Efeito Fade

10 junho 2019

Resenha #85 - Glee: O Início

Título do Livro: Glee - O Início (Glee - The Beginning)
Autora: Sophia Lowell
Trilogia: Glee #1
Editora: Galera Record
Páginas: 224
Sinopse: 
Uma oportunidade única para conhecer os bastidores do colégio McKinley - antes mesmo de o New Directions existir aos olhos do Sr. Schuester - e descobrir tudo sobre os principais personagens da série Glee. Quando Rachel viu Finn com outros olhos pela primeira vez? Como Quinn e Puck começaram seu romance secreto? Quando Mercedes começou a confundir os conceitos de amigo gay e namorado? E como será que o então amador clube do coral sobrevivia sem um líder destemido?




Olá literários e alunos do colégio McKinley!!!
Tudo bem com vocês??

Voltando a rotina natural do blog vamos falar de resenha e principalmente vou ressuscitar acerca de uma série, mas dessa vez por viés de livro que foi lançado no período que a mesma estava fazendo sucesso e que eu estava adiando há um bom tempo. Porém, como Glee completou dez anos de lançamento do seu primeiro episódio resolvi ler o livro baseado na série e trazer minhas impressões acerca do mesmo.

"'As coisas vão mudar', pensou ao caminhar em direção ao seu armário [...]. As próximas semanas duas semanas seriam importantes no colégio McKinley, e ela estaria no centro de tudo."

Glee - O Início (Glee - The Beginning) é o primeiro livro de uma trilogia intitulada de Glee escrito pela autora Sophia Lowell, lançado pela Editora Galera Record e baseado em uma das séries que na minha opinião é uma das melhores em questão de musical já produzida que é o próprio Glee 😁

"- Ficarei no Glee por um tempo, pelo menos. Talvez eu possa transformar o grupo."

Mas Isadora o que esse livro tem diferente da série distribuída pela Fox?? Se eu disser que fora os personagens, TUDO no livro está diferente. Bem o ambiente ainda é o mesmo, ainda estamos nos corredores do colégio McKinley e nossos personagens Rachel, Finn, Quinn, Puck, Kurt, Mercedes, Artie, Tina, Santana, Brittany, Sr. Schuester, Emma e Sue Sylvester permanecem aqui. Mas a questão é que o Glee já existe e não está sobre a regência do nosso professor, Sr. Schuester 💔

"Quando eu estudava aqui, ganhávamos os campeonatos locais todos os anos, e ainda ganhamos o campeonato regional. Uma vez. - Havia tantos alunos fazendo testes para o Glee que tínhamos substitutos, e substitutos dos substitutos. - Ele olhou para a Srta. Pillsbury. - A gente mandava nessa escola."

O Glee já está com Kurt, Mercedes, Artie e Tina dentro do mesmo tentando fazer com que este ainda se mantenha vivo dentro do colégio McKinley. Rachel ainda é a sabichona e que aqui resolve fazer os avisos matinais do colégio, mas acaba chamando atenção de inúmeras pessoas ao cantar toda vez que anuncia algo no dia.

"- Bom-dia, colégio McKinley. Sou Rachel Berry, trazendo os aviso matinais. - Ela respirou fundo. - Eu gostaria de começar com uma melodia do clássico musical que todos conhecemos e amamos, Cantando na chuva."

Claro que fazendo isso ela acaba por chamar atenção do clube Glee e após uma discussão com as Cheerios, principalmente a líder delas, Quinn, ela é convidada por Kurt a compor o grupo.

"- Você talvez se interesse pelo que o Glee está fazendo. Dê uma passada na sala do coral depois das aulas para nos ver."

A partir daí Rachel tenta fazer de tudo para que o clube Glee se destaque e cresça dentro do colégio McKinley de um jeito que possa mostrar seu talento para todos. Mas quando Rachel chama atenção de Finn, pretendente a namorado da líder das Cheerios, Quinn, ela e o clube Glee terão que passar por cima da fúria das mesma e lutar pelo seu lugar no colégio.

"Finn estava completamente enfeitiçado, observando os movimentos de Rachel pelo palco, cantando com todo o coração, como se o mundo inteiro a assistisse, e parecia ser o melhor momento de sua vida."

O livro é uma história totalmente adaptada, não temos nenhuma cena ou algo que lembre a primeira temporada de Glee. De fato, o que temos é uma nova história que podemos pensar e se a primeira temporada de Glee fosse diferente da que vimos feita pela Fox?? 🤔

"O que ela precisava era de um plano B."

Sophia Lowell conseguiu trabalhar com uma história já conhecida e não perder a essência da mesma. Ainda temos uma Mercedes achando que Kurt gosta dela, um Artie e uma Tina desenvolvendo um relacionamento, uma Rachel e um Finn também desenvolvendo uma relação, uma Brittany e uma Santana sendo as melhores amigas de Quinn e esta mesma tendo um relacionamento escondido com Puck.

"Ele era totalmente errado para ela."

Eu não minto que sentia uma saudade grande de Glee e ler Glee - O Início me fez matar a saudade dos meus personagens tão amados. Mas ao mesmo tempo me fez notar algumas coisas que nunca tinha percebido ao longo do tempo que assisti a série.

"[...] o Glee finalmente começara a mostrar que havia uma luz no fim do túnel [...]"

Glee foi tão importante na vida de várias pessoas que não tem como ignorar sua relevância na vida delas. Eu estava com medo de ler Glee - O Início e o mesmo não ser tão bom quanto a série que me marcou enquanto eu crescia, mas tanto atingiu minhas expectativas como vi a possibilidade de outras coisas.

 "Podia ouvir o murmurinho da multidão enquanto esperavam os alunos do Glee entrarem no palco e o silêncio quando os cantores finalmente aparecessem."

São dez anos de uma série marcante e que continua a marcar aqueles que assistiram e que tenho certeza ainda vão assistir. Porém, Glee não é apenas um seriado mas também um livro que para aqueles que são fãs da série podem ler e descobrir uma outra forma do início de toda a história. Além disso, quem quer conhecer a série por um outro viés apenas leia o livro e se delicie com esse grupo maravilhoso 😉

5 comentários :

  1. A trama é realmente bem diferente do que eu esperava, mas a escrita é tão leve e envolvente que consegui gostar bastante da leitura. Achei uma história boa para sair de uma ressaca. kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Admito que eu não sabia da existência dos livros, e s não me mate, mas eu não curti muito o seriado. Na verdade eu não sou muito fã de musicais, mas tenho que admitir que pra quem gosta de musicais, o seriado é um prato cheio.

    Acho legal quando a gente lê alguma coisa que faz a gente relembrar de coisas que a gente realmente gosta e que nos faz matar a saudade. Curti muito a sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não sabia que tinha uma trilogia desse seriado. Confesso que não é o tipo de leitura que optaria de início, mas como tem uma crescente e por trazer música, uma dinâmica entre jovens, pode ser que me conquiste aos poucos.
    Gostei das considerações!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Assisti Glee, mas não curti tanto.. Lembro da febre e como saiu publicações da série..
    O livro é praticamente um complemento da serie acho legal... Mas não iria ler

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostava muito do seriado, por isso talvez não tenha lido o livro, mas acho bem interessante para aqueles que curtiram na época e querem relembrar o ambiente, e para aqueles que querem conhecer também.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir