao livro. Bom, quem sabe um dia eu termino de ler, não é?
    Bjs e boa crítica!

    ResponderExcluir
  6. Oi Antonia,
    eu adoro a saga dos Instrumentos Mortais, no entanto ainda prefiro As Peças Infernais (sonho com uma série :D)
    O filme também me incomodou bastante, nem tanto os atores, mas sim o desenvolvimento da história no filme.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, temos o mesmo sonho. Já imaginou quais atores poderiam fazer os papeis de will e Jem???? :3 Eles são maravilhosos. Você prefere Wessa, Jessa ou é como eu que não consegue escolher? Bjs.

      Excluir
  7. Olá
    Eu descobri que não consigo gostar de filmes se eu já li p livro antes, não consigo deixar de reparar em tudo que está 'errado' ops modificado. Já o contrario não acontece, ainda continuo gostando do filme e o livro só deixa a trama ainda mais interessante.
    Esse filme eu nem assisti, ainda mais agora que já li o livro, eu também não consegui gostar muito do elenco na minha cabeça eles não se parecem com nenhum dos personagens do livro XD
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não consigo gostar dessa série, não sei o que tantos veem nela, me parece mais do mesmo no gênero. Enfim, quanto ao filme, eu só veria pela Lily, adoro ela por causa de Simplesmente Acontece.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Olha, confesso que nunca me animei a ver esse filme, nem a nova série. Até o livros eu não li ainda, e olha que tenho o primeiro. Quem sabe um dia eu me anime. ;)
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Oie. Eu sou o tipo de pessoa que julga adaptações. Não deveria fazer isso, pois as adaptações não são o livro em si. Mas quanto a ESSE filme, eu assisti antes de ler o livro e depois que você lê o livro entende que ESSE filme pecou muito, pois não tem nada a ver com o livro, muitas mudanças desnecessárias.
    Eu entendo que não dá pra fazer um filme do livro, mas o mais fiel que puder ser é melhor, tipo ACEDE.
    Enfim, concordo com você quando diz que não chegou nem na metade do livro. Mas confesso que antes de ler o livro gostei muito do filme, por isso eu agora leio antes de ver o filme. rs
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi

    sabe, eu até que gosto do filme!!! claro que se for comparar com o livro, entendemos perfeitamente bem pq não fizeram os outros filmes né...mas ah....um pouquinho dá pra gostar!!!

    hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiee
    nem sempre os filmes são fiéis ao livros ou até mesmo alguns deles nem se parecem com as obras, mas...

    Vi apenas o primeiro filme, porém ainda não li os livros, mas prentendo faze-los e creio que não vou assistir os filmes tção cedo então srsrs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse livro. Confesso que o filme me decepcionou um pouco, mas mesmo assim foi consideravelmente bom. Pra mim a série é maravilhosa, claro que algumas interpretações não são boas, mas no geral perfeita. bjs :3

    ResponderExcluir