Efeito Fade

05 dezembro 2018

Resenha #63 - Summer Love

Título do Livro: Summer Love
Autor: Guilherme Tironi
Editora: Sinna
Páginas: 276
Skoob | Amazon
*E-book disponibilizado em parceria com a Editora Sinna
Sinopse:
Se alguém lhe dissesse que seu fim está próximo, você viveria cada dia lentamente, como um inverno rigoroso, ou viveria com uma rapidez inexpressiva, como em um verão miseravelmente quente?
A vida de Zach teve seu fim recentemente marcado e transformada de uma crescente inércia em uma montanha russa de sentimentos quando mudou de escola.
De uma forma inesperada e inesquecível, foi colocado perante a amizade e o amor. Joe e Hasley lhe mostraram que mesmo que algo tenha um fim, esse ALGO pode ser incrivelmente infinito.
As melhores coisas da vida são como chuvas de verão: chegam de repente, avassaladoras e intensas, deixando rastros inesquecíveis e marcantes.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

A algum tempo a Editora Sinna parceira aqui do blog, disponibilizou para nós o e-book de Summer Love que admito foi uma grande surpresa para mim 😍

"[...] de olhos fechados, tudo o que sentimos se torna especial."

Summer Love é um livro com temática LGBTQ+, escrito pelo autor Guilherme Tironi e lançado recentemente pela Editora Sinna. A história trará duas temáticas como enfoco: a amizade e o amor.

"Acho que esse é o segredo do amor. Não fazer nada, apenas sentir e deixar acontecer. Não pensar; sentir. Não imaginar; viver. Acho que apenas isso."

Zach é um aluno novo, numa escola nova e está numa fase que sua família não sabe muito bem como lidar. Ele não sai e não socializa com novas pessoas, ele só está vivendo os seus últimos dias já que sabe melhor do que ninguém que está morrendo. Sim!!! Zach está morrendo e isso se deve a um câncer.

"A vida é uma grande bomba-relógio e, enquanto você souber cortar os laços certos, não será dolorosamente destruído por si mesmo."

Apesar de não querer mais pessoas por perto, Zach acaba conhecendo Hasley uma menina que de alguma forma entra em sua vida falando que também está morrendo e questiona a ele em relação aos motivos que fizeram ele ficar.

"[...] quando pessoas incríveis passam por nossas vidas. Elas nos marcam, positiva ou negativamente."

Zach e Hasley acabam por se tornarem amigos, pois cada um deles sabe o que o outro está passando e se entendem de uma forma só deles. Mas será mesmo que cada um deles sabe o que realmente se passa no fundo de suas mentes??

"Acho que uma das piores coisas que podem acontecer com alguém é ver uma amizade, um sentimento tão forte e tão lindo, se perder aos poucos, lentamente e, diante dos seus olhos, um precipício enorme se cria onde antes era uma coisa inseparável."

Ao meio deles dois e dessa amizade que vem se fortalecendo a cada dia que passa, surge: Joe. Zach não consegue esconder sua quedinha pelo menino mais popular da escola, sabendo disso Hasley não mede esforços para fazer uma aproximação entre os dois rapazes.

"[...] eu sempre soube que eu era diferente e cheguei a essa conclusão quando notei que não me encaixava nessas rodinhas de garotos que ficam falando sobre garotas e quando comecei a achar os meninos bonitos e mais interessantes que as meninas da minha sala."

Apesar dos esforços de Hasley, Zach não consegue lidar bem com Joe e não consegue compreender muito bem como duas pessoas que estão quase morrendo se tornam amigos do garoto popular. Através dos textos de Zach e das músicas compartilhadas por Joe algo mais começa a ser construído.

"Ficar sozinho com ele era o problema."

E eis que já falei demais sobre o enredo da história e é porque estou tentando ser o mais suscita possível para não estragar o que a história realmente traz, pois de verdade é muito mais que uma história LGBTQ+ 🤐

"O espelho pode mentir. Não mostra quem você é por dentro."

Cada capítulo que nos é apresentado na história é contado em dias e bem não sei se é impressão minha, mas o autor parece ter uma certa influência de John Green em meio a sua escrita e principalmente de duas obras dele: Quem é Você, Alasca? e A Culpa é das Estrelas. Não sei se é só impressão, mas eu sentir uma certa influência principalmente que o autor cita uma dessas obras dentro do livro.

"Eu disse que sabia o que você faria. Você quebraria meu coração."

E falar em influências, o autor não tem dó nem piedade com a minha pessoa e quando digo isso é que mal me recuperei de um super plot, ele me lança outro que me deixa sem chão. Parabéns, Guilherme entrou na minha listinha de ameaças por causa dessa história 🙂🔪

"Eu gostava de filmes de terror e conhecia muitas pessoas que gostavam também [...]."

O livro contém uma playlist e realmente recomendo ler ouvindo a mesma, pois cada música da playlist faz parte de um momento importante do livro e acabei colocando a "Body Say" da Demi e "Scars ToYour Beautiful" como minhas músicas favoritas ❤️

"[...] esses poucos segundos seriam um dos momentos mais inesquecíveis e infinitamente cheios de significado para mim."

Outra coisa que tenho que falar sobre o livro é que além de sabermos que Zach escreve textos num caderno/diário, também temos acessos a algumas das coisas que o mesmo escreveu e podemos ver que além do Guilherme seu personagem também é muito talentoso 🙃

"[...] eu só não entendia o poder que ele tinha sobre mim, que chegava ao ponto de me deixar sem palavras e sem argumentos, o que, para mim era frustrante."

Não minto que estou tentando até agora assimilar o que foi Summer Love para mim e é muito difícil não dizer que o livro é incrível e com uma história que vai fazer você precisar de alguns lencinhos ao seu lado para enxugar em cada momentinho que der o aperto no coração. Agradeço muito a Editora Sinna de poder conhecer essa obra maravilhosa e é mais do que recomendada para os apaixonados por John Green e livros em geral 📚

8 comentários :

  1. Li apenas dois livros com a temática LGBTQ+ e adorei, mas não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa quando a trama, ainda mais por saber que tem essa pegada meio John Green e eu adoro plot que nos tira o chão. Enquanto não tenho o livro vou dar uma olhadinha nas duas músicas que mencionou, só pra ter um gostinho rsrs.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Antônia.
    Ainda não conhecia essa obra e fiquei bem impressionada pelo o que você contou sobre ela!
    Apesar disso, não é meu tipo de história, então vou deixar passar a dica. Mesmo assim vou anotar aqui para recomendar para amigos que eu sei que podem curtir!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse livro é lindo. Quando fiz a leitura me emocionei com a história dos personagens e o autor tem uma escrita fantástica.
    Uma dica e tanto de leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu comecei a ler sua resenha e pensei "caramba, isso facilmente poderia ser algo que John Green escreveria", aí você falou que também pensou o mesmo e que ele é citado na obra rs
    Adorei demais a premissa e fiquei ainda mais curiosa pela leitura após saber o quanto este livro te tocou e como a leitura te surpreendeu. Anotei a dica e espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro romances LGBT e espero que cada vez mais tenhamos nas nossas prateleiras. Mas o que mais gostei da sua indicação foi essa referencia de John Green, porque adoro!!!
    Beijos

    ResponderExcluir