Efeito Fade

22 junho 2018

Resenha #49 - Quando a Escuridão Bate à Porta

Título do Livro: Quando a Escuridão Bate à Porta
Autores: Camila Lobo, Débora S. Mattana, Denize Ribeiro, Evelyn Monique, Geana Krause, Gislaine Oliveira, Glau Kemp, Ge Benjamin, Humberto Assumpção, Janaína Flores, Judie Castilho, L.L. Alves, Lucas Hargreaves, Mell Ferrarez, Pollyanna M., Rodrigo Fonseca, Rodrigo Ortiz Vinholo, Viviane Dutra e Vivianne Sophie
Editora: Sinna
Páginas: 186
Skoob | Amazon
*E-book disponibilizado em parceria com a Editora Sinna
Sinopse:
Quando as pedras no caminho impedem a travessia e as sombras da depressão engolem as almas atormentadas, resta apenas o desespero dos inocentes e o verdadeiro filme de terror se inicia.
As feridas abertas causam dores insuportáveis, deixando somente lágrimas e, no fim, a sombra da morte encerra toda a luz interior. Na coletânea de contos "Quando a Escuridão Bate à Porta", cada escritor expressa bem estes sentimentos com personagens instigantes à espera de alguém para levá-los a um banho de sol.
Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Quem acompanha o blog e suas redes sociais sabe que agora somos parceiros da Editora Sinna, e como forma de firmar mais essa parceria a editora disponibilizou para nós parceiros o e-book da sua mais nova antologia Quando a Escuridão Bate à Porta que foi lançado recentemente na Amazon.

"Ele sorriu de repente e me empurrou contra o tampo do banco violentamente.
- Sou o seu pior pesadelo."

Quando a Escuridão Bate à Porta é uma antologia composta por 20 contos, escrita por 19 autores diferentes (todos os nomes dos autores encontram-se nas informações acima) e organizados pela autora Ge Benjamin (Zodíaco). Lançado pela Editora Sinna é um livro que vai tratar de contos que tem como enfoco nos trazer um tema que muitas pessoas acabam achando que é "besteira" que é a depressão. 

"Alguns dizem que depressão é doença de rico ou 'modinha', desculpa para fugir da vida real, mas não é assim."

Todos os contos trazem situações equivalentes e que podem realmente acontecer conosco, ou com pessoas próximas a nós e que podem desencadear nessa doença que se não tratada pode acabar a algo que mesmo que eu tente aliviar é apenas o que posso dizer que é a morte.

"Tinha vergonha de se machucar. Porém, os cortes a ajudavam a sentir algo, nem que fosse a dor. E era como um alívio."

Fica difícil eu falar do livro e não falar de seus contos. Porém, não dar pra simplesmente eu pegar 20 contos e falar nessa resenha de todos eles, por isso eu resolvi pelo menos falar sobre 5 contos que compõem a antologia pra vocês saberem um pouco mais sobre o que esperar.

"A vida pode ser uma droga às vezes, mas vale a pena ser vivida."

Um dos contos que se destacou para mim foi "No Limiar do Abismo", da autora Gislaine Oliveira que traz para dentro do seu conto uma protagonista que precisa lidar com seus sentimentos que vem a atormentando e lhe causando muito mal. São sentimentos tóxicos que acabam por vim a assombrar a vida da protagonista e fazendo com que a mesma não se ame o suficiente a ponto de ter coragem de enfrentá-los.

"[...] sentimentos tóxicos apenas deixam a nossa alma doente."

"Demetrius" é o primeiro conto da carreira literária do autor Humberto Assumpção e traz um protagonista que é gay e que está passando por um distúrbio, na qual vem prejudicando sua saúde mas que ele não ver por ser sua rota de fuga.

"Uma dor intensa que, na verdade, não dói. E essa dor que não dói é pior do que qualquer outra dor porque nos anula."

Eu acho que um dos contos que teve um pézinho na fantasia foi "O Jardim das Ervas Daninhas", da autora Débora S. Mattana que nos traz a história de Lina uma garota que se perdeu ao longo do tempo por fazer a vontade dos outros e que acabou deixando de lado seus próprios sonhos, desejos e o que lhe fazia feliz. Porém, em meio ao seu desespero a mesma conhece Vitae uma criaturinha que pede sua ajuda para retirar as ervas daninhas.

"A vida é injusta, mas ela tem muitas portas."

"O Espaço que o Vazio Ocupa", da autora Glau Kemp acho que bem conhecida por causa do seu livro "Quando o Mal Tem Um Nome" foi o conto que pra mim diferenciou-se por termos um protagonista que a trinta e dois anos tornou-se vazio por dentro, e isso se dar por ele presenciar um acidente na qual ele é julgado por seu pai ao chorar e que depois acaba fazendo parte de um acidente dentro de sua própria família.

"Sinto inveja de Sara ao pensar que, talvez, ela tenha passado os últimos anos presa em um sonho feliz [...]" 

"Lembranças" é um conto da autora Judie Castilho e aqui temos dois personagens que estão literalmente pensando em se matar, e que não querem ser salvos de nenhuma maneira pois a carga de tristeza que carregam pela morte de entes queridos acaba por ser uma lembrança dolorida mas que também são lembranças boas e ao relembrar esse fator eles podem vim a se ajudar.

"Em breve, tudo acabará e, em alguns meses, não haverá nem provas de que passei por este mundo."

Apesar de eu ter dito que iria falar de apenas 5 contos, eu não poderia deixar de falar do conto "Casulo" da autora Janaína Flores que é uma das responsáveis pelo blog Abobrinha com Chocolate que é parceiro nosso e que até eu ler essa antologia eu não sabia que ela escrevia. O conto da Janaína tem uma protagonista que está sofrendo pela perda de seu pai e que sucedeu após um acidente, na qual a mesma estava envolvida.

"Sinto como se a escuridão morasse em mim, como se nada mais pudesse me iluminar."

Esses são alguns contos que compõem a antologia, eu não me aprofundei nas histórias em si pelo simples fato de serem contos curtos. Porém, eu admito que não sou a pessoa mais devoradora de antologias de contos pois eu chego a não me atrair tanto e eu admito que 20 contos para eu ler me soa um tanto cansativo. Mas eu não posso negar que os contos são bem escritos e trazem mensagens, e leituras reflexivas sobre esse tema que é a depressão e que muitas pessoas não conhecem, ou simplesmente acham que é "besteira" mas que não é. 

"Há uma diferença entre tristeza e depressão. Posso sentir-me triste quando algo dá errado ou após uma série de fracassos financeiros, emocionais ou profissionais. Tristeza e desânimo são normais após os desafios e decepções que temos na vida. A depressão é maior."

Depressão é uma doença que precisa ser tratada, a pessoa que passa precisa de ajuda e ter um livro como Quando a Escuridão Bate à Porta que traz o tema em pauta faz com que quem venha a sentir isso ou conheça alguém que passe, possa mostrar que você não está sozinho nessa luta.


18 comentários :

  1. Olá Isa, parabéns pela resenha <3 realmente é um tema muito importante.

    Beijos
    Janaína - Abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína!!!
      Adorei o trabalho de vocês e me surpreendi com seu talento como escritora *-*
      Adorei seu conto <3
      Parabéns e espero ler mais coisas escrita por você ^^

      Excluir
  2. Olá
    Realmente é um tema muito bom a ser tratado, quando eu era mais nova tive depressão devido a perda de uma ente muito querida. Mesmo sendo criança me lembro vagamente sobre algumas situações e sobre as terapias. Não sou muito fã de contos, mas parece ser uma boa pedida esses já que eu já senti na pele o que é uma depressão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Isadora!

    A depressão é um tema importante assim como o suicídio. As pessoas deveriam levar tais coisas mais a sério e procurar ajudar quem passa por tal sofrimento. Mas o que vemos na realidade é algo bem diferente.

    Eu não sei se esse tipo de livro realmente ajuda. Considerando a quantidade de gatilhos que pode conter, tenho minhas dúvidas. É o mesmo que se passa com o livro Os 13 Porquês. Não penso que ajuda alguém que já pensou em suicídio, por exemplo. Acho que deve é fazer muito mal para essas pessoas. :( Eu mesma não leria de modo algum.

    Mas olhando apenas para o lado literário dessa antologia de contos, eu fiquei interessada. Se tiver uma oportunidade lerei sim.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma antologia, mas esta em especial tem me chamado a atenção, primeiro porque desejo ler algo do gênero e segundo porque a temática me interessa muito. A depressão é uma doença terrível que mexe profundamente com a mente do seu portador e diferente das doenças do corpo, esta arranca do indivíduo todo o desejo de luta. O fato de ser tão negligenciada só prova o quanto obras do tipo são necessárias, para quem sabe trazer luz as mentes daqueles que ainda não compreenderam a gravidade da situação.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu gosto muito de contos e amei saber da existência dessa antologia que tem uma temática que me atrai bastante, gostei de todos os contos que destacou, já quero ler esse livro.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gosto muito de livros de contos e fiquei interessada em ler esse, pois gostei de saber que tem alguns autores que me encantam. Gostei muito do que você disse sobre o conto da Gislaine, pois ela é uma autora muito querida. Também acho muito importante a questão do tema abordado nos contos, sabe?
    Eu acho que vai ser uma leitura muito envolvente. Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Pelo que entendi, vc acabou lendo a antologia completa de uma só vez. Mesmo sendo contos curtos, às vezes é interessante você intercalar uma leitura de um conto com outro livro, mesmo pra não se tornar um assunto cansativo e até pra vc curtir mais cada conto.
    Gostei da dica, é um assunto que deve ser discutido e parece ter sido bem abordado na antologia.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Eu to de olho nesse ebook tem um tempinho, acho esse tema extremamente necessário e pretendo usar os contos em meu trabalho de iniciação cinetífica, para além disso, fiquei curiosa justamente por conta das pequenas resenhas que voce fez de alguns contos, me deixaram emocionadas e me parecem saber tratar do tema de maneira coerente, isso é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, o livro parece ser realmente muito bom, mas o tanto de contos me desanimou um pouco haha. é triste ter que parar uma história que você tá gostando muito pra dar de cara com outra, né?
    Beijos
    https://porvarioslugares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei bem curiosa por saber da reunião de contos em um único livro abordando o mesmo tema complexo e intenso. Acredito que todos os autores se desdobraram bastante para em histórias curtas, passar sua mensagem. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Primeiramente, parabéns pela parceria!!
    Eu não curto muito livros de contos, mas adorei sua resenha! Achei linda a capa, e se um dia se tornar livro físico, talvez eu dê uma chance! :3

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela resenha, confesso que não conhecia o livro, apenas a editora e achei super legais as citações. Gosto muito de livros de contos, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Tive oportunidade de ler e resenhar esse livro e gostei bastante do tema retratado. Não é fácil dissertar sobre depressão, mas alguns contos são bem tocantes.
    Foi uma surpresa bem agradável.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. A Editora Sinna vem vindo no mercado com livros realmente marcantes e bem desenvolvidos, mas infelizmente esse livro não é algo que eu possa ler, pois infelizmente é um assunto que eu vivencio e se eu ler, acabo por me afundar ainda mais em meus proprios sentimentos e isso infelizmente nao é bom...
    Mas nao tenho a menor duvida de que o livro seja bom e que ele valha muito a pena ser lido!


    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  15. Ola lindona, adoro contos pela intensidade do texto em poucas palavras, adorei a temática da antologia, esse assunto merece ser debatido e levado a todos para um melhor conhecimento.
    Adorei a capa, ainda não conhecia, mas já irei comprar para ler.

    beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Esse é de fato um tema muito complexo e que merece muito mais respeito do que recebe. Depressão é sim uma doença que pode se manifestar de várias formas diferentes e uma antologia como essa é super importante para que as pessoas aprendam um pouco mais sobre a doença, a respeitar as pessoas que sofrem desse mal. Já anotei a sugestão e espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Não sou muito fã de contos. Ainda não tive a felicidade de ler uma antologia que me agradasse, por isso fico sempre com um pé atrás. Depressão é um tema importante para ser discutido e gostei bastante da capa, mas, infelizmente, vou deixar essa dica passar.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir