Efeito Fade

09 março 2020

Resenha #116 - 13

Título do Livro: 13
Autora: FML Pepper
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Sinopse:
“TREZE, o romance repleto de ação e de reviravoltas onde por detrás dos mistérios de um número encontra-se o verdadeiro amor”.
Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.

Rebeca é uma menina muito pragmática, não gosta de nada q saia do seu controle. Tem uma forte crença nos números, nos seus cálculos, não acredita na sorte, mas tem uma aversão absurda ao número treze... E eu citei que ela é uma ladra? Não? Uma ladra Hacker, uma das melhores no ramo, ou pelo menos ela achava que era. 

Um dia antes do maior golpe da sua vida, sua amiga, Suzy, insiste em ir a uma cartomante ver o futuro. Rebeca, sentindo o cheiro de golpe, tenta impedir a amiga a todo custo, e no fim ela se vê em uma tempestade absurda e obrigada a ajudar a velha cartomante que "magicamente" aparece sozinha no meio do caminho dela. 

Mal sabia ela que esse encontro com madame Nadeje ia mudar toda a sua história, seu caminho e seu ódio pelo número treze. O início de todo um novo destino para Rebeca começava ali, e só ela poderia trilha-lo.

Sharl era um grande lutador e absolutamente nada poderia pará-lo. A não ser um grande acidente na noite da sua maior vitória. Um edema em sua cabeça o proibia de lutar, e agora tudo que ele buscou até ali estava longe do seu alcance, do seu sonho mais alucinado. Seria viver com uma bomba relógio na cabeça para sempre.

13 é um romance da autora FML Pepper (Trilogia Não Pare) que vai contar como as histórias de Rebeca e Sharl vão traçar o mesmo caminho no destino. Este livro com certeza vai te fazer apaixonar-se e refletir sobre muita coisa, amadurecimento, amor e crenças. Com um enredo de tirar o fôlego você com certeza vai querer acompanhar a história desse casal.

Esse livro conseguiu dividir minhas próprias opiniões! Sou uma apaixonada por fantasia

(Dã o mundo inteiro sabe disso), e fui com tudo nessa leitura porque acreditava ser um livro deste gênero! Me surpreendi batendo de frente com um romance que me fez devorar as páginas em uma noite, e eu nem gosto de romance! Mas me decepcionei amargamente com o final e um ponto do enredo me deixou extremamente incomodada. Mas vamos por partes não é mesmo? 

Adorei os personagens, a montagem deles dentro da história é incrível. Todos são apaixonantes e te fazem querer saber mais e mais sobre o que vai acontecer com eles, a história deles, como eles são... São bem profundos e tem uma ótima evolução. Rebeca e Sharl são incríveis e tem uma química absurda. Com toda certeza a construção desses personagens foi um ponto crucial para que continuasse a leitura. 

A ambientação é bem legal e dinâmica. A história se passa inicialmente em São Paulo, e depois vai para o interior de Minas Gerais. Intercala entre fazenda e campus universitário... Eu não vou mentir, fiquei com uma vontade absurda de conhecer a casa da família do Harl. Só consigo pensar na perfeição daquele lugar.

O enredo é ótimo, rápido, envolvente, quase viciante. A narração muda entre os personagens e acho que todo mundo já percebeu que isso é algo que me conquista. Gosto muito de ver as situações de vários ângulos e essa é uma forma ótima para este tipo de abordagem. A narrativa também é leve e bem gostosa de se ler. Mas tem os clichês, são interessantes, mas bem clichês. 

Vamos aos pontos negativos: primeiro a rivalidade feminina desnecessária, ela não precisava brigar com a ex dele por ele. Poderia só ter participado das provas, seria fofo do mesmo jeito. E o final, a forçação de barra para que Rebeca acredita-se em Deus para que as coisas se resolvessem... Ao meu ver ficou forçado ao extremo, e acabou que no final o livro pareceu mais um romance religioso.

Se você gosta de um romance instigante com personagens incríveis vai fundo nesse livro, super recomendo, inclusive se você gosta de romances com religião. Por mim, a resolução teria sido outra, e a Rebeca seria uma grande Hacker trabalhando pro governo. 

4 comentários :

  1. Oieee.
    Conheceço muita gente que adora os livros da Pepper, mas eu nunca curti muito eles.
    Fiquei triste em saber que existe uma rivalidade feminina sem noçãp na história. Não gosto disso

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu li a outra série da autora, e achei bem gostosinha, apesar de não ter favoritado. Eu vejo MUITA gente elogiando 13, e sei que a autora vendeu bastante exemplares deles (principalmente quando eu a acompanhava na Bienal haha). Ainda não me bateu o feeling para ler, porém quem sabe um dia. Adorei a sua resenha trazendo os pontos positivos e negativos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Recentemente eu tive meu primeiro contato com a autora através do livro "não pare". Eu gostei bastante da obra, apesar de algumas ressalvas. Todo mundo me recomendou "treze" e disse que é a melhor da autora, mas tenho minhas dúvidas. Vendo sua resenha, é realmente desnecessário criar uma rivalidade feminina. Isso, com certeza, seria um ponto negativo para mim também. De qualquer forma, estou com o livro no kindle unlimited e pretendo dar uma chance em breve. Adorei sua sinceridade na resenha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar muito dos livros da autora e tenho até um e-book dela no Kindle e inclusive já li outras resenhas deste livro, mas é a primeira vez que vejo alguém mencionar que o livro tem um tom religioso, eu não sabia disso.

    Também não curto histórias que insistem em criar rivalidades entre mulheres por causa de homem, mas o irônico é que eu amo romances e geralmente tem isso, por mais que na empolgação pelo casal eu acabe deixando passar batido.

    Lamento que o final tenha te decepcionado. Acredito que se eu lesse também não iria apreciar esse fim.

    ResponderExcluir