Efeito Fade

04 fevereiro 2019

Resenha #71 - Antes Que O Tempo Acabe

Título do Livro: Antes Que O Tempo Acabe
Autor: L.A. Melo
Editora: Young
Páginas: 296
Sinopse: 
Claire Withley, uma eximia nadadora, tem uma vida aparentemente perfeita e está prestes a subir mais um degrau em sua vida profissional quando uma terrível doença cruza o seu caminho. Com a estimativa de oito meses de vida, sem seu namorado e com os laços da família se corroendo, ela terá apenas a companhia de Lisa e Albert Louis "Alo" Watson, um misterioso estudante de psicologia que a conhece por intermédio de duas perguntas: Claire viverá o tempo que lhe resta em forma de grandes aventuras ou abdicará de seus direitos se entregando totalmente para dor? Ela terá que conhecer a si mesma para responder as duas perguntas que lhe assombram, antes que o tempo acabe.



Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Ontem foi aniversário do autor L.A. Melo e além de anunciar a parceria com o autor no dia do niver dele, hoje trazemos aqui para o blog a resenha de seu trabalho Antes Que O Tempo Acabe ⌚

"Nós somos como os relógios e cada relógio precisa de uma engrenagem para que possa funcionar e parece que você encontrou a sua."

Antes Que O Tempo Acabe livro de lançamento do autor L.A. Melo, lançado pela antiga Editora Young irá trazer a história de Claire Withley uma nadadora com futuro incrível, mas que gosta na verdade do mundo das artes.

"[...] no fim pinto um relógio sobre o fundo surreal, mas que representa minha vida."

Claire é uma garota com o futuro brilhante pela frente, com muito treinamento ela está na linha de ser uma das maiores nadadoras de seu tempo e por isso ela se ver o tempo todo pressionada tanto pela sua família quanto por seu namorado, Hank a dar o melhor de si e ganhar o campeonato que está se aproximando onde terá olheiros que poderão levar a mesma a fazer parte de uma liga de natação.

"O problema é que a vida tem sido a balança de um tribunal comigo."

Porém, Claire apesar de treinar todo dia não é a natação que acaba fazendo feliz e sim pintar quadros e poder trazer um pouco de arte para si. Mas a arte é proibida em sua casa por conta de sua mãe e ela tem que pintar toda vez escondido para que não aconteça algo que deixou um certo trauma em sua vida muitos anos trás.

"Ela era mesmo feliz? Ou será que só seria feliz se fosse livre?"

Mas em uma noite em que seus pais saem para o cinema com a irmã de Claire, Katie e esta fica em casa sozinha, ela começa a pintar até que é "incomodada" por um certo estudante de psicologia que começa a lhe fazer perguntas acerca de sua vida e são essas perguntas que ficarão rondando sua mente por um bom tempo.

"Você é feliz? [...] Você é livre?"

No entanto, a vida de Claire acaba por a surpreender e a mesma no dia do campeonato de natação que todos estavam ansiando, acaba sofrendo um acidente e batendo a cabeça na piscina. Tudo isso acontece e acaba despertando uma doença que estava adormecida e Claire acaba sendo diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA.

"A ELA é o tipo de doença que se desenvolve de maneira incontrolável caso o paciente possua algum problema físico ou psicológico ligado diretamente a um dos campos cerebrais."

Eu conheci o autor L.A. Melo através de um evento e fiquei bastante interessada em conhecer a história de Claire, principalmente porque o autor revelou que uma das inspirações para a construção da personagem foi a Hazel de "A Culpa é das Estrelas". Mas admito que enquanto eu lia o livro Antes Que O Tempo Acabe notei inspirações tanto em ACEDE quanto em "Cidades de Papel", outro livro do autor John Green mas especificamente em uma cena em si (Mas eu não posso dizer, porque será spoiler 🙊).

"O tempo voa. - digo para mim mesma - E precisarei ser forte para cortar as asas do meu para que ele demore a voar."

Eu fico feliz que o autor tenha trabalhado outra doença que não seja o câncer no livro e sim a ELA que é uma doença que eu não sabia nada acerca, mas que eu havia ouvido falar principalmente na época em que os famosos estavam fazendo o desafio Ice Bucket Challenge que era um desafio que você se banhava com um balde de gelo e que é um dos tratamentos para o ELA.

"Contaremos do três ao um e viraremos o balde em nossas cabeça."

Eu tive um certo problema em relação aos personagens, eu não consegui a me apegar tanto a Claire quanto eu achava e isso foi um tanto complicado para mim como leitora. No começo eu achei que o livro dava muita informação e era tudo muito rápido e intenso, e entendo pois estamos lidando com um livro que os personagens são jovens e tudo nesse período é muito intenso. Porém isso me influenciou muito, então ou eu ficava irritada com o que estava acontecendo ou eu simplesmente aceitava e seguia para ver o que ia acontecer.

"Há momentos em que nós não devemos expressar nossos sentimentos para não piorar."

Mas realmente quando o livro engatou para mim foi nos momentos decisivos e praticamente finais do livro, pois foi a parte em que o autor mexeu com minhas emoções e eu comecei a chorar a cada virada de página e eu acabei me encantando por um personagem que foi o Alo, e ele foi minha peça chave para que eu pudesse me ligar um pouquinho com a Claire.

"- A dor é inexplicável."

Antes Que O Tempo Acabe é um livro bom, o autor L.A. Melo trouxe realmente algo que eu não conhecia e mostrou que realmente pesquisou acerca da doença para construir o enredo da Claire. É um livro que vai ter uma pegada mais para o público jovem e que irá trazer perspectiva e várias reflexões acerca de muita coisa e principalmente o fato de sermos felizes. É um livro que é leve e ao mesmo tempo deixe seus lencinhos de lado, porque você vai precisar fazer uso dos mesmo.

12 comentários :

  1. Gosto quando um livro tem uma boa história.
    Usar a arte como plano de fundo foi legal, em muitas vezes você gostar de arte e algo bem ruim.
    E claro tem todo um romance gostoso no livro que adoraria acompanhar

    ResponderExcluir
  2. Toda a temática da obra é bem interessante. Até fiquei curiosa pra saber como o autor criou todo o enredo em todo da ELA. Mas no momento, ando fugindo de enredos do gênero. Ainda assim lá na frente, de certo parece ser um bom livro para se ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá, leituras que envolvem doenças costumam me emocionar bastante, eu não tenho emocional pra er essas coisas sem chorar, sabe? Hahaha adorei conferir sua dica e acho que pra mim seria uma leitura bastante prazerosa.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei essa capa, mas que pena que os personagens não te envolveram. Ainda assim, fiquei curiosa com o enredo e quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    O livro me pareceu bonitinho, uma leitura para dias sem expectativas. E muito legal ele ter abordado uma doença pouco conhecida pelo público.
    Bem legal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia essa história mas confesso que achei bem interessante e principalmente pela personagem descobrir sua doença. Geralmente gosto de ver como vai ser discorrida a trama e abordagem da doença dentro do romance.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Já acompanhei alguns filmes a respeito desta doença e acho bem triste.
    Uma pena você não ter se conectado tanto com a personagem, é uma pena quando isso acontece. Mas o livro em si parece ter muitas reflexões que nos faz pensar a respeito de nossa felicidade.

    ResponderExcluir
  8. Embora você não tenha conseguido se conectar à Claire durante boa parte da leitura, confesso que eu fiquei muito interessada no livro. O fato de ser inspirado em A Culpa é das Estrelas é positivo, mas na verdade o livro me lembrou bem mais um filme que assisti certa vez.

    Você disse que é uma história leve, mas eu acho que ficaria em prantos do início ao fim do livro. Lamento muito que a Claire tenha sido vítima de uma doença tão triste. :(

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Nossa, não conhecia esse livro é nem o autor. Achei a capa extremamente linda, a história intensa me chamou a atenção também. Entretanto, essa dificuldade em se apegar aos personagens é ruim, não sei se conseguiria engatar na obra assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já conhecia o livro, embora ainda não tenha tido oportunidade de ler. Este tipo de história sempre mexe muito comigo, por isso decido passar longe.
    Muito legal o autor ter se inspirado no John Green para escrever sobre a ELA.
    Parece ser um livro muito bom e com uma mensagem muito linda, porém no momento irei evitar este tipo de história.
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito quando descobrimos que um livro foi construído após muita pesquisa. Eu também gosto muito da ideia desse livro. Acho legal quando um livro aborda doenças e fiquei bem animada para ler esse.
    Adorei as suas impressões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, sempre amo novas descobertas na literatura nacional e ainda não li nada desta autora em si.
    Gostei de saber que houve uma intensa pesquisa na concepção da história, me deixando bem curioso para conferir.

    ResponderExcluir