Efeito Fade

14 janeiro 2019

Resenha #66 - Caixa de Pássaros

Título do Livro: Caixa de Pássaros (Bird Box)
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Skoob | Americanas | Saraiva | Amazon | Submarino
Sinopse:
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Malorie é uma mulher sozinha, em uma casa com duas crianças. Monstros, criaturas, algo ainda não descoberto espreita lá fora, e se olhar pra fora da proteção isso (seja lá o que for) pode olhar de volta e você enlouquecer, e tragicamente se matar. Como viver em um mundo onde se precisa usar vendas até para abrir a porta? Mas nem sempre foi assim, Malorie tinha uma irmã, morava em um apartamento quando descobriu que estava grávida, nesse período começaram a serem noticiados esses casos de suicídios bizarros. Logo toda a população, inclusive as duas, estavam com proteções nas janelas e não saiam de casa. Depois de um tempo ela precisou procurar outro abrigo e acabou se reunindo aos moradores da casa onde deu a luz. Mas em uma situação como essa, onde não podia se ver o brilho do sol ou o verde da grama quantos deles ficariam sãos? Ou melhor... Quanto tempo para enlouquecerem?

Caixa de Pássaros é um suspense distópico, que se passa entre o passado e o presente da protagonista, que de alguma forma precisa sair do lugar em que está morando com seus dois filhos. O livro te leva a pensar em como outros sentidos podem ser mais importantes e muitas vezes salvar sua vida. Como seria viver sem poder ver o céu? Ou olhar pela janela? O medo de nunca saber o que está lá fora e não poder olhar de forma alguma pra descobrir.

Li esse livro em seis horas, sem parar, ansiosa pelo final. O livro me prendeu não só pelo suspense e a curiosidade, mas pela inteligência na descrição desse mundo diferente. O fato de ter mudança temporal entre os capítulos (passado e presente) não afeta em nada a linha de raciocínio do leitor, trazendo assim as revelações nos momentos certos. Não é um livro que me trouxe sustos, e sim um que me fez gritar com a personagem, e sentir seu desespero palpável em cada página.

Recomendo ler ele a noite, com tudo fechado e o mínimo de luz possível, isso vai aumentar a experiência literária ao máximo.

21 comentários :

  1. Oiiii,

    Eu já quis muito ler este livro, mas thriller não é nem de longe o gênero que eu gosto é que eu costumo ler, menina se eu ler um negocio desses a noite com pouca luz eu acabo infartando em algum momento da leitura kkkkkkk De todo jeito é uma excelente dica para quem gosta do gênero, e apesar de não ser meu estilo de leitura, eu quero muito conferir a adaptação e ver o que ela reserva, quem sabe depois meu coração me permita ler o livro?

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica de como ler o livro kkk, porque uam experiência literária é tudo! (risos)
    Confesso que fiquei um pouco desanimada de ler o livro depois que virou essa febre no Netflix, mas parece ser um livro instigante, pela sua resenha me deu vontade de ler! Beijos <3
    https://livroseafins2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. simmm, o desespero é muito palpável!!!
    que bom que você gostou e UAU leu em 6 horas :o não sei se seria capaz de viver nesse mundo criado pelo autor.
    agora tem que assistir o filme!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Eu amei este livro. Sei que tem muita crítica sobre ela, porém eu gosto demais. O filme não trouxe nem metade do que ele mostra e a tensão sobre tudo é ótima. Gostei do autor, mas li um outro dele e não curti tanto. Mas este merece palmas.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Menina estou na metade desse livro, mas infelizmente assisti o filme..mas irei continuar lendo. Que bom que gostou, a maioria dos leitores não foram fã do livro.

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro a um bom tempo e me lembro que também fiquei presa a leitura, tamanha curiosidade quanto o que viam quando tiravam as vendas. Com isso o final não foi tão bom, mas gostei, assim como o filme.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro a escrita do autor e acho que esse livro é muito bem estruturado. Fiquei ansiosa para saber o desfecho e se Mallory conseguiria se livrar das vendas e chegar em segurança. Mesmo o final em aberto, me senti instigada em toda a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Eu li este livro há pouco tempo e confesso que esperava um pouco mais. A leitura me prendeu e em poucas horas havia concluído, porém o final me decepcionou, poderiam ter explorado melhor o suspense criado durante o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  9. Caramba!! Seis horas??
    Que pique! Rs...
    Estou com esse livro aqui e vou seguir sua dica de ler no escuro!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Já vi várias resenhas deste livro e a cada nova recomendação que eu leio me animo mais para ler. Tive contato com thriller não faz muito tempo, mas foi o suficiente para eu me apaixonar e procurar mais livros do gênero.
    Fico feliz de ser um livro que não traz sustos e vou seguir seu conselho de ler durante a noite, só não sei se conseguirei ler em 6h hahaha
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que definitivamente nos faz sentir as coisas na pele e que mexe conosco!! Eu também fiquei curiosa pra saber mais sobre e confesso ter gostado e também não ter sentido medo. A única coisa que eu não gostei realmente foi o final, mas de resto valeu super a pena! Realmente é uma obra que tem razão pro sucesso que faz.

    ResponderExcluir
  12. Ola!!

    Tenho muita curiosidade em ler esse livro, desde antes o lançamento do filme! Sou apaixonada por suspense, mas tbm sou muito medrosa as vezes e justamente o medo que me -impediu de le-lo ainda. Fiquei impressionada com o tempo que levou para le-lo e tenho que dizer que isso aguçou um pouco as minhas lombrigas aqui para ler

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não li este livro, apenas assisti o filme e posso dizer que AMEI. Acredito que não chegarei a ler o livro, pelo menos não nos próximos anos, pois com tantas leituras acumuladas eu percebi que não vai dar para ler e assistir filme sobre as mesmas histórias. Assim, começarei a optar por um ou por outro.

    Eu fiquei fascinada pelo mundo criado pelo autor e confesso que eu senti medo sim, enquanto assistia as cenas. Consegui perceber o que significavam as tais criaturas e gostei demais de tudo, incluindo o final do filme, que as pessoas dizem que foi diferente do livro.

    Acho que se eu lesse o livro também o faria bem rápido. Só que de modo algum leria à noite.kkkkkk... Eu tenho pesadelos facilmente.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    A primeira vez que vi uma resenha sobre esse livro, ele não me chamou muito a atenção. Mesmo depois, quando todo mundo começou a elogiá-lo, ainda achei que não era um livro que me agradaria. Entretanto, tenho que admitir, ao decidirem fazer um filme sobre ele com a maravilhosa Julia Roberts, fiquei curiosa para lê-lo. Antes quero ver o filme, e então se eu gostar, com certeza irei ler. Fiquei feliz em saber que tenha gostado dele e sua resenha ficou ótima. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Quando o livro foi lançado não dei a minima, mas depois de assistir o filme, corri pra ler o livor e caramba, que experiência de leitura grandiosa par amim. Adorei tudo, tudo e tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Vejo tanta crítica a este livro e ao filme...eu não li o livro e nem assisti ao filme, por não curtir o gênero mesmo, mas minha colunistas lá no blog viu e até resenhou lá.Impressionada que você leu em pouco tempo, isso e bom, quando um livro agarra a gente assim. Mas eu não leria ele com tudo fechado, a noite, num ambiente a meia luz não, pense numa pessoa medrosa, kkKKkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Eu ganhei este livro em um sorteio do Livros e Fuxicos na época do lançamento. Mas eu tenho medo sabe ?! De ficar sem dormir e tal. Então nem quis me arriscar.
    Fico feliz que vc tenha gostado. Achei interessante esta questão de passado e futuro não afetarem a narrativa, pq alguns livros que li com essa estrutura, ficou tudo muito bagunçado rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. confesso que não é um genero que me agrada muito mais pelo enredo a historia me pareceu ser aquelas que te prende para saber o final então para quem gosta do genero é um prato cheio

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Eu fico contente que gostou da leitura, particularmente li "Caixa de Pássaros" em dois dias de tanto que gostei. Achei muito bom o enredo, gostei da ambientação e cenários, mas principalmente do clima de mistério e insegurança.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. São tantos comentários positivos sobre essa obra que às vezes penso em dar uma chance a ela. Mas aí eu lembro que sou super medrosa... então não sei se conseguiria ler tudo. Talvez eu assista ao filme para sentir a vibe e depois vá para o livro, não sei.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu vi muitos comentários sobre esse livro na época que foi lançado e agora por causa do filme, no entanto, acabei não lendo. Eu não sou muito de ler suspense e o enredo desse não despertou minha curiosidade.
    Fico feliz que a leitura tenha te ouvido tanto e que o universo criado tenha sido tão surpreendente. Infelizmente, não é o estilo de livro que me atraia, mas adorei ler sua resenha e acredito que para quem curte suspense deve ser uma ótima opção de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir