Efeito Fade

06 abril 2021

Resenha #129 - Para Todos Os Garotos Que Já Amei

Título do Livro: Para Todos Os Garotos Que Já Amei (To All The Boys I've Loved Before)
Autora: Jenny Han
Trilogia: Para Todos Os Garotos Que Já Amei #1
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse:
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela escreveu. Um para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Olá literários e pessoas que escrevem cartas e escondem numa caixa azul-petróleo!!!
Tudo bem com vocês??

Sim, estamos de volta!!! 😁 Depois de um hiatos aqui do blog, enfim voltamos 😊
Não vou me justificar, porque do sumiço e coisa e tal, vamos focar no que vêm por aqui e voltar a movimentar o blog e as redes sociais deste também 😁
Pra quem está vivendo numa bolha e não acompanhando os lançamentos da Netflix, em Fevereiro saiu o último filme da trilogia "Para Todos os Garotos Que Já Amei" que é o Agora e para sempre Lara Jean. Então uma coisa que percebei é que mesmo sendo um dos meus livros favoritos de romance clichê adolescente, eu nunca trouxe a resenha dele pra vocês e é isso que vou começar a fazer agora antes de me despedir da minha Lara Jean (porque eu ainda não vi o filme) 😊

"Talvez eu ainda não esteja pronta. Talvez nunca esteja."

Para Todos Os Garotos Que Já Amei (To All The Boys I've Loved Before) é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, escrito pela autora Jenny Han e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. É um livro como já disse de romance clichê adolescente, estilo Sessão da Tarde que irá se focar na personagem Lara Jean e as cartas escritas para os garotos que ela já amou, que são no total de 5

"Vou para o quarto e pego minha caneta especial, a caneta tinteiro preta e muito macia. Pego meu papel de carta grosso e começo a escrever."

Em Para Todos Os Garotos Que Já Amei iremos conhecer Lara Jean Song Covey, a irmã do meio das irmãs Song e com certeza a mais romântica entre elas. Como sabemos disso!? Logo no início do livro já sabemos que a Lara Jean gosta de colecionar coisas, entre estas: cartas de amor. No entanto, as cartas são escritas por ela e como já dito anteriormente para todos os garotos que ela já amou, que como já foi dito também são cinco.

"De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais preciosos."

Todas essas cartas que são escritas por ela vão parar dentro duma caixa de chapéu que é da cor azul-petróleo, no entanto, nenhuma dessas cartas chegaram a ser enviadas porque elas só são escritas quando a Lara Jean quer parar de gostar dos garotos por quem ela se apaixonou.

"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

Bem, basicamente isso é o que é explicado na primeira página do livro de Para Todos Os Garotos Que Já Amei. No entanto, no início do livro também temos a revelação que a Lara Jean é apaixonada pelo seu melhor amigo e namorado da sua irmã mais velha Margot, Josh Sanderson.

"Eu não sabia na época o quanto aquele garoto seria importante para mim e para as pessoas que mais amo. Mas, mesmo se soubesse, o que poderia ter feito de diferente? Nós dois nunca ficaremos juntos."

Margot está prestes aí pra faculdade e por este motivo acaba terminando com Josh. A relação da Lara Jean e do Josh no início acaba ficando estranha, mas depois eles voltam a ser amigos normalmente até que Josh revela a Lara Jean que ela foi sua primeira paixão, o que acaba fazendo com que a Lara Jean escreva um posfácio na carta que ela havia escrito por Josh.

"Se você fosse meu, eu nunca teria terminado com você, nem em um milhão de anos."

E é a partir daí que a confusão começa, pois após escrever esse posfácio as cartas da caixa azul-petróleo acabam sumindo e descobrimos que elas foram enviadas por alguém, que não sabemos quem 👀 E entre essas cartas estão a do Josh e da primeira paixão da Lara Jean, Peter Kavinsky.

"Ah, Deus. Não. Não. Isso não está acontecendo. Isso não é real. Estou sonhando."

Peter Kavinsky, é a primeira paixão da Lara Jean e seu primeiro beijo. Além disso, Peter é o namorado, ou melhor dizendo ex-namorado de Genevieve, ex-amiga/inimiga de Lara Jean. E como a confusão não poderia está mais completa, Lara Jean e Peter resolvem fingir que estão namorando. No caso de Lara Jean é para que Josh mesmo com a carta não saiba dos seus reais sentimentos e não magoe, Margot e no caso de Peter é para fazer ciúmes a Genevieve.

"- Lara Jean? Mas o quê...?
Eu não respondo. Apenas o beijo."

Bem, se você é fã de livros e filmes clichês que nem eu, já sabe onde isso tudo vai dar. Claro, que vou deixar o aviso que se você chegou em Para Todos Os Garotos Que Já Amei por conta do filme vai existir algumas diferenças, entre estas (minha opinião de leitora e de quem assistiu o filme) o Peter do livro e do filme são um pouco diferentes, e eu não minto que eu acho o Peter do livro um pouco B-A-B-A-C-A, mas não quer dizer que ele não é um dos meus crushes literários 💙

"Ele é tão arrogante, tão convencido. Não quero dar a ele a satisfação de estar certo."

A capa de Para Todos Os Garotos Que Já Amei é uma das minhas capas favoritas, eu tenho um pouquinho de receio quando coloca uma modelo pra ilustrar a capa de um livro mas eu gosto do conceito do quarto e a representação da personagem. Também acho muito legal no design da capa que as letras do título é como se fosse um pincel de quadro branco que tivesse riscado esta. Eu estou falando da capa, porque minha versão é a de 2015 então ela não tem a jacket do filme que foi lançado em 2018.


Eu demorei cerca de 4 anos para falar sobre o livro, pois acabei utilizando dele para fazer um trabalho da faculdade relacionado a Tradução Intersemiótica (desconfio que alguns de vocês não vão saber sobre o que estou falando) e acabou que ele ficou na estante esse tempo todo até eu tirar meus conceitos semióticos para enfim falar com o olhar que eu gosto de trazer para vocês aqui no Ler 😊

"- Eu não deveria ter que pressionar você para querer coisas. Você deveria querer por si mesma."

Para Todos Os Garotos Que Já Amei é um dos meus livros favoritos da estante, é uma das minhas histórias clichês favoritas e é um dos livros que tem uma história comigo. Lara Jean é uma protagonista inteira de filme de Sessão da Tarde, fico muito feliz que o livro tenha ganhado uma adaptação que finalizou o ciclo dela esse ano. E é um livro que eu digo se você quer ler um romance fofo, clichê adolescente, estilo Sessão da Tarde leia este livro da Jenny Han e também releia porque é muito gostosinho 😍

Um comentário :

  1. Olá, tudo bem?
    Menina, nunca consegui despertar para essa trilogia... Acho que é por que não sou muito dada a romances, então, deixo passar. Mas acho o máximo ficar lendo os pontos de vista, me parece ser bem leve e de fácil leitura.

    Beijoooo

    ResponderExcluir