Efeito Fade

10 fevereiro 2020

Resenha #113 - Alma?

Título do Livro: Alma? (Soulless)
Autora: Gail Carriger
Série: O Protetorado da Sombrinha #1
Editora: Valentina
Páginas: 308
Sinopse:
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Uma inglesa solteirona, filha de um italiano já falecido, vive na Inglaterra do séc. XVIII. Esta misteriosa mulher é a Srta. Tarabotti. Ela tem hábitos peculiares para a sua época: uma leitora incurável, muito interessada nas descobertas cientificas da época e detentora de uma língua afiada. Além de tudo isso ela tem o feio costume de meter-se em algumas confusões com seres sobrenaturais com uma frequência que não agrada nem a ela mesma.

Sim, na bela Londres seres Sobrenaturais vivem em harmonia com os seres humanos. Com suas belas colmeias de vampiros e Alcateias de Lobisomens, a cidade esta sempre em ordem... ou quase sempre. O DAS tem muito trabalho para manter tudo no seu lugar e a Srta. Tarabotti sempre aparece no meio de alguma confusão, mesmo sendo uma preternatural, e muitas vezes só estar procurando uma boa xícara de chá.

Alexia é uma preternatural, como se chama popularmente, uma sem alma. Não é uma criatura sobrenatural como os fantasmas, na verdade ela poderia nem chegar a se tornar um fantasma, já que mortos que quem morre se tornam espectros porque tem alma em demasia. Ela tem um poder estranho e temido: o de anular os poderes de qualquer sobrenatural assim que o toca. Por isso ela possui um certo prestígio na sociedade de seres, ao mesmo tempo que gera incômodo por onde passa.

As coisas não melhoram quando a mesma mata um vampiro por acidente e precisa dar explicações ao chefe do DAS, o lobisomem Lord Maccon. Mal sabe ela que acabou se envolvendo em algo muito maior. E agora não só sua vida corre perigo, mas toda a sociedade sobrenatural pode estar com os dias contados.

Alma? é o primeiro volume da série fantástica Steampunk "O Protetorado da Sombrinha" escrita pela autora Gail Carriger. Este livro te leva a Londres Iluminista rodeada por descobertas, cientistas e vários outros seres que compõe o cenário perfeito para uma aventura incrível. A cada virar de página, uma nova emoção envolvendo tudo que um livro fantástico precisa, ação, aventura, seres sobrenaturais e romance.

EU ME APAIXONEI PELO LIVRO!!! Vários pontos levaram a ser uma panfletadora deste livro aos sete ventos. Desde a descrição bem elaborada e sem enrolação das situações, até os personagens bem construídos, a forma de narração e ao steampunk envolvido em cada pedaço da história. O enredo super original e de tirar o fôlego é com certeza a base de tanta euforia.

Mas vamos por partes, começando pelos personagens: super bem construídos. Não tem como não se apaixonar pela mocinha, forte, decidida, inteligente, perspicaz... Poderia ficar horas aqui elogiando a Alexia, que entrou no hall das minhas heroínas favoritas. Lord Maccon é absurdamente bem montado para bater naquele clichê de: mocinha teimosa, mocinho turrão mas sem cair exatamente na mesmice. Ele sabe respeitar ela ao mesmo tempo que nos proporciona situações hilárias para conseguir compreende-la.Todos os personagens tem características fortes e são incrivelmente bem aproveitados durante o livro, fazendo com que não se deixe pontas soltas neste volume.

A ambientação é maravilhosa, e você é levado a Inglaterra iluminista com leves mas marcantes toques Steampunks, deixando natural e incrivelmente bem colocado. As descrições dos lugares me fizeram me sentir lá, onde os acontecimentos ocorriam por diversas vezes.

A narração impecável, consegue contar a história do ponto de vista de vários personagens sem perder o fio da meada, e incomodar em nada nas transições muito sutis de um personagem pro outro. Com uma descrição ótima, porém direta, sem detalhes desnecessários, consegue ser uma escrita fluída com uma dinâmica incrível, fazendo você ficar preso as paginas sem querer parar de ler. O enredo é absurdamente bom e inusitado e isto é um dos pontos altos dessa obra.

A edição é linda (foi um dos motivos da minha compra), por mais que muita gente ache a capa feia, eu gosto bastante porque sai dos moldes que estamos acostumados. Eu não sabia nada sobre esse livro, comprei em uma promoção e foi uma deliciosa surpresa. Estou quase acabando a saga e vou colocar as resenhas de todos eles aqui para vocês acompanharem a minha paixão pela Alexia e seu universo.

3 comentários :

  1. Oi, Natália!
    Como você, eu acho essa capa bem bonita.
    Eu já tinha lido alguma coisa sobre esse livro e nunca tive uma opinião sobre a sua sinopse, mas hoje, acho que eu poderia gostar da leitura, já que tenho um interesse maior em conhecer livros steampunks.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/02/resenha-desejo-um-role-pelo-mundo.html

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler essa série, em um primeiro momento achei bem louco quando soube dos elementos que compunham a obra, mas sei que funcionou bem pois só leio elogios e sempre fico muito curiosa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu ouço falar muito bem dessa série e fico fez por você ter amado tanto. Infelizmente, não é uma história que tenha despertado o meu interesse, embora eu goste muito de livros com vampiros e lobisomens (me lembram Crepúsculo!kkkkk). Achei curioso isso de ela ser preternatural, algo que nunca vi em outra fantasia. E claro que não descarto a possibilidade de vir a ler um dia.

    ResponderExcluir