Efeito Fade

11 janeiro 2019

Resenha #64 - Contos do Unicórnio

Título do Livro: Contos do Unicórnio
Autora: Unicorn Black and White
Páginas: 66
Sinopse:
O unicórnio tem quatro histórias para contar, todas sobre jovens especiais que superam os obstáculos da vida, deixe-me dar uma prévia sobre o conteúdo de cada um:

Couro e brilho - Em um bar típico para motoqueiros, justamente no dia da performance de Venus Clover, Amy Walker, a motoqueira mais barra pesada do momento resolve dar o ar de sua graça, a explosão é instantânea.

Filhos do futuro - No contexto da guerra fria, a tensão de uma possível guerra é aterrorizante. O melhor amigo de Julie e seu sócio na galeria de artes é peso por incitar conspirações. Agora Julie corre contra o tempo para achá-lo vivo e descobrir se foi a sexualidade de seu colega ou suas obras a frente do seu tempo que irritou o governo. 

Da cor de seus lábios - Amara vive em função de viver tudo o que seus pais desejam por ela, até o momento em que se inscreve em aulas de artes plásticas, onde conhece a professora Charlie e se descobre como mulher e artista.

Transitar - Jasper passa seus dias entediado na escola até a chegada de Alex, que fará seu mundo virar de cabeça para baixo com seus mistérios.

Sente-se e relaxe, a história já vai começar.
Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Não está com muito tempo que anunciei a nossa parceria com a autora Unicorn Black and White e falei um pouco acerca de seus trabalhos. Hoje aqui no blog como nossa primeira resenha do ano resolvi trazer um pouquinho acerca de um dos trabalhos apresentados pela autora e acho que acaba se tornando um tanto necessário falar sobre o mesmo considerando a nossa atual situação 🏳️‍🌈

"O medo constante de uma ameaça era o que guiava todas as ações do governo, tinham que eliminar indício de algo diferente, mesmo que ferisse a própria população."

Contos do Unicórnio é um livro escrito pela autora de cujo pseudônimo é Unicorn Black and White e traz para o leitor quatro contos voltados para a temática LGBT, sendo estes os citados na sinopse acima.

"Era difícil ser uma mulher e artista, principalmente devido às constantes ameaças de uma nova guerra..."

Os contos são pequenos e dar pra imaginar que são curtos pois o livro também contém poucas páginas. Admito pra vocês que não vou falar tanto acima das histórias narradas, pois a própria sinopse do livro já faz isso e falar algo mais é meio que contar tudo do livro. Porém, eu queria falar das minhas impressões sobre a ideia da autora de trazer um livro de contos de temática LGBT.

 "- Não vou julgar nada, se é isso que te preocupa e espero que você também não."

Os quatro contos trabalham diferentes um do outro, cada um representando uma das siglas do LGBT. Eu não minto que tive dois contos que me atraíram mais dentro do livro e que acho que se tivesse dito mais um pouquinho a se contar acerca dos mesmos seria bacana. Alguns dos contos os personagens estão se descobrindo, outros tem que ser aceitos pelo ambiente a qual vivem e outros tem que enfrentar uma parte da sociedade em si.

"- Acho que todo pai ficaria ressentindo, principalmente se não for bem informado sobre o assunto."

Dando enfoco aos dois contos que me atraíram, que foi: Filhos do Futuro e Transitar. O primeiro ele traz uma história narrada no período da guerra fria, em que temos um jovem artista que se envolve com um militar e também incomoda o governo por conta de sua arte. Eu gostei desse conto em si, pois a questão de ter um militar que é homossexual independente do século em que vivemos sabemos que ainda é uma questão complicada dentro desse ambiente em si. Outra coisa que a gente percebe é que quando um tipo de arte começa a influenciar novas ideologias e incomodar determinados grupos, tende-se a tentar calar essas ideias e expressões de todas formas possíveis, e o conto traz isso para dentro do mesmo.

"[...] você sabe, nunca assumiriam ser homossexuais, ainda mais os militares..."

O segundo conto que me atraiu foi por trazer a questão da transexualidade, que ainda é algo que não se é tão falado ou mostrado. Atualmente, fora Contos do Unicórnio outro livro que traz esse assunto em pauta que eu conheço é Fera da Brie Spangler e na qual já fiz resenha aqui no blog. E porque eu estou destacando esse conto em si?? É porque a gente já está acostumado com livros que traz mais a homossexualidade e a bissexualidade como assunto, do que os outros grupos que compõem a sigla LGBT+ (Sim, a sigla contém um + também) e eu gostaria muito de conhecer mais livros com os outro grupos que compõem essa sigla. Porém, admito que em relação a livros que trazem a questão trans, eu queria ter acesso a mente do personagem trans do que das pessoas que convivem. O conto aborda a questão de como as pessoas lidam quando acabam descobrindo se a pessoa é trans, eu diria que isso reflete um pouco como era antigamente quando descobria-se quando uma pessoa era bissexual ou homossexual como sabemos é sempre 8 ou 80 em relação quando trata-se desse assunto.

"[...] eu não sou um garoto, mas nasci com as genitais e características de um. É como se eu estivesse no corpo errado, passei anos me odiando e não reconhecendo quem eu sou, só depois na pré-adolescência percebi que na verdade era uma garota e mesmo depois disso foi difícil começar a transição."

De todo modo os contos chegam a bater dentro de uma tecla que é como o ser humano é preconceituoso e como muitas vezes tratamos aquelas pessoas que sai do padrão a qual estamos inseridos. Eu só me sentir um pouco chateada dos contos serem muito curtos e como eu sou uma pessoa que não é tão adepta a ler contos acabou que isso me incomodou, acho que os contos poderiam ter sido mais explorados.

"Sua família lhe olhou chocada, aquilo não era considerado arte para eles, era agressivo demais."

A autora está iniciando carreira e eu sei que às vezes terá histórias que não irão atrair, que terão uma certa crítica e eu espero que ela consiga ver isso com bons olhos. Eu admito que se tivesse retirado o primeiro conto pra mim o livro teria atraído mais, pois independente de algumas coisas que me incomodou no terceiro conto admito que o primeiro pra mim não era necessário. De todo modo o livro traz uma temática que deve ser explorada e lida, e que eu recomendo principalmente para aqueles que gostam de ler um bom conto. Não me lembro de encontrar erros e não posso falar da diagramação, pois recebi o e-book da autora para está resenhando para vocês.

14 comentários :

  1. Antonia tudo bem?
    Fiquei encantado com o seu blog, não tive a oportunidade de vasculhar ele por completo, mas o pouco que li fiquei apaixonado, já estou te seguindo. E pode ter certeza que assim que possível irei ler os contos. Obrigado por compartilhar seu parecer dessas obras.
    Um abraço Walter.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia o livro e acho que uma coletânea de contos é um caminho excelente pra se conhecer uma nova autora. Já quero ler porque acho que essa temática precisa ser mais lida para que possamos combater o preconceito com mais argumentos.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas esses contos parecem ser bem curiosos para se ler. Irei anotar o nome na minha lista para uma leitura futura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa
    Pra começar, achei bem interessante o pseudônimo da autora. E também gostei da proposta do livro. Gosto de conhecer autores que trazem essa temática.
    Também concordo com você. Gostaria de conhecer história que abordem as outras siglas do LGBT+. Até pra conhecer mais sobre o assunto, já que não sei tanto sobre.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?

    Adorei a proposta do livro, e assim como você, gostaria de ter mais contato com livros que abordem as outras siglas do LGBT+. É uma temática super relevante e que precisa ser mais abordada. Adorei sua resenha.

    Obrigada pela dica!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Confesso, envergonhada, que li poucos livros com a temática (infelizmente dá pra contar nos dedos). Por isso me interessei pela obra e vou anotar a dica. A resenha está muito bem inscrita e instigante, então irei confiar na sua opinião rsrs :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu tenho apostado mais na leitura desse gênero e tem livros realmente muito bons e que abordam com consistência seus personagens, deixando a gente morrendo de amores.
    Não conhecia essa indicação mas gostei de conferir suas impressões.
    Quem sabe um dia pegue para leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem? Não sou uma leitura assídua de contos, mas a temática desse e a representatividade presente em "Contos do Unicórnio" me enchem de curiosidade e interesse, portanto anotei sua dica e irei procurá-lo em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Antonia!
    Que bela resenha. Não conheço muito desse universo, mas acho de extrema importância que as pessoas leiam e compreendam cada pessoa. Não para ser igual, mas para aprender a respeitar. Nos dias atuais, inclusão deveria fazer parte da nossa educação.
    Dica anotadas.

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a proposta da coletânea, ainda não tinha lido nada a respeito e acho que é comum, mesmo se a autora tivesse mais experiência, você não curtir tudo o que ela escreve. Isso acontece com autores famosos também. Acho que uma boa crítica construtiva também é sempre útil, espero que ela leve isso em consideração também.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito de contos e achei muito interessante a proposta desta coletânea, trazendo histórias LGBT+. Confesso que nunca li uma história do gênero e gostaria muito.

    É normal que você não tenha curtido todos os contos. Eu que já tenho o hábito de ler coletâneas de contos nem sempre fico morrendo de amores por todos eles. Geralmente são contos variados, diferentes numa mesma coletânea e claro que não irá agradar todo mundo. Um conto pode te emocionar, mas aí a outra pessoa vai gostar do outro conto da coletânea. É bem normal isso. :)

    Amei os trechos destacados e se tiver a oportunidade lerei esta coletânea.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Antonia.

    Acho muito legal a autora ter representado os LGBTS nesse livro, ainda mais em contos que eu adoro. Espero que a autora vá evoluindo ao decorrer de suas histórias e livros.
    P.S: Foi só eu que achei o nome que ela escolheu um tanto estranho?

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Li poucas coisas do gênero, por que são poucos enredos que são fortes e cativantes o suficiente para prender minha atenção. A premissa desses contos são incríveis e é algo que deveria se mostrado a essa sociedade tão machista e preconceituosa. Que seja livre e repeitada toda forma de amor. Amei a dica.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e confesso que não costumo ler muitos contos. O tema é muito legal, mas não é uma leitura que me atraia e nem que faria tão logo, mesmo assim se tiver chance vou conhecer.

    Beijos!

    ResponderExcluir