Efeito Fade

23 março 2020

Resenha #119 - Ano Hana (Volume 02)

Título do Mangá: Ano Hana (Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai)
Autora: Mari Okada
Ilustração: Mitsu Izumi
Trilogia: Ano Hana - Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia #2
Editora: JBC
Páginas: 200
Sinopse:
No dia seguinte ao que Menma mostrou o "infinito" em fogos de artifício, Jintan retorna ao esconderijo secreto. Quem estava lá era Tsuruko, e ela leva Jintan para fora justificando que há algo que só ele seria capaz de mudar. Quando Jintan, seguindo instruções da amiga, provoca Yukiatsu falando de Menma, a sua reação é totalmente inesperada!




Olá literários e pessoas que choram que nem crianças!!!
Tudo bem com vocês??

Bem tive um mês e alguns dias para me preparar para ler o segundo volume desse mangá que cada vez mais só destrói o que resta do meu coração 💔 e vim falar das minhas impressões sobre esse volume, mas se você não quer SPOILERS sobre a história e só quer saber bem superficialmente o que acontece, rola para o fim dessa resenha e clica no link da resenha do primeiro volume 😉

No segundo volume de Ano Hana (Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai), mangá japonês com três volumes que tem ainda como título "Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia", escrito por Mari Okada e ilustrado por Mitsu Izumi e lançado aqui no Brasil pela Editora JBC. Sim, diferente do primeiro esse ainda tem volume físico!!! 😁 Vai continuar a história de onde paramos no primeiro volume e que eu tive que me segurar muito para não correr e continuar a leitura.

Foto: Ler é Literário
Nesse segundo volume de Ano Hana, os "Super Peace Busters" voltam a se reunir para solucionar o mistério da segunda Menma que está aparecendo perto da base secreta na qual estes se reuniam. Para quem não se lembra a Menma era uma amiga de infância que faleceu muito novinha dos personagens: Jintan, Anaru, Yukiatsu, Tsuruko e Poppo. E após o falecimento da personagem todos os outros amigos se afastam e a amizade que era pra ser "para sempre" se acaba. Porém, a Menma depois de muito tempo aparece para o Jintan com a mesma inocência da infância, mas uma adolescente que nem seus amigos e apesar do Jintan achar no início que ela é uma miragem dos seus pensamentos, ele depois aceita que está vendo a Meiko (o outro nome da Menma) porém só ele ver ela. Até que o Poppo seu amigo também de infância fala que viu o fantasma da Menma perto da base secreta onde eles se reuniam e marca uma reunião com todos os amigos para verem essa segunda Menma.

Foto: Ler é Literário
Bem, esse é um resumo do resumo do que acontece no primeiro volume de Ano Hana e voltando para o segundo, a Tsuruko que é a personagem mais observadora de todo o enredo acha estranho essa questão de ter uma segunda Menma. Então ela vai atrás do Jintan e diz que como eles são os "Super Peaces Busters" (que na tradução do anime é "Super Justiceiros da Paz") eles tem que destruir a falsa paz existente entre eles.

Então a Tsuruko explica para o Jintan o que ele tem que fazer e ele vai até o Yukiatsu e provoca o mesmo, e após isso eles se reúnem na base secreta e a segunda Menma volta a reaparecer e eles começam a persegui-la para solucionar todo esse mistério.

Foto: Ler é Literário
No primeiro volume eu fiquei apenas com um cisco no meu olho, porém nesse eu me acabei de chorar e estou querendo chorar de novo. Como eu disse na primeira resenha do mangá de Ano Hana, eu escolhi falar sobre ele porque na época que eu vi o anime me marcou muito e eu queria ter a experiência de ler um mangá com algo que foi marcante para mim.

Nesse segundo volume de Ano Hana os sentimentos são muito mais intensos e talvez ele possa ativar gatilhos pra quem ainda não superou a perda de alguém (não que seja algo fácil, mas se você está sentindo isso nesse momento talvez não seja a hora de ler esse mangá). Os personagens eles se culpam pela morte da amiga, eles estão traumatizados, eles se machucam a si mesmos e uns aos outros e você ver que a morte da Menma foi a fagulha pra muita coisa vim a tona. 

Foto: Ler é Literário
O primeiro volume eu li digitalmente, pois ele não é mais produzido físico (o que fica meu apelo a JBC pra voltar a lançar o primeiro mangá físico) então minha primeira experiência lendo mangá não foi total. Porém, nesse segundo volume a experiência foi total, quando você abre a primeira página tem o aviso pra você iniciar do final porque apesar de parecer com uma HQ, mangá você ler de trás para a frente e da direita para a esquerda.

Ano Hana volume dois é o início de destroçar teu coração de todas as formas possíveis, mas é uma história tão linda, cheia de emoção e sensações que não tem como não amar essa história. O mangá ele é classificado numa categoria chamada "shoujo", que é especificamente para comércio do público adolescente feminino mas independente da idade e do sexo é um mangá pra todo mundo ler (total que foi um amigo que me recomendou o anime). E como no primeiro volume eu tirei uma lição, nesse segundo volume de Ano Hana eu posso tirar a lição de que muitas coisas que acontecem não são sua culpa, você não sabia o que poderia acontecer e não guarde o que sente, expresse e desabafe com um amigo porque você nunca está sozinho tem pessoas que se importam com você.

E é isso vou me preparar para o último volume e nos vemos numa próxima resenha o/

RESENHAS ANTERIORES 


9 comentários :

  1. Gente eu se for ler isso ai vou manchar todas as páginas.
    Nunca fui muito de mangá, te confesso, mas uma história assim tão cheio de sentimentos, ainda mais com morte de uma pessoa querida não é?
    Complicado não chorar

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem por aí?

    Não costumo ler mangás mais. Na minha infância, eu ainda lia alguns, mas nunca fui leitor assíduo. Já animes, eu amo assistir, principalmente alguns clássicos que estão no meu coração até hoje <3 Achei a premissa desse bem interessante e acho muito válido você ressaltar a questão dos gatilhos, pois tem muita gente que é sensível para tal. Adorei a resenha, parabéns.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não leio mangás e confesso que é a primeira vez que vejo alguém falando que chorou lendo um! Hahaha Não sabia que tinha mangás nesse estilo mais emocionante, sou muito por fora do assunto. Mas que bom que foi uma experiência tão bacana!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonia!
    Eu não estou muito familiarizada com mangás e animes, e o pouco que eu conheço é por causa do meu irmão, que adora tudo da cultura japonesa.
    Eu não conhecia esse, mas dá para perceber como é triste só pelo o que você comentou. Não sei se no momento estou querendo ler algo do tipo, mas já anotei a dica. É só uma pena que o primeiro volume não tenha mais em versão física. É difícil ler mangás e HQs no Kindle. Já tentei e não foi muito legal.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/03/resenha-comissao-chapeleira-livro-2.html

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito uma pessoa de mangá, mas admiro muito esse tipo de publicação.
    É ótimo ver que existem publicações tão emocionantes assim! Parece ter uma mensagem linda!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Nunca li nenhum mangá na vida, acredita? Pois é, preciso mudar isso! Mas adorei saber que sua segunda experiência - que foi ainda mais completa - te despertou tantas emoções e foi ainda melhor. Anotei a dica e espero poder ler esse mangá em breve, e me emocionar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Eu não gosto muito de HQ's normalmente, e Mangás menos ainda porque esse negocio de ler de trás pra frente embanana minha mentre toda kkkkkk mas eu achei muito legal a história, fiquei curiosa para poder conferir porque parece ser realmente uma história interessante. Fico feliz que a experiencia agora tenha sido completa e que tenha gostado tanto da leitura. Tô aqui na torcida para que eles lancem o primeiro volume físico novamente.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ser fã de mangás, a sua resenha está muito boa e inspiradora. Adoro quando um livro é capaz de destroçar nosso coração e fico imaginando como é a sensação disso através do mangá. Espero que o último volume seja uma leitura incrível para ti.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    não sou fã de mangás, sempre que leio resenhas fico curiosa, mas confesso q não me atrai, mesmo com tantos elogios!

    beijos

    ResponderExcluir