Efeito Fade

15 fevereiro 2020

[Filme] Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

Nome: Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Birds Of Prey and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn)
Gênero: Ação
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Lançamento: 6 de Fevereiro de 2020
Duração: 108 Minutos
Sinopse:
Quando o mais terrível e narcisista vilão de Gotham, Roman Sionis (Ewan McGregor), e seu braço direito, Zsasz (Chris Messina), começam a caçar a jovem Cass (Ella Jay Basco), a cidade é virada de cabeça para baixo em busca da garota. Os caminhos de Arlequina (Margot Robbie), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell) e Renée Montoya (Rosie Perez) se encontram e o quarteto improvável não tem escolha a não ser unir para derrubar Roman.





Olá literários e DCnautas!!!
Tudo bem com vocês??

Sei que hoje não é dia de trazer a parte midiática para vocês, mas como por diversos motivos rolou muita coisa nessa última semana e queríamos porque queríamos falar de tanto filme que abrimos uma exceção na nossa programação para vim hoje falar do filme que não poderia ser diferente, já que eu sou uma das maiores fãs da personagem que está em busca de sua emancipação. Então vamos parar o enrolamento e vamos falar de filme 😉


Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Birds Of Prey and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn) é um filme estadunidense baseado no universo criado pela DC Comics, lançado no dia 6 de Fevereiro de 2020 e dirigido por Cathy Yan (Dead Pigs) e com produção de Margot Robbie (Era Uma Vez Em... Hollywood), e com distribuição pela Warner Bros. Pictures.


O elenco conta com as atrizes: Margot Robbie (O Escândalo) como Arlequina, a mais novinha das atrizes Ella Jay Basco (Glimpse of Heaven) como Cassandra Cain, Jurnne Smollet-Bell (One Last Thing) como Canário Negro, Mary Elizabeth Winstead (Scott Pilgrim - Contra o Mundo) como Helena Bertinelli ou Caçadora e Rosie Perez (Bounty Hunters) como Renee Montoya. O elenco de Aves de Rapina também conta com os atores: Ewan McGregor (nosso amado Obi-Wan Kenobi de Star Wars) como Roman Sionis ou Máscara Negra e Chris Messina (Objetos Cortantes) como Victor Zsasz.


Arlequina (Margot Robbie) e Coringa terminaram, e ela está lhe dando com isso da melhor maneira possível e madura que se possa imaginar: comprou um novo bichinho de estimação, uma hiena de nome Bruce; está morando em cima de uma loja; cortou o cabelo; pendurou a foto do ex para brincar de tiro ao alvo; está comendo besteiras; indo a festas e ficando bêbada com os "amigos". O único porém é que ninguém acredita que a mesma terminou realmente com seu amado Pundizinho e estão esperando o retorno do casal, mas se tudo iniciou numa usina química de Gotham que tal deixar claro que tudo terminou destruindo a mesma??


E bem é isso que nossa adorada maluquinha faz e anuncia a toda Gotham que seu relacionamento com o Palhaço do Crime não tem mais volta, porém ela não imaginava que ao fazer isso todas as pessoas que a odiavam e não teriam coragem de fazer algo contra ela iriam começar a querer acertar suas contas já que ela não é mais a protegida do Coringa.


Então com esse anúncio do rompimento de Arlequina e Coringa, Roman Sionis (Ewan McGregor) também conhecido como Máscara Negra o mais novo rei da máfia de Gotham fala para seus homens irem atrás da Arlequina e trazerem ela para ele já que eles tem alguns assuntos inacabados. Porém, Roman também está atrás de um diamante que tem acesso a conta de uma família de criminosos massacrados, os Bertinelli e que foi roubado do bolso do seu braço direito Victor Zsasz (Chris Messina) pela ladrazinha, Cassandra Cain (Ella Jay Basco).


Porém para se safar das mãos de Roman, Arlequina se oferece para ajudá-lo a encontrar Cassandra e trazer o diamante de volta. No entanto, o que ela não imagina é que mais pessoas estão atrás da menina e que Cassandra é mais legal do que se pensa.


A primeira coisa que se tem que ter em mente ao assistir Aves de Rapina é que essa é a Gotham da Arlequina, é a forma que ela ver tudo isso. Ou seja, tudo é mais colorido para ela; se ela atira em alguém não é sangue que ela vai ver e sim purpurina; se ela está sendo torturada, ela ver um musical. Então, a gente ver a loucura da personagem ali refletida em tela cheia para todos. Outra coisa é que esta Arlequina é pós-Esquadrão Suicida, não é uma continuação direta do filme mas é a continuação da história da personagem e eles não ignoram o que foi Esquadrão, eles tiram sarro do filme e colocam alguns easter eggs do mesmo.


Já que falamos de easter eggs eu não posso deixar de comentar que eu tinha medo de não referenciarem algumas coisas dos quadrinhos da Arlequina, mas trouxeram o Castor que ela fala o que me deixou muito feliz, além disso trouxeram a hiena que faz referência as hienas que a Arlequina tinha só que o nome dessa do filme a gente referencia o Batman. O filme traz easter eggs também com a animação clássica, tem uma pontinha de um romance da personagem que você pode perceber bem no iniciozinho e tem referências das próprias Aves que quem conhece os quadrinhos já se toca. E quem não se tocou desse easter egg da foto acima, por favor leiam "Batman - A Piada Mortal" que tem uma resenha bem antiga aqui no blog, mas que vocês podem está conferindo clicando bem aqui 👈


Muita gente chegou a comentar que o filme devia apenas se chamar Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa pois foi dito que não teve nada de Aves de Rapina e sim só usaram as Aves como desculpa para fazer um filme da Arlequina, primeiramente eu discordo da parte de não haver direito as Aves está certo que elas aparecem menos que a Arlequina mas tem que se considerar que esse é um filme de apresentação das personagens que não eram tão conhecidas, além do universo dos quadrinhos e que quem nos apresenta elas é a Arlequina que é a narradora desse filme. Então além da emancipação da Arlequina também temos a emancipação das Aves, porém se vai haver um filme solo delas como grupo ou não só o tempo e a repercussão do filme irá dizer.


Outra coisa que vamos deixar muito clara aqui minha gente, vocês podem não gostar do estilo do filme por a forma como ele é construída e narrada (por favor, não comparem o filme com um outro bem conhecido e que tem um anti-herói que narra o filme e que é de uma rival da DC) mas como eu disse anteriormente essa é a mente insana da Arlequina e PAREM  de olhar ela como uma heroína, a Arlequina ela é uma VILÃ e às vezes uma anti-heroína, ela pensa no que é melhor para ela e não dos outros as únicas heroínas desse filme é as Aves.


O vilão do filme interpretado pelo Ewan McGregor, o Máscara Negra pode incomodar aquelas pessoas que esperam um super vilão porém esse é um vilão caricato que você não consegue odiar mas também não tem empatia pelo mesmo. Ele é um vilão que tem nojinho das coisas, que se descontrola quando as coisas não saem do jeito dele, que dar para dar umas boas risadas e mesmo assim não gostar dele. Ele é agoniante e mesmo assim eu não consigo pensar num vilão melhor que ele para a proposta que o filme queria passar.


Por favor, quem assistiu o filme me diga se teve a mesma impressão que eu de que havia algo mais entre o vilão e seu braço direito?? Porque apesar de eu não gostar do Victor, eu admito que fiquei vendo aquela tensão no ar entre um casal homossexual e eu pesquisei um pouco e os atores nem confirmaram e nem disseram que não acerca dessa impressão entre um romance dos personagens.


O filme também traz temas bastante importantes a serem abordados sobre determinados abusos que as mulheres estão infelizmente sujeitas a enfrentar e temos a questão de sororidade mostrada dentro do filme, e uma das cenas mais impactantes é quando a Canário mesmo não gostando da Arlequina dar umas belas porradas em dois caras que queriam se aproveitar da mesma só porque ela estava mega bêbada.


E já que falamos em porrada, o filme Aves de Rapina tem umas cenas de luta muito marcantes e assim antes de dar crédito por essas cenas maravilhosas devo alertar que quem não gosta de ver membros quebrando é melhor passar o filme pois você ver ossos quebrando de forma imaginável, mas voltando as cenas de luta do filme que foram todas coreografadas pela equipe dos filmes de "Jon Wick" e ficaram excelentes pois assim tirando a Canário todas as nossas outras personagens não tem poderes e além disso elas não são musculosas como os heróis masculinos, então a gente ver como elas usam a força do seu adversário contra eles mesmos e que rende ótimas cenas de ação.


Uma das coisas que eu amei no filme foi que o figurino não é apelativo em que colocam roupas curtas e super justas nas personagens apenas para que estas sejam um apelo sexual para atrair um público masculino, e em Aves de Rapina não é assim as personagens são sensuais por si próprias mas não precisam estampar isso nas suas roupas e você percebe que elas estão confortáveis com o que elas estão vestidas. O visual do filme como já dito é colorido e uma outra coisa que tenho que destacar é a trilha sonora excelente que o filme traz, pois não bastava o filme ser dirigido e produzido por uma mulher a trilha sonora é totalmente repleta por mulheres fodas 😍


Eu estava muito preocupada que Aves de Rapina fosse mais um dos filmes que a Warner Bros. Pictures erraria e apesar de está empolgada por ver a personagem que mais amo nas telonas, eu ainda assim estava com todos os meus pés atrás pois depois de Esquadrão não sei se devo me empolgar mais com um filme como antes!? Mas eu sai da sala do cinema muito feliz e com o coração aquecido, não é um filme "Uau, minha nossa preciso rever isso agora!!!", mas é um filme que pra mim foi uma grata surpresa e que gostei muito. Então a recomendação é: vão sem expectativa nenhuma em relação ao filme e divirtam-se com a emancipação dessas mulheres maravilhosas 😘

Trailer


9 comentários :

  1. Então.. Eu nem assisti o filme.
    Quando assisti Esquadrão tive a sensação que o filme merecia ser melhor e dai nem quis dar chance a esse.. Acredito que muita gente ficou com essa sensação. Você inclusive foi com o pé atrás.
    Mas que bom ele realmente atingiu as expectativas. Vou assistir, mas depois que sair do cinema mesmo

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não sabia desse filme ainda, mas pelo o que tu disse parece ser muito bom e ter vários pontos positivos. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Antonia!
    Eu estou muito animada para assistir esse filme. Queria ter conseguido assistir antes, mas no momento está um pouco difícil. Mas quero ver no cinema, pois o filme precisa ter uma bilheteria razoável para os produtores verem cada vez mais que queremos filmes de heróis protagonizados por mulheres (e bem feitos!).
    Adorei a sua crítica!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/02/resenha-fragmentados-livro-1.html

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu não assisti o filme, acabou que não curto muito Esquadrão Suicida, eu prefiro as animações que a DC e a Warner fizeram do que os filmes (não a série animada da Arlequina, aí achei forçado demais). Eu acho que ia querer saber melhor o contexto da criação do grupo Aves de Rapina pra querer mesmo assistir. Mas que bom que vc curtiu o filme, qdo disponibilizarem em algum streaming. rs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Eu ainda não assisti o filme, mas não vejo a hora! Adoro a Margot e tenho certeza que ela arrasou MUITO nesse longa, com tanta mulher incrível no elenco e todo esse véu da loucura fazendo parte da narrativa da história. Espero conseguir ver ainda no cinema!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu ainda não vi esse filme porque ele não chegou ao cinema da minha cidade mas estou louca pra assistir! Acho incrível essa visão diferente dela a respeito do mundo e acho bem doido que muitos considerem ela uma heroina, quando é totalmente o contrario. Gostei bastante das suas ressalvas.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Ainda não tive oportunidade de ver o filme, porém ele vem com um grande hype por trás, ainda mais por tudo que não foi mostrado e superado em Esquadrão Suicida. Só de saber que ele seria dirigido por uma mulher, sabia que várias coisas mudariam para melhor. Tenho grandes expectativas e assim como você, espero curtir! Ótima crítica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Se antes eu já estava louca para ver esse filme, depois de todos os apontamentos detalhados mencionado por você a respeito desse filme fez com eu ficasse super ansiosa para poder vê-lo. Eu adoro essa mistura de sarcasmo e ação de uma forma feminina e emancipadora, acredito que isso traz uma grande representatividade. Tenho certeza que vou amar essa obra.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Queria muito ter visto esse filme no cinema, no entanto, aqui na minha cidade só foi exibido dublado e eu não curto ver filmes assim.
    Adorei saber o quanto você gostou e como ficou a imagem deste filme, sob a perspectiva da Arlequina mesmo. Adorei saber que o filme é mais colorido e que conta com todas as maluquices da cabeça dela. Fiquei bem curiosa para conferir as cenas de luta que marcam o filme.
    Adorei conferir a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir