Efeito Fade

27 maio 2016

[Filme] Alice no País das Maravilhas

Nome: Alice no País das Maravilhas (Alice In Wonderland)
Gênero: Animação
Distribuição: Walt Disney Pictures
Lançamento: 14 de Setembro de 1951
Duração: 75 minutos
Sinopse:
Alice, é uma menina curiosa e cansada de seu mundo monótono, acaba caindo no maluco País das Maravilhas, ao seguir o apressado Coelho Branco. Lá conhece os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de crocket com a Rainha de Copas.







Olá literários, pessoas apaixonadas pelas animações da Disney e fãs de Alice no País das Maravilhas!!!
Tudo bem com vocês??

Vocês já perceberam que o País das Maravilhas aterrissou aqui no blog Ler é Literário?? Não!? o.O
Bem, para relembrar para vocês e novamente mostrar que o mundo de Lewis Carroll está entre a gente...
Venho falar para vocês de uma animação que me acompanha desde de minha infância e que me mostrou as maravilhas desse mundo criado por Carroll.

Alice no País das Maravilhas (Alice In Wonderland) é uma animação, distribuída pela Walt Disney Pictures, baseada no clássico criado por Lewis Carroll e lançado no ano de 1951.

O filme é o 13º longa-metragem criado pelos estúdios Disney, porém para aqueles que não sabem antes de seu lançamento o filme teve que ter um certo atraso pois com a segunda guerra mundial os estúdios só podiam produzir filmes curtos.

Alice no País das Maravilhas nos conta a história já conhecida por Carroll: de uma garotinha que passa seus dias estudando e aprendendo lições, porém cansada daquela monotonia acaba sonhando com um mundo completamente diferente de sua realidade e com isso vai falando para sua gatinha Dinah como seria o mundo de seus sonhos.

Meu gatinho ia ter um lindo castelinho. Ia andar todo bem vestidinho. Nesse mundo só meu. Minhas flores, quantas coisas eu não diria as flores. Contaria histórias para as flores. Se eu vivesse nesse mundo só meu...

Enquanto está a sonhar com um mundo diferente um Coelho Branco de colete e relógio acaba passando por ela, quando o avista Alice é despertada pela curiosidade do por quê o coelho está atrasado e acaba por segui-lo em sua toca. Porém, enquanto adentra mais há fundo acaba não percebendo o momento em que o chão se encerra e acaba caindo sem saber onde irá parar.

Quando chega ao fim dessa queda, acaba por se deparar com um corredor enorme ao qual no final tem uma porta e por onde o Sr. Coelho acabou passando. Motivada ainda pela curiosidade Alice tenta abrir a porta, mas não antes dela reclamar pela menina está a machucando e instruindo o que ela deve fazer para passar por ela.
Primeiro Alice toma uma bebida que faz ela diminuir e fica do tamanho exato para passar pela porta, porém esquece-se da chave em cima da mesa que servirá para abri-la já que se encontra trancada. Mas logo depois acaba por comer alguns biscoitos que fazem com que cresça instantaneamente, porém ela não sabe como voltar ao tamanho devido e começa a chorar formando assim um mar com suas lágrimas.

Quando volta a diminuir novamente, Alice passa pela porta e se depara com inúmeras criaturas que nunca imaginou e que são completamente malucas. O pássaro Dodô acredita que todos podem se secar correndo em círculos, os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle Dum contam uma história sobre "O Carpinteiro, a Morsa e as pequenas Ostrinhas curiosas", as flores falantes cantam uma música maravilhosa para Alice mas acabam expulsando ela do seu meio por acharem que ela é um matinho, a Lagarta acaba lhe explicando que com o cogumelo Alice pode crescer e diminuir porém depende do lado que ela coma o pedaço e o Mestre Gato tenta ajudá-la na direção certa a tomar. 
Além disso, a personagem acaba por participar de um chá completamente maluco com o Chapeleiro Louco e a Lebre Maluca, onde também comemora o seu desaniversário =D Também a pequena Alice participa de um jogo de crocket com a Rainha de Copas que não é nada agradável e quer cortar a cabeça de todos que lhe deixem nervosa.

O filme de Alice no País das Maravilhas é bem curtinho e lhe traz aquela inocência da infância. Alice é uma personagem que dar inúmeros conselhos bons, porém não segue nenhum dos citados por ela.

"A curiosidade é uma coisa feia."

Enquanto você assiste o filme tem inúmeras músicas cantadas pelos personagens e quem já assistiu sabe que uma das que mais fica na memória e lembra muito o filme, é a música de desaniversário cantada pela Lebre Maluca e pelo Chapeleiro Louco.

♪ Um bom desaniversário pra mim!
Pra quem?
Pra mim.
Pra ti?
Um bom desaniversário pra ti.
Pra mim?
Sim, sim (É sim)!
Vamos cumprimentarmos com uma xícara de chá, com um desaniversário pra ti...

O filme é uma graça completa, traz os personagens de Carroll de uma forma animada e de certa forma com uma liberdade, pois alguns personagens que aparecem nessa pequena animação não se encontram na história contada pelo escritor. Pelo menos não no livro Alice no País das Maravilhas o.O

O filme continua há trazer a lição que Carroll tentou demonstrar em seu livro: que a curiosidade não é boa coisa e pode lhe meter em encrencas. Além disso, ainda demonstra que a imaginação de uma criança pode criar mundos completamente diferentes na qual elas podem ser transportadas através de seus sonhos.

O encanto de Alice nesse filme é inegável, porém não posso deixar de lado que tenho personagens que me encantam e que acabam ficando na memória até hoje. Por exemplo: Quem não gostaria de conhecer o Mestre Gato (Cheshire) que tem um sorriso enorme no rosto (Afinal, nunca vi nenhum gato sorri) e que desaparece de uma hora para outra?? Quem não gostaria de participar do chá maluco do Chapeleiro e da Lebre Maluca?? Quem não gostaria de ver a Lagarta (Absolem) recitar uma lição com as fumaças de seu narguilé??

Alice no País das Maravilhas é o filme que me apresentou esse mundo criado por Carroll, antes mesmo de conhecer a obra do autor. Admito que conhecia essa animação da Disney há muito tempo e que fiquei só curiosa de ler o livro muito tempo depois, cresci assistindo Alice e vivendo as aventuras do País das Maravilhas junto com ela. Não dar para negar que esse é um dos clássicos mais maravilhosos criados pelos estúdios Walt Disney Pictures.

Bem pessoal, por hoje é isso. Espero que vocês tenham gostado de eu ter trazido esse clássico para vocês relembrarem e matarem a saudade. Logo abaixo deixo a cena do chá maluco de desaniversário com o Chapeleiro Louco e a Lebre Maluca =)


13 comentários :

  1. oie, esse filme é fofo demais, sabe que ainda espero uma releitura de desenho para desenho? O filme é curtinho como tu falou, e poderiam explorar mais a história dela.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii, nossa eu i esse filme (o original claro) a muito anos atras, ele não e muito reproduzido na tv, o que e uma pena. Adorei ler sua critica sobre o filme, e estou ansiosa também para assistir o que está nos cinemas, acho que semana que vem irei, rsrs. Parabéns pelo trabalho, incrível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que fofura! lembrei da infância, deu mesmo saudade. Acho uma história tão bonitinha e achei super legal vocÊ ter trazido um post sobre esse clássico.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Não consigo me lembrar se já assisti ou não, e confesso que não sou muito chegada em filmes de desenho atualmente. Não posso negar que é um história e tanto, que encanta muita gente.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isadora! :D

    Eu gosto muito desse filme... Ele me traz muitas lembranças boas da minha infância. E o livro também é bem legal. :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá, Isadora.
    Acho a história de "Alice no País das Maravilhas" tão bacana e, apesar de não ter assistido toda, gosto muito dessa animação.
    Também gosto muito de "O Mágico de Oz", que segue essa mesma linha.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu me lembro de ver esse filme mais de uma vez quando ainda era criança. É realmente uma história maravilhosa!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Antonia!
    Lembro que vi esse filme quando criança, mas não lembrava de tantos detalhes assim.
    Logo quando li a musiquinha do desanivesário, veio uma lembrança tão gostosa na cabeça...
    Foi maravilhoso ler seu post hoje, já que coincidentemente irei assistir Alice Através do Espelho à tarde <3
    Mais uma vez foi um prazer ler uma das suas escritas, parabéns!

    Beijos e queijos ^^
    https://curiosametamorfose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OI!!

    Adoro esse filme já li diversas vezes, e por falar em Alice esse vim de semana irei assistir Alice através do espelho, é voltado para um grupo mais adulto, entretanto ainda vale. Obrigada pela dica e pelas curiosidades trazidas. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. COMO EU AMO ESSE DESENHO!!!

    É antigo, mas é perfeito!!!

    Não tenho palavras para descrevê-lo. Adorei ler a sua resenha para essa história que eu tanto amo!!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá, adoro essa animação, diferente do filme com atores de verdade que não consigo gostar de jeito nenhum.
    É engraçado que um enredo tão "viajado" desperte o fascínio das crianças, falo isso por gosto da história desde muito pequena, mas quando fui ler a obra original eu pensei "Opa...isso não é para crianças", kkkk
    Todo mundo adora, mas vamos confessar que essa coisa de comer cogumelos e ver uma lagarta fumando narguile é estranha demais, kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Essa animação que você trouxe para nós fora exatamente o meu primeiro contato com o universo fantástico de Carroll. Daí em diante tudo que envolve Alice e seus companheiros me prende. Confesso que as últimas novidades (que são as duas últimas adaptações para o cinema). Muito bom relembrar essa animação!

    Beijos,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Não lembro se cheguei a ver esse filme completo *-* mas acredito que não, só algumas cenas. O filme fiilme, porém, (do Burton) eu vi dezenas de vezes! Gosto bastante da história da Alice, é bem interessante.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir