Efeito Fade

13 janeiro 2020

Resenha #105 - O Desafio de Ferro

Título do Livro: O Desafio de Ferro (The Iron Trial)
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Saga: Magisterium #1
Editora: #irado
Páginas: 384
Sinopse:
Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida.
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.
Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar.
Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.



Quem não ficaria feliz em descobrir que é um mago? Callum Hunt sabe disso desde o dia que nasceu,
mas isso não era uma ideia muito legal pra ele, na verdade, nada era mais assustador. O que mais ele almeja não é entrar na Magisterium e aprender tudo sobre os poderes que tem, a maior vontade dele é se dar mal em todos os testes e ficar de fora, afinal de contas seu pai já lhe advertiu de tudo que pode dar errado quando se usa magia, e que bem... na escola ele pode morrer. Seu próprio pai não mentiria sobre isso não é?

Ele percebe que nem precisaria se esforçar tanto para ser o pior no desafio de ferro, absolutamente tudo estava dando errado. Mas por uma ironia do destino, ou ele só seria azarado mesmo? Tirou as piores notas, e mesmo assim o melhor professor da Magisterium o escolheu como aprendiz. Seu pai pediu, implorou, mas mesmo assim não o liberaram da escola. E com o coração na mão e milhares de planos de fuga... ele foi.

Mal sabia o pequeno Callum que o desafio de ferro seria a prova mais simples da sua vida. E o que viria até o final desse ano seria mais assustador do que qualquer coisa que seu pai lhe contou

Desafio de Ferro é o primeiro livro da saga "Magisterium" das autoras Cassandra Clare (Os Instrumentos Mortais ) e Holly Black (A Menina Mais Fria de Coldtown). A narrativa vai te levar a acompanhar o jovem Callum Hunt em seu primeiro ano na Magisterium, e todos os segredos que a sua historia esconde. Ninguém poderia prever os acontecimentos... Nem seu próprio pai.


Eu gostei do livro, é uma ótima proposta para o público alvo para qual claramente o livro foi escrito (provavelmente dos 10 aos 14 anos). Sendo assim um texto bem adolescente, e acredito que por isso não me vi tão empolgada durante a leitura. Isso não quer dizer que eu não tenha gostado dos personagens, na verdade me apeguei bastante ao pequeno Callum. Mas a narrativa é muito simples pra alguém de 27 anos.

Os personagens são bem interessantes, o pequeno Hunt mesmo, tem um pequeno problema na perna (Estou sendo benevolente aqui), e tem uma construção muito boa. Mas minha personagem favorita foi a Tamara, tem muitas semelhanças com a Hermione Granger então provavelmente por isso eu me apaixonei tanto por ela.

O Magisterium, ou seja a escola, é onde quase toda a história é ambientada. E as imagens dos cenários que se formaram na minha mente são lindas. Com suas pedras do todas as cores e formatos, cavernas e rios subterrâneos.

Na narração feita em primeira pessoa é rápida, dando uma visão de tudo da ótica de Callum para todos os acontecimentos. Sendo bem dinâmica e fluída, não deixa o livro cansativo. Já o enredo é bem simples, como quase todos os livros de infanto juvenil. Como é um livro de apresentação de universo, eu observei uma certa lentidão, mas isso é bem normal, nos dando um novo mundo de magia para explorar.

Super indico essa saga para quem tá querendo iniciar os pequenos na leitura. Mais uma vez essas autoras incríveis não me decepcionam.

7 comentários :

  1. Olá...
    Gostei de acompanhar suas impressões a respeito da leitura, porém, não é uma leitura que me desperta o interesse, pois, não curto muito o gênero a qual ela se encaixa... Sendo assim, prefiro passar a dica. Porém, vou indicar para os pequenos da minha família!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um livro desse selo Irado na Novo Conceito. Mas não é das autoras em questão.
    Não curto muito essas aventuras, porém acho tão válido criar histórias para pré-adolescentes que sai um pouco da coisa Diário de um Banana.
    Ter um personagem com problema na perna também acho bacana, inclusão é tudo!

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Quando este livro lançou eu fui correndo comprar, porque né? Cassandra Clare e Holly Black. Mas aí o tempo foi passando e eu acabei deixando pra lá, já não faz muito meu estilo de história mais, mesmo eu amando as autoras, acredito que a linguagem para o público alvo da obra seus uma barreira para mim. Mas é isto, para adolescentes é uma ótima dica de história, principalmente para os que estão começando a se inserir neste mundo literário.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Como fã das autoras em suas respectivas séries, ainda espero um dia dar uma chance a essa série em conjunta. Porém, o fato dela estar em uma bagunça editorial aqui no brasil, acaba me desanimando. Sua resenha me deixou ansiosa, e criando expectativas. Espero curtir! Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Natália.
    Alguns anos atrás eu comecei a ler a série dos Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare, mas me cansei um pouco da escrita dela e depois disso, não li mais nada dela.
    Lembro que quando esse livro saiu, todo mundo falava dele. Até porque juntava duas grandes autoras, mas por ser bem infanto-juvenil e com uma trama que não estava muito no clima, nunca me interessei.
    Mas concordo com você, para quem está começando a ler agora, imagino que seja uma ótima sugestão.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/resenha-so-garotos-mulheres-emfoco.html

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar desse livro, mas confesso que não me chama tanta atenção. E pelo o que percebi, ele realmente vai atender o público-alvo dele e isso é essencial. Sem dúvidas é uma perfeita indicação para os pequenos.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi! Comecei a ler O Desafio de Ferro, mas a trama acabou não me fisgando (tanto que doei meu exemplar dele recentemente), mas acho que é bem isso o que você comentou no seu texto, é uma história voltada para uma faixa etária mais nova, que ainda está pegando gosto pela leitura (sei de vários leitores mais jovens que adoraram).
    Beijo!

    ResponderExcluir