Efeito Fade

08 outubro 2018

Resenha #60 - A Noiva Devota

Título do Livro: A Noiva Devota
Autora: Mari Scotti
Coleção: Família Hallinson #2
Páginas: 248
Sinopse: 
Nascer um Hallinson jamais foi tão promissor como em sua geração, no entanto, carregar esse sobrenome era ao mesmo tempo uma dádiva e uma maldição para os herdeiros do amor lendário de Mical e Octávio. Tudo porque Madascocia tonou-se a cidade do casal que venceu uma maldição. Muitos curiosos passaram a visitá-la em busca de felicidade, amor eterno, casamentos duradouros e a solução para seus dilemas. Além das inúmeras superstições como passar pela sombra de um Hallinson; lançar cartas ao rio Llyin que corta a Mansão de Bousquet; as donzelas e matriarcas almejavam matrimônio com um dos jovens herdeiros.
Tentando adiar ao máximo esse desfecho, Samuel prolongou os estudos, mas a saudade de uma donzela o faz retornar para casa antes do previsto.
É em um baile que todos os seus planos de a cortejar ruem. Flagrado em uma situação comprometedora, vê-se obrigado a se casar.
Ela sempre soube como se esconder da sociedade, como passar desapercebida entre as pessoas e não chamar atenção. Não que fosse complicado, ela era a mais nova das filhas, a menos formosa de sua casa. A que nasceu com uma ofensiva deficiência. Por acreditar que jamais seria notada, Rosalina guardou um grande segredo: seu amor por Samuel Hallinson. O que ela não esperava era cruzar o caminho do rapaz em um dos momentos mais constrangedores de sua vida e mudar seus destinos bruscamente.
Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Como prometido essa semana estaremos voltados para a família Hallinson, ou melhor dizendo para os livros dessa coleção escrito pela nossa autora parceira Mari Scotti e como já falamos do começo de toda essa história através de "Montanha da Lua", agora passaremos para A Noiva Devota.

"Eu amava Samuel Hallinson desde a minha meninice, casar-me com ele era tudo o que sempre desejei, mas meu anseio incluía um olhar devoto [...]."

A Noiva Devota é o segundo livro da Coleção da Família Hallinson, escrito pela autora Mari Scotti e diferente do primeiro livro que lidamos com a história de Mical e Octávio, neste livro temos a história de um de seus herdeiros.

"Eu nunca me senti um homem comum, sempre aquém das pessoas, do nome da minha família. O segundo no meu lar e também em meu próprio coração."

Samuel Hallinson é um dos filhos de Mical e Octávio, o casal que tornou-se lenda em Madascocia por vencerem uma maldição antiga e conseguirem viver seu amor. Apesar de Samuel não ser o herdeiro ao ducado de sua família, o mesmo continua tendo responsabilidades por causa de seu sobrenome e por isso muitos de seus atos refletem em todo seu contexto familiar.

"Se fôssemos apenas herdeiros de um duque teríamos responsabilidades sociais, mas somos herdeiros da lenda. Esperam de nós o esplêndido e o inimaginável [...]."

Samuel foi criado numa família amorosa que demonstra carinho por aqueles que o cercam e querem que seus herdeiros se casem não por obrigação, mas com alguém que estes mesmos escolherem e que amem. Porém, o mesmo só tem olhar para uma dama em específico mas a mesma também só tem olhos para outra pessoa.

"O amor é uma exigência de minha mãe para cada um de seus filhos. O casamento não deve ser um negócio, segundo meu pai."

Rosalina Acker é a filha mais nova de um dos casais mais importantes de Madascocia, apaixonada desde pequena por Samuel Hallinson a mesma só se ver a sonhar com seu amor de infância já que o mesmo não tem olhos para ela e sim para sua irmã Isabel.

"[...] não sabia o que era o amor e então, aquele garoto de olhos negros e espertos, cabelos pretos lisos e deselegantemente bagunçados, me encarou e sorriu ao ver-me puxando o fio de minha saia enquanto minha mãe tentava me obrigar a ficar ereta como uma donzela sempre estar."

Rosalina não se ver como uma mulher desejada e ver sua imagem apagada por causa de sua irmã Isabel e por causa de sua mãe que deseja a todo custo casar sua irmã mais velha com o duque de Bousquet. Além disso, a mesma ver sua condição como manca como um defeito e tenta esconder o mesmo a todo custo já que isto lhe foi ensinado porém a mesma ver sua oportunidade de ser notada num baile que acaba comprometendo ela e sua paixão infantil.

"Eu não podia privar minha irmã de um casamento bom, nem desmantelar os sonhos de minha mãe [...]."

