Efeito Fade

01 fevereiro 2019

Resenha #70 - O Que Resta de Mim

Título do Livro: O Que Resta de Mim
Autora: Thays M. de Lima
Série: Flores - Flor de Lis #1
Páginas: 540
Skoob | Amazon
Sinopse:
Com a intenção de superar seus traumas, Gabriela deixou São Paulo para tentar um recomeço no Rio de Janeiro. Seu objetivo era apenas iniciar seus estudos em uma das maiores universidades da cidade e tocar sua vida de alguma forma.
Guilherme é avesso a compromissos, mas nem sempre foi assim. Aos 12 anos ele fora tirado da vida que conhecia deixando para trás uma promessa não cumprida.
Enquanto Gabriela quer ficar longe de encrenca, Guilherme é a definição de encrenca.
Contudo ele é o único que consegue enxergar através de seus olhos. E isso a aterroriza, porque ela pensou ter deixado seu passado para trás, mas na verdade ele estava bem à sua frente.
Quando o amor e um passado repleto de feridas andam juntos resta apenas uma escolha...

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Já faz um tempinho que a gente anunciou a parceria com a autora Thays M. de Lima e tem alguns livros dela que vamos vim trazendo com o decorrer do tempo, mas pra iniciar vamos começar com o primeiro livro da autora que é O Que Resta de Mim ⚜️

"Eu estou vazia, quebrada, nada mais resta de mim. Nada! Estou oca, completamente vazia."

O Que Resta de Mim é o primeiro livro da série "Flores", mas especificamente esse livro vai compor a primeira parte da série que será uma duologia conhecida como "Flor de Lis" e é escrito pela autora Thays M. de Lima. O livro trará a história de Gabriela e Guilherme, e também irá tratar sobre um assunto um tanto delicado 😶

"Tenho medo que qualquer homem se aproxime de mim. Eu sinto medo a maior parte do tempo, tenho medo de andar de ônibus, de andar sozinha na rua ou quando eu vejo alguém com a cor daqueles olhos frios e doentios..."

Gabriela está de mudança da sua cidade de São Paulo para o Rio de Janeiro, isso porque a mesma passou para o curso de Engenharia e irá enfim se afastar de um lugar que lhe traz péssimas lembranças e começar uma vida nova fora.

"Fecho a porta do quarto e sinto uma onda de ansiedade por viver algo desconhecido e novo, mas também um grande alívio por saber que nunca irei precisar olhar meu quarto novamente."

Ao chegar na universidade Gabriela é recebida por um rapaz chamado Lucas que está dando as boas vindas para os calouros, mas especificamente as calouras. Lucas se oferece para ajudar Gabriela, mas logo ele deixa que seu amigo Guilherme assuma essa função e quando o mesmo se ver em frente a ela surge aquela atração multua que já conhecemos.

"Guilherme se aproxima ainda mais de mim e tento recuar, mas ele quase me imprensa na parede, encostando seu corpo no meu."

O problema é que Gabriela esconde alguns segredos e ela não quer que ninguém mais saiba sobre o que ela passou, e Guilherme parece enxergar que algo está de errado com ela e quando ela percebe isso tenta-o afastar de todas as maneiras possíveis, o que faz com que ele não desista com facilidade da mesma.

"Gabriela despertou meu lado predador. Ela não sabe que ao me dispensar, só me atiçou ainda mais. Eu farei de tudo para tê-la, de preferência embaixo de mim gemendo meu nome."

Guilherme já é um veterano da engenharia e um cara que não se envolve com nenhuma mulher mais de uma noite, ou seja ele é o típico galinha e bad boy que chegamos a conhecer. Porém quando ele se depara com Gabriela, ele não entende porque não consegue a deixar em paz e o motivo de querer tanto protegê-la.

"Eu tive a oportunidade de salvar alguém e não consegui."

Agora vamos a seguinte questão: Sei que o livro pode aparentar ser aquele típico livro que conhecemos que é de um bad boy que se apaixona pela garota certinha, e muda e tal. A questão do bad boy que eu vi aqui que existe e é comum dos que a gente ler, é o fato do Guilherme pegar toda garota que dar em cima dele até o momento que ele conhece a Gabriela e se envolve com ela. Porém,  o livro é muito mais do que isso e ele vai tratar de um assunto que eu já deixo o ALERTA não é spoiler porque bem no início você já imagina o que aconteceu e se você é o tipo de pessoa que passou por algo parecido, ou conhece alguém que passou, ou não consegue falar ou ler sobre isso com certeza esse livro não é pra você, já que ele vai trazer a questão do abuso sexual em relação a crianças.

"Isso foi uma das coisas que ele tirou de mim. As coisas ruins que ele fez comigo ofuscaram todas as coisas boas."

E é esse o trauma da Gabriela, é isso que ela não quer que as pessoas saibam pois eu até entendo a personagem já que a questão é como você passará a ser vista quando os outros souberem. E há todo um trabalho em cima da personagem sobre como ela lida com isso, como ela tenta seguir a vida dela e como ela tem que lidar com uma atração que está ali e o medo de ser tocada.

"Não quero pena de ninguém e não preciso que ele venha montado em um cavalo branco me proteger. Aprendi da maneira mais triste que príncipes encantados não existem."

Foi difícil pra mim ler o livro não porque a linguagem seja complicada, não porque eu não estava gostando da história mas porque quando vinha a se tratar do trauma da personagem... eu sentia tudo que ela tava sentindo e eu tinha que parar, respirar pra dar prosseguimento e pra conseguir fazer isso eu li um outro livro de suporte pra dar uma certa aliviada.

"Meus dias são como histórias em quadrinhos, preto e branco [...]"

O Que Resta de Mim é um livro que traz a perspectiva dos dois protagonistas, então temos narrativas do lado da Gabriela que são as partes mais difíceis e a narrativa do lado do Guilherme e eu gosto desse tipo de narrativa porque a gente sabe o que ambos personagens pensam. E eu gostei mais ainda, porque assim a Thays pôde aliviar um pouco da história.

"Sento na cama com as lágrimas escorrendo pelos meus olhos, odeio ser fraca! Odeio não ser inteira, odeio sentir meu coração se comprimido em meu peito."

O livro termina com um plot twist que eu estou pirando até agora e eu não acredito que a Thays fez isso comigo, mas eu não vou falar sobre pois é dar spoiler. O que eu posso dizer é que O Que Resta de Mim apesar desse pano de fundo de uma mocinha e um bad boy, é um livro sensível que traz como tema um assunto delicado e difícil mas que é bem trabalhado e que fez me fez doer muitas vezes (Recomendo lenços por perto e realmente um livro pra aliviar, quando você ver que está difícil). 

"[...] sinto que estou enlouquecendo a cada segundo. Estou me perdendo em minha própria loucura [...]"

Eu classifiquei o livro como muito bom, acho que mais pela questão da minha demora em lê-lo porque como eu tive que dar muitas pausas pra me recuperar do que eu sentia isso chegou a me prejudicar um pouco. Mas eu adorei a história, adorei os personagens, vou tentar devorar o segundo livro porém com um pouco de preocupação. E outra coisa é que eu adorei o significado da Flor de Lis, pois ela o símbolo da minha faculdade. Claro, que eu não vou explicar pra vocês! Então, se querem entender leiam O Que Resta de Mim, da autora Thays M. de Lima pois é um livro que super recomendo.

9 comentários :

  1. Antônia amei sua dissertação sobre o livro assim como o tema é de suma importância para abrir os olhos e as mentes das pessoas.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que esse plot eu já vi em um outro livro, mas não estou lembrando. Fiquei curiosa pra saber como todo o romance se desenvolve e sei que o plot twist vai me deixar agoniada também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oizinho! Quando li a sinopse e o comecinho da sua resenha eu logo imaginei que a história iria partir para o clichê, mas vejo que não é bem assim porque parece tratar de uma temática bastante forte, né? Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre essa duologia.

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona ainda não li nada da autora, li diversas visões sobre esse livro, e confesso que vou esperar um pouco para ler. Fico feliz que a leitura foi prazerosa e que não vê a hora de ler o próximo livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro apesar de já ter visto na Amazon. Acredito que seja uma leitura bem marcante principalmente para os amantes de romances, fiquei curiosa para saber mais do tal segredo que envolve os personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora nem esse livro e apesar do clichê de bad boy e mocinha fiquei bastante curiosa pra saber mais da Gabriela e muito mais de Gabi e Guilherme e creio eu da superação dela com o passado... E que capa senhooooorrrrrrrrr!!!!!!!!

    https://livroaoavesso.blogspot.com/2019/02/resenha-querido-vizinho-penelope-ward.html#comment-form

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas confesso que não tinha ideia do que se tratava. Talvez o romance não me interessaria muito, por ser um clichê que já me cansou um pouco. No entanto, por trazer um tema tão sério, já fico mais motivada a ler. Acho que deve ser bonito ver essa personagem superando seu passado, apesar de ser um tema tão doloroso.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Antônia!
    Não conhecia esse livro, já li alguns livros com a temática que vc mencionou e foi bem forte, é um tipo de leitura que geralmente dá aquele nó no estômago, é difícil de encarar... Mas pela premissa do livro, vale a pena ler até o final.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Esse livro mostra ter um enredo intenso e surpreendente, parece que é um sucesso entre o público feminino.

    ResponderExcluir