Efeito Fade

16 janeiro 2019

[Filme] Caixa de Pássaros

Nome: Caixa de Pássaros (Bird Box)
Gênero: Suspense
Distribuição: Netflix
Lançamento: 21 de Dezembro de 2018
Duração: 125 Minutos
Sinopse: 
Num cenário pós-apocalíptico onde o simples olhar pode te levar à morte, uma mãe e seus dois filhos atravessam um rio de olhos vendados em um barco, em busca de um lugar seguro.








O filme Caixa de Pássaros (Bird box) é distribuído pela plataforma de streaming Netflix, baseado no best-seller de mesmo nome do autor americano Josh Malleman e foi lançado no dia 21 de dezembro de 2018, virando o filme mais assistido da plataforma. Com Sandra Bullock (Miss Simpatia) e Sarah Paulson (American Horror Story) o filme já prometia ser um sucesso. Dirigido por Susanne Bier, quebrou os recordes deste streaming na primeira semana de lançamento.


O filme conta a história de Malorie (Sandra Bullock) e seus dois filhos em um mundo pós-apocalíptico onde eles precisam procurar um refúgio seguro, mas com a condição que: não podem ver. Não eles não são cegos, mas diferentemente da maioria dos filmes apocalípticos dos últimos tempos, não são zumbis que atacam o planeta, mas criaturas que ao serem vistas induzem as pessoas a cometerem suicídio.
O filme se passa em duas linhas temporais, em uma acompanhamos Malorie e seus filhos na travessia de um rio em busca de um lugar seguro. Na outra vemos como tudo começou e a evolução dos eventos até o momento da viagem no rio.


Tudo começa com Malorie em seu apartamento, já com a gravidez bem avançada e aparentemente não aceitando muito bem a mesma. Já sua irmã Shannon (Sarah Paulson), parece bastante animada com a criança que está a caminho. Neste meio tempo, já está se espalhando notícias na televisão de algo que está gerando caos em outros países. As duas seguem juntas para o pré-natal do bebê e lá começam os eventos de pessoas se matando por toda parte.

Após a morte traumática de Shannon que se joga na frente de um caminhão, após um acidente de carro que a mesma provoca por ter visto uma das criaturas, Malorie é socorrida para uma casa onde já existem algumas pessoas, e não é muito bem recebida.


Ao passo disso, acompanhamos a trajetória dela pelo rio com as crianças que na maior parte do tempo é tranquila, mas sempre tensa.

Voltando a casa onde Malorie estava grávida, vemos a chegada de Olympia (Danielle Mcdonald) que também está esperando um bebê. A partir daí vê-se a necessidade de mais comida, já que além das pessoas da casa, agora eles tem duas gestantes.

Continuamos a acompanhar a mudança de uma linha temporal para outra até quase o fim do filme, onde detalhes começam a importar bastante. E a sobrevivência vai ficando cada vez mais difícil, ainda mais depois de se descobrir que algumas pessoas não são afetadas pelo seja-lá-o-que-for que estiver lá fora.


Eu gostei do filme. Não achei: Nossa que obra de arte! Mas é um filme bom. Como adaptação cinematográfica de obra literária é até bem aceitável. Mas como filme, Um Lugar Silencioso (A Quiet Place), também baseado no livro, mas não como adaptação do mesmo, é bem melhor.


As atuações são boas, mas a Sandra Bullock carrega o filme nas costas, claro que em várias partes do filme, as cenas dependem só dela para acontecer, mas temos algumas atuações bem fracas. E alguns personagens bem rasos, e que poderiam ser bem mais explorados.


As cenas do filme são bem tensas, ou a tensão acaba não transparecendo. Como durante a viagem no rio, no início é tenso, mas em algum momento a tensão morre, e o filme acaba ficando monótono. Nas cenas de ação, o filme não peca, mas são bem poucas. A tensão na casa não se dissipa, deixando essas linha temporal do filme bem mais interessante.

Senti falta da tensão que o livro me passou, foi um livro que eu “devorei”, li suas 250 páginas em 5 horas, e foi um dos melhores livros que li em 2017. Mas o filme não me passou metade das emoções que tive lendo. “Mas é adaptação, nunca fica igual”. Não, não fica, mas existem adaptações que te passam sentimentos e impactos que você sofreu lendo, e esse filme é bem fraco com isso.


ALERTA DE SPOILER

Para dar uma clareada na mente de quem viu as milhares de teorias que circularam a internet sobre a criatura do filme, aqui vai uma bomba pra sua mente: as criaturas realmente não tem forma nenhuma! Isso mesmo! O autor do livro disse em uma de suas entrevistas que acabamos criando uma forma em nossa mente, e ela vai tomando força durante a leitura do livro. Bem é isso que você veria se vivesse no mundo de Caixa de Pássaros.

