Efeito Fade

13 março 2020

Resenha #117 - Por Lugares Incríveis

Título do Livro: Por Lugares Incríveis (All The Bright Places)
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Sinopse:
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Bem antes de tudo vamos ao alerta que precisa ser dito antes de começar esta resenha, o livro tem como um de seus temas principais a questão do suicídio então se ele for lhe despertar uma sensação de desconforto ou ativar gatilhos, por favor NÃO LEIA. Tenha sempre em primeiro lugar você e o que lhe faz bem, se precisar converse com uma pessoa que confie e caso queira desabafar com a gente aqui no blog para se sentir bem nosso e-mail encontra-se na aba contato, às vezes ter alguém para nos ouvir é essencial. Passado essa primeira parte vamos para a resenha de Por Lugares Incríveis 

"[...] estou lutando para permanecer neste mundo caótico de merda."

Por Lugares Incríveis (All The Bright Places) é um livro único, escrito pela autora Jennifer Niven (Juntando Os Pedaços) lançado aqui no Brasil pela Editora Seguinte e que ganhou uma adaptação agora no dia 28 de Fevereiro de 2020 pela plataforma de streaming da Netflix. O livro vai trazer temas como: depressão, perdão, suicídio e como seguir a vida depois que uma pessoa que amamos morre.

"Se uma música foi feita pra durar, a carregamos conosco."

Violet Markey e Theodore Finch são de mundos completamente diferentes, ao menos isso dentro dos corredores da escola. Violet é do grupo dos populares, namora o cara mais popular da escola, tem amigas que estão preocupada em dar festas e escreve num site criado por ela e por sua irmã... Quer dizer escrevia, isso foi antes de sua irmã vim a falecer num acidente de carro em que ambas estavam porém Violet sobreviveu e agora passa por consultas com uma psicóloga e não é mais a Violet que todos conheciam.

"Não sou perfeita. Tenho segredos. Sou uma bagunça. Não só meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça. As pessoas gostam da Violet que sorri."

Theodore Finch, ou só Finch é o cara considerado "esquisito" na escola, ele gosta de arranjar briga, mata as aulas, tem apenas dois melhores amigos, está sob supervisão pois se o mesmo aprontar algo será expulso, ele também some por semanas sem dar notícias e tem uma fascinação pela morte. Além disso, Finch tem tendência a apresentar várias versões de si mesmo.

"[...] um ponto positivo da vida é que podemos ser alguém diferente pra cada pessoa."

No entanto, apesar das diferenças Finch e Violet acabam se ajudando numa situação bastante inusitada quando os dois estão a beira da torre do relógio da escola prestes a pularem e a partir de então ambos começam uma "amizade" bastante complicada. Porém, essa "amizade" acaba aumentando com o passar do tempo em que ambos começam a desenvolver um trabalho em que devem conhecer dois lugares incríveis de Indiana.

"- Porque você sorriu pra mim.
- O quê?
- Você perguntou por que quis fazer o projeto com você."

Talvez eu tenha lido muito tarde Por Lugares Incríveis, eu acho que se eu tivesse lido algum tempo atrás este livro teria me impactado mais e eu talvez sentisse toda a emoção que o livro despertou nas pessoas que o leram antes. Eu não minto que eu li para poder assistir o filme e ver o que eu realmente sentia, acho que não sofri o mesmo impacto não porque tenha lido algo ou sabido pois por sorte eu não sabia nada além do que a sinopse contava, mas porque já li e assisti tanta coisa com essa temática que eu não senti o que muitas pessoas disseram ao ler o livro.

"E se a vida pudesse ser assim? Só as partes felizes, nada das horríveis, nem mesmo as minimamente desagradáveis. E se a gente pudesse simplesmente cortar o ruim e ficar só com o bom?"

A autora conseguiu trabalhar as temáticas abordadas dentro do livro de forma bastante delicada e com muito cuidado, inúmeras vezes eu cheguei a me colocar no lugar do Finch e da Violet para saber como me sentiria se estivesse na situação de cada um e acho que a narrativa ser dividida entre ambos personagens também ajuda para essa visão.

"Agora ela caminha muitos metros à frente, fingindo que não existo, mas tudo bem, estou acostumado, e o que ela não sabe é que isso não me intimida. As pessoas me veem ou não."

Eu não sei se ao terminarem o livro as pessoas que leram fizeram que nem eu e buscaram os lugares que a Violet e o Finch visitaram enquanto estavam fazendo o trabalho, eu sinceramente adorei saber que os lugares de Indiana por qual eles passaram realmente existem e me vi acessando o Google Maps e buscando os mesmos.

"Amo meu quarto. O mundo é melhor aqui do que lá fora, porque aqui sou o que eu quiser."

A diagramação do livro que eu li, ainda foi na versão antiga da Editora Seguinte e já é muito lindíssima de se ver. Porém, com o lançamento do filme a editora resolveu fazer uma versão especial do livro com capa dura, uma sobrecapa com o pôster do filme e com as laterais coloridas. Claro, que eu amei essa nova capa tanto quanto amei a primeira.

"É melhor manter as palavras tristes, ruins, más, desagradáveis separadas, onde possam ser vigiadas pra gente ter certeza de que não vão nos pegar de surpresa."

Assim, talvez eu não seja a melhor pessoa pra indicar esse livro e a resenha talvez tenha se tornado um monte de informações aleatórias para você. Mas assim apesar de o livro não ter me impactado, como muitas outras pessoas (eu derramei várias lágrimas, mas não foi o impacto que eu esperava) ainda assim acho que o livro necessita ser lido por um grande público, pois as temáticas abordadas pela autora são necessárias para qualquer pessoa e sinceramente de certa forma o livro vai lhe marcar que você não vai esquecer a sensação que ele chegou a despertar em você. Então é um livro que recomendo e que espero que vocês gostem mais do que eu gostei.

9 comentários :

  1. Oie,li o livro quando foi lançado.
    Ele é triste demais. Não chegou a me trazer grande impacto, mas acho que a mensagem da escritora em cuidar das pessoas que amamos e observa-las porque elas pedem socorro de várias formas foi bem colocada.
    Não assisti o filme e nem quero, o final da história é duro e não quero ver.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem por aí?

    Na época em que o livro foi lançado eu fiquei com muita vontade de lê-lo, mas conforme eu ia lendo resenhas e o tempo fora se passando, eu acabei deixando-o para trás e nunca o li. Sua resenha ficou muito boa, mas acho que a obra não se encaixa na vibe em que estou ultimamente para leituras. Mas realmente, deve passar uma mensagem muito importante.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Antonia!
    Eu li esse livro já faz uns dois anos e como você, não fui marcada como esperava. Acho que no meu caso, o maior problema foi que as expectativas estavam muito altas, então esperei muito da leitura e acabou que eu não gostei tanto.
    Sei da importância do livro, por tratar bem de assuntos tão sérios, mas infelizmente não rolou comigo. Tanto que nem sei se quero assistir a adaptação.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/03/resenha-ao-farol.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonia.
    Eu tenho esse livro aqui na estante há bastante tempo, mas nunca encontrei a hora certa de fazer essa leitura. Li tantas resenhas exageradas de gente que dizia que essa história era a melhor do mundo, que eu meio que desanimei! Normalmente não curto esses livros que faz o povo surtar...
    Curiosamente, lendo a sua resenha agora, fiquei com vontade de ler o livro. Achei honesto e gostei de saber que não foi um livro que te impactou tanto! Assim posso ler com mais tranquilidade!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu comecei a ler esse livro quando foi lançado no Brasil e o deixei na metade. Larguei na época porque Finch estava acabando comigo.Eu estava passando por uma fase inicial de depressão e as emoções e o caos dele estavam se misturando comigo, que na época lembro ficar sufocada muitas vezes com os pensamentos dele.

    Vou terminar ele nessa nova edição que a Seguinte lançou.

    Assisti ao filme e chorei muito mesmo com as diferenças enormes entre livro e filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu lembro de ter conhecido esse livro quando a autora veio ao Brasil, porém deixei para lá porque não foi algo que queria muitoooo ler no momento. Porém, agora com a volta do hype e em saber que o filme está lançado, voltei a ficar curiosa com a história. Sua resenha me deixou mais animada ainda, na medida do possível, e já sei que posso separar bastante lencinhos ao lado. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Li essa obra quando ela foi lançada e achei muito emocionante, com um tema super delicado que precisa-se de muita atenção. Ainda não assisti ao filme, mas pretendo em breve para comparar com a obra em si. E recomendo a leitura para todos.

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    É estranho quando a gente sente que deveria ter lido algo antes né? Ainda que a história seja boa e que tenha nos emocionado, a sensação de que se o livro tivesse sido lido em outro momento da nossa vida ele teria causado um impacto maior é algo que sempre me deixa com a sensação de que talvez eu não devesse ter lido, faz sentido? kkkkkk eu tenho muita vontade de assistir ao filme, que ainda não vi, mas confesso que não tenho tanta vontade de ler o livro, mesmo que ele trate de temas tão importantes e delicados, não sei nem dizer o porque, mas não é uma leitura que chama muito a minha atenção.

    Beijinhos...
    equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    li esse livro quando ele foi lançado e gostei na época, me emocionei demais com a história desses personagens tão intensos. Ainda não assisti ao filme estou sempre adiando, mas irei assistir e relembrar essa historia!

    beijos

    ResponderExcluir