Efeito Fade

15 agosto 2018

Resenha #53 - Pseudônimo Mr. Queen

Título do Livro: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto
Páginas: 404
*BookTour Pseudônimo Mr. Queen
Sinopse:
O ano é 2012,
Dia 21 de Setembro,
E a temida profecia maia acaba de se cumprir.

Cidades devastadas,
Ruas vazias,
A população mundial bruscamente reduzida,
E a história dos sobreviventes começa a ser contada.

Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.

Agora serão 2 vidas:
A primeira até os 70 anos,
A segunda, a partir dos 20 e até os 100.
150 anos no total.
Nenhum segundo a mais.

A nova sociedade começa a surgir:
Sem desigualdade,
Sem dinheiro,
Sem doenças,
Sem possibilidades de mortes prematuras,
Exceto por uma maneira.

Uma única maneira de morrer, mas não pode ser revelada.
Um segredo que precisa ser guardado.
Para salvar a sociedade de si mesma.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Há algum tempo recebi uma mensagem no Skoob do blog convidando a participar de um Book Tour que traria a história escrita por uma autora sobre um mundo pós-apocalíptico e que apenas algumas pessoas foram sobreviventes.

"Se realmente um novo mundo mais justo e igualitário estivesse surgindo, era de se esperar que os sobreviventes fossem escolhidos a dedo, por seus méritos e benfeitorias [...]"

Pseudônimo Mr. Queen é um livro escrito pela autora Loraine Pivatto, lançado em 2015 e que vem rondando o país trazendo a história de três gerações da família Brandão a partir do ano de 2012 onde a profecia maia se cumpriu.

"Uma nova sociedade surgia, dentro das novas regras [...]"

O livro traz uma sociedade distópica que começa a se formar a partir dos sobreviventes do dia 21 de dezembro de 2012, entre eles estão Regina Brandão. Uma das maiores empresárias do mundo pré-apocalíptico da qual a gente vem conhecer que não entende porque foi escolhida como uma das sobreviventes, já que a mesma assim que perguntam a ela se denomina uma assassina.

"Regina virou-se e o encarou. Ele ainda não tinha tirado o sorriso do rosto.
- Sou uma assassina."

Regina acaba tendo que se adaptar as novas regras desse mundo já que o mesmo através dos sonhos explicou que as pessoas nessa vida teriam mais duas chances de viver, ou seja, a primeira vida seria até 70 anos e a segunda começaria dos 20 anos e se encerraria aos 100. Além disso, os seres humanos nesse novo mundo são medidos por suas ações e contribuições para a nova sociedade através de selos que denominam seu ranking de "contribuição".

"Com as novas regras, as pessoas passaram a ter direito ao mesmo tempo de vida e com a mesma qualidade."

Porém, existe algo nessa nova vida que não acontece... A morte não é possível. Ou será, que é? Segundo os sonhos que todos receberam só existe uma forma de morrer, porém aqueles que a veem acontecendo acabam se esquecendo logo em seguida e vivem suas vidas naturalmente como se nada tivesse acontecido mas Regina é diferente, porque ela acaba sendo uma das escolhidas para saber o segredo da morte.

"Mas será que esta é a forma de morrer? E se for, por que ninguém lembra o que aconteceu?"

Eu não vou me aprofundar mais sobre o enredo, pois apesar do livro conter suas 404 páginas o que eu possa dizer sobre ele a mais pode acabar se tornando spoiler. As três gerações na qual toda a trama da história vai se desenvolvendo é ao redor da família Brandão e o que acontece quando a família da Regina vai se desenvolvendo é o que irá gerar toda a trama dessa história.

"[...] era a vida e ela precisava aceitar."

Apesar da história trazer um novo mundo em que uma sociedade está se construindo, ela também traz algo que está presente em todo nosso cotidiano e que é próprio do ser humano como por exemplo: a ganância, a sede de conhecimento e de saber mais que todos, as angústias, as traições, os medos, a sede por mais poder, entre outras coisas.

"Enquanto as pessoas não pararem de visar interesses pessoais e passarem a olhar para o bem coletivo, que em última instância é a vida humana, nenhuma forma de governo será bem-sucedida"

Eu admito que não sou a pessoa mais apta a ler distopias pois é algo que não me prende tanto, talvez por isso o início do livro pra mim tenha caminhado um tanto que devagar. Eu admito que talvez teria sido melhor se os capítulo tivessem sido divididos mostrando quem era o narrador daquele nova parte que surgia, pois às vezes no mesmo capítulo tinha mais de um narrador e apesar da divisão que era feita me dava um certo bugue na mente.

"A vida é para ser tão simples [...]"

Eu demorei um tanto para ler o livro tanto por conta da faculdade, mas também porque tinha momentos que a leitura acabava não fluindo e eu me via quase me arrastando durante toda a obra. Mas quando surgia os plot twists o enredo pra mim avançava de uma forma que eu não esperava e acabava que eu me sentir curiosa de continuar para saber o que aconteceria. 

"[...] todas as mudanças que ocorreram apontavam para um único caminho [...]"

Em relação aos mistérios que foram impostos dentro da obra, eu acho que acabei deduzindo todos e mesmo assim eu gostei porque eu estava certa no que eu deduzia. Mas eu admito que pela primeira vez eu não me apeguei a nenhum personagem e isso é um tanto novo pra mim, porque o enredo é interessante e a autora amarra todas as pontas soltas então não me apegar a um personagem foi novidade para mim.

"[...] a única paixão eterna era a não correspondida."