Assim que retorna a sua casa em Madascocia, Samuel se ver indo a um baile dado por uma de suas irmãs. Porém, ao se deparar com uma moça que está passando mal por conta do espartilho apertado o mesmo tenta ajudá-la e ao fazer isso é flagrado numa situação que para sociedade da época é considerado como um encontro comprometedor e que traria consequências para ambos. 

"Mamãe estava exultante, como se ter flagrado Samuel com as mãos em meu vestido e o olhar cravado na pele exposta de minhas costas fosse o melhor acontecimento de sua vida, enquanto eu lamentava-me por ser tão tola, tão grotesca!"

É a partir desse "flagra" que a história de A Noiva Devota vem a se desenrolar já que Samuel se ver obrigado a assumir um relacionamento com Rosalina que não era a Acker que ele estava de olho a conquistar. Porém, o mesmo acaba vendo nessa oportunidade um modo de conquistar a sua real pretendente.

"Sorri para mim mesmo, noivaria de uma e me casaria com a outra quando ela percebesse o homem que sou."

Quando eu fiz a resenha de "Montanha da Lua" uma das coisas que me incomodou bastante em relação a história foi a dependência dos personagens entre si, porém em A Noiva Devota a gente ver o envolvimento desses personagens mas todos eles acabam sendo fortes, teimosos e independentes apesar do romance que se é construído.

"Posso fazer a minha própria sorte, senhor Hallinson. Não vou me prender a um homem que claramente não deseja se ater a mim."

A Mari estava um tantinho preocupada em relação ao fato de eu querer matar algum personagem nesse livro, já que em "Montanha da Lua" eu quis matar várias vezes os personagens mas admito que dessa vez eu só queria está no lugar deles e viver cada ceninha passada.

"Ergui os olhos sentindo cada partícula do meu corpo tremer e derreter sob a voz aveludada e olhar quente que ele dirigia a mim."

Rosalina foi uma personagem de conto de fadas e sua história é simplesmente encantadora como deveria ser. E Samuel é um Hallinson que eu quero para mim de verdade, entendo o porque do encanto da personagem pelo mesmo.

"Sorri e olhei o anel mais uma vez, talvez em algum mundo paralelo onde eu não era a gata borralheira, meu príncipe encantado finalmente me notaria [...] e seríamos felizes para sempre."

Como no livro anterior "Montanha da Lua",  A Noiva Devota traz sua narrativa intercalada entre ambos os personagens. A escrita da Mari é fluída e gostosa de se ler a ponto de quando você ver já está devorando o livro e o terminando.

"Lembrei o nome da irmã mais nova de Isabel, apesar de a donzela não se parecer em nada com a garotinha que eu conhecia."

Quem já me conhece sabe que sou apaixonada por livros de época e a Coleção da Família Hallinson não fica de fora das minhas atuais paixões. Então como meu aniversário está chegando já estou aceitando os livros físicos do mesmo de presente para quem quiser me dar rsrsrsrs

"Eu não compreendia Samuel Hallinson, mas queria-o em demasia."

E se vocês querem saber se eu recomendo essa maravilha criada pela Mari?? Só digo que vocês estão perdendo tempo em ainda não ter iniciado a leitura u.u

"Pare de lamentar o que não tem e conquiste o que deseja ter."

Ah! Lembro que a capa de A Noiva Devota foi repaginada e a que encontra-se no início desta resenha é a antiga, atualmente a capa da mesma é esta que encontra-se a seguir.

 
RESENHAS ANTERIORES COLEÇÃO "FAMÍLIA HALLINSON"


5 comentários :

  1. Oi, Antonia!
    Não conhecia essa série, mas esse segundo volume parece ser um romance muito bonito. É sempre muito bom quando os personagens são independentes mesmo nutrindo sentimentos um pelo outro né, mostra uma relação no mínimo saudável. Vou procurar saber mais sobre o primeiro volume para ter uma ideia melhor do que esperar do desenrolar da trama :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu li o primeiro volume e adorei, estou muito curiosa com esse segundo volume e acho que ele vai me agradar tanto quanto o primeiro. Gostei bastante de ver a sua resenha e você me deixou ainda mais animada para ler. Eu não sabia ainda dessa alteração na capa, eu gostei, ficou bonita.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a autora até pouco tempo, acredita? Via as capas de seus livros e sempre achei super americanizadas hahaha mas tenho visto algumas resenhas sobre seus livros e meu Deus, ela parece ter uma escrita super maravilhosa! Espero ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia essa série e gosto bastante de romances de época, mas são tantas indicações que fica difícil dar conta de tantos lançamentos.
    Pelo visto essa família é encantadora e com personagens envolventes. Legal ver que aqui eles foram melhor explorados deixando a leitura ainda mais gostosa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que me chamou a atenção no enredo e que os personagens mesmo apaixonados, são donos de si mesmos, independentes e eu adoro casais assim. Fiquei curiosa com a serie toda.
    beijos

    ResponderExcluir