Efeito Fade

25 setembro 2019

[Seriado] Vis a Vis - 1ª Temporada

Nome: Vis a Vis (Locked Up)
Gênero: Drama
Rede de Televisão: Netflix
Lançamento: 20 de Abril de 2015
Episódios: 11 episódios
Duração de cada episódio: 70 minutos
Sinopse:Macarena (Maggie Civantos) uma jovem mulher de vinte poucos anos, ambiciosa, manipulada pelo chefe, comete vários crimes na empresa em que trabalha. Sendo descoberta, foi acusada de quatro crimes fiscais. Durante o julgamento ela vai para a cadeia feminina, chamada Cruz del Sur12 de forma preventiva.







Vis a Vis (Locked Up) retrata o cenário dentro de uma prisão feminina que, confesso, é melhor e bem mais retratado do que Orange Is The New Black. É uma série em espanhol europeu que sua personagem principal, Maracarena Ferreiro (Maggie Civantos) entra dizendo que esta lá por engano e é inocente (todas lá são não é mesmo!?). Do ano de 2015, transmitida pela plataforma de streaming, a famosa Netflix.


É uma série bem tocante e com uma trama muito interessante e cheia de criticas com relação a vivência das mulheres dentro da prisão, problemas como: drogas, roubos, assassinato e contradições por parte da diretora da prisão, sim, ela é uma mulher e há contradições mediante seu papel como diretora e sua empatia em saber que são mulheres ali dentro e que ela também poderia estar no lugar delas. Uma ótima sacada onde há muitos dilemas morais por parte dos personagens. 


A trama em si começa quando uma das companheiras de cela de Macarena (eu não consigo falar o nome sem rir e lembrar daquela música) e ela a vê saindo da cela no meio da madrugada, tudo isso por causa de um chip que esconde, apenas, 9 milhões de euros (coisa pouca, né galera?) e esse chip esta escondido em algum lugar e ninguém sabe, mas todos o querem (não julgo, também queria 9 milhões de euros na minha conta). A maior ameaça de toda a trama é Zulema Zahir (Najwa Nimri), ela que é a mulher que comanda a prisão, que é muito forte e muito maravilhosa, onde esta tem total certeza que vai conseguir esse dinheiro a qualquer custo, mesmo havendo um momento que ela se encontra em um dilema pessoal enorme.


O objetivo aqui não é focar em personagens e etc, como fiz da última vez, e sim, atentar para o tema em questão: a vivência feminina dentro de uma prisão, é algo que me intriga já que sabemos claramente que o sistema prisional é completamente desumano e babaca, principalmente, se forem mulheres. O que mais retrata isso é o médico, o cara mais imbecil e nojento que eu já vi em uma série voltada para isso, o abuso de poder dele em relação ao corpo das presas e etc.



Um comentário :

  1. Oi, Letícia!
    Eu já tinha visto falar dessa série e achei ela bem interessante. Gosto bastante de séries com essa temática, culpa de Orange is the new black. Ainda não consegui tempo para assisti-la, mas assim que eu conseguir uma folga da faculdade, ela vai ser a primeira série que irei assistir.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir