Efeito Fade

18 janeiro 2019

Resenha #66 - Casulos

Título do Livro: Casulos
Autor: Ricardo Mesquita
Editora: Lura Editorial
Páginas: 152
Skoob | Amazon
*Livro disponibilizado em parceria com a Lura Editorial
Sinopse:
Um homem sem lembranças concretas de si mesmo e de seu passado acorda num casulo gelatinoso de cor âmbar. Ao mesmo tempo que tenta sobreviver num mundo deteriorado e, aparentemente, sem ninguém, busca também por respostas sobre si mesmo e sobre o que aconteceu. Acordando sempre no primeiro raiar de sol e dormindo sempre na alvorada, Adam divide o seu dia alternando entre o "Mundo dos Casulos" e o "Mundo do Hospital". Pouco a pouco, descobre o que de fato está consigo e com as outras pessoas ao redor.




Imagine que você sofreu um grave acidente e acordou imóvel, sem conseguir falar, em um pequeno quarto de hospital. Você não se lembra de nada, mal sabe seu nome... Isso já é bastante assustador. Agora acrescente que a cada vez que você dorme, vai parar em um lugar diferente, outro mundo, onde está completamente curado, as pessoas estão presas em casulos, e existem monstros que a todo custo querem te matar. Bem vindo ao mundo pós-acidente de Adam!

Encurralado em um hospital ao qual ele não faz ideia de onde é, preso em um tratamento estranho, Adam se vê entre a realidade em que está paraplégico, e a realidade (ou sonho?) onde suas habilidades aumentam a cada dia. Como confiar em alguém? Estava imaginando coisas? Ficando louco? Ou ainda em coma? A única certeza que ele tinha era que amava a estranha conhecida Priscila e que faria o impossível para salvá-la em qualquer um desses mundos.

Casulos é um sci-fi de leitura rápida e empolgante que te leva para acompanhar Adam nesses dois mundos e suas andanças cada vez mais perigosas e complicadas. Escrito por Ricardo Mesquita, escritor que quer inspirar pessoas com a sua literatura e que te faz querer saber todos os segredos desse grande quebra cabeças com ele.

Achei o livro muito rápido, mas muito bem construído. A narrativa é envolvente e com bastante ação fazendo com que você leia vorazmente até a última página. Narrado em terceira pessoa, me fez pensar várias vezes sobre a sanidade do protagonista.

Falando nele, Adam é um personagem envolvente e interessante. Com um passado obscuro e personalidade forte, o que monta um bom personagem deste estilo de escrita e que conseguiu minha simpatia mesmo usando do “ poder do protagonismo” inúmeras vezes. Pena não poder dizer o mesmo de Priscila, a mocinha, personagem sem sal demais, altamente irritante, me lembrou muito a Alice de Residente Evil 2 (personagem chata, com utilidade mínima). Espero que no próximo livro ela tenha mais destaque e seja menos boba.

Temos uma ambientação bem feita, dividida em duas realidades: o hospital super tecnológico e aparentemente perigoso e um mundo pós-apocalíptico onde em cada lugar esconde um perigo. A descrição dos locais é bem feita, mas poderia ter um pouco mais de aprofundamento, senti falta de alguns detalhes bobos que deixariam a leitura mais imersiva do que já é. Isso não estraga a ambientação do livro que é incrível.

A diagramação do livro é incrível! Mais um livro impecável da Lura Editorial.

Quero a continuação na minha mesa pra ontem! Livro super indicado para leitores que gostam de livros rápidos, enérgicos e fluídos.

21 comentários :

  1. Oi Natália
    Gostei da sua resenha, mas confesso que a premissa do livro não me deixou tão interessada a ponto de me fazer querer ler o livro. De qualquer forma, desejo sucesso para a carreira do autor e suas novas obras.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Não sou de ler esse tipo de livro de ficção cientifica, mas te confesso que achei a premissa ótima, o protagonista é interessante e por ele estar em um hospital e acabar vivendo em outra realidade.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natália.

    Pena o livro ter uma continuação, isso sempre me desanima, pois os autores demoram anos para lançarem a continuação.
    Mas a história do livro em si me deixou curiosa, só lendo para entender direito e saber mais a respeito dele ser transportado para esses dois mundos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas essa coisa de acordar sem lembrar de nada já me deixou agoniada e, consequentemente, curiosa, hahaha. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas que capa bem peculiar, a premissa me chamou bastante atenção.

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas tem uma premissa bem instigante. Fiquei bem curiosa em saber se o mundo pós-acidente com o Adam vive é real ou só imaginação. Parece que o autor acertou em cheio nas suas descrições, uma pena a Priscila ser uma "mosca morta", espero que nos próximos volumes ela mude um pouco (ou muito rs).
    Ótima resenha!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  7. Eu achei bem curioso esse duplo cenário e fiquei interessada pelo hospital super tecnológico e como ele será desenvolvido. Já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a proposta do livro, mas não curti a capa. Ainda assim, a premissa envolvente, a maneira como sua resenha dispõe os fatos e fala sobre a escrita me deixou bem curiosa.
    Ao ler a resenha, me lembrei um pouco de Avatar, onde o personagem também cadeirante ia parar em um mundo paralelo.
    Coloquei na lista de leituras, para este ano.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Natália!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a trama bem interessante. Uma narrativa em um hospital logo após um acidente e outra neste casulo bem estranho. Como venho querendo ler mais ficções científicas, já anotei essa dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa um tanto quanto interessante, sem dizer que gosto da ideia de ser uma leitura rápido e ainda sim a história ser bem construída. Uma pena a protagonista ser irritante e não ter se aprofundado tanto em alguns pontos. Ainda que com essas ressalvas eu quero ler, parece ser ótimo e se você ler a continuação nos conte o que achou.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, agora fiquei aqui pensando como este personagem deve viver nestes dois mundos, entre uma parte e outra e deve ser muito enlouquecedor acordar em um hospital e em um mundo apocalíptico. Ainda mais sem saber nada a respeito.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Nathalia!

    Casulos realmente é um livro incrível! O autor mandou muito bem nesse livro, e claro, estamos muito ansiosos pela continuação.
    Sua resenha está incrível! Parabéns! =)

    Abraços,
    Daniel Moraes
    luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, interessante ser uma ficção científica com um ritmo mais rápido e que traz essas duas realidades em que o personagem se encontra, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já vi bastante essa capa pelas redes sociais e confesso que achava que era alguma leitura do Wattpad. A capa em si não me chama atenção, mas o enredo traz elementos interessantes e que deixa a gente curioso para saber o que virá a seguir.
    Vou aguardar o segundo livro para saber se vale a pena arriscar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente que capa espetacular. Si-fi é um dos meus gêneros favoritos, então foi muito bom ter mais uma opção incrível de leitura pra esse ano. Adorei que é uma leitura rápida, e ainda assim, cheia de movimento e energia.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Até hoje, não tinha visto nada desse autor por aí, e preciso confessar que também não conhecia a editora. o.o

    Livro rápido mas bom, isso que imoorta, né? Gosto de uma boa ficção científica e fiquei curiosa com essa.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não costume ler sci-fi, mas esse livro parece ser bem legal, ainda mais por ter uma leitura rápida.
    Fiquei curiosa para conhecer o passado de Adam, espero gostar bastante desse livro, apesar de faltarem alguns elementos para deixar a leitura mais imersiva.
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  18. Olá! Esse livro parece ser bem interessante! Ainda não conhecia e já anotei a indicação. Gostei bastante da sua resenha. Vale super a pena, super bjooo

    ResponderExcluir
  19. Gosto demais desse tipo de leitura, mas ainda não tive a oportunidade de ler Casulos, pois estou muito curioso para saber da trama na íntegra. Espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  20. Ola!!

    Confesso que a capa em si nao me chamou em nada a atenção, assim como infelizmente eu não sou do tipo de pessoa que lê ficção cientifica. Achei a premissa bem interessante, porem, infelizmente não é o meu estilo.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Achei bem interessante a ideia de vislumbrar o personagens nesses dois mundos. O fato de ser descrito em terceira pessoa também torna a visão da obra mais completa, entendendo os cenários com precisão. Gostei bastante da proposta da história, espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir