Efeito Fade

03 abril 2019

[Filme/Anime] O Castelo Animado

Nome: O Castelo Animado (ハウルの動く城)
Gênero: Anime
Distribuição: Estúdios Ghibli
Lançamento: 5 de Setembro de 2004
Duração: 119 Minutos
Sinopse:
Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha sem descanso na chapelaria que era de seu falecido pai. Numa de suas raras idas à cidade, ela conhece Hauru, o Mágico. Hauru é extremamente sedutor, mas de caráter duvidoso. Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira lança um terrível encanto sobre Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Aflita com sua situação, Sophie foge e se torna errante em terras desertas. Acaba por se deparar com O Castelo Animado de Hauru e, escondendo sua verdadeira identidade, consegue ser contratada para fazer serviços domésticos. A "velha senhora", misteriosa e dinâmica, logo dará nova vida à antiga habitação, na qual vivem apenas um jovem aprendiz, Marko e a pessoa responsável pelo Castelo, Calcifer, o demônio do fogo. Cheia de energia, Sophie faz milagres. Que fabuloso destino a espera? E se sua história com Hauru estiver apenas começando?
Vamos começar falando que meu titulo de Nerd deveria ser retirado neste momento, porque eu com 26 anos de vida ainda não havia assistido nada dos Estúdios Ghibli. Conhecia os filmes, mas nunca tinha parado pra assistir nenhum deles.


Bem, uma tarde, sem internet, um filho querendo assistir algo, resolvi olhar no HD de um amigo (que estar aqui em casa a alguns meses, sim isso é uma indireta) os filmes que tinham pra assistir com ele. E achamos O Castelo Animado (ハウルの動く城), foi o melhor achado que eu fiz com meu pequeno até hoje. Ficamos encantados, realmente deslumbrados com a beleza do filme.


Um pouco do filme: Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de seu pai, e depois de sair para encontrar sua irmã acaba se perdendo e envolve-se em problemas. Mas é salva por um belo feiticeiro chamado Hawk. A noite após voltar pra casa, ela recebe a visita de uma estranha senhora, que amaldiçoa a moça, deixando ela com uma aparência de velha. Depois de uma noite de agonia. Ela resolve sair em busca de uma nova vida. Depois de muito caminhar ela chega ao castelo animado, onde conhecerá novas pessoas, e tentará se livrar do terrível mal que a acomete.


Baseado no livro "Howl's Moving Castle", da escritora inglesa Diana Wynne Jones esta obra prima das animações japonesas dirigida por Hayao Miyazaki (vou elogiar esse filme até o fim dos tempos sim!) é um filme maravilhoso, tão lindo, bem trabalhado, personagens cativantes. Foi uma das melhores experiências que tive esse ano, e me arrependo bastante de não ter visto antes. Sempre via comentários e vários cosplays nos eventos, e agora sim entendo o porquê de tanto amor.

De uma delicadeza incrível, trata de amor, família, perdão e apoio com uma sutileza que nos faz apaixonar. Os cenários nos deixam encantados, e a cada cena era um suspiro de deslumbramento. A ambientação maravilhosa, me deixou apaixonada por cada segundo desta obra de arte.

 
Não vou me estender em elogios e só vou dizer: ASSISTAM!

Super indicado para ver com as crianças, com avó, tio, tia, periquito, papagaio, enfim a família toda. Nunca deixem pra depois essa animação dos Estúdios Ghibli na qual vocês podem ver hoje.

Trailer



Está havendo sorteio do livro "O Cavaleiro Verde" e é só clicar aqui para participar 💚

16 comentários :

  1. Não vou mentir, os filmes do Studio Ghibli são meus amorzinhos. Simplesmente amo o traço e a forma como contam suas histórias.
    A animação de Howl's moving castle é MUITO diferente do livro, sério, mas é engraçado que as duas são encantadoras individualmente. Foi um filme que só assisti depois de crescida também e sempre revejo quando posso. Adoro a Sophie velhinha desbocada e o Howl fazendo birra kkkk
    ótimo filme.
    Depois assista outros filmes do estúdio :) A Viagem de Chihiro é um incrível também.
    Bjinhos
    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália
    Indicação super anotada
    Não tinha ouvido falar desse filme até o momento, mas adorei as coisas que disse sobre o filme e também, as imagens e gifs do post me deixaram super curiosa para conhecer a história.

    Beijos
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  3. Eu devolvo o seu título nerd por ter me apresentado o filme rsrs. Quando mais nova eu assistia muito esse tipo de animação, mas com o tempo fui deixando de lado, então essa sua postagem é nostalgica e saber que esswe filme é maravilhoso é a deixa para querer assistir.
    Quero conferir essa delicadeza que mencionou e espero me apaixonar assim como aconteceu com você, então é indicação super anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Achei fofinho aquele castelo ali se movimentando e a ideia é bem legal de ver a menina se transformando em velha. Eu não procuro muito estes filmes, estou sempre na mesma.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Natália.
    Já ouvi falar super bem dessa animação, mas nunca a encontrei em nenhum lugar para assistir.
    Os desenhos são lindos e a história parece ser emocionante.
    Como não tenho um amigo assim com um HD disponível, vou procurar mais um pouco e ver se encontro pela net.
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Fui lendo seu post e tendo a impressão de que conhecia a história, aí você disse que foi baseada no livro que estou há tempos querendo ler. Que bom saber que também tem filme e que a adaptação agrada, já quero assistir também.

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália!
    Que linda a história, adorei o enredo e os personagens, parece um filme bem gostoso de assistir fiquei encantada com sua resenha sobre a trama parabéns, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Tem um livro também, né? Ou talvez seja só o mesmo nome.
    Não sabia que tinha filme e anime, achei que era só filme. Ainda não assisti, mas depois da sua crítica estou louca para fazer isso!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?

    Ainda não conhecia o filme, mas já fiquei super interessada. Estou sempre pesquisando novas animações para assistir, então vou logo anotar esta dica.
    Eu me sentiria bem desesperada no lugar da Sophie kkkk

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o desenho, mas parece ser bem agradável de se assistir. Vou anotar a dica e passar para meus primos, caso ainda não saberem de sua existência.

    ResponderExcluir
  11. Oiii,

    Sou apaixonada por essas animações, e com certeza vou procurar para assistir, tenho certeza que minha sobrinha também vai amar. A história toda parece ser muito interessante e bem trabalhada. Vou anotar a dica!!

    Beijinhos!!
    Paraíso Literário.

    ResponderExcluir
  12. Dica anotada, mas não pra mim, par ao meu filho que adora anime. Sem dúvida irei conferir com ele e pelos seus comentários sobre a produção, tenho certeza que vou curtir.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Vou indicar esse Anime pro meu esposo. Não consigo gostar de Animes, só as falas já me perturbam pelo idioma. Mas é legal saber que além das aventuras, temos amigos, família.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá, não conhecia esse filme mas pelos seus comentários e pelo enredo parece ser bem bacana mesmo e com uma boa mensagem *-* Além de que os traços dele estão bem bonitos <3 Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Eu nunca vi um anime, acredita? Pois é! Por nunca ter tido quem me incentivasse, acabei nem me interessando. No entanto, achei a trama desse anime bem interessante e fiquei curiosa para conferir e me encantar também. Já anotei a dica e espero poder conferir em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Acredita que eu nunca assisti esse anime? Mas achei super interessante e fiquei super curioso, vou tentar assistir no próximo final de semana, também curti a sua crítica. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir