Efeito Fade

31 dezembro 2019

Resenha #102 - Vermelho, Branco e Sangue Azul

Título do Livro: Vermelho, Branco e Sangue Azul (Red, White and Royal Blue)
Autora: Casey McQuiston
Editora: Editora Seguinte
Páginas: 456 
Sinopse:
O que pode acontecer quando o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra?
Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado - e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar - e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?


안녕하세요 여러분!!!
Aqui é a Ana. Tudo bem com vocês?

Hoje vim trazer a resenha da obra prima feita por minha deusa rainha Casey McQuiston, intitulada Red, White and Royal Blue (entendam o sentido ambíguo de Royal Blue), foi traduzido aqui para o Brasil como Vermelho, Branco e Sangue Azul e a ilustração da capa (que ficou mais que perfeita) foi feita pela minha ilustradora favorita da vida, Isadora Zeferido.

"- June, eu sou filho da presidenta dos Estados Unidos. O príncipe Henry é um testa de ferro do Império Britânico. Não dá pra dizer que ele é meu arqui-inimigo - Alex diz. Ele volta para seu donut, mastigando pensativo, e acrescenta: - Arqui-inimigo implica que ele é realmente meu rival em algum nível, e não, sabe, o fruto esnobe de um incesto que deve bater punheta olhando as próprias selfies."

Acabei descobrindo essa obra maravilhosa em Junho desse ano (2019) um pouco depois dele ter sido lançado nos Estados Unidos, quando vi o enredo por cima eu soube que já estava rendida. E fiquei imensamente feliz quando soube que a Editora Seguinte iria publicá-lo no Brasil. Agora vamos começar a discorrer um pouco sobre a narrativa e obviamente minhas considerações durante a leitura.

"Ele nasceu no interior montanhoso do Texas; sua mãe, filha de mãe solteira, e seu pai, filho de imigrantes mexicanos, todos muito pobres - uma viagem de luxo ainda era um luxo. Quinze anos antes, quando sua mãe concorreu à presidência pela primeira vez, o jornal de Austin a apelidou de Cometa de Lometa. Ela havia saído de sua cidadezinha na região de Fort Hood, trabalhado noites inteiras em lanchonetes para bancar a faculdade de direito e, antes dos trinta, estava defendendo casos de discriminação diante do Supremo Tribunal Federal. Ela era a última coisa que alguém esperaria sair do Texas em meio à Guerra do Iraque: uma democrata de cabelo loiro-avermelhado, respostas rápidas, salto alto, um sotaque forte e uma pequena família birracial."

Alex Claremont-Diaz é o primeiro-filho dos Estados Unidos, ele tem uma irmã chamada June que é formada em jornalismo, uma mãe chamada Ellen que é a primeira presidenta dos Estados Unidos, um pai chamado Oscar que é senador do estado da Califórnia, um padastro chamado Leo que é o primeiro-cavalheiro dos Estados Unidos, uma melhor amiga chamada Nora que parece um Google ambulante e tem um "arqui-inimigo" chamado Henry, também conhecido como o Príncipe de Gales... sim você leu certo, existe uma certa rivalidade entre os jovens desde um pequeno acontecimento nas Olimpíadas do Rio. A vida de Alex estava o mais normal possível considerando sua posição, mas tudo muda radicalmente após Alex causar uma confusão muito "bolástica" no casamento do irmão mais velho de Henry, o Príncipe Philip. 

"- Estou te ofendendo? Desculpa se não sou tão obcecado por você quanto todo mundo. Sei que deve ser confuso.
- Quer saber? - Henry diz. - Eu acho que você é, sim.
Alex fica boquiaberto, enquanto a boca de Henry esboça um sorriso quase maldoso.
- Só uma ideia - Henry diz, com o tom polido. - Você já notou que nunca abordei você e fui exaustivamente educado todas as vezes em que nos falamos? Mas aqui está você, me procurando de novo. - Ele dá um gole do champanhe. - Só um comentário.
- Quê? Eu não… - Alex balbucia. - É você que…
- Tenha uma ótima noite, Alex - Henry diz, tenso, e se vira para ir embora."

O estrago já estava feito, no dia seguinte eles eram capa de jornais e revistas em todo mundo. A Casa Branca e a Família Real da Inglaterra concordaram em Alex passar um final de semana na fria cidade de Londres fazendo várias atividades com o príncipe para transparecer que o incidente no casamento foi somente um acidente e que na verdade eles são amigos próximos há anos. Alex só não esperava que conheceria uma faceta até então desconhecida para ele sobre o Príncipe de Gales. A relação deles começa a ficar maior após esse final de semana e várias ocasiões e situações os levam a se apaixonarem.

"Henry está conversando com uma garotinha com leucemia chamada Claudette, segundo a prancha na parede. A pele negra da menina tem um tom acinzentado e ela usa um lenço laranja brilhante amarrado na cabeça, estampado com o Starbird da Aliança Rebelde. Em vez de estar em pé e sem jeito como Alex imaginava ver, Henry está ajoelhado ao lado da garota, sorrindo e segurando sua mão.
- … fã de Star Wars, então? - Henry diz com uma voz baixa e afetuosa que Alex nunca tinha ouvido dele antes, enquanto aponta para o símbolo no lenço da menina. - Eu amo! - Claudette diz efusivamente. - Quero ser que nem a princesa Leia quando crescer porque ela é muito forte, resistente e esperta. E além de tudo beija o Han Solo!
Ela cora um pouco por falar em beijo na frente do príncipe, mas é corajosa e mantém o contato visual. Alex se pega esticando mais o pescoço para ver a reação de Henry. Ele definitivamente não se lembra de Star Wars na ficha informativa.
- Quer saber - Henry diz, inclinando-se em tom conspiratório -, acho que você teve a ideia certa.
Claudette ri baixinho.
- Quem é o seu preferido?
- Hmm - Henry diz, fingindo pensar muito. - Sempre gostei do Luke. Ele é corajoso e bom, e é o jedi mais forte de todos. Acho que o Luke é prova de que não importa de onde você venha ou quem seja a sua família; você sempre pode ser incrível se for verdadeiro consigo mesmo."

Red, White and Royal Blue definitivamente é um dos meus livros favoritos da vida (no Top 3), é um livro muito fluído que você se apaixona desde o primeiro momento tanto pela narrativa tanto quanto os personagens. Amei cada conversa e interação entre o Alex e a June (me lembrou da minha relação com meu irmão mais novo), as conversas, e-mails e ligações trocadas entre Alex e Henry foram mais que épicas com altas referências á Star Wars, Mitologia Grega, Literatura Inglesa (Jane Austen, George Eliot aka Mary Ann Evans, Shakespeare, Charles Dickens e outros), citações de cartas trocadas por personalidades importantes como Alexander Hamilton e muitos outros. Foi um livro que me fez rir, chorar e me apaixonar a cada leitura que fiz dele. 

"- Fazendo a sua parte para manter a indústria de fofocas norte-americana viva?
- É pra isso que serve meu diploma de jornalismo - June diz.
- O que tem de bom essa semana? - Alex pergunta, pegando um donut.
- Vejamos - June diz. - A In Touch diz que estou… namorando um modelo francês?
- Sério?
Acompanhar a cobertura dos tabloides é um passatempo de June que às vezes diverte e às vezes irrita a mãe dos dois, e Alex é narcisista o bastante para deixar a irmã ler os destaques para ele. Geralmente são pura invenção ou frases prontas escritas pela assessoria de imprensa da família, mas às vezes ajudam a desviar os rumores estranhos e especialmente maldosos. Se pudesse escolher, Alex preferiria ler uma das centenas de fanfics apaixonadas que protagoniza na internet, em que sempre aparece com um charme devastador e uma resistência física inacreditável, mas June se recusa categoricamente a ler isso em voz alta, por mais que ele insista.
- Quem me dera. - Ela folheia algumas páginas. [...] Depois de folhear quase a revista inteira, ela a enfia embaixo da pilha e passa para a People. Ela a folheia distraidamente; afinal, a People só escreve o que os assessores dela mandam. Não tem graça. - Não tem muita coisa sobre a gente essa semana… Ah, sou uma dica nas palavras-cruzadas."

Se você gosta com representações de povos latinos e da comunidade LGBTQ+, esse é o livro certo. Os próprios protagonistas são um exemplo, assim como uma das seguranças da presidente, Amy. Foi um dos primeiros livros que li em que pessoas LGBT+ tem seu final feliz. Não sou tão habilitada a falar desse assunto, mas se você sim e já leu o livro COMENTA AQUI.

"Uma imagem: na manhã seguinte, uma nova multidão se reuniu no National Mall, a maior até agora. Ele fica na Residência por uma questão de segurança, mas ele, Henry e June e seus três pais sentam na sala de estar no segundo andar e assistem à transmissão ao vivo na CNN. No meio da transmissão: Amy na frente da multidão usando a camiseta amarela de HISTÓRIA, HEIN? de June e um broche da bandeira trans. Ao lado dela, Cash, com a mulher de Amy em cima dos ombros usando o que Alex consegue ver agora que é a jaqueta jeans que Amy estava bordando no avião, nas cores da bandeira pansexual"

Gostei muito da base de todo tipo de conhecimento que é mostrado no livro sobre a Casa Branca e as famílias que já viveram lá e também da Realeza Britânica, estava expresso o quanto a autora (DIVA, AMADA) se dedicou em uma pesquisa para o livro que era seu debut, sim Red, White and Royal Blue é seu primeiro livro... Foi um começo incrível para um futuro brilhante.

"Antes dos Claremont, os Kennedy e os Clinton protegiam a primeira-prole da imprensa, dando-lhes privacidade para passar por fases difíceis, experiências orgânicas da infância e tudo mais. Sasha e Malia Obama foram perseguidas e comidas vivas pela imprensa antes mesmo de saírem do ensino médio. O Trio da Casa Branca quis ficar à frente da narrativa antes que qualquer um pudesse controlá-la.
Era um plano novo e ousado: três jovens bonitos, inteligentes, carismáticos e vendáveis da geração dos millennials — tecnicamente, Alex e Nora nasceram um pouco depois do início da Geração Z, mas a imprensa acha que esse termo não pegaria. Pegar vende, descolado vende. Obama era descolado. A primeira-família inteira também podia ser; um tipo próprio de celebridade. Não é o ideal, sua mãe sempre diz, mas funciona. Eles são o Trio da Casa Branca, mas aqui, na sala de música do terceiro andar da Residência, são apenas Alex, June e Nora, naturalmente grudados uns nos outros desde que eram adolescentes se enchendo de café expresso até prejudicar a saúde na época de provas. Alex os impulsiona. June os equilibra. Nora os faz serem honestos."

Então acho que ficamos por aqui, espero que tenham gostado da resenha e que se apaixonem por essa estória tanto quanto eu (History, huh? Bet we could make some). Feliz ano-novo e CLAREMONT PARA PRESIDENTE 2020!!!

RECOMENDO MUITO ESSA PLAYLIST DO LIVRO FEITA PELO VITOR MARTINS 👇


Observação: Aqui fala a administradora Isadora, a resenha não saiu na segunda porque a Ana implorou para sair na virada de ano como última resenha e porque quem leu sabe o motivo então aproveitem 😏

14 comentários :


  1. Para falar a verdade eu não conheci essa autura e fiquei encantada vendo o quanto você é apaixonada pela escrita dela. Quanto a história, você descreveu ela tão bem, que facilmente a gente vê o quanto você ficou apaixonada pela leitura. Sua postagem ficou incrível com muitos detalhes O que A enriqueceu bastante a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!!! Provavelmente não ouviu falar da autora antes porque esse é o primeiro livro dela, mas ela lançará outro em 2021 (estou muitooooo ansiosa) <3

      Excluir
  2. São tantas pessoas falabdo desse livro e elogiando ruso nele, que fica impoasivel não querer ler imediatamente. Já coloquei na lista de leitura e espero gostar como todo mundo gostou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh esse livro! Li tem um tempinho e amei! Achei uma leitura muito amor e ao mesmo tempo tão diferente dos livros que já li.

    ResponderExcluir
  4. Top 3 é coisa séria, hein? Hahaha eu achei a proposta da obra muito bacana e é interessante colocar representatividade em livros que até entao a gente nunca questionaria essas questoes, né? Me parece realmente ser uma leitura incrível.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Estou na metade desse livro, espero terminar até o fim de semana! rsrs
    A história está me conquistando também! Confesso que achei que seria meio bobo, mas longe disso, está ótimo!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Conheci esse livro no Twitter, estão falando tanto dele que chamou minha atenção e em sua maioria são opiniões positivas como a sua. Amei que você curtiu tanto a leitura, se antes eu prestei atenção, agora eu preciso ler ainda esse ano, vou dar uma apertadinha na meta de leitura e encaixar Vermelho, Branco e Sangue azul. Valeu pela dica.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da minha panfletação desse livro maravilhoso!!! Espero, que caso já tenha lido, tenha gostado <3

      Excluir
  7. No top três? Já vi que a história lhe agradou de uma maneira maravilhosa, eu não conheço nada dessa autora mais pelo que vi ela sabe conduzir o enredo muito bem. Eu confesso que nunca li Um livro onde os mocinhos fossem gays e fiquei curiosa pra conhecer essa história. Enfim, dica anotada viu.


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora atualmente só tem esse livro publicado (ano passado foi o debut dela como autora), mas em 2021 ela vai lançar outro livro (ESTOU MUITO ANSIOSA!!!). Espero que aproveite muito Vermelho, Branco e Sangue Real <3

      Excluir
  8. Esse livro está famoso nos blogs literários que visito, confesso que já estou com minha curiosidade aguçada para saber dessa história por completo. Irei colocá-lo na minha lista de desejados para uma leitura futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ASSEGURAR que essa leitura VALE MUITO A PENA e você lê tão rápido, que logo quer reler de novo kkkk <3

      Excluir
  9. Ainda não tive a chance de ler essa obra, mas estou curiosa. Estou lendo comentários incríveis sobre ela e pelo jeito ela explora muito bem todos os personagens. Fiquei curiosa para conhecer!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você ame essa leitura maravilhosa, virei muito fã da autora Casey McQuiston. Em 2021 ela vai lançar outra obra, imagina o quão ansiosa eu estou AHHHHHHHHHHHHH.

      Excluir