Efeito Fade

24 janeiro 2020

Resenha #108 - Urucumacuã

Título do Livro: Urucumacuã
Autora: H.H. Entringer Pereira
Editora: Lura Editora 
Páginas: 659
*Livro disponibilizado em parceria com a Lura Editorial
Sinopse: 
Urucumacuã é a saga de um príncipe lendário que teria vivido em épocas longínquas, pelas terras da região amazônica, e deixado tesouros colossais em ouro e pedras preciosas.
A obra enfoca a história desse misterioso personagem, relatando muitas de suas inacreditáveis proezas, bem como a manifestação de poderes sobrenaturais, aprendidos e desenvolvidos no distante Reino da Perfeição, onde passou sete anos, para sagrar-se membro da Antiga Mística Ordem Real - AMOR. Detentor de conhecimentos secretos ministrados pelo Grande Rei, o Príncipe Urucumacuã aprendeu a dominar o fogo, transmutar metais em ouro alquímico, tornar-se invisível, além da prática de outros saberes da misteriosa Magia Sagrada.
A trágica paixão de Urucumacuã pela bela de Trindade, Angelim, filha bastarda do inimigo Rei Mor, resulta uma trama envolvendo magia e encantamentos, cenário irreal, mas propício à evocação de outros personagens mitológicos do folclore amazônico, ligados às aventuras e desventuras do belo príncipe dos cabelos de fogo e dos olhos da cor das esmeraldas.

안녕하세요 여러분!!!
Aqui é a Ana. Tudo bem com vocês?
Hoje vim trazer a resenha de um livro que me encantou em vários aspectos, Urucumacuã.

Primeiramente, ele me conquistou pela capa que posso descrever como mais que perfeita. Segundamente, pelo fato que é um livro que se passa na região da Amazônia há centenas e centenas de anos atrás e por último e mais importante, ele fala de vários elementos do nosso folclore. Se já não te convenci a ler essa preciosidade com esses itens, não se preocupe, vou falar um pouco mais de sua premissa e minhas opiniões e é claro sem spoilers.

Urucumacuã relata a vida do príncipe Urucumacuã, filho do Rei Médium e da Rainha Gônia. O livro se inicia com o dia do nascimento dos gêmeos herdeiros, Urucumacuã e Kurokuru. Três anos antes deste acontecimento, para ser mais exata no dia da cerimônia de casamento do Rei Médium e da Rainha Gônia, o Mago Natu deu presentes para ambos que só seriam utilizados no dia em que os gêmeos nascessem. Deu para o Rei uma caixa e para a Rainha um molho com 7 chaves. Exatamente no dia em que o Mago Natu profetizou que os herdeiros nasceriam, eles nasceram. O Rei deveria abrir uma caixa por dia (eram 7 caixas, uma dentro da outra que revelariam instruções do que o Rei deveria fazer), exatamente ao Alvorecer.

Acho que você assim como eu esperava que o livro já começaria com as aventuras do príncipe primogênito, porém a cada página o livro te surpreende em vários aspectos principalmente em sua criatividade em contar uma história que parece ser de certa forma familiar conosco. Devo avisar de antemão que tal livro é uma leitura densa, você não termina ele tipo em 4 dias, tire um tempo para lê-lo com calma e apreciá-lo e te garanto que não se arrependerá.

Após o nascimento dos príncipes, o Rei começa a abrir cada uma das caixas. Vou contar somente da abertura da primeira caixa, se não quiser saber pule para o próximo parágrafo. Ao abrir a primeira caixa, que era de estanho, o rei se depara... com outra caixa, o Mago Natu o instrui a olhar para o Espelho Universal (EU) situado na Câmara do GRAU (Grande Reflexo Auto Unificado) e por meio dele vê um tipo de gata com olhar misterioso e selvagem, era nada mais de Madame Pan Thera que há muito tempo foi enfeitiçada a mando de seu marido por tê-lo traído com o Bruxo Neno (esse fato também será narrado). Sua tarefa era de com um grupo de caça com algumas pessoas que estavam no palácio para festejar o nascimento dos gêmeos capturar Madame Pan Thera com vida para que Mago Natu pudesse transformá-la de volta ao normal.

Novamente deixarei de relatar coisas importantes da narrativa justamente porque aprecio que o leitor tenha sua própria experiência com o livro sem grandes spoilers, Isso tudo que relatei é menos de 10% desse livro incrível que me encantou e acendeu em mim uma vontade enorme em saber mais e ler mais sobre nossas lendas e folclore.

Eu realmente queria falar MUITOOOOOO mais sobre essa obra, mas só será isso mesmo. Para os que leram, me diga o que acharam e para os que não, corram o mais rápido possível e leiam... não se arrependerão nunquinha. Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima.


15 comentários :

  1. O livro é muito criativo, começando pela capa e título. Segundo achei inteligente escrever a história de um Principe em terras brasileiras, ainda mais na Amazônia tão cheia de história.
    Tem uma bela história!!!! Fiquei super empolgada para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo dizer que a primeira coisa que me ganhou foi a capa e depois a sinopse que me deixou sem fôlego. O livro não me decepcionou em nada e que foi uma das melhores leituras de 2019. Espero que você ame tanto quanto eu amei <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas pelo jeito parece ser uma obra bem diferente de tudo que estou acostumada. Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha despertado sua curiosidade, espero que você adore essa obra maravilhosa <3

      Excluir
  3. Olá!

    Esse é meu primeiro contato com esse livro e eu achei muito interessante, principalmente pela sua resenha positiva.
    Achei muito bacana da narrativa ser na Amazônia, acredito que nunca li um livro ambientado lá. Dica anotada com sucesso.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado. Quando ler, volta e me conta o que achou <3

      Excluir
  4. Olá...
    Ainda não conhecia o livro, mas, adorei conferir seus pontos de vista! Fico muito feliz que a leitura tenha sido tão agradável pra você, mas, não é algo que leria no momento, pois, não curto muito esse gênero.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas tenho que concordo que a capa é realmente linda. Gosto de livros que nos surpreende no seu conteúdo, e que apesar da leitura densa, tenho curiosidade em conhecer. Dica mais que anotada, e ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e se interessado por esse livro maravilhosamente icônico. Espero que você aproveite muito a leitura e ame tanto quanto eu <3

      Excluir
  6. Só por ser uma fantasia que se passa em terras nacionais eu já fiquei mega interessada e continuei a resenha com ainda mais expectativas para saber a sua opinião e fiquei super feliz por saber que a história não te decepcionou. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que Urucumacuã é um livro perfeito para colocar a sua lista de leitura, vou até reler kkkkk já estou com saudade <3

      Excluir
  7. É incrível quando amamos muito uma obra e queremos falar absolutamente tudo, né? Eu ainda não conhecia esse livro, mas saber sobre reinos e tudo mais, me chama atenção. Gosto de enredos assim! Vou deixar sua dica anotada.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado dessa dica. Urucumacuã é um ótimo livro para ler e me fez amar mais ainda nosso folclore e pesquisae bem mais. Espero que aproveite muito <3

      Excluir
  8. UAU!
    Ana-De-Deus! Que resenha magnífica! Gostei demais! \o/
    Parabéns pela forma como captou a essência da obra. Ficou incrível!
    Com sua resenha, acredito que seus leitores irão gostar de Urucumacã, pois o livro é pra lá de sensacional! Vale muito a leitura! Top!

    Abraços,
    Daniel Moraes
    Lura Editorial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitooooooooo feliz que tenha gostado da resenha de Urucumacuã, foi um livro maravilhoso que me marcou positivamente e que me fez amar ainda mais o folclore brasileiro. Fiquei maravilhada com o cuidado que tiveram com todo o livro, é uma experiência para os olhos e para a mente.

      Excluir