Pseudônimo Mr. Queen é um livro que acabou me surpreendendo pelo seu enredo bem construído, eu admito que cheguei a um ponto que achava que o livro para mim só teria sido bom mas acabou que até seu final mudei essa minha opinião. É um livro que fará você refletir e ver como é nossas atitudes, e a sociedade a qual pertencemos.

"[...] pensar mais no coletivo e menos no individual."

Agradeço a autora Loraine Pivatto pelo convite do Book Tour e espero que ela tenha muito sucesso na sua carreira como escritora. Peço minhas sinceras desculpas pela demora em relação a leitura do livro e de encaminhá-lo, e espero que quem esteja nesse Book Tour aproveite o mesmo tanto quanto eu 🤗

Ah! Algo que eu ia deixando de comentar sob o título da obra você só irá descobrir se ler o livro e digo que foi a descoberta que mais gostei de fazer rsrsrsrs

16 comentários :

  1. Oi! Eu não conhecia a autora ou o livro e confesso que fiquei meio confusa durante a leitura da resenha.. Talvez por não saber de fato da obra completa, e também por ser uma distopia, que também não é um dos meus estilos de leitura favoritos.. Achei meio confuso essa profecia em torno da família, e esses sonhos que indicam a morte mas que as pessoas não se lembram.. Enfim, não fiquei assim tão interessada, mas vou anotar a dica para uma oportunidade, quem sabe.. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço esse livro pelas resenhas que já li e te confesso que admiro que entende a leitura sério?
    Tenho ele, tentei ler umas 3 vezes e para mim não funciona, acho a história confusa demais

    ResponderExcluir
  3. Oi, isadora!
    A premissa desse livro parece bem interessante, ainda que sua sinopse não traga lá aqueeeela novidade em mundos destruídos e tudo o mais, distopias sempre me chamam atenção. Fiquei curiosa para saber como, afinal, se consegue morrer nesse mundo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou bem completa! Gosto muito de livros do gênero, onde os autores constroem novas realidades, novos cenários! A ideia desse é muito instigante e fiquei bem curiosa com a leitura também :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Antonia.
    Apesar de gostar muito da Lorraine e te amado outro livro dela, esse livro não funcionou para mim e acabei abandonando logo nas primeiras 80 páginas. Foram tantos furos e tantas coisas mal explicadas que simplesmente desisti...
    Parabéns pela insistência!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia essa obra, mas o gênero e toda aquela premissa pós-apocalíptica não chama muito minha atenção. As vezes mesmo os mistérios não sendo tão reveladores ou alguns até fáceis de descobrir deixam a leitura também interessante.
    Gostei das suas considerações sobre essa experiência com a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Vira e mexe eu vejo a capa desse livro por ai e sempre achei que fosse algum tipo de romance, provavelmente um erótico, por conta do título e nossa, pelo visto eu não poderia estar mais enganada haha. Fiquei curiosa com o enredo principalmente sobre o mistério acerca da forma de morrer. Apesar disso e de amar uma boa distopia não sei se seria uma leitura que eu faria agora por conta do início mais lento, mas quem sabe futuramente?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de distopias,e logo que descobri o gênero foi amor à primeira vista. Estou fugindo um pouco da pegada de Jogos Vorazes e A Seleção, por isso essa premissa me pegou de jeito e com certeza vou adicionar à minha lista de leituras. Em Planeta Brutal também não consegui me apegar a nenhum personagem, mas gostei muito da obra.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Já li várias resenhas sobre o livro, e cada vez mais, fico mais curiosa para conhecer essa trama. Tenho certeza que vou gostar muito da trama, ainda mais por ser uma distopia que adoro. Dica anotada!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá, Isadora!

    É uma história muito diferente do que costumo ler, apesar de gostar de distopias. E creio que é a primeira vez que ouço falar desse livro. Achei a premissa muito interessante e fiquei curiosa para saber por que tudo parece girar em torno da família da Regina. E qual seria a única maneira de morrer nessa nova sociedade. Espero conseguir ler o livro um dia!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Isa
    Eu adora esse gênero literário. Acho super divertido a criação de um novo estilo de sociedade. E também é bacana que, por trás, sempre conseguimos perceber certas críticas a nossa sociedade atual.

    O livro parece ser interessante. Apesar de, em partes, não ter me atraído muito.

    Adore a resenha. Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem? Não conhecia a autora, confesso que para ler distopia tenho que estar num dia bem calmo, pois senão fico completamente perdida, pois os cenários são complicados gosto muito, mas tem hora que não desce kkk, seu post foi bem instrutivo para mim, li várias nuances na sua resenha e gostei. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto a capa do livor pela internet, mas ainda não sabia do que se tratava. Que bom que mesmo você desvendando algumas coisas, a leitura continuou boa para você. Fiquei curiosa e quero ler também.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a obra, mas achei ela interessante. Gosto de distopias, mas ando meio desanimada para esse tipo de livro no momento. Na realidade, ando meio desanimada para tudo que seja maior que um conto, no momento. E o fato do enredo ter parecido um pouco cansativo em alguns pontos e sem uma distinção clara de narradores em outros pontos me fez não ter essa obra como uma possível leitura por esses dias. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Já faz um tempinho que não leio nada do gênero, não sou exatamente fã de distopias porque não é tudo nesse estilo que desperta minha atenção, inclusive essa história não me animou muito. Até curto tramas pós apocalípticas mas somente te tiver outras questões para contrabalancear, tipo um romance ou qualquer coisa nesse sentido. Pelo que entendi em sua resenha os conflitos aqui são outros e por isso não me animo muito.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) já li algumas resenhas sobre o livro e tenho interesse em realizar essa leitura, gosto de distopia (ficção científica) e também adoro o tema apocalipse, cenários pós-apocalípticos. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir