Efeito Fade

25 janeiro 2019

Resenha #68 - Todos Os Nossos Ontens

Título do Livro: Todos Os Nossos Ontens (All Our Yesterdays)
Autora: Cristin Terrill
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Skoob | Saraiva | Amazon | Submarino 
Sinopse:
O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...
Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Eis que durante a Maratona Literária de Verão, conhecida por MLVAllStar um gênero que é sorteado para mim dentro da roleta é distopia e ficção científica, e eis que eu sou uma das pessoas que não é adepta do gênero porém me desafiei e fui ler esse livro que uma colega me emprestou 📖

"A consciência volta para mim antes do meu corpo. Eu entraria em pânico se tivesse um coração para bater ou sangue para correr ou cérebro pra processar, mas não sinto nada."

Todos Os Nossos Ontens (All Our Yesterdays) escrito pela autora Cristin Terrill, lançado pela Editora Novo Conceito traz um mundo em que viagens no tempo são possíveis.

"- É um paradoxo. Mas a questão do tempo é que, na verdade, ele não é linear como pensamos. Uma pessoa que eu conheci tinha uma teoria sobre o tempo, de que ele tem um tipo de consciência."

O livro irá dar-se início com Em pressa dentro de uma sala com o olhar fixado para um ralo no qual ela jura que tem alguma coisa por lá. Depois de enganar o guarda que entra dentro de seu quarto para buscar as vasilhas de comida deixada lá, ela consegue esconder a colher e abrir depois de muito esforço o ralo ao qual ficou encarando por muito tempo, descobrindo assim através de um bilhete que essa não é a primeira vez que se encontra nas mãos do Doutor.

"Eu sabia que havia alguma coisa importante no ralo desde o momento em que coloquei os olhos nele."

Para ser mais exata segundo o bilhete, Em e seu colega Finn já passaram por essa situação quatorze vezes essa é sua décima quinta vida na qual são pegos e torturados pelo Doutor. Porém, pelo que Em descobriu eles terão a chance de voltar ao passado para então matá-lo antes dele se tornar a pessoa ao qual conhecem.

"Pego do bolso o pedaço de papel que carreguei ao atravessar os anos e olho para ele uma última vez. Não há nada para eu riscar. Versões anteriores minhas, Ems que eu nunca conheci e que foram geradas por cada tentativa de mudar o tempo, deixaram evidências de cada plano que tentaram para evitar o futuro. Só resta uma opção e ela cabe a mim. Se matá-lo não der certo, nada dará."

Ao voltar para o passado Em e Finn irão se deparar com suas versões mais jovens, na qual ainda não conhecem tudo o que eles passaram e na qual eles não querem que conheçam. Mas para que isso não ocorra, eles precisam cumprir o que vieram fazer ao retornar ao passado e destruir a pessoa que pode a vim destruir a Marina e o Finn do passado.

"Sinto falta dessa menina, e desse menino. Sinto falta deles há anos, mesmo que não tenha sido capaz de admitir."

Bem, eu tentei ser o mais sucinta possível pois qualquer coisa que eu diga pode ser spoiler e o legal da história é que descubra-se os fatos narrados e junte eles para entender cada pontinho chave da história. O livro é narrado pela Em do futuro e a sua versão do passado chamada Marina, pois apesar da Em saber o que já aconteceu consigo mesma, quando ela e Finn vão mexendo com os acontecimentos do passado as coisas vão se modificando e é interessante porque temos a visão da Marina que é uma menina inocente que não passou por nada do que sua versão do futuro já passou.

"A menina que eu era algumas semanas antes teria se jogado nos braços dele assim que ele abriu a porta, mas, de repente, não sei o que fazer comigo mesma."

Todos Os Nossos Ontens mistura distopia e ficção científica, mas acho que ele está mais para o segundo gênero do que para o primeiro. E para uma leitora como eu que não é adepta a nenhum dos dois gêneros esse livro foi uma grata surpresa e me destruiu em certas páginas ao qual eu lia. 

"Meu Deus, eu tinha medo de você. E foi tudo um desperdício tão grande. Nada disso importa nem um pouco agora que as merdas assustadoras de verdade chegaram."

Eu gostei de cada construção de personagem na história, vemos como fatos e acontecimentos mudam uma pessoa mas como também não dar pra esquecer o que vivemos e como é difícil tomar certas decisões mesmo que seja a coisa certa a se fazer. E sério amei tanto o Finn do passado e do futuro, quanto a Em e a Marina pois tive uma visão de cada personagem em uma proporção que não imaginava, a autora sobre construir os personagens muito bem e moldou eles de acordo com as situações que os fizeram mudar e os estavam fazendo mudar.

"- Por que vocês voltaram?
Eu olho para Finn, que de repente parece velho para mim, tão velho quanto eu me sinto. [...] - Nós viemos para matar você - eu falo."

Todos Os Nossos Ontens soube construir o seu enredo de acordo com aquilo que se propôs, a autora Cristin Terrill arriscou uma história que se não tivesse cuidado podia não funcionar mas que funcionou e que não vi furos. Só ainda estou bugada com o final do livro, mas acho que compreendi de todo modo e se não entendi mesmo assim considero como ótima.

"[...] não posso mudar o que aconteceu."

Sobre a diagramação do livro: as folhas são amareladas e a letra pra mim estava num tamanho bom e normal para uma leitura. A capa do livro não sei se eu gostei, mas admito que prefiro a capa original do mesmo.


E claro, que não poderia terminar a resenha sem dizer que é um livro que recomendo principalmente para aqueles que gostam do gênero e até mesmo para aqueles que querem ler algo diferente. Se você já leu Todos Os Nossos Ontens me diga o que achou e eu vou deixar o book trailer para vocês também.


17 comentários :

  1. sempre vejo o livro por aí, mas ainda não tive a oportunidade ler. e eu amo o gênero, então sua resenha veio em um bom momento, pra me lembrar dele.
    tenho que concordar com você que a capa original é muito mais bonita!
    ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá, Antonia.

    Eu adoro o gênero distopia, dentro dele estão incluso livros que eu sou extremamente apaixonada, lhe aconselho a se aventurar mais por esse gênero maravilhoso.
    Achei interessante a ideia de viajar no tempo e fiquei curiosa para saber como Em irá matar o doutor e se a autora explora mais a respeito das outras torturas dela. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive a impressão que o livro transitava entre a distopia e a ficção cientifica e que bom que você me confirmou que é um pouco dos dois e ao contrario de você, eu adoro os dois gêneros e tenho certeza que vou curtir muito a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Gosto demais do gênero ficção científica, apesar de ler poucos livros dele. Adorei a premissa e achei bem legal a ideia de viagem no tempo. Confesso que pela capa eu não daria tanta atenção assim para a história, mas gostei dos pontos que você citou. Parece ser uma leitura bem interessante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi, Antonia!
    Ao contrário de você, eu amei a capa nacional do livro logo de cara! Me despertou ainda mais interesse ao saber que se trata de uma ficção científica porque adoro o gênero. Esse lance de viagens no tempo e versões do passado é algo que sempre me atrai em histórias. Fico feliz que você tenha gostado dos personagens em suas duas versões. Saber que eles foram bem construídos me anima demais e já estou ansiosa para ler o livro. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei essa capa, mas a original é bem mais atraente haha, ainda não conhecia essa obra, mas fiquei bem curiosa por ler, mesmo não sendo um gênero que eu seja ,muito fã, ele é um tipo de livro que estou me ariscando a ler ultimamente, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? :)

    Faz tempo que tenho esse livro na estante, mas nunca me interessei em ler acredita? Sou muito fã de distopias, e não sabia que misturava também ficção cientifica! Essa primeira cena do livro já me deixou aguçada para ler, e por se tratar de um genero um pouco complexo para alguns, fico feliz que a autora não tenha deixado brechas na história!
    Acho que leio ele ainda esse ano, quero conhecer os personagens!

    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como que eu, fã de distopia não conhecia esse livro? Adorei a temática que ele traz, desejo desde já saber dessa história na íntegra. Já anotei o nome para ir correndo pegar meu exemplar.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de obras em que há viagens no tempo. Faz algum tempo que não leio nada do gênero. Apesar de ter bugado com o final, percebi que você gostou bastante da leitura. Fiquei entusiasmada com isso, vou anotar a sua dica.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto da proposta que essa obra traz, com viagens no tempo e muitas aventuras.
    Parece ser uma boa leitura, vou procurar pra conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oii tudo bem???

    Sou louca para ler esse livro, e fico adiando, adiando, adiando.
    E agora que li sua resenha quero ler pra todos os meus ontem.
    Estou ansiosa pra realizar essa leitura e já irei colocar na meta desse anos.
    Adorei sua resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu também preferiria a capa original, acho essa nacional meio estranha. Eu gosto de distopia e ficção científica, mesmo não lendo muito esses subgêneros, achei muito interessante isso de os personagens voltarem no tempo.

    ResponderExcluir
  13. Ola!!!

    Me lembro da época de lançamento desse livro, mas me mantive afastada dele, pois eu tinha plena certeza de que se tratava de uma boa ficção cientifica. Bom saber que ela está associada com a distopia e assim como você são dois generos que não fazem parte da minha rotina e apesar de a sua resenha está ótima e ter me dado esperanças, tenho muito medo de não curtir a historia.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Isa.
    Eu adoro distopia e ficção científica! Esse livro já está na minha lista de desejados há bastante tempo porque só li coisas boas a respeito dele. Quem sabe dou conta de ler essa história ainda nesse semestre?!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Não conhecia o livro. Li poucos livros do gênero, porém os poucos que li me fizeram gostar bastante. A premissa desse livro é maravilhosa. Amo essas coisas de viagem no tempo. Parece ser uma leitura bem fluida por que alguns livros de ficção tendem a ser bem lentos. Adorei sua resenha e já estou curiosa com a leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Não sou muito de ler distopias nem ficção científica, mas curti saber que foi um livro muito bem construído, e que retrata como as vezes pode ser difícil tomar decisões e como nossas vivências vão construindo quem nós somos e nos modificando. Sua resenha está ótima! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir