Efeito Fade

12 abril 2019

Resenha #81 - Contos de Fadas em Suas Versões Originais

Título do Livro: Contos de Fadas em Suas Versões Originais
Autores: Charles Perrault, Giambattista Basile, Hans Christian Andersen, Joseph Jacobs, Jacob e Wilhelm Grimm
Trilogia: Contos de Fadas #2
Editora: Wish
Páginas: 176
Sinopse:
Os contos de fadas jamais deixam de fazer parte dos nossos sonhos!
No segundo volume da coleção Contos de Fadas em suas versões originais, conheça mais 11 histórias incríveis retratadas pelos grandes mestres da literatura, ilustradas com 54 gravuras originais dos livros antigos. Ultrapasse os limites conscientes, a amizade incondicional e a mágica transformação em animais.
Os contos de fadas sempre fizeram parte da nossa infância e adolescência, então conhecer os originais com traduções exclusiva e histórias inéditas é retornar ao passado com uma visão nova e autêntica sobre a personalidade que eles ajudaram a moldar.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Desde pequena sou fascinada pelos contos de fadas, mas também cresci ouvindo eles sendo contados para mim antes de dormir e pelas adaptações produzidas pela Disney que chegavam nas minhas mãos toda vez que era alugado um VHS ou DVD. Então simplesmente quando cresci e descobri que os contos de fadas que eu conhecia eram diferentes em suas versões originais, acabei por querer conhecer essas versões e vez ou outra estou lendo algum conto desses.

"Independentemente da religião, cultura ou padrões sociais, todos nós, em algum momento, tivemos contato com contos de fadas [...]."

Contos de Fadas em Suas Versões Originais ao menos essa versão que vou falar para vocês é o segundo livro dessa trilogia de mesmo nome, lançado pela Editora Wish através de um financiamento coletivo com a participação de mais de 400 leitores.

Foto: Ler é Literário
"Agora que vamos começar, você precisa tomar nota: quando chegarmos ao final da história [...]"

O livro traz 11 contos, sendo estes: Os Cisnes Selvagens; A Bela Adormecida; A Rainha da Neve; O Pequeno Polegar; Sol, Lua e Talia; Irmãozinho e Irmãzinha; O Flautista de Hamelin; Filhos de Lir; Os Três Porquinhos; João e Maria; e Polegarzinha.

"Era uma vez, uma mulher que tinha o enorme anseio por ter uma pequena criança, mas não fazia ideia de como conseguir uma."

Bem, eu não vou explicar nessa resenha conto por conto mas vou me ater naqueles que mais me chamaram atenção e alguns detalhes. Dos 11 contos dessa coletânea, apenas seis me chamaram realmente atenção mas um porque estava ansiosa para ler acerca que era "A Rainha da Neve", outros três porque as versões foram um tanto chocantes e outros dois porque já vi adaptações suas na TV Cultura e que foram muito fiéis as suas versões originais.

"Lá longe, onde as andorinhas se refugiam do inverno, viveu um rei que possuía onze filhos e uma filha, Elisa"

Acerca dos meus choques, o que vocês achariam se eu dissesse pra vocês que a Bela Adormecida em uma versão não se chama Bela e que ela enquanto dormia seu sono pronfudo foi estuprada pelo príncipe encantado?? Ou que o Flautista de Hamelin não só expulsa os ratos da cidade, mas também sequestra as crianças que lá existiam?? Ou que um dos Porquinhos come a carne do Lobo quando o mesmo morre??

Foto: Ler é Literário
"Enquanto olhava para a jovem e tentava acordá-la, ela lhe pareceu tão incrivelmente adorável que ele não pôde evitar desejá-la e começou a se sentir aquecido pelo desejo."

Os contos de fadas eram contados antigamente para ensinar e alertar as crianças, por isso muitos deles são sombrios. Contanto a Disney os enfeitou para nós e as versões que temos são muito mais sonhadoras e despertam nossa imaginação de diversas outras maneiras.

"A memória da dura lição permanecia no coração de todos e era passada de pai para filho através dos séculos."

Alguns contos de fadas tem semelhanças entre si é o que acontece com "O Pequeno Polegar", mas não achem que ele vai parecer com "Polegarzinha" por conta do nome porém tem semelhanças com o conto "João e Maria".

"Ele levantou cedo da manhã e foi para o lado do rio, onde encheu os bolsos com pequenas pedras, e então voltou para casa."

Sei que muitas editoras já lançaram versões de contos de fadas, uma das que faz isso também é a Editora Zahar. Mas a Editora Wish trabalha mais especificamente com esse tipo de histórias. Também sei que muitas pessoas ficam atrás dos contos originais, então essa é uma versão que super recomendo. Eu conheci a editora por conta de uma amiga que me emprestou essa versão dos contos e posso dizer que o trabalho está belíssimo e com várias ilustrações, encontrei alguns errinhos mas nada que atrapalhe na leitura. E se vocês querem saber mais posso dizer que a Editora Wish está com um projeto na Catarse de publicação das versões originais de "Bambi" e "Pocahontas", e caso vocês queiram dar uma olhada é só clicar aqui 👈


Ah! E ainda dar tempo de participar do sorteio autografado de "O Cavaleiro Verde" é só clicar aqui 👈

9 comentários :

  1. Oii, tudo bem?

    Acho que eu não leria o livro, porque eu adoro os contos de fadas, e ficarria horrorizada com as histórias reais kkkk Uma vez eu li um livro da Bela Adormecida onde foi retratada a história em que ela foi estuprada pelo tal "príncipe encantado". Péssimo!

    Adorei o post!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não gosto de contos de fadas, esses que chegaram até mim via Disney, nenhum me fascinou, mas acho que se eu tivesse acesso aos originais, acho que isso poderia mudar. Gostei da proposta deste livro e fiquei curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ahh, eu adoro saber mais a respeito dos contos de fadas em suas versões originais.
    Já tinha lido a respeito da Bela Adormecida e fiquei super chocada, nunca que iríamos imaginar, né!?
    Eu acho essas edições da Wish maravilhosas, espero futuramente ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  4. Estou doido para ter essa obra, confesso que ela me chamou a atenção desde a primeira vez que o vi em uma loja virtual. Agora que vi seu post, a vontade intensificou e já irei me programar para adquiri-la. Gosto demais desse estilo literário.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia essa edição e achei riquíssima. Adoro contos de fadas e vê-las em sua forma original para ser muito interessante, mesmo que brevemente.
    Vou procurar pra comprar.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Ah!! Que legal!!
    Eu adoro essas versão sombrias dos contos de fadas!
    Vivo procurando por elas e não sabia sobre esse livro! Já está na lista de desejos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, ainda mais porque, assim como você, também sou fã de contos de fadas e vira e mexe estou na internet procurando as histórias verdadeiras. Por isso não me surpreendi com os pequenos spoilers que você nos revelou, eu já os conhecia.
    Gosto bastante da editora wish e fico feliz que ela esteja trabalhando num tema tão criativo e tão pouco usado. Com toda certeza lerei esse e os outros volumes.

    ResponderExcluir
  8. Vou te contar uma coisa: eu sou louca para ter esta trilogia da Editora Wish! Sonho com isso!kkkkkkkk...

    Eu tenho algumas coletâneas de contos de fadas em suas versões originais e conheço vários do que você citou, mas a versão de A Bela Adormecida te confesso que apenas tinha ouvido falar (apesar de ter o conto num dos livros que possuo eu ainda não o li). A Rainha da Neve foi um que li por conta do filme O Caçador e a Rainha do Gelo e apreciei bastante, mas fiquei frustrada, pois esperava que a tal Rainha da Neve tivesse mais protagonismo, algo que não aconteceu.

    O Pequeno Polegar é um conto que me deixou muito triste, por tudo o que ocorre no decorrer da história.

    Não importa quanto tempo vai se passar, sempre amarei os contos de fadas, em suas versões originais ou não.rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. eu amo contos de fadas mas os da Disney são um saco, prefiro as versões originais, mais sombrias e macabras... ahsauhsuashusah eu sou louca nessas edições da editora... tão na minha lista de desejados desde que vi os lançamentos...
    bjs :D

    ResponderExcluir