Já no filme, as criaturas mexem com o psicológico das pessoas, chamando-as com voz de pessoas próximas a ela. Não lembro disso ter acontecido no livro. E senti bastante falta da tensão final do livro, por que o livro acaba tenso. Tá curioso? Leia, serão as melhores 250 páginas do seu ano.


Dou três estrelas por filme, que não chega a ser um filmão. Mas distrai bastante. Agora vamos esperar a próxima adaptação da Netflix, e que seja melhor não é mesmo?

Trailer

 

14 comentários :

  1. Assisti, amei e odiei, assim como foi com o livro. Não me conformo que nenhum deles revele quem ou o que é a criatura que deixa todo mundo louco. Mas acho que amei justamente por isso, que mexe com a nossa imaginação. Agora eu quero ver Um lugar silencioso, ainda mais por saber que é melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom. O filme para mim foi uma tragédia. Quem leu o livro sabe que no filme não tem nem 50% das coisas que tinham no livro e que quando colocaram no filme só mostravam pouco. Por isso o filme ficou muito sem sentido. Não dá para comparar com Um Lugar Silencioso, até porque o livro foi escrito antes e o filme de O lugar Silencioso ganha de 10 X 0 da adaptação mesmo. Sem sombra de dúvidas. Mas se eu tiver que escolher ficar sem ver ou sem falar, fico sem ver. hahahahaah

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisti ao filme, e nem livro o também, o gênero não me atrai, e o fato de causar uma certa ansiedade acabou me deixando ainda menos interessada na história.
    Mas a colunista lá do blog voue até resnehou, ela curtiu bastante.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Já tinha assistido o filme e gostei, mesmo eu estando lendo o livro... E acabei vendo um post que também falou sobre um filme igual a esse, irei colocar na lista das maratonas do próximo mês.

    ResponderExcluir
  5. Oi Natália
    Bem, não posso falar sobre o livro, pois ainda não li. Mas até que gostei bastante do filme.
    E claro que, como você mesma disse, o filme não é uma obra de arte, mas é um bom filme para assistir.
    Pra mim, o ponto alto com certeza foi a Sandra Bullock. Amei o papel dela, uma mulher forte e uma mãe mais determinada ainda.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Oie, eu não li a obra, tentei ver o filme mas acabei aguentando poucos minutos, infelizmente não funcionou comigo, ainda assim, acho muito bacana a proposta da obra e fico feliz que a adaptação tenha feito tanto sucesso, pra quem curte o gênero realmente vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu preciso dizer que não sou muito fã do livro, por isso até demorei um pouco para ver o filme. Quando vi, senti falta de algumas coisas, mesmo assim eu consegui gostar da adaptação. Não digo que foi o melhor filme, mas também não foi tão ruim.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei interessante a forma como foi feita a produção. Mas claro que dá pra sentir falta de algumas coisas, porém achei que ficou de uma forma que as pessoas que não leram o livro conseguiu compreender.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu queria ler o livro antes de ver o filme mas acabei vendo o filme sem ler o livro mesmo. Não achei o filme nenhuma obra prima mas achei divertido, um bom entretenimento mas nada além disso, fico curiosa com o livro, imagino que ele seja bem mais denso. Gostei do post e concordo com a maioria dos pontos que citou (nossa os personagens são bem bleh!)

    Bjus, Mirian (Castelo do imaginário)

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei demais do filme e embora tenha alguns furos, eu acho que conseguiu me envolver e me fazer sofrer como eu gosto de sofrer em filmes dramáticos e de suspense.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu particularmente gostei de "Caixa de Pássaros" (Filme), mas gostei ainda mais do livro, pois há diversas diferenças, sem contar que o livro é bem mais rico em detalhes, pesa também para o lado do filme o tempo disponível para retratar tudo o que há no livro. Mas, o filme é muito bom e recomendo. Gostei da sua crítica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Também achei a adaptação aceitável. Ela consegue pegar a essência do livro, claro que o livro é muito melhor e mais detalhado, mas achei uma boa adaptação mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler e nem ver o filme. Sempre vi muitas críticas dele que admito que fiquei com o pé atrás e ainda por ser um gênero que eu não curto muito.

    Conversei com várias pessoas que amaram o filme e ao mesmo tempo adiaram ele. Vou ver se assisto ele para poder ter uma opinião sobre.


    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu li o livro e assisti o filme e gostei muuuito de ambos. Gostei da atuação dos atores e não concordo que a Sandra levou o filme nas costas, é claro que ela tem o papel principal e no livro ela tem quase que a totalidade das cenas, então é claro que a atuação mais brilhante tinha que ser dela. Eu achei tanto o filme, quanto o livro bem tensos, na verdade em muitas partes o filme me deixou mais tensa que no livro, pra mim foi uma adaptação brilhante. Não é melhor que o livro, mas foi uma excelente adaptação. Mas que bom que existe discussão aí pra isso! Adorei sua crítica!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir