Efeito Fade

21 janeiro 2019

Resenha #67 - Linha 4 Amarela

Título do Livro: Linha 4 Amarela
Autor: Felipe S. Mendes
Editora: Lura Editorial
Páginas: 183
*Livro disponibilizado em parceria com a Lura Editorial
Sinopse:
Um ataque terrorista no horário de rush no Metrô mais lotado da América deixa mais de 7 mil pessoas presas e soterradas a mais de 55 metros de profundidade!!
Agora imagine se a sua vida e de seus amigos dependessem da honestidade e rapidez do sistema político brasileiro!!!
Linha 4 Amarela é um livro extremamente diferente de qualquer outro que você já leu ou ouviu falar.
O grupo denominado SETE explode 7 bombas implantadas em drones em todas as saídas das Estações Paulista e Consolação do Metrô, o local onde no horário de pico passam mais de 240 mil pessoas por dia.
Após a explosão um vídeo na internet revela que têm exigências que devem ser cumpridas nas próximas 7 horas.
Se a cada hora uma exigência não for cumprida eles vão explodir as outras 7 bombas que estrategicamente estão infiltrada entre as vítimas do ataque.
O grupo SETE fere diretamente os 3 poderes, o que causa uma ambiguidade no público, pois o que os terroristas pedem são coisas que toda a população deseja, porém, seus métodos são extremamente peculiares.
Dentro da trama temos de um lado a população e pessoas "comuns", de outro toda a intriga entre os políticos, principalmente entre Prefeito, Governador e Presidente e ainda a Agência Brasileira de Inteligência que tem um papel duplo, de defesa da segurança nacional sem expor os conluios por trás disso.
São Paulo não é uma cidade pacata, mas a maior megalópole da américa latina tem sua rotina. Milhares de pessoas vão todos os dias aos mais variados locais usando um dos mais rápidos meios de transporte: o metrô. Idas ao trabalho, encontros de casais, tudo acontece nas estações.

Em um desses dias de rotina, a vó do pequeno Joaquim de sete anos resolve realizar uma vontade do neto que é conhecer o metrô. Um casal apaixonado prestes a se casar marca esse lugar para se verem. O jovem Dante vai resolver com a possível mãe do seu filho (deveria ser), o que fazer, e Rod... Rod está indo ciente para o ultimo dia de sua vida.

A história dessas pessoas se enlaça quando uma explosão gigantesca derruba as entradas de toda a linha amarela. Um grupo que se auto intitula “Os 7” articulou um ataque terrorista na cidade que fez todo esse estrago, e a partir dai inicia-se uma série de exigências. Cada uma feita de hora em hora e obrigando o estado a fazer coisas inusitadas como: baixar todos os salários de políticos para um salário mínimo! Se não cumprirem? Mais bombas serão explodidas na estrutura já comprometida do trem.

Linha 4 Amarela é um livro incrível com uma narrativa cheia de ação e descobertas, que te faz devorar cada página e refletir: Será que os fins justificam os meios? Será que tudo isso é justiça ou terrorismo? Escrito pelo multi-artista Felipe S. Mendes, é uma história que conquista em cada virar de página.

Gostei bastante da leitura, consegui devorar o livro em poucas horas, na verdade em uma viagem de 3 horas e no primeiro capitulo já estava me perguntando se iria continuar sofrendo aquela tensão o livro todo, e bem... Sim, o livro é muito tenso, o tempo todo. Me senti altamente envolvida com cada personagem.

Uma das coisas que mais me chamou atenção nesse livro é não termos um personagem principal, temos uma narrativa que acompanha vários personagens mas não te deixa perder nada da história. É contado de outra forma, sem perder o foco da narrativa, nem o sentido.

A ambientação é na correria da cidade de São Paulo. Sendo assim acaba sendo bem variada, temos desde o palácio do governo até o metrô destroçado. Com descrições bem rápidas mas precisas, te faz imergir na história.

A narração é feita em terceira pessoa onde tudo é descrito de forma sucinta, mas sem deixar nada a desejar. Conduz o leitor facilmente com a mudança de personagens e acontecimentos, sendo imersiva, você mal percebe quando o livro acaba.

O único ponto negativo (PARA MIM!) é que a história acaba abruptamente no meio da narrativa, deixando para o próximo volume, e eu gosto de leituras que iniciam e terminam no mesmo livro deixando um pequeno gancho de um para outro Mas isso é uma preferência minha, e não influi em nada na qualidade do livro.

A diagramação é linda. Letras grades, folhas amareladas, e as divisórias de capitulo maravilhosas.

Recomendadíssimo para quem quer um livro cheio de tensão. Rápido e imersivo.

12 comentários :

  1. Oie, tudo bem?
    Deixa te falar eu li esse livro e amei ele, achei fascinante o autor escrever um romance policial tão bem pensando na cidade de São Paulo.
    E assim como você, minha única ressalva foi ele terminar assim tão rápido sabe? Me parece que ele queria terminar logo aquilo para o livro não ficar longo :(

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nathalia!

    "Linha 4 Amarela"é um livro sensacional e, sua resenha está muito boa, pois falou exatamente o que o autor quis transmitir ao escrevê-lo.
    Ainda este semestre irá sair o segundo livro da trilogia e já confesso: está incrível! Você verá! =D

    Beijos,
    Daniel Moraes
    luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir
  3. A sinopse já me deixou arrepiada, de vez em quando eu tenho que pegar metrô... Adorei a premissa (mas ainda to toda arrepiada hahaha), acho que é a primeira vez que vejo uma investigação sobre atentado aqui em São Paulo.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Natália.

    Tenho visto bastante a capa desse livro nos posts do instagram, mas não sabia direito do que se tratava.
    Sua resenha me deixou bem curiosa. O motivo do ataque é bem a realidade do que vivemos, agora fazer isso em um metrô? Me deixou bem assustada!
    Uma pena o livro acabar assim, também não gosto, ainda mais quando o próximo volume não foi lançado e você tem que ter uma longa espera para ler o próximo volume.

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que vejo sobre esse livro e já gostei de cara. A premissa é bastante interessante, pois nunca li nada nesse estilo, ainda mais com um cenário brasileiro. Essas exigências parecem ser o sonho de qualquer um rsrs Mas a que preço? Realmente preciso conferir!

    ResponderExcluir
  6. Este livro é bem diferente dos thrillers que estou acostumada a ler. Acho que nunca li um suspense ambientado no Brasil (não estou lembrada) e sem sombra de dúvidas chama a atenção o fato da trama se desenvolver em torno do ataque terrorista sofrido pelos passageiros do metrô (espero que algo assim nunca saia da ficção para se transformar em realidade) e não se concentrar em apenas um personagem principal, mas sim mostrar a história de vários.

    Não acho que neste caso os fins justificam os meios. Colocar em risco a vida de pessoas inocentes para forçar o governo a acabar com a corrupção e fazer a vontade do povo é inaceitável. Inocentes nunca podem pagar pelos erros dos outros.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não conhecia a obra e acho que colocá-la no cenário de São Paulo é uma excelente proposta, mas acho que eu ficaria irritada com a maneira que a história termina porque eu sou o tipo de pessoa que precisa de respostas, sabe? Não dou conta de esperar hahaha. Em todo caso, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já vi algumas resenhas sendo divulgadas sobre esse livro e confesso que não sinto vontade em ler, principalmente por se tratar de uma série. Acredito que o enredo seja bom e com detalhes intrigantes que aguça a mente do leitor.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adoro livros assim, tensos e que nos fazem questionar se os fins justificam os meios e a linha tênue em que se encontra a justiça propriamente dita e quando a mesma deixa de ser 'justiça' e acaba se tornando um ato tão ruim quanto ao que se está tentando atingir.
    Anotei a dica, apesar do final abrupto, pois assim como você gosto de finais mais fechados.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu adorei a capa e o nome desse livro. A sinopse também é bem atraente e parece ser uma história bem apreensiva e cheia de tensão.
    Moro em São Paulo então acho que terei uma imersão bem grande lendo esse livro. O fato de acabar abruptamente no meio da narrativa também pode me incomodar um pouco, mas mesmo assim parece ler uma leitura incrivel de se fazer.
    Achei interessante não ter um personagem principal. Irei adquirir agora mesmo para ler no percurso que faço de metrô ahaha
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Meu deus que enredo mais instigante. Eu acredito que essas pessoas que fizeram esse atentado devem ser uma espécie de justiceiros, não?
    Eu confesso que fiquei bem curiosa ainda mais por ter uma narrativa tão ampla em terceira pessoa.
    O que me chamou atenção é que se passa aqui no Brasil. O livro parece ser daqueles que enquanto você não termina não consegue largar.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Amei este enredo, parece ser bastante instigante e cheio de suspense. O que me pega deste final que você narrou como abrupto, pode fazer com que eu acabe desgastando da serie. Porém, vou anotar a dica e quem sabe não me arrisque.

    ResponderExcluir