Efeito Fade

06 maio 2019

Resenha #83 - Star Wars: Herdeiro do Império

Título do Livro: Star Wars - Herdeiro do Império (Star Wars - Heir To The Empire)
Autor: Timothy Zahn
Trilogia: Thrawn #1
Editora: Aleph
Páginas: 482
Sinopse:
Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habilitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.
Olá literários e fãs de Star Wars!!!
Tudo bem com vocês??

Eis que esse dia 04 de Maio foi Star Wars Day, ou seja, May the 4th be with you e para os fãs dessas trilogias hoje venho trazer resenha do primeiro livro da trilogia "Thrawn".

"E se perguntou se algum dia essa guerra realmente teria fim."

Star Wars - Herdeiro do Império (Star Wars - Heir To The Empire) como já dito é o primeiro livro da trilogia "Thrawn", escrito por Timothy Zahn e lançado aqui no Brasil pela Editora Aleph. O livro faz parte do universo expandido de Star Wars, mas não é considerado como sequência oficial dos filmes pois como sabemos tudo que é considerado que aconteceu no universo de Star Wars é o que estão em suas adaptações cinematográficas.

"Então estou sozinho, ele disse a si mesmo. Eu sou o último dos Jedi."

O livro se passa alguns anos depois de "O Retorno de Jedi" e vai focar no nosso trio já conhecido Luke, Leia e Han Solo e a tentativa de fortalecer a Nova República que está tentando se requer após a queda do Império, mas que continua frágil da mesma maneira.

"Por um momento ele ficou simplesmente ali deitado, olhando para as luzes fracas da Cidade Imperial que brincavam sobre o teto acima de sua cabeça [...]."

Porém, o Império mesmo com a morte de Palpatine o Darth Sidious o mesmo agora passou para as mãos do grão-almirante Thrawn que tem em vista atingir a Nova República, através de um Jedi sombrio que pode afetar na percepção de Luke acerca do que está acontecendo e que pode afetar o mesmo.

"Qualquer um pode se enganar, alferes. Mas esse engano não se torna um erro até você se recusar a corrigi-lo."

Além disso, a princesa Leia está grávida de gêmeos e já dar para perceber que os mesmos terão a força e isso parece atrair o Jedi sombrio que está com Thrawn. Então passa-se também a necessidade de proteger Leia e os gêmeos que estão a caminho.

"Arriscar sua própria vida era uma coisa, mas ter o futuro de Leia em suas mãos era outra coisa."

Começa-se então uma caçada por meio do espaço em que temos Solo indo por um caminho e Luke indo por outro para despistar os inimigos.

"Aonde Skywalker vai, a Millenium Falcom muitas vezes vai também."

Em Star Wars - Herdeiro do Império novos personagens nos são introduzidos dentro desse universo que achamos conhecer, mas não! E alguns desses novos personagens despertam uma aura de mistério cito isso por conta da personagem, Mara Jade.

"Um dia, prometeu a si mesmo em silêncio, ele iria encontrar um jeito de desenterrar os detalhes do passado de Mara [...] Iria descobrir de onde ela tinha vindo, e quem e o que ela era."

Também, foi muito bom rever meu trio incrível e pensar que meus personagens viveram outras aventuras além daquelas dos filmes. Eu amo o Luke de uma forma avassaladora, mas admito que sempre quis saber mais sobre minha princesa Leia e saber se a mesma tentou desenvolver a força que havia dentro dela e nesse livro a gente tem isso porém vemos que os ensinamentos dela acabam sempre sendo afetados por ela ser a representante da Nova República.

"- Suponho que essa seja uma das coisas com as quais tenho de me acostumar. Deixar a Força me guiar."

O livro está com uma diagramação maravilhosa, pois cada início de capítulo você tem um fundo no espaço com uma nave nele para iniciar algo que está por vim. Os capítulo também são narrados por um personagem diferente, mas como não tem o nome deles às vezes eu tinha que parar para me situar quem estava narrando no momento. O tamanho da letra para mim está bom, então acho que a Editora Aleph fez um belo trabalho em cima do mesmo.

"Isso era algo que ele podia combater, não algo distante e sombrio como seus medos, mas algo sólido e tangível."

Claro, que como um livro de Star Wars não podia faltar batalhas espaciais e intrigas políticas e isso existe mesmo. Mas também você pode matar a saudade de um personagem que se tornou querido de muitos e foi o primeiro mestre do nosso Luke 💓

"- Eu amei você como a um filho, e como a um aluno, e como a um amigo. Até nos encontrarmos novamente, que a Força esteja com você."

Eu sou suspeita quando o assunto é Star Wars, mas eu tinha muita curiosidade em saber mais acerca desse universo expandido das trilogias então foi algo para mim que fez sentindo caso não houvesse essa nova trilogia de filmes. Mas para os fãs de Star Wars e aqueles que fazem parte dessa cultura pop, acho que dar uma chance para trilogia "Thrawn" escrita por Timothy Zahn é uma ótima pedida para você ver o que aconteceria nesse universo que é entendido pelo autor e que traz inúmeras possibilidades acerca do mesmo e do que poderia ter acontecido após "O Retorno de Jedi". É um livro que recomendo, mas para os fãs mesmo da trilogia e para aqueles que tenham assistido os filmes. Porém, para aqueles que não viram a nenhum filme podem já assistir para saber porque de querer mais conhecer acerca desse universo.

11 comentários :

  1. Oi! Eu sou uma fã moderada da saga.. Gosto das duas franquias e sei um pouquinho sobre a história. Mas ainda não li nenhum dos livros que foram lançados e confesso que tenho um pouco de receio, primeiro por ser uma série bem grande de livros, que vão se multiplicando, o que é compreensível devido ao tamanho e variedade de vertentes que compõem tudo e segundo por achar meio difícil de entrelaçar um ao outro. Mas é algo que pretendo fazer. Obrigada pelo post!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Antonia!
    Eu AMO os filmes de Star Wars e para mim, essa trilogia recente bate de frente com a trilogia original.
    No entanto, não tenho nenhum interesse em ler os livros. Primeiro, são MUITOS livros. Nunca daria conta de ler tudo, rsrs. Segundo, que eu particularmente, estou contente em ficar só com os filmes.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Gosto bastante dos filmes de Star Wars, e estava de olho nessa trilogia, espero conseguir realizar a leitura desses livros em breve.
    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Me considero uma zero a esquerda quando se trata desse universo de Star Wars. Não sinto curiosidade em conhecer, mas gostei de conhecer suas impressões, de saber que satisfez suas expectativas, mesmo sabendo que não leria é bom conhecer sobre as reviravoltas que a trama traz.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa!
    Assistia muito Star Wars, mas com o tempo foi saindo mais filmes e acabei desistindo de ver os outros, então estou meia perdida nos filmes, mas os livros eu quero ter todos eles kkk, ainda não li nenhum, mas já vou começar pois minha meta é ter e ler todos, fiquei muito curiosa e lendo sua resenha me deu uma saudade desses personagens, obrigado pela dica, está anotada. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Antônia,
    Eu amo a primeira trilogia de Star Wars. Nunca li os livros porque não entendia a ordem deles. Acho que agora entendo um pouco mais. Tem essa trilogia do Timothy Zahn que estão ligados aos filmes originais, como uma possível sequencia, e os outros que fazem parte do universo oficial de Star Wars. Valeu!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu vi só alguns dos filmes mais recentes, então não estou muito por dentro do Universo Star Wars, mas que bom que você curtiu a leitura, acho super bacana quando temos histórias num universo expandido e podemos ver mais de personagens que nos são queridos.

    ResponderExcluir
  8. Eu desejo muito esse livro, parece ser uma leitura fantástica e repleta de aventura. Estou muito curioso para saber desse conteúdo na íntegra. Excelente indicação.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por Star Wars, porém, confesso que não conheço nada do universo expandido. O único livro que já li foi Star Wars: Marcas da Guerra (e recomendo muito). Tenho essa trilogia há mais de um ano, porém, ainda não comecei a ler. Lendo a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conferir. E, mesmo não sendo o mesmo que o filme, acho que é uma ótima forma de matar a saudade dos personagens e desse universo incrível.
    Enfim, adorei a resenha e espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oei,
    eu nunca fui muito fã dessa saga, sei podem me crucificar, mas nunca imaginei ler em formato de livro, parecs ser bem mais interssante que nos filmes. Tua resenha me deixou bem curioso para saber mais de Leya neste volume, acho que vou arriscar

    ResponderExcluir
  11. Eu não manjo nada de Star wars e sofro com isso porque meu filho é totalmente fascinado por este universo. Não tenho interesse particular nesse livros, mas os compraria para o meu filho.
    Beijos

    ResponderExcluir