Efeito Fade

16 março 2020

Resenha #118 - Estilhaça-me

Título do Livro: Estilhaça-me (Shatter Me)
Autora: Tahereh Mafi
Série: Estilhaça-me #1
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Sinopse: 
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.

안녕하세요 여러분!!!
Aqui é a Ana. Tudo bem com vocês?

Hoje venho trazer uma resenha de um livro que me tirou todo fôlego e me deixou completamente extasiada: Estilhaça-me.


Estilhaça-me é um livro em que o mundo mostra as consequências da ação humana sem responsabilidade sobre o planeta: falta água potável e comida, os animais perecem e tudo parece se dirigir ao caos. Mas um grupo denominado O Restabelecimento aparece e promete consertar as coisas e trazer a ordem e a paz para todos. Porém quando eles sobem ao poder, se mostram autoritários ao máximo e sem nenhuma intenção de fazer com que tudo voltasse a ser o que era.

"Nunca pensei que O Restabelecimento levasse as coisas tão longe. Eles estão incinerando a cultura, a beleza da diversidade. Nós, novos cidadãos do nosso mundo seremos reduzidos a nada senão números, facilmente substituíveis, facilmente removíveis, facilmente destruídos por desobediência. Perdemos nossa humanidade."

Juliette Ferrars é uma adolescente de 17 anos que foi condenada por algo que ela não podia controlar. Seus pais nem ao menos lutaram para manter a filha, os colegas de escola à evitavam ao máximo, todos ao seu redor pareciam à querer o mais longe possível. Há quase 1 ano está presa num manicômio sem ver ou conversar com alguém, até que é chegado ao seu conhecimento que alguém vai ser seu parceiro de "quarto". E é ai que somos apresentados a Adam, um garoto com olhos azuis misteriosos que aparentemente já fizera parte da vida de Julliete antes do inferno todo começar.

"Sou tentada pela imprudência, desejando desejando desejando, e em eterno desespero por aquilo que nunca posso ter."

Posso confessar que desde o primeiro momento a narrativa me deixou muito intrigada e com anseio por mais, devo dizer que imaginar o mundo do jeito descrito pela personagem não foi tão difícil quanto pareceu inicialmente. Essa foi a primeira distopia que li nos últimos cinco anos e posso dizer que voltei em grande estilo. Juliette é uma protagonista forte, que mesmo tendo passado por tudo que passou e mesmo quando as pessoas fizeram o que fizeram com ela, em nenhum momento ela quis se vingar delas ou usar seu dom para machucar outros. Devo dizer que em grande parte do livro fiquei confusa, isso faz parte!!! Não se preocupem, tudo será explicado!!!

"Passei minha vida toda dobrada entre as páginas dos livros.
Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com os personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficcção."

Com relação aos outros personagens:


Adam: até agora é um amor de pessoa, mas teve uma situação ou outra no livro que fiquei desconfiada das intenções dele para com a Juliette e como sou formada na academia Corte de Espinhos e Rosas, estou com cinco pés atrás pra ele, mesmo ele sendo um fofo ás vezes.

Warner: Mesmo com o comportamento meio louco que a Juliette descreve ele, posso dizer que meu coração e minha mente ficaram atentos a alguns momentos para perceber que ele com toda certeza não é totalmente o monstro horrível que o Adam pinta pra Juliette. Ambos (Adam e Warner) são personagens que obviamente vão ser mais desenvolvidos no decorrer dos próximos livros

Kenji: Ele sempre se empenha em tentar se manter otimista e nunca deixar que o clima fique muito tenso, posso dizer que adorei o sr. Kenji Kishimoto.

James: FOFÍSSIMO DEMAIS AHHHHHHHHHHHHHH e muito maduro pra idade dele.

Não falarei dos outros personagens por questão de spoiler.


Em resumo, fiquei muito satisfeita com toda a obra e já comecei a ler a sequência. Espero que vocês tenham gostado da resenha e podem esperar que logo sairá dos outros livros também <3

9 comentários :

  1. Já li uma obra da autora que foi "além da magia" e fiquei totalmente encantada com a sua escrita. Ainda não tive oportunidade de ler "estilhaça-me", mas vendo seus comentários, vejo que é uma obra que vale muito a pena! E adoro livros que mostram como as nossas ações podem impactar no mundo. Espero conhecer em breve!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que você está interessada em ler Estilhaça-me, espero que goste tanto quanto eu. Estou muitooooooo ansiosa para que Imagine Me chegue no Brasil, mesmo que este seja o último livro da série (vou sentir tanta falta). Ainda não li Além da Magia, mas já está na minha lista de leituras futuras.

      Excluir
  2. Eu amo tanto essa trilogia que só por amor mesmo pra continuar a leitura depois que a autora resolveu voltar a série. Lembro que fiquei muito impactada com esse primeiro livro e até hoje considero uns dos melhores primeiros livros de série que já li
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de Estilhaça-me que mais me impactaram, com certeza, foram: Destrua-me, Incendeia-me e Desafia-me, eles me deixaram uma marca profunda e nunca conseguiria esquecer de nenhum deles. Espero que tenha gostado dos livros que sucederam a trilogia original.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi muitos comentários bons sobre essa trilogia, mas confesso que nunca tinha parado para saber mais sobre ela. Achei a premissa incrível e pela sua resenha deu para perceber que é uma leitura envolvente e instigante. Apesar de fazer muito tempo que não tenho vontade de ler uma distopia, sinto que preciso dar uma chance para essa.
    Amei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente ela não é mais uma trilogia (mesmo que após a minha leitura, eu recomendo ler ela como tal. Ler os três primeiros livros e seus contos; e depois ler os outros três livros mais recentes. Eu só ia comentar isso na resenha de Incendeia-me, que vai sair nas próximas semanas kkkk)

      Excluir
  4. Olha, eu já ouvi falar muito dessa série e tinha até desistido de lê-la, mas agora estou em dúvida.kkkkkkk Você me deixou curiosa sobre a trama e os personagens. Fico querendo descobrir o que a protagonista conseguirá fazer com o "dom" dela e como essa nova realidade será modificada. Vou acabar lendo!rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitooooooo feliz em ter despertado essa curiosidade em ler essa série maravilhosa que é Estilhaça-me. Posso te confessar que nem eu tava muito afim de ler e só foi por muita panfletação de um dos meus blogs/canais favoritos, o EpicReads, que acabei lendo e me apaixonando completamente. Mas deixa eu te avisar que a paixão surreal só chegou no segundo para o terceiro, então tenha paciência.
      Com carinho e esperança que você vai ler e amar Estilhaça-me,
      Ana.

      Excluir
  5. Oi Ana, tudo bem?
    Eu vi MUITAS vezes esse livro nos sebos aqui da minha cidade e sempre achei a proposta dele bem diferente e interessante, até porque os X-MEN tem uma mutante com um poder parecido, a Rogue, que no Brasil ficou como Vampira, uma personagem que eu adoro. Mas de fato não sabia que esse livro era uma distopia com um desenvolvimento tão duro e complicado.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir