Efeito Fade

11 novembro 2019

Resenha #99 - Eu Te Desafio

Título do Livro: Eu te Desafio
Autora: Bárbara Negrão
Editora: Réserver
Páginas: 414
Sinopse:
Nina é uma garota que aos treze anos passou por situações que nenhuma menina deveria ter que passar. Agora aos vinte, ela é mais madura do que muitas outras de sua idade, parte disso se deve por ela ter a responsabilidade de cuidar de sua irmã mais nova e doente, já que seus pais faleceram quando ela era apenas uma criança.
Sem ajuda e com o dinheiro acabando, Nina é obrigada a trancar a faculdade e a arrumar um emprego na Delirium – a Casa noturna mais famosa da cidade. Lá, é onde ela conhece o intrigante Alec e faz novas amizades. E quando ela pensa que sua vida vai finalmente começar a entrar nos eixos, tudo se torna ainda mais complexo. Segredos serão revelados quando o passado finalmente bater a sua porta.


안녕하세요 여러분!!!
Aqui é a Ana. Tudo bem com vocês?
Hoje vim trazer a resenha do livro Eu Te Desafio da nossa autora parceira Bárbara Negrão.

SE VOCÊ TEM GATILHOS COM OS SEGUINTES ASSUNTOS: ABUSO SEXUAL INFANTIL E ESTUPRO, RECOMENDO QUE NÃO LEIA A OBRA CITADA!!!

Eu Te Desafio conta a história de Nina, que aos 13 anos enquanto estava em um orfanato com sua irmã mais nova, passou por um trauma que marcou sua vida para sempre. Aos 20 anos, com uma dívida gigante para com o hospital onde sua irmã está internada e sem ajuda de nenhum familiar, após descobrir uma traição do namorado e uma festa de despedida de sua melhor amiga que está se mudando, ela acaba conhecendo um homem que mudará sua vida daquele momento em diante.

"Se tivessem me falado mês passado que eu trancaria a faculdade por falta de dinheiro, seria traída por Lucas, começaria a trabalhar como dançarina e bartender em uma boate e estaria morando em um motel, eu teria rido bem alto - ou melhor, teria gargalhado histericamente."

Nina acaba começa a trabalhar na casa noturna Delirium como dançarina por necessitar de mais dinheiro para pagar a dívida. Logo no início, Nina se sente atraída pelo misterioso Alec Hoover, que aparentemente também corresponde aos seus sentimentos. Nesse novo emprego, Nina conhece novas pessoas que se tornaram muito importantes para ela como, Dot (uma das minhas personagens favoritas, se não A favorita). Quando sua vida aparenta estar nos eixos, fantasmas do passado voltam para sua vida mais vívidos do que nunca. Não posso falar muito da narrativa de Eu Te Desafio, porque sinto que darei spoiler de várias partes que me surpreenderam de alguma forma. Okay, vamos agora para a parte onde dou minha opinião sobre a obra.

"Era como se o destino a tivesse pego no colo, ido até o bar e a jogado em cima de mim, dizendo: 'Tá aí a moça, última chance, então seja feliz.'"


Eu nem desgostei de Eu Te Desafio e nem AMEIIIIII, foi mais um relacionamento neutro. Eu não achei a história de amor da Nina e do Alec muito bem desenvolvida, em um capítulo eles se conhecem e em menos de 7 capítulos eles já estão morando juntos e logo depois já estão dizendo que se amam e tal. Pode não ser um problema para você, caro leitor, mas é algo que me incomoda muito em narrativas e minhas resenhas são frutos de minha visão e minha interpretação para com a obra.


"- Eu não acredito que esteja morando com o Hoover - disse ela finalmente depois de um longo tempo. - Nem eu - falei, mais para mim mesma enquanto olhava para o meu reflexo no espelho, tentando entender quem era aquela pessoa que me fitava de volta. Uma mulher forte? Fraca? Traumatizada com certeza, mas que talvez estivesse começando a se recuperar de um passado horrível."

Minhas partes favoritas foram as cenas com a irmã de Nina, Isabela (QUE SER HUMANO MAIS FOFO AHHHHH), a relação da Nina com os outros funcionários da Delirium (principalmente a Dot, EU AMO ESSA MULHER!!!) e as danças dela. O desenrolar do relacionamento da Nina e do Alec foi interessante, mas enfatizo que gostaria que as coisas tivessem ido de um pouco mais devagar. O plot twist, eu particularmente achei previsível. A "explicação" do porque o nome do livro ser Eu Te Desafio foi uma sacada muito boa, mesmo que eu tenha estranhado a posição do último capítulo na linha temporal.

"- Mas e quanto a manter tudo em um nível somente profissional? - arrisquei. - Não me interessa mais, não consigo ficar longe de você. Então, acho melhor me render ao que sinto - disse ele de um modo carinhoso. - E o que você sente? - perguntei, temendo um pouco a resposta. - Eu ainda não sei. Mas quero descobrir. Você quer descobrir comigo, Nina? - ele pareceu vulnerável enquanto esperava por minha resposta."

Uma coisa que me incomodou MUITOOOOOO foi que em partes muito importantes na história após terminar o capítulo e ir começar outro, o acontecimento não se desenvolvia e só passava um período de tempo e Nina dizia falava rasamente os eventos após as palavras finais do capítulo anterior.

"Meus Deus!! 
CAPÍTULO TRINTA E CINCO 
O mês passou voando. Tudo estava perfeito. Alec era um namorado carinhoso, muito compreensivo e super protetor. Íamos e voltávamos juntos da casa noturna quase todos os dias."

Essa foram as minha percepções sobre Eu Te Desafio, espero que vocês tenham gostado!!! Se já leu, comenta o que você achou da obra. Espero vocês ansiosamente na nossa próxima resenha!!!

7 comentários :

  1. Oi! Bom, eu não gosto de ler obras com esses assuntos assim jogados a torto e a direito, então é provável que eu não leia essa história. Não gosto de quando assuntos importantes são inseridos na trama porém sem profundidade ou mesmo certo embasamento. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Ai gente, esses relacionamentos instalove não é comigo. Muito difícil me agradar... acho que rola mais quando é conto, porque dá pra relevar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Querida, eu achei a sinopse tensa. Não é o tipo de livro que curto ler...
    Daí sua primeira frase ali sobre gatilhos, eu resolvi não ler. Eu sinceramente não dou conta de certos tipos de leituras. Embora adore terror e thrillers, tem algumas coisas que me fazem bem mal.
    Fico devendo um comentário pertinente em uma próxima resenha! Um beijo

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana.
    Essa me parece ser daquelas leituras que não exigem, mas também não oferecem muito, né?!
    Eu também não curto muito quando os relacionamentos dos personagens se desenvolvem muito rápido! Costumo chamar isso de Amor Miojo, porque parece que basta jogar água quente e esperar 3 minutos para ficar pronto!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não conhecia o livro, mas só de saber que ele aborda temas como abuso sexual infantil e estupro, já me deixou angustiada. Gosto de livros que abordam temas fortes, pois acredito que são importantes para a gente conhecer um pouco mais a fundo. Uma pena que o livro não tenha te conquistado tanto, principalmente na hora de começar um novo capítulo. De qualquer forma, deixei sua dica anotada.

    Segui seu blog para acompanhar mais dicas como essa <3
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Primeiramente, essa capa não me agradou nem um pouco. Achei algo bem amador, principalmente a fonte escolhida. Tenho uma certa implicância com fontes escolhidas nas capas dos livros kkk. E esse tipo de leitura não me agrada muito, sabe? Mas gostei muito de sua resenha.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem por aí?

    A obra, começando pela capa, tem tudo para me desagradar. Não vou mentir, achei a premissa bem clichê, sem falar que suas considerações sobre a obra me fizeram perceber que não é o tipo que me prenderia à leitura. Então, parabéns pela resenha super detalhada!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir