Efeito Fade

24 agosto 2018

Resenha #55 - Vanguardia

Título do Livro: Vanguardia
Autor: Joe de Lima
Editora: Independente
Páginas: 88
Sinopse: 
Atravessando o espaço sideral, a Vanguardia está numa jornada de cento e quarenta anos rumo a um planeta desabitado. No interior da nave colonizadora, seções protegidas por imponentes portas de aço transportam uma tripulação de cinquenta mil pessoas acomodadas em cápsulas de sono. Quando uma dessas câmaras dá defeito, um jovem enfermeiro chamado Victor acorda antes da hora.
Sem pistas do que realmente está acontecendo, Victor se depara com um grupo de desconhecidos e um ambiente opressor. À medida em que um passado distante vem à tona, um pesadelo desperta, ameaçando a vida de todos.
Mesclando ficção científica com elementos de terror, Joe de Lima apresenta um thriller de tirar o fôlego.
Imagine acordar sozinho no frio, nu, na escuridão, sem lembrar nem ao menos seu nome. Isso aconteceu com Vitor, que depois de algum tempo tentando lembrar do maldito treinamento, lembrou não só do próprio nome, mas que estava a bordo da nave Vanguardia. 
 
Lembrou também que a Terra havia sido devastada por guerras sem fim. Era difícil encontrar água, alimentos, até animais eram raros. Então o atual governo resolveu enviar uma nave em busca de um planeta habitável, que fica a 140 anos da Terra. Quer dizer que, fora o cara morrendo frio, todos estão hibernando em suas cápsulas.
 
Se vendo sozinho, ele começa uma empreitada de andar pela nave, se esquentar e alimentar. Pensando em sua solidão aparente pelos próximos anos ele escuta vozes. Poderia ser sua salvação? Poderia não ser o único acordado? Seria melhor não ter topado com os saqueadores armados... Agora ele tinha mais que sua solidão para se preocupar, teria que salvar a nave não só dos saqueadores, mas de um inimigo invisível, que ele não faz ideia que esta muito perto. 
 
Vanguardia é mais um sci-fi incrível do autor Joe de Lima. Narrado em terceira pessoa, te leva a bordo de uma nave em uma odisseia no espaço na esperança da perpetuação da raça humana. Acompanhamos a história de Vitor depois do seu despertar fora de hora na nave e todas as suas desventuras na mesma, já que o futuro da humanidade está em suas mãos.
 
Eu adorei o livro, logo no começo eu já estava sentindo meu coração a mil. Todas as ações te prendem na história, cheia de reviravoltas e revelações não cansa de jeito nenhum. Você acaba envolto na história e se apegando aos personagens aos poucos. 
 
Ambientado dentro da nave, enquanto ela passa por uma nebulosa, te leva a ver muito metal, ao mesmo tempo que te faz imaginar como seria possível uma estrutura tão grandiosa, em uma expedição por tantos anos. 
 
Trazendo conhecimentos de astronomia e teorias biológicas, o livro me fez pesquisar um pouco depois que terminei. Amo teorias e isso me fez ficar mais apaixonada pelo livro.
 
O defeito do livro é ser curto (Pode ser visto como uma qualidade também), poderia ser mais detalhado, maior, ter uma continuação. NÃO, SER CURTO NÃO TIRA EM NADA A QUALIDADE DO LIVRO QUE É MUITO BOA, eu que gosto de livros longos mesmo. 
 
Se você procura uma história rápida, que te leva para lugares longe e te faz imergir no universo, esse livro é pra você! 
 
Já pode terminar o próximo livro Joe! Tô esperando!

15 comentários :

  1. Nossa, esse livro é semelhante ao livro "Contagem Regressiva" de Ken Follet. Esse será um livro que irei ler, sem dúvidas pois os temas abordados são meus prediletos e ele deve possuir um enredo intenso e que prende o leitor do início ao fim da trama. Anotado aqui na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália
    A proposta do livro é bem interessante. Não costumo ler livros desse gênero, mas fiquei bem curiosa para ver o desenrolar da história. E também descobrir como o autor explica e embasa o enredo para que ele faça sentido.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nenhum Sci-fi, acredita? Mas acho que ficaria igual a voce durante o inicio da narrativa, apreensiva! Acordar nessa situação definitivamente não deve ser nada fácil e conseguir sobreviver é pior ainda. Já deixei a dica anotadinha aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Esse enredo me lembrou muitíssimo o filme Passageiros, desse que você colocou a foto! Segue a mesma premissa de acordar antes do tempo em uma viagem para um novo planeta, embora não tome o rumo do suspense ou do terror. Gostei de saber que foi uma leitura tão agradável, e uma pena ter sido tão curta! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    O enredo lembra um filme que assisti. Confesso que mesmo não se mostrando inovador, o fato de ter elementos de um thriller, parece que deixou a leitura um pouco mais instigante e fácil de realizar.
    Não sei se leria no momento, mas gostei de conferir suas impressões.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. OIe!
    Te entendo quando diz que o livro deveria ser mais longo, tenho essa sensação em alguma das minhas leituras. Mas pelo menos não é uma série que vai esperar algum tempo para ler a continuação, rs.
    Achei esse livro bem interessante, gosto quando tem bastante ação que envolve o leitor.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oiii

    Menina que resenha incrível é essa? Eu confesso que eu, Mayara, não sou de ler sci-fi, mas o pessoal do meu blog é completamente alucinado pelas historias do Joe! Desejo muito sucesso a ele, pois ele merece, de verdade.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas o enredo me pareceu bastante original. Além disso, parece que o autor desenvolveu a trama de uma maneira dinâmica e envolvente, o que é sempre bom em uma leitura.
    Infelizmente, este é um gênero que eu não leio muito e, talvez por isso, o livro não chamou muito minha atenção. Mas adorei ler sua resenha e ver o quanto você gostou da leitura. Tenho certeza que, para quem gosta do gênero, deve ser uma leitura muito interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Apesar de não ser uma grande fã de ficção científica, gostei bastante da proposta do livro. Uma pena ele ser curto, como você mencionou, mas vai que isso seja proposital para uma próxima aventura.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Eu estou tentando conhecer mais do universo de ficção cientifica na literatura e essa dica veio bem no momento certo porque adoro essas jornadas para planetas inabitados. Já quero elr agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Estou tentando ler gêneros diferentes e sair da minha zona de conforto e ficção científica se encaixa aqui. Eu gosto bastante do tema desse livro e me interessei pela história, ainda mais por conter reviravoltas e me dar a oportunidade de criar teorias. Acho que, por ser curto, será uma leitura em que terminarei em pouco tempo, então isso realmente não me importa. Fiquei com uma vontade imensa de ler logo <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Legal, gostei dessa obra, só de ler a respeito. Não a conhecia. Faz tempo que li algum livro do gênero, mas esse me inspirou, fiquei com vontade de ler ele. E para mim a melhor parte foi saber que não faz parte de uma série, ando meio cansada de séries. E saber que ele não é extenso é outro ponto positivo para mim, no momento, que ando meio cansada de calhamaços. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu li Vanguardia e gostei muito mesmo!
    Mas a cena de sexo entre Victor e a mulher careca ( esqueci o nome dela agora) me incomodou aquilo foi um estupro ou impressão minha? rsss Ainda tô processando essa cena. Mas veja bem não é uma crítica negativa nem nada assim é que li outras resenhas e ninguém fala nada, acho que só eu ficou meio desconcertada.
    Adorei a resenha e O Joe como sempre está de parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o autor, tampouco sua obra, mas não sei se ele pode ser encaixado como uma ficção científica. Ao que tudo indica em sua resenha, ele tem vários elementos do gênero. Não sei se é o tipo de leitura que está dentro de minha zona de conforto, então vou deixar a dica anotada e procurar saber mais sobre o livro.


    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  15. Gosto do estilo e já li o "Arcanista" do mesmo autor e gostei bastante, então vai para a minha lista.
    Agora vocês do blog precisam ler também livros de Dan Folter.

    ResponderExcluir