Efeito Fade

17 fevereiro 2020

[Filme] Parasita - Opinião Letícia

Nome: Parasita (기생충)
Gênero: Drama/Thriller
Distribuição: CJ Entertainment
Lançamento: 7 de Novembro de 2019
Duração: 132 Minutos
Sinopse:
Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.







Parasita, o filme sul-coreano vencedor de quatro oscars e o primeiro a ganhar o oscar de melhor filme sendo um filme estrangeiro, um grande e importante feito já que a indústria só preza por aquilo que é estadunidense. Dirigido por Bong Joon-ho, lançado em 2019. Um filme que retrata a vida de uma família de quatro membros que mora em um porão que é tudo menos um lugar bom de se viver, até que um amigo de Ki-woo (Choi Woo-shik) o indica para ser professor de inglês de uma menina rica.


Parasita nos mostra uma Coréia do Sul completamente diferente daquelas que vemos nos doramas, um quadro real que possui um teor que vai além da critica social, tem um lado histórico também. As casas subterrâneas ganharam forças na época de conflito entre as coreias por conta dos bombardeios mas, atualmente, são vistas como símbolo de pobreza. Temos três lados, os ricos, os pobres que querem ascender socialmente e os pobres que estão conformados com a sua atual situação.


Tem um diálogo em especial que me deixou muito mexida foi no meio do filme entre a família do Ki-taek, eles estão divagando sobre algo e aí surge a frase “Eles são ricos bondosos!” e a mãe intervém e diz: “Eles são bondosos porque são ricos, eu também seria bondosa se tivesse todo esse dinheiro.”, quando eu vi essa cena fiquei refletindo comigo mesma sobre isso até porque depois a família rica vai se mostrando como é e a única coisa que você sente nojo e repulsa. Também fiquei mexida como em mesmo em uma situação ruim Ki-taek (Song Kang-ho) sempre agradecia a tudo e no final comete um ato que de início me deixou só aquele emoji chocada 😱


Minha única ressalva quanto a esse filme são os últimos momentos, não sei o que aconteceu mas pareceu bem corrido, não deu uma luz do que aconteceu para chegar naquele final, apenas aconteceu e eu fiquei meio (??) mas não é nada que te faça achar que ele é menor por isso.


Parasita faz jus aos oscars que ganhou, é ótimo e ao mesmo tempo que te faz rir, te faz chorar, ficar chocada e fica um pinscher com ódio. É uma critica social muito interessante e que deve ser discutida que causa muita reflexão nos telespectadores.

Trailer



4 comentários :

  1. A critica social do filme é real. Uma realidade que vai além da Corea. Eu fico um pouco com o pé atrás com filmes que recebem Oscar. No geral não assisto. Porque superestimam demais. Mas Parasita tem uma realodade intensa e quero assistir sim.

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Nossa eu já ouvi falar tanto deste filme, principalmente porque ele realmente mostra a realidade social, e pelos elementos de convívio familiar que ele representa. Estou bem curiosa para poder assistir ele, mas ainda me falta tempo para poder parar e assistir. Com certeza é um filme que eu quero conferir, e vou ficar esperta com esse final que parece ser corrido kkkk.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acredita que só fiquei sabendo deste filme após o Oscar? Ele parece muito interessante, principalmente nas situações que estamos enfrentando no mundo todo. Uma pena que o final tenha sido um pouco corrido :( Quero dar uma chance nessa obra, pois parece aquele filme que prende a atenção do começo ao fim.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Assisti esse filme para ver o Oscar e achei que mereceu cada um dos prêmios que levou. Achei genial a forma como o enredo foi construído, as críticas sociais e os usos de imagem para representar isso e, ao contrário de você, acabei achando o final muito bom também. Surpreendente, chocante, mas muito bom! rs Espero ver muitos outros filmes desse diretor <3
    Beijos!

    ResponderExcluir