Efeito Fade

09 fevereiro 2016

Resenha #9 - Simplesmente Acontece

Título do Livro: Simplesmente Acontece (Love, Rosie)
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Sinopse:
O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas?
Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde de criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mail e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros!!! Tudo bem com vocês??

Hoje eu vim aqui para trazer pra vocês uma resenha super maravilhosa, de um livro maravilhoso e que originou um filme mais maravilhoso ainda.

Mas Isadora que livro tão maravilhoso é esse que você está falando?

Bem pessoal, eu estou falando do livro Simplesmente Acontece (Love, Rosie) da autora Cecelia Ahern (P.S. Eu Te Amo) e lançado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito.

O livro conta a história de Alex e Rosie, dois amigos que se conhecem desde de seus cinco anos de idade e que prevalecem com sua amizade mesmo com o passar do tempo e as dificuldades da vida adulta. Porém para aqueles que antes do lançamento do filme em janeiro de 2015 conheciam o livro por outro nome, como: Onde Terminam os Arco-Íris não se preocupem ainda é a mesma história e o mesmo livro, só mudou realmente o nome.

"Greg sempre me diz que vivo à procura de um arco-íris. Talvez agora tenha chegado o momento de eu parar de procurar."

As capas da Editora Novo Conceito são realmente lindas, eu admito que achei muito mais bonita que a da edição do livro Onde Terminam os Arco-Íris. As capas são versões do filme em que apresenta os atores Lilly Collins e Sam Claflin, e como todo mundo pode perceber tem duas capas diferentes tanto a do começo do post quanto essa que encontra-se logo ao lado. Eu li através de uma amiga o que tem com a capa branca, mas sou apaixonada pelas duas capas.

Eu admito que eu conheci o livro após ter assistido o filme e ter me apaixonado pela história da Rosie e do Alex, aliás todos os livros da Cecelia eu só descubro após ter assistido os filmes. Mas foi a partir dessa minha paixão pelo filme e pela história que eu resolvi colocar o livro na minha lista de livros para ler, apesar de já ter ouvido falar dele a parti de uma colega minha de sala.

Simplesmente Acontece como eu já citei anteriormente é um livro que conta a história de dois amigos de infância Rosie e Alex, que não são apenas "amigos" mas sim melhores amigos. Os dois se conhecem desde de seus cinco anos de idade e são inseparáveis, ambos moram na cidade de Dublin na Irlanda e tem o sonho de irem estudar em Boston.

Rosie sonha estudar hotelaria e se tornar gerente de um grande hotel, enquanto Alex sonha em se formar como médico.

"Um dia destes eu posso ser a gerente de um hotel e você, o médico hospedado lá, que vai salvar a vida dos hóspedes envenenados por mim no restaurante, exatamente como nós sempre planejamos."

Porém quando o pai de Alex recebe uma proposta de emprego e acaba se mudando com sua família para Boston, Rosie e Alex tem que manter o contato através de cartas e e-mails. Mas será que a amizade de ambos se sustentará com a passagem do tempo e da distância?

Quando Alex não pode ir para a festa de formatura de Rosie e ela acaba indo com outro acompanhante, um imprevisto surge na vida da jovem e ela acaba se vendo trocando seus sonhos de estudos pelas fraldas e choros de um bebê recém-nascido.

"Ai, Stephanie, às vezes sinto como se as paredes estivessem se fechando contra mim, me encurralando. Amo Katie. Fico feliz pela decisão que tomei, mas estou cansada. Exausta. O tempo todo."

Apesar disso Rosie e Alex continuam a manter contato e sendo amigos. Alex forma-se como médico e Rosie continua aprendendo a ser mãe, o que ela percebe que não é uma tarefa nada fácil.

Porém a amizade dos dois acaba sofrendo uma modificação, quando Rosie vai visitar Alex em Boston e os dois ficam num silêncio, como eles mesmo dizem muitas vezes no livro: "O silêncio..." ou "Aquele silêncio..." e ela acaba beijando ele. Contanto como a vida não é perfeita e gosta de pregar muitas peças, Rosie acaba descobrindo que Alex está noivo de uma antiga colega de sala que estudou com ele medicina e acaba meio que "fugindo" dele.

"Estou tentando me convencer de que não foi só o silêncio do momento que fez o meu sentimento mudar."

A história de Alex e Rosie vai sofrendo muitas reviravoltas com o passar do tempo e nessas reviravoltas há brigas, separações, mais casamentos, reencontros e desencontros, perdas e muito mais.

Eu só não cito mais coisa porque se não será muito fácil dar spoiler e tenho certeza que isso vocês não querem.

O livro Simplesmente Acontece é contado de forma totalmente diferente do que vocês estão acostumados a ler, pois é contado através das cartas e dos e-mails que os personagens ficam trocando entre si então ás vezes o livro pode se tornar um tanto cansativo. Além disso, para aqueles que assistiram o filme e acham que o livro vai ter tudo haver com o filme posso dizer que o livro é totalmente diferente, mas vale muito a pena lê-lo e ver as mudanças além de conhecer personagens que não são apresentados no filme para gente.

Quem ler o livro tenho certeza que não vai se arrepender, pois tenho certeza que como eu vocês irão ficar imaginando cada momento em que as cartas e os e-mails estão sendo escritos. Eu confesso que eu imaginei os atores do filme digitando e escrevendo cada momento, era o tempo todo vendo a Lilly Collins e o Sam Claflin em frente há um computador ou com uma caneta e um papel sentados e escrevendo cada palavra que estava sendo lida por mim.

Então é isso pessoal, apesar de eu ter gostado muito do livro estou avaliando ele como "Bom" porque ainda fico muito mexida com o filme e mesmo assim não tem como dar três estrelas e meia né?? \('.')/


8 comentários :

  1. Olá ;)
    Apesar de ter amado o filme te confesso que não leria o livro devido ao passar do tempo, não curto muito essa temática em livros, mas adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Antonia, tudo bem? Eu sou seguidora do seu blog, seu espaço está cada vez mais bonito! Eu amo esse livro, tenho o dom de descobrir que é livro sempre após assistir o filme, mas esse eu fiz diferente: vi o trailer, vi que era inspirado em uma obra da Cecelia e procurei pra ler e até hoje não assisti (mesmo tendo o Sam Claflin, meu amorzinho!). Fiz uma resenha lá no blog também uns meses atrás, achei legal comparar com seu texto, pois explanamos pontos iguais de maneiras totalmente diferentes, rs! Viva a escrita! Noss! Frase típica de professora de LP, sorry! Rsrsrsrs...

    Beijão, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mundo Literário da Cecy!!!
      Seja bem vinda ao blog primeiramente :3
      Eu tenho muito talento de descobri livro após assistir o filme, acho que as únicas exceções são os livros de Nicholas Sparks. Oorém eu conheci ele através de um filme baseado numa obra dele, então...
      O filme é muito bom posso garantir isso e tem bastante diferença do livro, mas eu gostei por isso recomendo que assista rsrsrs
      Obrigada pelo comentário e sinta-se a vontade aqui no blog ;)

      Até uma próxima o/

      Excluir
  3. Eu estava com esse filme para assistir esse final de semana, mas infelizmente minha net não ajudou e acabei mudando de ideia. Não me sinto tentada a vê-lo, já vi o trailer e sei que vou gostar, mas não é nada que eu vá ficar doida pra ler o livro e ver o filme, sabe? Achei tudo muito fofo, mas sei lá... rsrs
    Mesmo com tudo o que disse não sei se leria o livro, mas o filme um dia *se eu lembrar* vou ver.. kkkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa!!!
      Acho justo quem assiste o filme acabar não lendo, pois de certa forma eu li após assisti o filme e mesmo assim gosto mais do filme.
      Tente dar uma "lembrada" e assisti, o trailer foi o primeiro passo para eu querer assisti o filme mas ele é muito bom.
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima!!! o/

      Excluir
  4. Eu tenho este livro, mas não me empolguei ainda para ler, assim como não me interessei em ver o filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Ai eu ameeeeeei o filme (como você pode ver lá no twitter kkk ) porém já vi muitas blogueiras falando que também não gostaram muito do livro, que foi uma leitura dificultosa.
    E claro Sam Claflin sempre maravilhoso ❤

    Bárbara Rios, blogueira no Caçadora de Borboletas
    cacadora-de-borboletas.blogspot.com
    Instagram: babirios_

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro e vi o filme, gostei muito mais do filme, no livro teve muita enrolação e em outras coisas que realmente não prendeu, na minha humilde opinião infelizmente o livro deixou a desejar, poderia sim ter sido melhor, mas resolvi ler até o final para saber se iria ter uma surpresa. Porem terminei com uma sensação que faltou algo.

    ResponderExcluir