Efeito Fade

03 setembro 2020

Resenha #129 - Harleen (Volume 01)

Título da HQ: Harleen
Autor e Ilustração: Stjepan Sejic
Trilogia: Harleen #1
Editora: Panini
Páginas: 72
Sinopse:
Uma jovem brilhante psiquiatra, com a cura para a loucura de Gotham City, a Dra. Harleen Quinzel toma medidas drásticas para salvar a cidade de si mesma. Testemunhe o nascimento da lendária super-vilã Arlequina nesta estonteante reimaginação do trágico e deturpado caso de amor dela e do Coringa pelas mãos do aclamado autor Stjepan Sejic.





Olá literários e fãs de HQ's!!!
Tudo bem com vocês??

Quem me conhece já sabe que eu tenho uma paixãozinha em particular por uma das vilãs/anti-heroína do Batman e do universo DC Comics, mas ela tem vários quadrinhos que trazem suas aventuras e a sua própria origem e recentemente eu resolvi ler o quadrinho Harleen que é dele que eu vou falar hoje com vocês 😍

Harleen que fora do Brasil é apenas uma HQ de um volume, mas que aqui a Editora Panini resolveu dividir em três volumes foi escrito e ilustrado por Stjepan Sejic (Sunstone) e na qual irá trazer uma visão do autor acerca da origem dessa vilã do Batman que é a Arlequina (Harley Quinn).

Foto: Ler é Literário
Nesse primeiro volume de Harleen pela Eitora Panini iremos acompanhar como se deu os primeiros passos para que a nossa Arlequina conhecesse o Coringa. O início da HQ começa com uma narração de um sonho que tem se repetido constantemente para a Dra. Harleen Quinzel, mas já de início percebemos que são pensamentos da Arlequina e que tudo o que está sendo narrado ali são lembranças dela antes de se tornar quem ela é.

A Dra. Harleen Quinzel está em busca de um patrocínio que custei sua pesquisa acerca de identificar a questão da sociopatia e como esta começa a se formar, o objetivo dela é que esta pesquisa seja feita com os prisioneiros do Asilo Arkham e com a Prisão de Blackgate. Porém, a Dra. Harleen não tem uma fama das melhores já que chegou a se envolver com um professor no período em que ela estava na faculdade e isso acabou se repercutindo na sua carreira.

Foto: Ler é Literário
No entanto, após uma palestra não muito boa em que ela apresenta sua pesquisa para tentar consegui o patrocínio que necessita ela acaba se deparando com um encontro inesperado nas ruas de Gotham City. Pois no momento que está voltando para casa, acaba havendo uma explosão em seu caminho e ela se depara com o Coringa que no primeiro momento aponta uma arma para ela, mas não atira porque como ele diz ela fez uma promessa para ele nos olhos de que iria sonhar com ele toda noite.

E bem é isso que acontece, depois de ver uma luta entre o Batman e o Coringa, a Dra. Harleen Quinzel passa a ter pesadelos constantes com o Coringa. No entanto, ela não conta para ninguém que isso está acontecendo e ela tenta o máximo possível lutar contra os pesadelos. E assim o que ela menos espera acontece, pois as Empresas Wayne resolve patrocinar a sua pesquisa e ela passa a ter acesso ao Asilo Arkham e todos os seus prisioneiros, incluindo o Coringa.

Foto: Ler é Literário
Eu sinceramente amei a capa que pra mim tem um pouco de "A Piada Mortal", os traços dos quadrinhos e a narrativa dessa HQ são incríveis. Eu sou uma das pessoas que sabe o quanto o relacionamento da Arlequina e do Coringa é abusivo, mas ele dar cada cantada nessa HQ que fica difícil ignorar eles dois e desconfiar que por ele ter sabido mexer com a mente dela isso influenciou ela se tornar o que ela é. Outra coisa que eu amei na narrativa não sei se é porque se são as lembranças da Arlequina, mas a gente já tem uma impressão que antes do Coringa a personagem já tinha um pezinho pra ser insana.

E o detalhe que me deixou feliz é que nessa HQ a Arlequina não conhece o Coringa só porque ela foi uma doutora recomendada para o caso dele no Asilo Arkham, ela quis está lá, ela tinha uma pesquisa que acabou sendo o que ela se tornou e ela o conhece antes num momento da vida que ela não imaginava. Fora outras coisas que são maravilhosas dentro da HQ que só lendo para saber mesmo.

Harleen ao menos o primeiro volume foi uma surpresa muito agradável pelo menos para mim que sou apaixonada por essa personagem. Ver a história de origem da Arlequina, indo além da animação e do que eu já sabia e sendo reproduzida num quadrinho com uma nova visão só que mais sombria foi muito incrível. E foi uma das HQ's certeiras para eu está lendo esse ano em que resolvi voltar para esse universo. Se eu recomendo?? Acho que está bem óbvio que sim 😉

10 comentários :

  1. Eu não sou muito fã de HQ, mas já li algumas e inclusive uma da Harleen, mas não era essa daí não.
    Não tenho muita facilidade visual de acompanhar os quadrinhos e acabo perdendo a paciência.
    Gostei de conhecer esse outro quadrinhos. Achei interessante.
    Curti muito sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu só conheço a personagem que foi retratada no filme e confesso que amei! Como não sou uma pessoa muito ligada em HQs, não sei se leria, porém, adorei conhecer a sua visão sobre a Harleen. Parece uma história que conquista e conhecemos um lado bem além do qual estamos acostumados da personagem. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Pq será que transformaram em tres? Eu gosto da Arquelina, embora eu não saiba muita coisa do universo da DC. Fiquei bem curiosa de saber mais detalhes sobre a escrita e os pontos do autor com o livro, pelas fotos pode afirmar que é uma obra linda!!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa!
    Gosto muito de HQs, a Arlequina nunca consegui entender seu comportamento, fiquei curiosa sobre essa história e já estou anotando a dica, esse universo DC realmente chama minha atenção e a capa é maravilhosa. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Também gosto muito da Harley, embora ache o fascínio dela pelo Coringa cego demais. E também enxergo o romance dos dois como abusivo, não o romantizo em nenhum ponto. Andei vendo essa HQ esses dias para comprar e saber que vale a pena só me gera mais vontade de querer tê-la. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que HQ mais incrível. Amo acompanhar o trabalho gráfico de algumas editoras. Tanto a capa quanto as ilustrações internas. Não conheço muito esse universo de super-heróis mas gosto de ler algumas indicações. Gostei de saber um pouco sobre essa personagem. Vi alguns leitores elogiando lá no instagram. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Essa HQ parece estar incrível, com uma história surpreendente, confesso que aguçou demais minha curiosidade. Anotei a dica para ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Não sou de ler HQ, geralmente compro para o meu filho e é ele quem me atualiza do que esta bombando neste universo. Achei o traço dessa lindo demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Antonia!
    Eu não sou a maior leitora de HQs, mas estou tentando mudar isso. Apesar de amar os filmes de super-heróis, seja Marvel ou DC, eu não tenho nenhum interesse em nos quadrinhos. O primeiro que vou ler do gênero é o da Kamala Khan, para ver se curto ler. Só não sei quando essa leitura vai sair, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/09/resenha-o-milesimo-andar-livro-1.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Isadora, tudo bem?
    Me interessei MUITO por esse quadrinho. Apesar de todos os pesares, tem algo na Arlequina que me fascina. Não sei dizer se é como ela se envolveu com o Coringa, o que por si mesmo é uma façanha das mais negativas mas ao mesmo tempo é muito curiosa. Ou se é o fato de que a personagem mudou tanto com o passar das histórias a ponto de ser muitas vezes mais do que ele jamais será.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir