Efeito Fade

01 setembro 2020

Resenha #128 - Crepúsculo

Título do Livro: Crepúsculo (Twilight)
Autora: Stephenie Meyer
Saga: Crepúsculo #1
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Sinopse:
Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.




Olá literários e crepusculetes de plantão!!!
Tudo bem com vocês??

Depois de 10 anos que essa saga entrou na minha vida e que foi a partir dela que minha estante de livros começou a se formar, eis que enfim resolvo trazer minha resenha de Crepúsculo e claro com aquela releitura feita depois de ter passado pela adolescência e se tornado uma adulta. Será que minha opinião sobre a saga mudou depois de tanto tempo??

"- É a hora do crepúsculo - murmurou Edward, olhando o horizonte a oeste, obscurecido pelas nuvens."

Crepúsculo (Twilight) primeiro livro da saga de mesmo nome escrito pela autora Stephenie Meyer e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. É um livro ao qual ganhou sua adaptação em 2008 e ficou mundialmente conhecido por fazer inúmeros jovens se apaixonarem pela história de amor entre uma humana e um vampiro (mas também por ter vampiros que brilham rsrsrsrs).

"Não aqui, sozinha na floresta que escurecia. Não enquanto a chuva a tornava sombria como um crepúsculo sob as árvores e tamborilava como passos no chão de terra emaranhado."

Em Crepúsculo iremos conhecer a jovem Isabella Swan, Bella como ela prefere ser chamada uma garota que aos seus 17 anos muda-se da casa de sua mãe em Phoenix para a cidadezinha chuvosa de Forks, onde passa a viver com seu pai Charlie, ou o chefe de policia Swan.

"Na península Olympic, do noroeste do estado de Washington, há uma cidadezinha chamada Forks, quase constantemente debaixo de uma cobertura de nuvens. Chove mais nessa cidade insignificante do que em qualquer outro lugar dos Estados Unidos."

Ao chegar em Forks, Bella torna-se o centro das atenções na sua nova escola porém sua atenção se volta à família Cullen, mas especificamente para Edward Cullen um garoto que no primeiro dia tem uma raiva dela sem explicação e que ela não consegue entender por quê??

"Ele me encarou novamente, encontrando meus olhos com a expressão mais estranha do mundo - era hostil, furiosa."

Porém Bella fica intrigada com a questão de por que Edward a odeia tanto e como seu humor muda tanto em relação a ela, pois depois do primeiro encontro tenso entre os dois, Edward até teve momentos que a tratou bem mas em outros momentos passou a odiá-la como se ela tivesse feito algo para ele.

"Eu me virei devagar, sem vontade nenhuma. Não queria sentir o que sabia que sentiria quando olhasse seu rosto perfeito demais. Minha expressão era cautelosa quando finalmente me virei; a expressão dele era ilegível. Ele não disse nada."

No entanto, quanto mais Bella tenta descobri os mistérios que envolvem Edward mais ela se aproxima de algo que talvez não deveria saber. Afinal, Edward já deu inúmeros avisos que ele não é uma pessoa boa e que talvez ela devesse ficar longe dele mas será que ela irá ouvi os avisos dados por ele??

"- E se eu não for um super-herói? E se eu for o vilão?"

Bem se você nunca leu Crepúsculo e está lendo essa resenha sinto muito pelo spoiler, mas o livro já está com os seus quase 15 anos e você não saber que o Edward é um vampiro, é um tanto irônico. Porém, eu tentei fazer uma resenha bem simples e que dê a ideia do que é o enredo do livro.

"De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele."

Crepúsculo eu ganhei quando eu estava perto de completar meus 15 anos e já passaram 10 anos disso, e eu só tinha lido ele uma vez e foi quando eu estava com essa idade. Então esse ano quando a Editora Intrínseca anunciou a publicação de "Sol da Meia-Noite", livro que conta a versão do Edward sobre os acontecimentos em Crepúsculo, eu resolvi reler o livro depois desse tempo todo.

"- Por quase noventa anos andei entre os meus, e entre os seus... O tempo todo pensando que eu era completo comigo mesmo, sem perceber o que procurava. E sem encontrar nada, porque você ainda não estava viva."

Vamos reavaliar qual era meu sentimento ao pensar em reler Crepúsculo. Primeiro eu estava bem receosa em reler, porque muita gente resolveu fazer o mesmo que eu e todos os comentários com que me deparava era que as lembranças que o povo tinha em relação a história tinham acabado. Segundo eu sei que o livro tem uma construção de romance bem complicada, que a Bella e o Edward tornam um ao outro o centro da vida deles, e bem eu tive que relevar por eles serem "adolescentes" (o Edward já viveu uns anos, mas ele tem 17 anos eternamente). E terceiro eu tinha lido o livro uma vez, então depois de anos e anos lendo outras coisas eu achei que o livro não ia funcionar mais comigo.

"Hesitante, sempre temerosa, mesmo agora, que ele desaparecesse como uma miragem, lindo demais para ser real..."

No entanto, mesmo depois de 10 anos que eu conheci a "Saga Crepúsculo" eu não cheguei a me decepcionar com o livro, porque a escrita da Stephenie Meyer é algo bom de se ler, ela é descritiva com os cenários, ela pinta pra você o que é pra você como leitor ver e sentir, não quer dizer que é uma leitura fluída mas conseguiu me prender. Eu tinha realmente muito mais a memória viva do filme do que a do livro, porque eu vi o filme mais vezes (Não quer dizer que eu prefira o filme, pois depois dessa releitura é meio que óbvio o contrário).

"Você fará isso? - perguntei, ansiosa de repente. - Realmente estará aqui?
- Desde que você me queira - garantiu-me.
- Sempre vou querer você."

O romance para mim da Bella e do Edward não acontece de forma acelerada, porque tem questão de passar um tempo até o ponto em que chega a eles estarem num relacionamento. Mas a Bella e o Edward como eu já disse anteriormente colocam ambos num patamar muito alto, mas eu entendo que é o primeiro (único) amor deles e quando a gente se apaixona é comum ver tudo um mar de rosas. A questão é que você percebe que tem um pouquinho de obsessão ali, já que é "Edward... Edward... Edward..." e "Bella... Bella... Bella...". Mas tirando esse lado, eu também tenho que admiti que me identifico um pouco com a personalidade da Bella.

"Não conseguia acreditar no jorro de emoção que pulsava em mim - só porque por acaso ele olhou para mim pela primeira vez em meia dúzia de semanas. Eu não permitiria que ele tivesse esse nível de influência sobre mim. Era ridículo. Mais do que ridículo, não era saudável."

Muitas pessoas falam que a Stephenie Meyer destruiu a questão da mitologia dos vampiros, principalmente que os vampiros dela brilham e tal. Mas assim minha opinião, ela pegou o mito do vampiro e criou com alguns traços o vampiro que ela queria. E sinceramente eu sou uma #TeamEdward 🍎

"- Desculpe - murmurou ele. Ergui a cabeça a tempo de ver seus olhos dourados se fecharem novamente. - É muito fácil ser eu mesmo com você."

A capa do livro de Crepúsculo eu particularmente gosto muito, gosto da ideia desse fundo preto na qual destaca uma imagem e o título do livro. As páginas são amareladas e o tamanho da fonte é ótimo para a leitura. Eu realmente gostei de reler Crepúsculo depois de 10 anos, foi uma questão de nostalgia talvez eu ter ido com todos os pés atrás tenha ajudado há não criar expectativas e acho que a garotinha que fui há 15 anos está feliz com o resultado. Eu acabei favoritando o livro no meu skoob, mas eu acabei dando quatro estrelas para ele.

"- O crepúsculo, de novo - murmurou ele. - Outro fim. Mesmo que o dia seja perfeito, sempre tem um fim."

Eu sou crepusculete, não tem como eu negar que minha estante começou aqui. Diferente das outras resenhas, eu não vou dizer: "Leia Crepúsculo!!!". Acho que se você quer ler ou reler o livro vai com baixas expectativas e vai acabar sendo uma leitura agradável.

7 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Também fui iniciada nesse universo literário por Crepúsculo. Indo mais além, conheci fanfics por causa de Crepúsculo e tudo que envolve esse mundo. Eu retirei esse ano para reler a série, e assim como você não me decepcionei. Eu acho também que a gente tem levar em conta a época que a história foi construída certo? E qual é seu público alvo. Eu hoje aos 24 anos tenho uma mente muito diferente de quando li lá com 13/14 anos, e o mundo também está diferente em comportamento e pensamento. Eu levo isso muito em conta na hora de avaliar determinada história, porque isso traz contextos diferentes a serem analisados, por isso meus sentimentos pelos mesmos não mudou: Crepúsculo ainda é xodó, seu volume de mesmo nome é meu favorito da série, Lua Nova podia não existir que não faria diferença no todo e sou time vampiro que brilha no sol HAHAHAHA, é a vida. Adorei a sua resenha e as reflexões acerca sobre pois traz um ótimo debate!
    Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO crepusculo! Sei nem expressar meu amor pela saga.
    Eu amei também Vida e morte, mas ja me decepcionei com Sol da Meia noite.
    Que bom que releu!
    Amei relembrar um pouquinho desse universo maravilhoso aqui no seu blog.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de crepúsculo, acabei de ler Sol da meia-noite e me senti com uma nostalgia enorme. Adorei sua resenha sobre crepúsculo ❤️

    ResponderExcluir
  4. Oi Isadora. :)
    Há 10 anos atrás eu era completamente louca por essa saga, tinha poster no meu quarto inteiro... amava demais, ainda amo.
    Quero muito reler tudo de novo, mas somente quando estiver em mãos o livro Sol da Meia Noite pra ler tudo de uma vez só.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa!
    Esses dias comprei Sol da meia - noite, já tinha lido os livros da saga e quando vazou o primeiro capítulo desse li em seguida e a espera foi terrível pois a curiosidade era demais, então agora poderei ler kkk. Também sou fã e o casal Edward e Bella fez na ficção tudo ser possível, fora a escrita da autora que é sensacional kkk. Parabéns pela resenha fiquei com vontade de conferir de novo essa leitura maravilhosa, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Li est elivor em 2009, na época em que só se falava nisso e lá em 2009 eu adorei. Li todos os 4 livros e confesso que ao chegar em Amanhecer minha empolgação já não era a mesma, mas entendo quem ainda ama!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Li essa obra quando ela foi lançada em 2006, na febre que ela causou. E li os demais também, mas o que mais gostei foi Crepúsculo, os outros achei bem cansativo. Acho que a autora deveria ter parado nesse mesmo. Não pretendo ler sol da meia noite.

    ResponderExcluir