Efeito Fade

14 outubro 2019

Resenha #95 - Inimigos Mortais

Título do Livro: Inimigos Mortais
Autora: J.C. Gray
Editora: Lura Editorial
Páginas: 280
Skoob | Amazon
Sinopse:
O submundo de Los Angeles tem sofrido com uma guerra oculta e sangrenta que envolve humanos, vampiros e lobisomens.
Enquanto a Lyx, uma nova e poderosa droga, começa a tomar contas das ruas, diversos corpos têm sido encontrados nos becos da cidade, deixando a população apavorada, com a suspeita de que haja um psicopata à solta.
Shay, uma loba de linhagem pura, entra em ação quando diversos lobisomens desaparecem sem deixar rastro.
Junto com o policial Marco, encaram a missão de descobrir quem está por trás dos crimes e se há alguma ligação entre eles.
No meio do caminho, ela conhece Mitch, um encantador humano viciado em adrenalina que aparece no lugar e na hora errada, e se torna uma peça chave no enorme quebra-cabeça que Shay tenta que montar.
Além deles, Adrien, um vampiro cínico e cheio de tiradas sarcásticas, atravessa o Atlântico para investigar os vampiros americanos, nada discretos. Disposto como sempre, a ajudar apenas a si mesmo.
Juntos, Shay, Marco, Adrien e Mitch farão o leitor vivenciar batalhas, traições e descobertas surpreendentes.
Mortes estranhas começam a acontecer em Los Angeles. Corpos largados em becos, sem nenhum sangue aparente e faltando alguns órgãos começam a deixar a polícia as tontas. Sem padrão aparente, mais de 10 corpos foram encontrados... e contando.

Do outro lado do oceano, está Shay e ela não aguenta mais estar naquele lugar. É muito bom estar com sua família na sua terra, sua casa, seu lar. Mas ela não estava acostumada a essa mansidão, a essa tranquilidade. A calmaria estava começando a incomodá-la mais que tudo. Não coincidentemente lhe chega um chamado... a tão esperada missão.

Adrien é aquele ser que não está nem ai para nada que não seja seu conforto. Sempre entediado, não se mostra nem um pouco apto a ajudar sua irmã, que pela primeira vez vem pedir a sua ajuda. Por mais que seja interessante, já que isso nunca acontece (Nunca Mesmo), ainda não viu nenhuma vantagem para sair de seu confortável e atribulado lar. Bem, ele não viu nada... Ainda.

Em meio a rachas, boates, drogas, hotéis abandonados esses dois seres irão se encontrar e iniciar uma conexão mortal em meio a cidade de Los Angeles, e o mortal não está nesta frase a toa. Matar um ao outro é quase inevitável.

Inimigos Mortais é um livro de fantasia urbana que com seu narrador em primeira pessoa te leva ao submundo de L.A. e todos os seus segredos. Onde Vampiros e Lobisomens convivem bem... Ou não. Escrito pela autora J.C. Gray (que é também uma cosplayer que admiro MUUUITO.), é de uma narrativa rápida que contará o início de toda a trama entre Shay e Adrien.

Eu gostei muito da premissa, sei que sou muito suspeita pra falar porque decididamente ninguém (que eu conheça) é tão apaixonado por mistura de seres sobrenaturais com o real. E isso no livro é muito bem construído. A ideia de lobisomens e vampiros coexistirem, ou terem problemas entre si é bem antiga, mas eu adorei a forma como foi inserida na narrativa.


Sobre a já falada narrativa, ela é envolvente, mas não profunda. O livro é bem leve, uma leitura tranquila, tradicional dos livros de apresentação de universo. A mudança rápida de pensamento dos personagens, por conta do narrador em primeira pessoa narrar a visão de vários personagens, deixa a leitura um pouco confusa, ou seja, precisa atentar bastante a isso durante a leitura.  Por muitas vezes precisei reler trechos para entender quem estava falando.

Os personagens são super bem construídos e profundos, por mais que não dê para explorar tanto no estilo de narrativa escolhidos, mas foi o que mais me chamou atenção no livro. Como costuma acontecer em alguns animes, a coleguinha aqui se apaixonou mais pelos personagens coadjuvantes (Não que os principais não sejam incríveis! Eu que tenho essa mania). Mitch é o meu bebê e vou defendê-lo pra sempre, colocar em um potinho e guardar pra mim. Shay e Adrien são incrivelmente bem construídos e isso me deixou bastante esperançosa e animada para o segundo livro.



A ambientação é urbana, e bem normal. Isso que dá o toque de mistura do sobrenatural com o natural que eu tanto amo. Passa-se em Los Angeles, então vemos a selva de pedra e seu submundo contrastando com a ilha na Grécia em que Shay mora. Eu percebi uma referência (não sei se foi, mas se foi peguei), ao “Hotel Dumort” que aparece em Os Instrumentos Mortais, da tia Cassie.

Um ponto que me decepcionou no livro foi o mistério, sou uma amante de livros policiais, e o mistério ficou meio óbvio desde o início. Em uma conversa com a autora a mesma disse que a intenção de focar no mistério, no policial sempre foi mínina, que Inimigos Mortais foi sempre um livro de apresentação de mundo.

É um texto divertido, que consegue fazer com que você se apegue aos personagens e tenha uma leitura gostosa. Aguardo ansiosa o próximo encontro entre Shay e Adrien no próximo livro.


Ah!!! Não esqueçam que está havendo Sorteio de Aniversário do Ler é Literário e você pode está levando pra casa um Kit Jojo Moyes ou um Kit Corte de Espinhos e Rosas é só clicar aqui 👈 

10 comentários :

  1. Não sou a maior fã de sobrenatural, mas gosto quando a narrativa tem algo mais urbano, me prende.
    O clichê lobisomens e vampiros sempre funcionada.
    Uma pena que o mistério ficou óbvio desde o começo, também sou fã de livros policiais e fico triste quando isso acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita da narradora me surpreendeu muito. Então espero bastante os próximos livros.
      Já sobre a questão policial, a autora comentou comigo que não queria ter se prendido tanto a esse foco... e que a ideia do livro era mais de apresentação de mundo mesmo.

      Excluir
  2. Essa ambientação mais em cidades me chama mais atenção do que uma fantasia ou sobrenatural medieval. Ainda assim é um gênero que não tenho intimidade. Gostei desta premissa e anotei a dica aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler, pois também adoro essas misturas bem construídas do real com o sobrenatural. Adorei a resenha e dica, já quero ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Menina, faz tempo que não leio nada que envolva vampiros e lobisomens, mas até que curti a premissa desse livro. Anotada a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha, ainda não conhecia o livro...
    Contudo, não é um gênero do qual eu estou habituada a ler, portanto, prefiro passar a dica :(
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. repassa para os coleguinhas que gostam da temática!

    ResponderExcluir